Prévia do material em texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA - UNINTA CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA ELIANE DE OLIVEIRA SILVA RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II AÇÃO DOCENTE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL PALMEIRA DOS INDIOS/AL 2022 ELIANE DE OLIVEIRA SILVA RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II AÇÃO DOCENTE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Relatório de Estágio apresentado ao Centro Universitário INTA - UNINTA como requisito parcial para aprovação na disciplina de Estágio Supervisionado II. Orientação: Prof. Esp. Daniel Luis Madeira Carneiro PALMEIRA DOS INDIOS/AL 2022 SUMÁRIO 1 2 3 4 5 6 7 INTRODUÇÃO............................................................................................ REVISÃO DE LITERATURA...................................................................... DIÁRIO DE BORDO................................................................................... CONSIDERAÇÕES DE OBSERVAÇÃO................................................... PROJETO DE INTERVENÇÃO.................................................................. RELATO DE VIVENCIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO.................... CONCLUSÃO............................................................................................. REFERÊNCIAS.......................................................................................... ANEXOS .................................................................................................... 3 4 5 9 10 22 25 26 27 1 INTRODUÇÃO O estágio é parte fundamental do desenvolvimento profissional de todos os acadêmicos em Pedagogia no processo de formação, pois o mesmo proporciona ao graduando o primeiro contato com a prática pedagógica, seguindo os conhecimentos teóricos adquiridos na sua formação. O relatório de conclusão do Estagio Supervisionado no 1º ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal Marcelo Minervo dos Santos Pimentel, Situada na Avenida Graciliano Ramos, Palmeira dos Indios, Alagoas, tem como finalidade registrar as experiências e resultados obtidos durante o período de estágio, configurando-se como requisito para a obtenção da nota do estágio. Neste relatório serão apresentados os encaminhamentos propostos para nós, como estagiários, desde a preparação teórica, fundamentada nos documentos colocados no portal até o encerramento, além de reflexões acerca deste processo. O presente relatório é referente à experiência de Estágio Supervisionado II, no Ensino Fundamental no ano letivo de 2022 do curso de Pedagogia da UNINTA. 2 REVISÃO DE LITERATURA O estagio é uma das etapas mais importantes para formação acadêmica de um professor, pois é durante esse momento que ele vai poder colocar em prática todo conhecimento adquirido ao longo do curso de licenciatura, unindo teoria e prática. Assim, pensar e refletir sobre a prática docente é uma necessidade direta de experiências como o estágio supervisionado. Porém, é a partir dessas reflexões que o acadêmico tem condições de desenvolver uma postura reflexiva, sendo capaz de analisar e problematizar o contexto em que atua a fim de propor intervenções na sala de aula. Dessa forma, durante o período de estágio, é possível compreendermos sobre a importância do estágio, não apenas do planejamento didático, mas também de sua flexibilidade. É fundamental pensar previamente uma sequência didática com objetivos, metodologia e forma de avaliação, mas, ao mesmo tempo, ter criatividade e autonomia para adaptar o que foi planejado conforme a necessidade da turma, do contexto e de situações irregulares como de uma pandemia. Durante o curso de graduação começam a ser construídos os saberes, as habilidades, posturas e atitudes que formam o profissional. Em período de estágio, esses conhecimentos são ressignificados pelo aluno estagiário a partir de suas experiências pessoais em contato direto com o campo de trabalho que, ao longo da vida profissional, vão sendo reconstruídos no exercício da profissão [...] (PIMENTEL; PONTUSCHKA, 2014, p. 73). Sendo assim, fica evidente que é função do estágio possibilitar ao acadêmico a capacidade de por si próprio, enxergar essa realidade, desenvolver um pensamento crítico, saber agir mediante as circunstâncias e transformar a realidade de acordo com cada contexto. Portanto, entendemos então que, esse é o momento da ação do estagiário, mas sem esquecer que não está só, pois tanto a equipe diretiva da escola do estágio, quanto o professor regente da sala, estão conosco nesse momento. Isso resultará na formação de um profissional crítico, reflexivo e seguro de si, capaz de ensinar e aprender ao mesmo tempo. 3 DIÁRIO DE BORDO O EstágiodeSupervisionado IIteveduraçãode 05dias,Nãoriotributo21uma 25 de marco de 2022, com atividades presentenciais diárioComo n / D escola ediltonelada Modesto dinão, n / D viraruma Faz 1º ano “C”, não horário vespertinao de 13h30minComo 17h40min. geralmente uma rotina diária em sala de aula iniciava com uma ouação seguida de ativodatas de acolhida, umatravés de entonação de músicas, conversa com osalunos econtação de histórias, objetivandooenvolvimentos dos alunosnas atividades propostas pára o dia desde o primeiro momento. O dia finalizava com entrega de atividade paracasa O diário de bordo é uma ferramenta metodológica de trabalho docente importante na formação do pedagogo, uma vez que proporciona a reflexão, a autonomia e o desenvolvimento de novas práticas, possibilitando um leque diversificado de saberes e fazeres didático-pedagógicos, porque o seu uso permite refletirmos sobre os pontos mais significativos da dinâmica em que está imerso. As observações foram feitas para o estágio supervisionado II, do curso de licenciatura em pedagogia do centro universitário INTA- UNINTA, re alizou-se na Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria José Peniche Moura as observações foram feitas na sala da professora Raimunda Fernandes , graduada em licenciatura em pedagogia . O estágio está sendo realizado pelo acadêmico, Jhonnison Silva Santos e tem como orientador o professor , Francisco Ricardo Miranda Pinto. O estágio está acontecendo de forma presencial , no primeiro ano do ensino fundamenta As observações foram feitas para o estágio supervisionado II, do curso de licenciatura em pedagogia do centro universitário INTA- UNINTA, re alizou-se na Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria José Peniche Moura as observações foram feitas na sala da professora Raimunda Fernandes , graduada em licenciatura em pedagogia . O estágio está sendo realizado pelo acadêmico, Jhonnison Silva Santos e tem como orientador o professor , Francisco Ricardo Miranda Pinto. O estágio está acontecendo de forma presencial , no primeiro ano do ensino fundamenta As observações foram feitas para o Estágio Supervisionado II, do Curso em Licenciatura em Pedagogia do Centro Universitário INTA-UNINTA, realizou-se na Escola Municipal Marcelo Minervo dos Santos Pimentel. As observações foram feitas na sala da professora Maria Cícera Leite dos Santos, graduada em Pedagogia. A observação teve como objetivo a inserção prévia no ambiente escolar para reconhecimento da escola, da turma, do professor e de como se da à prática docente dentro do espaço da sala de aula. O relato do diário de bordo traz o que foi realizado no período de observação, da professora do 1º ano, observação de algumas aulas, atividades aplicadas, os desempenhos e as dificuldades dos alunos durante as aulas e os resultados alcançados pela professora no decorrer das mesmas. 3 O EstágiodeSupervisionado IIteveduraçãode 05dias,Nãoriotributo21uma 25 de marco de 2022, com atividades presentenciais diárioComo n / D escola ediltoneladaModesto dinão, n / D viraruma Faz 1º ano “C”, não horário vespertinao de 13h30minComo 17h40min. geralmente uma rotina diária em sala de aula iniciava com uma ouação seguida de ativodatas de acolhida, umatravés de entonação de músicas, conversa com osalunos econtação de histórias, objetivandooenvolvimentos dos alunosnas atividades propostas pára o dia desde o primeiro momento. O dia finalizava com entrega de atividade paracasa DIÁRIO DE BORDO 1º DIA DATA HORA DE INÍCIO HORA DE FIM 1/11/22 7h30 11h30 Eu, Leilane de Lima Santos relatei neste Diário de Bordo do Estágio Supervisionado II as observações durante o acompanhamento do trabalho realizado nos anos iniciais do ensino fundamental na Escol a Creche Vovó Vitorina, apresentado ao curso de Pedagogia do Centro Universitário INTA – U NINTA, realizado sob orientação do professor Daniel Luis M Carneiro, na turma do 1° ano C da professora-regente Auriani Pereira de Sou sa Marcelino que trabalha como docente há 14 anos, graduada em Pedagogia com especialização em Gestão e Supervisão e Educação Especial. 3.2.1 Primeiro dia: 05/04/2021 No primeiro dia de observação me desloquei até a Escola Creche Vovó Vitorina ás 13h e 00min. para acompanhar a entrega das apotilas, material esse que a professora elabora em casa e é entregue quinzenalmente como um complemento para as aulas de português e matemática, são entregues aos pais ou responsaveis das crianças que seguem todas as orientaçoes de distanciamento fazendo também uso de mascaras e alcool em gel. A professora iniciou a aula no grupo do WhatsApp às 13h e 15min. com um áudio de acolhida e a oração, a aula do dia con templou a disciplina de português, a professora abordou nessa aula o conteúdo o alfabeto da pratica de linguagem ”Leitura / e scrita (compartilhada e autônoma)”. No primeiro vídeo enviado a professora explicou o conteudo do dia, e no segundo vídeo explicou a atividade que seria trabalhada do livro de português. L ogo depois enviou a foto de um pequeno texto com o título ”A joaninha” para que as crianças fizessem a prática de escrita, copiando o texto no caderno. Nessa aula a professora utilizou poucos recursos, após o envio dos vídeos a professora aguardou a realização da No primeiro dia de observação me desloquei até a Escola Creche Vovó Vitorina ás 13h e 00min. para acompanhar a entrega das apotilas, material esse que a professora elabora em casa e é entregue quinzenalmente como um complemento para as aulas de português e matemática, são entregues aos pais ou responsaveis das crianças que seguem todas as orientaçoes de distanciamento fazendo também uso de mascaras e alcool em gel. A professora iniciou a aula no grupo do WhatsApp às 13h e 15min. com um áudio de acolhida e a oração, a aula do dia con templou a disciplina de português, a professora abordou nessa aula o conteúdo o alfabeto da pratica de linguagem ”Leitura / e scrita (compartilhada e autônoma)”. No primeiro vídeo enviado a professora explicou o conteudo do dia, e no segundo vídeo explicou a atividade que seria trabalhada do livro de português. L ogo depois enviou a foto de um pequeno texto com o título ”A joaninha” para que as crianças fizessem a prática de escrita, copiando o texto no caderno. Nessa aula a professora utilizou poucos recursos, após o envio dos vídeos a professora aguardou a realização das No primeiro dia ao me apresentar a escola gostei muito da professora muito amável, os alunos bem difíceis de se lidar fiquei em uma sala do 5 ano onde o reflexo pós pandemia e bem visível. Acolhida. Ao iniciar a aula a professora faz uma pequena reflexão com os alunos, em seguida ela juntamente com outra professora auxiliar faz uma oração com os alunos. Antes de aplica a tarefa do dia ela conversa com eles pergunta se fizeram a tarefa do final de semana pedi para olhar os cadernos. Onde pude observar o desleixo de alguns pais que manda seus filhos sem um exercício respondido ou seja esse aluno não e acompanhado em casa se quer pega no caderno em casa. No primeiro dia ao ser apresentada a professora, gostei muito dela, uma pessoa amável, os alunos um pouco difícil de se lidar, fiquei em uma sala do 1º ano. .Ao iniciar a aula a professora faz uma pequena reflexão com os alunos, em seguida ela faz uma oração com os alunos. Antes de aplicar a tarefa do dia ela conversa com eles pergunta se fizeram a tarefa da aula do dia anterior e pede para olhar os cadernos. Onde pude observar o desleixo de alguns pais que manda seus filhos sem um exercício respondido ou seja esse aluno não é acompanhado em casa se quer pega no caderno em casa. O cenário da rede pública é bem difícil de se lidar pois o que mais se ver na escola são filhos largados a mercê da escola, os pais não querem ter a responsabilidade. A professora tem que ter uma metodologia para fazer com que esses alunos faça suas obrigações pelo menos em sala de aula. Ela chama os alunos para o quadro fazendo toda a tarefa novamente e respondendo juntamente com toda a sala fazendo com que eles participem ativamente das respostas para que absorva o máximo possível daquele assunto. Em seguida deu-se início a aula do dia que foi leitura e escrita de palavras, a professora pede para que eles peguem o caderno para escrever as palavras do quadro em seguida pede que cada um leia uma palavra. Eles vão para o recreio e na volta a professora copia uma atividade no quadro para responderem em casa. 2º DIA DATA HORA DE INÍCIO HORA DE FIM 3/11/22 7h30 11h30 Sempre antes de iniciar a professora pedi o caderno para olhar a atividade de casa. No segundo dia foi apresentado uma aula de matemática . Onde a professora pediu para pegarem o livro ela deu uma explanada do assunto fez perguntas aos alunos, fez um ponto no quadro sobre o assunto e explicou. Em seguida copiou no quadro a atividade para responderem juntos com toda a sala, os alunos copiaram, onde pude notar a dificuldade de alguns alunos em se concentrar e fazer a tarefa no caderno. Como falei anteriormente são alunos difíceis de se lidar mais a professora sempre bem carinhosa com todos eles. A metodologia usada pela professora faz com que eles participem e respondam no quadro junto com todos. Sempre tendo a participação principalmente daqueles que não fizeram a tarefa em casa. 3º DIA DATA HORA DE INÍCIO HORA DE FIM 4/11/22 7h30 11h30 O terceiro dia foi o melhor pois já estava familiarizada com as crianças, eles já estavam me chamando de tia. Acolhida ao entrar em sala de aula a professora Ana Maria, cumprimenta os alunos, conversa com eles, pede para que eles levantem para fazer uma reflexão e orar. Conteúdo do diafoi de (português) em seguida ela pediu para que eles pegarem os cadernos para olhar as atividades que foram para a casa. Olha de quem fez, passa o visto e depois vai para o quadro explicar sobre aquela tarefa de casa, ela sempre incentiva eles a participarem coletivamente tanto quem respondeu no caderno quanto os que não responderam. Coloca sempre eles para escreverem as respostas no caderno, passa de carteira em carteira olhando as letras dos alunos olhando se estão copiando certo. Nesse dia foi repassado uma aula de história de conto de fadas na aula. Para ser feito uma interpretação de texto. A professora foi no quadro copiou a historinha em seguida pediu que eles copiassem no caderno. Ao terminar pediu que todos tentassem ler a historinha copiado com suas próprias letras. Onde foi notado as dificuldades de se ler a própria escrita sem falar nos alunos que não sabem ler nada. Eles conhecem as letras mais que não desenvolve uma leitura. As crianças participam da aula mais conversam muito , ficam desatentos, é bem difícil lidar eles. 4º DIA DATA HORA DE INÍCIO HORA DE FIM 7/11/22 7h30 11h30 Esse dia já foi bem mais fácil está em sala de aula observando a professora, que acriança já tinha pego amizade. A professora ao chegar em sala de aula sempre bem carismática conversando com os alunos falando palavras carinhosas e descontraídas. Quando todos já estavam em sala de aula ela pedia para eles ficarem de pé para agradecer a Deus pelo dia falava sempre palavras de reflexão para eles refletirem e orava com eles pedia que cada um orassem a Deus da forma que eles entendessem ou de acordo com a cultura de cada um. Depois todos se sentavam e ela passava para a correção das atividades de casa. Uma professora de reforço vinha pegar uma vez por semana os alunos que tinha muita dificuldade em ler para uma salinha aparte e treinarem com ela a leitura enquanto os restantes da sala ficam corrigindo a atividade. Sempre exposta no quadro e corrigida com a participação de todos. Ao termino disso ela pediu o livro de geografia onde foi mando abrir o livro para falar o assunto. Onde a professora foi para o quadro copiou o texto que falava sobre o assunto. Pediu para todos copiarem no caderno, ao termino ela passa a atividade para ser respondida e corrigida depois do recreio. Quando volta do recreio ela sempre corrige as tarefas e já passa as tarefas de casa que estão expostas no livro e já coloca todos a lerem algum texto do livro relacionado ao assunto da aula do dia. 5º DIA DATA HORA DE INÍCIO HORA DE FIM 8/11/22 7h30 11h30 A acolhida dos alunos sempre era da mesma forma, fazia-se uma oração conversava com eles para descontrair ouvia algo que eu tinha a dizer. Pedia-se para ficarem em pé para fazer a reflexão e agradecer a Deus pelo dia com uma pequena oração. A professora contava uma história explicava um pouco sobre ela. Passava tarefa para eles responderem e logo depois do recreio ela passada aula de matemática. Só lembrando, a professora sempre mandava atividades de matemática extras para fazerem em casa, passava textos para lerem em casa para desenvolver a leitura. Onde se observa que os alunos acompanhados pelos pais são a minoria. O sofrimento do professor é visível, cansativo, pois os pais colocam toda a responsabilidade na escola. Geralmente depois do recreio e para debaterem sobre o que foi passado no primeiro horário. CONSIDERAÇÕES SOBRE A OBSERVAÇÃO O estágio supervisionado pode ser considerado um momento privilegiado de aprendizagem do aluno, pois, além de proporcionar uma visão da realidade das escolas, também possibilita ao aluno o exercício da pesquisa. Após toda abordagem realizada, se torna importante reafirmar que o Estágio Supervisionado, se constitui como Deste modo, vivenciar as atividades durante a realização do estágio supervisionado de observação foi uma experiência significativa para a formação, enquanto acadêmica, assim oportunizou a articulação entre a teoria e prática da professora da escola onde foi realizado o estágio. Nesse período observei que, alguns alunos ainda apresentam dificuldades relacionadas à leitura e a escrita. Mas, achei interessante a atenção da professora em relação a esses alunos com dificuldades, para os quais ela usa estratégias diferenciadas como, conduzi-los à sala de leitura com intuito de motivá-los a ler diferentes livros como: literatura, contos e poesias, e com isso despertar o interesse pela leitura que segundo ela, tem dado ate certo. Contudo, tive a oportunidade de vivenciar a realidade do cotidiano escolar bem como conhecer a estrutura física, administrativa da mesma e os desafios que todos os envolvidos nessa tarefa de educar encontram no seu dia a dia, subsídio para a atuação na prática educacional daqueles que ainda não possuem experiência na área; assim também para o aperfeiçoamento dos profissionais que já atuam. 4 PROJETO DE INTERVENÇÃO E PLANO DE AULA 1 IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO 1.1 TÍTULO DO PROJETO: Alfabetização por meio da leitura e escrita 1.2 RESPONSÁVEL: Acadêmico(a): Eliane de Oliveira Silva 1.3 PÚBLICO ALVO ( X ) 1º Ano ( ) 2º Ano ( ) 3º Ano ( ) 4º Ano ( ) 5º Ano 1.4 PERÍODO DE EXECUÇÃO: Dia 1: 16/11/2022 Dia 2: 17/11/2022 Dia 3: 18/11/2022 Dia 4: 19/11/2022 Dia 5: 22/11/2022 2 INTRODUÇÃO Na Escola Municipal Marcelo Minervo dos Santos Pimentel foram realizadas as observações em uma sala do 1º ano A, no turno matutino, aula presencial com a docente Maria Cícera Leite dos Santos formada em pedagogia, exerce a função de professora por trinta anos. 3 OBJETIVOS 3.1 Objetivo Geral Contribuir para o processo de alfabetização e letramento das crianças do 1º ano que apresentam dificuldades com a leitura e a escrita. 3.2 Objetivos Específicos · Oportunizar a melhoria do nível de leitura dos alunos envolvidos; · Escrever ortograficamente correto; · Planejar atividades lúdicas voltadas para o domínio do sistema alfabético, leitura e produções de textos. 4 REVISÃO DA LITERATURA Estamos inseridos em uma sociedade na qual, as informações são transmitidas em um ritmo acelerado envolvendo inovações correspondentes a conhecimentos que serão aplicados no dia-a-dia, principalmente das crianças, em diversos lugares e situações variadas. Durante o início da alfabetização, é comum que os alunos registrem suas ideias omitindo letras e, em séries mais avançadas, que grafam palavras com s no lugar de z, trocam x por ch. Diante dessa realidade, alguns pais e educadores se preocupam com esta forma de apropriação das regras do sistema alfabético e se questionam, inclusive, quanto tempo as crianças levarão para escrever nos princípios convencionais. Para Artur Gomes de Morais (2012, p. 181), estudioso brasileiro, “ensinar o sistema alfabético e os gêneros textuais escritos numa perspectiva construtivista é uma busca permanente. Estaremos sempre, de algum modo, reinventando a alfabetização”, conta o educador. Sendo assim, bons frutos não surgem de repente, em uma série específica, mas brotam de intervenções feitas dia a dia, mês a mês, ano a ano, uma vez que produções de qualidade exigem um rigor dedicado a cada etapa. Colocar as crianças em situações reais de leitura e escrita, mesmo quando as mesmas ainda não o fazem convencionalmente, é o início deste processo.A educadora e especialista em alfabetização, Telma Weisz, em entrevista a Revista Escola, aponta a importância de o professor se colocar na perspectiva do aluno. “Colocar-se no lugar do aprendiz é essencial para ensinar. Muitos falam em “palavras”, como se as crianças soubessem o que é isso. Mas só gente alfabetizada, que já escreve e segmenta o texto, pode saber o que são palavras”, afirma Telma. A especialista ressalta, ainda, que os professores só conseguem assumir a perspectiva do aluno se utilizarem a pesquisa cientifica para compreender o outro que pensa diferente de você. Nesse sentido, é importante aceitar as hipóteses das crianças durante o processo de alfabetização, entretanto, é preciso fazê-los compreenderem que há normas a serem seguidas, uma vez que a escrita é uma convenção, com regras definidas. Comparar palavras quanto ao número de letras, produzir palavras que rimam ou que começam com a mesma letra os faz pensar em que letras e em que ordem elas compõem as palavras. Dominadas as regras gerais do sistema de escrita, no decorrer das séries iniciais do Ensino Fundamental, os alunos intensificam o trabalho para escreverem corretamente estabelecendo uma progressão de conteúdos para cada série, com expectativas de aprendizagem definidas. Para isso, é necessário estimulá-los a escreverem e a lerem os seus próprios textos. Além disso, é importante que os educadores deem um feedback aos alunos sobre suas produções, oferecendo a eles mais possibilidades de aprender as regularidades ortográficas e aplicá-las em situações mais complexas. Assim, ao chegarem as séries finais do Ensino Fundamental, os estudantes já tenham internalizado o perfil de escritores e leitores autônomos e críticos. 5 CRONOGRAMA DE ATIVIDADES 1º DIA CONTEÚDO DA AULA DATA Palavras com as famílias 16/11/2022 CAMPOS DE ATUAÇÃO OU UNIDADES TEMÁTICAS (BNCC) HABILIDADES DESCREVER TAL QUAL ESTÁ NA BNC, INCLUSIVE COM O CÓDIGO Leitura/ escuta, oralidade, participar (EF35LP01) Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em vo z alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado. 2º DIA CONTEÚDO DA AULA DATA Texto 17/11/2022 CAMPOS DE ATUAÇÃO OU UNIDADES TEMÁTICAS (BNCC) HABILIDADES DESCREVER TAL QUAL ESTÁ NA BNC, INCLUSIVE COM O CÓDIGO Leitura e escrita do texto, participar e discutir ((EF35LP01) Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em vo z alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado 3º DIA CONTEÚDO DA AULA DATA Atividade de grafia 18/11/2022 CAMPOS DE ATUAÇÃO OU UNIDADES TEMÁTICAS (BNCC) HABILIDADES DESCREVER TAL QUAL ESTÁ NA BNC, INCLUSIVE COM O CÓDIGO Linguagem oral, leitura e escrita (EF35LP01) Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em vo z alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado 4º DIA CONTEÚDO DA AULA DATA Fábula 19/11/2022 CAMPOS DE ATUAÇÃO OU UNIDADES TEMÁTICAS (BNCC) HABILIDADES DESCREVER TAL QUAL ESTÁ NA BNC, INCLUSIVE COM O CÓDIGO Leitura/escuta (compartilhada e autônoma). ((EF35LP01) Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em vo z alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado 5º DIA CONTEÚDO DA AULA DATA Fábula 22/11/2022 CAMPOS DE ATUAÇÃO OU UNIDADES TEMÁTICAS (BNCC) HABILIDADES DESCREVER TAL QUAL ESTÁ NA BNC, INCLUSIVE COM O CÓDIGO Leitura e escrita participação e conhecimento do texto Oralidade. (((EF35LP01) Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em vo z alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado 5 RESULTADOS ESPERADOS Com o projeto alfabetização por meio de texto tem como intuito de melhorar a linguagem literária verbal, interpretação e escrita para despertar o amor pela literatura e viajar pelos livros. 6 AVALIAÇÃO Avaliação será diagnóstica e processual, para que o professor possa rearticular sua prática de acordo com as necessidades da turma. Serão observados os seguintes aspectos: participação, interesse, desempenho, engajamento e colaboração. ESTÁGIO SUPERVISIONADO PLANO DE AULA[footnoteRef:1] [1: Adaptado a partir do Manual de Estágio: Curso de Pedagogia EaD (2021)] 1. IDENTIFICAÇÃO ACADÊMICO(A) ESTAGIÁRIO(A): Eliane de Oliveira Silva INSTITUIÇÃO DE ENSINO: Escola Municipal Marcelo Minervo dos Santos Pimentel ENDEREÇO: Avenida Graciliano Ramos, Palmeira dos Indios/Al GESTOR: Michelly Tenório dos Santos Luna PROFESSOR-REGENTE: Maria Cícera Leite dos Santos ANO TURMA TURNO PERÍODO 1º ano A MATUTINO 16 a 22/11/2022 QUANTIDADE DE DIAS QUANTIDADE DE HORAS POR DIA[footnoteRef:2] [2: O tempo diário de Estágio Supervisionado não poderá ultrapassar 6 horas diárias, independente de qualquer situação, segundo a Lei 11788/2008] ÁREA 5 dias 4h por dia TÍTULO DO PROJETO Alfabetização por meio da leitura e escrita 2. PLANO Data: 16/11/2022 1º DIA CONTEÚDO DO DIA CAMPO DE ATUAÇÃO OU UNIDADES TEMÁTICAS (BNCC) HABILIDADES DESCREVER E COLOCAR O CÓDIGO Poema: Leilão no Jardim Leitura/ escuta, oralidade, participar (EF35LP01) Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em vo z alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado. ATIVIDADES CITAR A ATIVIDADE E DESCREVER COMO VAI DESENVOLVER TEMPO ESTIMADO Atividade 1 Conversa informal com os alunos, informando o nome do poema e da autora; Ler o poema em voz alta e perguntar se os alunos gostaram do texto e se compreenderam seu conteúdo. 1h Atividade 2 Atividade impressa. 30min Atividade 3 Explorar com os alunos a ilustração do poema 1h Atividade 4 Fazer levantamento prévio do conhecimento dos alunos em relação ao poema 1h Atividade 5 Atividade impressa para casa 30 Data: 17/11/2022 2º DIA CONTEÚDO DO DIA CAMPO DE ATUAÇÃO OU UNIDADES TEMÁTICAS (BNCC) HABILIDADES DESCREVER E COLOCAR O CÓDIGO Leitura e escrita do número. Números e quantidades. (EF01MA01) Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem nem ordem, mas sim código de identificação. ATIVIDADES CITAR A ATIVIDADE E DESCREVER COMO VAI DESENVOLVER TEMPO ESTIMADO Atividade 1 Relacionar os números apresentados de acordo com a quantidade correspondente. 1h Atividade 2 Atividade impressa. 30min Atividade 3 Uma estorinha com os números de 1 a 10 1h Atividade 4 Uma atividade na qual as crianças deverão montar uma fila de acordo com algumas informações. Elas deverão colorir as figuras, recortar e colar em seu devido lugar, seguindo a ordem. 1h Atividade 5 Escrita dos números. Atividade impressa 30min Data: 18/11/2022 3º DIA CONTEÚDO DO DIA CAMPO DE ATUAÇÃO OU UNIDADES TEMÁTICAS (BNCC) HABILIDADES DESCREVER E COLOCAR O CÓDIGO Atividade de grafia: Cachinho dourados Linguagem oral, leitura e escrita (EF35LP01) Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em vo z alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado ATIVIDADES CITAR A ATIVIDADE E DESCREVER COMO VAI DESENVOLVER TEMPO ESTIMADO Atividade 1 Ler o livro “Cachinhos Dourados”. 1h Atividade 2 Conversa Informal 30min Atividade 3 Assistir ao filme "Cachinhos Dourados". 1h Atividade 4 Fazer uma roda para discutirmos sobre a história, oque entendeu e o que a história fala e em seguida passar para o papel. 1h Atividade 5 Atividade 30min Data: 19/11/22 4º DIA CONTEÚDO DO DIA CAMPO DE ATUAÇÃO OU UNIDADES TEMÁTICAS (BNCC) HABILIDADES DESCREVER E COLOCAR O CÓDIGO Fábula Leitura/escuta(compartilhada e autônoma). (EF01LP01) Reconhecer que textos são lidos e escritos da esquerda para a direita e de cima para baixo da página, por meio de parlendas, músicas, quadrinhos, encenação, teatro, possibilitando que a criança possa compreender o universo da escrita por intermédio da ludicidade. ATIVIDADES CITAR A ATIVIDADE E DESCREVER COMO VAI DESENVOLVER TEMPO ESTIMADO Atividade 1 Organização de um ambiente alfabetizador (Cantinho da Leitura, Cantinho da Matemática, Calendário, Chamadinha, Cartaz de Aniversariantes) contemplando recursos diversos que facilitam a compreensão. 1h Atividade 2 Leitura deleite realizada pela professora. 30min Atividade 3 Leitura realizada pelas crianças. 1h Atividade 4 Pequenos textos e mais imagens 1h Atividade 5 Elaboração de textos orais através de imagens, caixas surpresas, dados com informações. 30min Data: 22/11/2022 5º DIA CONTEÚDO DO DIA CAMPO DE ATUAÇÃO OU UNIDADES TEMÁTICAS (BNCC) HABILIDADES DESCREVER E COLOCAR O CÓDIGO Conhecimento do alfabeto do português do Brasil Análise linguística/ semiótica (Alfabetização. (EF01LP04) Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos. (EF01LP10) Nomear as letras do alfabeto e recitá-lo na ordem das letras. ATIVIDADES CITAR A ATIVIDADE E DESCREVER COMO VAI DESENVOLVER TEMPO ESTIMADO Atividade 1 Cartazes do alfabeto com os quatro tipos de letra 1h Atividade 2 Jogos envolvendo o sistema alfabético 30min Atividade 3 Formação de palavras utilizando o alfabeto móvel 1h Atividade 4 Leitura e criação de símbolos. 1h Atividade 5 Ficha com o alfabeto para cada aluno (quatro tipos de letra). 30min 3 RECURSOS A SEREM UTILIZADOS PARA DESENVOLVER AS AULAS Materiais e atividades xerocadas, lápis de cor, lápis, pincel, quadro-branco, cola, tesoura, caderno. 4. INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS[footnoteRef:3] [3: Fazer a referência de todos os materiais utilizados para elaborar o plano de aula segundo as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)] POSSEBOM, Ardina. Práticas de leitura na educação. Vargem Grande, 2008. BELLENGER, Richard. Como incentivar o hábito de leitura. São Paulo: Àtica,2004. ASSINATURA DO(A) ESTAGIÁRIO(A): Eliane de Oliveira Silva 5 RELATO DE VIVÊNCIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO 5.1 SOBRE A INSTITUIÇÃO Escola municipal Marcelo Minervo dos Santos Pimentel é localizada na Avenida Graciliano Ramos, na cidade de Palmeira dos Indios, estado de Alagoas. A referida escola tem pouco tempo de funcionamento, sendo composta por 8 salas de aula, 1 secretaria, 1 cozinha, 5 banheiros, 1 sala de leitura, 1 sala de coordenação, 1 almoxarifado. A escola possui 314 alunos, nos turno matutino e vespertino, com uma variação de 15 a 20 alunos por sala. Estes são de classe média baixa, moradores de bairros periféricos. A escola tem um quadro de 50 funcionários. A unidade possui equipamentos básicos, como máquina de xerox, som e TV, e o material didático, papel oficio, e o livro didático. 5.2 DESCREVENDO A AÇÃO DOCENTE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Narrar, dia a dia, como foi feita a regência. Importante descrever como você, estagiário, desenvolveu sua prática docente. 1º DIA DATA HORA DE INÍCIO HORA DE FIM 16/11/2022 7h30 11h30 No primeiro dia de regência, o primeiro momento de estágio, como sempre, foi um desafio muito grande, pois diante do momento que estamos vivendo, por conta pandemia, tivemos que lidar com várias situações, que foram desde o planejamento até execução da prática pedagógica, porém, esses desafios que foram surgindo serviram para que aprendêssemos a se posicionar diante da situação. A professora me apresentou a relação dos alunos e em seguida iniciei com as aula, procurei realizar um trabalho que contemplasse a realidade da maiorias dos educandos, com materiais impressos que pudesse ajuda-los no processo de alfabetização. Depois de conversar com a professora regente, decidi adotar suas práticas no estágio, e todas as aulas começavam praticamente iguais as suas, adentrarmos no assunto abordado no plano de aula. Trabalhei na primeira aula a escrita de palavras e separação de silabas dos nomes dos personagens da história, enviando a capa e ilustrações do livro, explorando as personagens da História, com fotos, falando o nome dos personagens e estimulando o reconto. Colocava sempre uma observação pedindo a mãe para ajudar os filhos nas atividades. 2º DIA DATA HORA DE INÍCIO HORA DE FIM 17/11/2022 7h30 11h30 No segundo dia de aula, enviei para os alunos a Leitura apontada;- Comentários de uma fábula. E em seguida Após a leitura da fábulla, pedia na na aula que os alunos observasse a explicação com atenção. 3º DIA DATA HORA DE INÍCIO HORA DE FIM 18/11/2022 7h30 11h30 No terceiro dia de aula, levei para a sala de aula atividade sobre escrita de palavras e separação de silabas dos nomes dos personagens da história. 4º DIA DATA HORA DE INÍCIO HORA DE FIM 19/11/2022 7h30 11h30 No quarto dia de aula, levei um material, com texto, trabalhando palavras sinônimas, antônimas e sinais de pontuação. No material impresso tinha texto e atividade. 5º DIA DATA HORA DE INÍCIO HORA DE FIM 22/11/2022 7h30 11h30 No quinto dia de aula, atividades para a compreensão em leitura, através da prática da leitura e compreensão das palavras. 6 CONCLUSÃO O estágio exigiu muito de mim e foi muito desafiador. Por ser uma turma com idades que variam de 6 e 8 anos, com muitas diferenças entre si, a tarefa de ensinar fica muito mais complexa, exigindo um esforço realmente grande para dar conta. As crianças exigem muita atenção, precisei estar muito atenta. A maioria das crianças vem de classe média e baixa e isso se reflete dentro da sala de aula, apesar da pouca idade dos alunos, eles já se mostram pouco preconceituosos e apáticos á algumas situações. No que tange a execução das aulas percebi a motivação dos discentes, o interesse pelas aulas, que foram bastante produtivas. Consegui proporcionar para a turma um aprendizado envolvendo reflexão, pensamento lógico, linguagem oral e escrita de maneira prazerosa e lúdica. A cada dia um momento diferente, acontecimentos que envolviam os alunos e que chamavam a atenção para as aulas, como leituras compartilhadas, bem como a escrita de palavras. Em meu estágio foi tudo muito válido e positivo. Meu propósito, meu objetivo foi e ainda é de aprender e de exercer uma prática educativa cheia de desejo de mudança e de transformação sendo significativa para eles. Tive a oportunidade de trabalhar com uma turma boa e fazer o melhor possível e dar o melhor de mim, através de um bom planejamento. Procurei sempre ministrar aulas vivas e alegres, onde também houvesse espaço para brincar e ser feliz, para aprender e mudar seu mundo, melhorar suas vidas e se tornar, ao menos naqueles momentos a qual dividimos pessoas felizes e realizadas. O Estagio Supervisionado II nos a nos iniciais da Ensino Fundamental I, me proporcionou uma vivência rica em oportunidades de aprendizado, foi um momento onde eu pude pensar o meu fazer pedagógico em um sentido mais amplo colocando o aluno como sujeito principal no ato de ensino e aprendizagem. Portanto o Estagio Supervisionado com o trabalho educativo presencial foi um de muito aprendizado para mim, como futura pedagoga, pois trouxe muitos desafios e muito mais aprendizagem. REFERÊNCIAS BARBOSA, José Juvêncio. Alfabetização e leitura. São Paulo: Cortez, 2006 http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acessado em MAIO/2022 PARAMETROS CURRICULARES NACIONAIS: língua portuguesa/Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. 3ªed. Brasília: A Secretaria, 2001. Acessado em DEZ/2022. PASQUALINI, Joseni Terezinha Frainer. Metodologia e conteúdos básicos de língua portuguesa/Joseni Terezinha Frainer Pasqualini. Indaial: Uniasselvil, 2012p. 183. ANEXOS