Buscar

História - Arquitetura - Redação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AV1 Atividade Contextualizada Historia da Arquitetura e Urbanismo III
Rafael Cerqueira Maieiro
Arquitetura e Urbanismo - UNIVERITAS
Matrícula: 28296052
Arquitetura como objeto de consumo - O "Neoclássico Moderno" de São Paulo e seus impactos
As grandes cidades são amalgamas de pensamentos arquitetonicos, e aqueles estilos que se sobrepoem em quantidade geralmente dão o tom de seu urbanismos. Sendo São Paulo a capital da America Latina, exportando sua cultura muito mais rápido e efetivamente do qualquer outro lugar,não é dificil notal a materialização entre as nossas cidades de diversos edifícios novos que parecem velhos, em que figuram elementos decorativos utilizados no passado e em exemplares históricos. Tais edificações são comumente chamadas de neoclássicas e se caracterizaram como um dos estilos preferidos pelo mercado. 
Esse novo estilo arquitetônico que encanta o gosto do publico que fomenta a industria imobiliária, faz de de uso sua simetria e sofisticação, e, entre as características presentes nas construções, estão a grande influência da arquitetura romana e grega, com decoração interna com pinturas e revestimentos sofisticados; sendo esses uns dos principais fatores que fazem com que ele seja visto como opulente e austero. Vale também ressaltar que a fachada “neoclássica” muitas vezes possui vantagens econômicas para o empreendedor devido à simplicidade do revestimento, pois trata-se, na verdade, de argamassa e pintura. Ou seja, o “neoclássico” pode reduzir os custos para o construtor, mas o consumidor terá um custo maior de manutenção, se comparado com um edifício com revestimentos mais duráveis, como a cerâmica ou a pedra, por exemplo.
O apelo às categorias históricas como argumento de venda, aliado ao desgosto do modernismo num contexto urbano marcado pela presença maciça de "meras construções", a construção quase que em molde de uma aparência tradicional, com o uso de elementos arquitetônicos "marcados pela História" satisfazem a uma preferência supostamente inspirada nos padrões europeus de moradia, e também na vida aristocrática que presumem simbolizar.

Continue navegando