Buscar

Atividade Contextualizada Elementos da contabilidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

GRUPO SER EDUCACIONAL
UNIVERSIDADE UNIFAEL
CURSO CIÊNCIAS CONTÁBEIS 
DISCIPLINA: ELEMENTOS DA CONTABILIDADE
NOME DO PROFESSOR EXECUTOR: ROBSON JOSÉ SILVA DE SANTANA
NOME DO TUTOR: BATISTA NUNES
NOME DO ALUNO: ROBSON ALEX QUADROS SILVA
Pontos positivos e negativos de impacto do imposto nas finanças pessoais e do país.
No Brasil, são comuns notícias acerca da declaração do imposto de renda e, todos os anos, vê-se grande parte da sociedade reclamar dela. Muitas vezes, é recorrente ouvir a frase “o leão vai te pegar”, referindo-se à Receita Federal, a qual é responsável por controlar as declarações desse tributo e por cobrar pendências dos contribuintes. Assim, esse tributo interfere diretamente nas finanças dos brasileiros, além de impactar na economia do país.
Primeiramente, diversas pessoas reclamam da obrigatoriedade da elaboração anual do imposto de renda sem saber exatamente o que ele é e qual o seu significado prático na sociedade. Diante disso, é relevante ressaltar que esse imposto é um tributo federal sobre a renda, a qual se refere a tudo o que um cidadão recebe anualmente e ao seu patrimônio. (ARAUJO, 2020)
Entretanto, nem todos precisam fazer a declaração, pois, segundo a Receita Federal, existem alguns requisitos, como receber rendimentos tributáveis acima de 28.559,70 reais e investir qualquer valor em bolsa de valores. Para democratizar o acesso à informação, o órgão traz, em seu site todas, as regras para saber se é necessário declarar o imposto, os prazos para a realização, geralmente até maio, e ainda uma ferramenta de conversa, “Pergunta pro Leo!”, a fim de tirar dúvidas em tempo real.
Segundo o Blog da XP Educação, a declaração anual é importante para o acompanhamento da evolução patrimonial da população e para a garantia da justa tributação, procurando garantir que cada pessoa pague imposto proporcionalmente ao que ganha e ao que gasta. De fato, o imposto leva em consideração os gastos de cada cidadão, por isso há a restituição, a qual, de acordo com o Blog Leoa, é a devolução do valor pago a mais na declaração do imposto. Além disso, em concordância com o Blog Toro Investimentos, a Receita Federal consegue avaliar se há divergência entre ganhos e gastos das pessoas e buscar possíveis crimes fiscais, trazendo uma sensação de justiça a quem paga seus impostos de forma correta.
Por fim, no Brasil, a tributação é umas das mais complexas do mundo, e ainda há uma elevada quantidade de impostos (SALVADOR, 2014). Assim, de acordo com o Instituto Mises Brasil, o imposto sobre a renda afeta, principalmente, as pessoas mais pobres, já que a maioria dos impostos é repassada para os consumidores, interferindo, diretamente, no poder de compra da população. Também é relevante lembrar que, ao elevar a carga tributária de empresas, há a redução de lucros, o que as faz diminuir a contratação de funcionários, por exemplo, minimizando postos de trabalho. Isso demonstra o quanto a cobrança de impostos pode ser prejudicial ao crescimento econômico do país.
REFERÊNCIAS
ARAUJO, Fernanda. O que é Imposto de Renda e para que serve? [S. l.]: FERNANDA ARAUJO, 2020. Disponível em: https://www.serasa.com.br/ensina/dicas/o-que-e-imposto-de-renda/?gclid=Cj0KCQjw852XBhC6ARIsAJsFPN14id7dUN0X_3lIYm7ctfaTmBEaqxedxFpgfXq-EtM86WAq57iB9yIaAnrOEALw_wcB. Acesso em: 1 ago. 2022.
QUEM deve declarar: Orientações sobre quem está obrigado a enviar a Declaração de Imposto de Renda à Receita Federal. [S. l.], 7 mar. 2022. Disponível em: https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/meu-imposto-de-renda/quem. Acesso em: 3 ago. 2022.
O QUE é e para que serve o Imposto de Renda? [S. l.]: REDAÇÃO XP EDUCAÇÃO, 28 jun. 2022. Disponível em: https://blog.xpeducacao.com.br/para-que-serve-imposto-de-renda/?gclid=Cj0KCQjw852XBhC6ARIsAJsFPN1PzcPD955-9YdDhk2TLbMGj0Zu9175aTVe4z1RFu17DBWtMyXpmp0aAhFvEALw_wcB. Acesso em: 1 ago. 2022.
O QUE é restituição de Imposto de Renda e como consultar? [S. l.]: REDAÇÃO LEOA, 9 maio 2019. Disponível em: https://www.leoa.com.br/blog/o-que-e-restituicao. Acesso em: 1 ago. 2022.
IMPOSTO de Renda: afinal, o que é, para que serve e como declarar? [S. l.]: Equipe Toro Investimentos, 30 maio 2022. Disponível em: https://blog.toroinvestimentos.com.br/irpf/imposto-de-renda-o-que-e-para-que-serve#:~:text=Al%C3%A9m%20de%20demonstrar%20os%20rendimentos,casas%2C%20t%C3%ADtulos%2C%20entre%20outros. Acesso em: 1 ago. 2022.
SALVADOR, Evilasio. As implicações do sistema tributários brasileiro nas desigualdades de renda. 1ª. ed. Brasília: Inesc – Instituto de Estudos Socioeconômicos, 2014. 45 p. Disponível em: https://www.inesc.org.br/wp-content/uploads/2019/04/Sistema_tributario_e_desigualdades_evilasio.pdf. Acesso em: 1 ago. 2022.
A TIRANIA do imposto sobre a renda - e por que um imposto sobre o consumo é tão ruim quanto. [S. l.]: Lew Rockwell, 28 abr. 2015. Disponível em: https://www.mises.org.br/article/1586/a-tirania-do-imposto-sobre-a-renda--e-por-que-um-imposto-sobre-o-consumo-e-tao-ruim-quanto#:~:text=Com%20um%20imposto%20sobre%20a,est%C3%A1%20sendo%20punido%20pelo%20estado. Acesso em: 1 ago. 2022.

Continue navegando