Buscar

Genética Molecular do Câncer de Endométrio

Prévia do material em texto

Genética Molecular do Câncer de Endométrio
O câncer de endométrio, também denominado carcinoma de endométrio, é o tipo mais comum de câncer no útero. Os carcinomas do endométrio podem ser divididos de acordo com o tipo de células que os formam:
· Adenocarcinoma.
· Carcinossarcoma.
· Carcinoma espinocelular.
· Carcinoma de pequenas células.
· Carcinoma transicional.
· Carcinoma seroso.
O carcinoma de células claras, o adenocarcinoma mucinoso, o carcinoma indiferenciado e o adenocarcinoma seroso são os tipos menos frequentes de adenocarcinomas de endométrio. Eles tendem a crescer e se disseminar mais rápido do que a maioria dos outros tipos dos cânceres de endométrio. Além disso, geralmente já estão disseminados além do útero no momento do diagnosticado. O tipo mais comum de adenocarcinoma é o endometrioide, os quais são formados por células glandulares que se parecem com as do revestimento do útero normal (endométrio). Alguns desses cânceres contém células escamosas ou células glandulares.
O grau do câncer de endométrio está baseado na quantidade de glândulas que o formam e que são similares às glândulas encontradas no endométrio normal e sadio.
Em cânceres de baixo grau (graus 1 e 2) a maioria forma grupos glandulares. Quanto mais alto o grau (grau 3), mais células cancerígenas estão agrupadas de forma irregular ou desorganizadas e não formam grupos glandulares.
· Grau 1. Tumores com 95% ou mais de tecido cancerígeno que forma glândulas.
· Grau 2. Tumores com 50 a 94% de tecido cancerígeno que forma glândulas
· Grau 3. Tumores com menos da metade do tecido cancerígeno formando glândulas, é chamado de alto grau. Tendem a ser agressivos e têm um prognóstico menos favorável.
Câncer de endométrio tipo 1 pode ser causado pelo excesso de estrógeno. Às vezes se desenvolvem a partir de uma hiperplasia atípica, um crescimento anormal de células no endométrio. Geralmente, os cânceres tipo 1 não são muito agressivos e demoram para se disseminarem. Por exemplo, os cânceres endometrioides graus 1 e 2.
Câncer de endométrio tipo 2 constitui apenas um pequeno número de cânceres de endométrio. Não se tem certeza do que provoca este tipo de câncer, mas eles não parecem ser causados ​​por excesso de estrogênio. Os cânceres tipo 2 incluem todos os carcinomas endometriais que não são do tipo 1, como o carcinoma papilar seroso, carcinoma de células claras, carcinoma indiferenciado e o carcinoma endometrial grau 3. Esses cânceres são chamados de pouco diferenciados ou de alto grau. Como são propensos a crescer e se disseminar fora do útero, eles têm um pior prognóstico. Os médicos tendem a tratar esses cânceres de forma mais agressiva.
Carcinossarcoma uterino começa no endométrio e tem características tanto do carcinoma endometrial como do sarcoma. O carcinossarcoma uterino é considerado um carcinoma de endométrio tipo 2. Os carcinossarcomas também são conhecidos como tumores mesodérmicos malignos mistos ou tumores mullerianos mistos malignos. Representam cerca de 3% dos cânceres uterinos.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ONCOGUIA. Classificação dos carcinomas de endométrio. Disponível em: http://www.oncoguia.org.br/conteudo/classificacao-dos-carcinomas-de-endometrio/8476/254/. Acesso em: 17 de outubro de 2022. 
ONCOGUIA. Sobre o câncer de endométrio. Disponível em: http://www.oncoguia.org.br/conteudo/sobre-o-cancer/737/130/. Acesso em: 17 de outubro de 2022.

Continue navegando