Buscar

Atividade 3 - Práticas de Banco de Dados

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade 3 
Há décadas que o principal desafio das empresas é se superar a cada ano, ou seja, superar a produtividade, aumentar as vendas, melhorar os resultados e atingir metas. Entretanto, para alcançar esses objetivos, essas empresas precisam analisar seus  dados  de forma que a análise forneça números que fomentem estratégicas  e tomada de decisões assertivas.
Segundo Sharda, Delen e Turban (2019, p.1):
O ambiente empresarial está em constante evolução, tornando-se cada vez mais complexo. Organizações, tanto públicas quanto privadas, veem-se pressionadas a reagir rapidamente a tal evolução e a inovarem seu modus operandi. Isso exige que as organizações sejam ágeis e tomem decisões operacionais frequentes, rápidas, estratégicas e táticas, algumas das quais são bastante complexas. Para que tais decisões sejam tomadas, pode ser preciso quantidades consideráveis de dados, informações e conhecimentos relevantes. E seu processamento, à luz das decisões necessárias, deve ser feito com rapidez, muitas vezes em tempo real, o que geralmente exige suporte computadorizado.
 
Considerando o trecho anterior e os conteúdos abordados ao longo da disciplina prática de banco de dados. Descreva qual a diferença entre as aplicação das tecnologias Data Warehouse, Data Mart e Big Data, para auxiliar as empresas.
 
SHARDA, R.; DELEN, D.; TURBAN, E. Business Intelligence e análise de dados para gestão do negócio. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2019. cap. 1.
Resposta:
Big Data
As soluções de Big Data são projetadas para lidar com grandes quantidades de dados não estruturados. Isso significa que eles não estão relacionados entre si e não são uma estrutura definida. exemplos: publicações no Facebook, vídeos, fotos, tweets, geolocalização, comportamento. Permite a análise de dados em tempo real e pode vir de diferentes fontes e formas. 
Data Warehouse 
Uma Data Warehouse centraliza e consolida grandes quantidades de dados de várias fontes. Os recursos de análise ajudam as organizações a extrair insights acionáveis ​​dos dados para melhorar a tomada de decisões. 
Smart Data
Quando os dados estão disponíveis em tempo real para uma variedade de resultados de negócios, eles se tornam dados inteligentes, que podem não apenas criar estratégias, mas também otimizar processos e gerar melhores resultados. Enquanto o Big Data se baseia na coleta diária de um grande volume de dados, estruturados ou não estruturados, o Smart Data pode ser ainda mais eficiente, principalmente pela possibilidade de filtrar as informações antes de sua análise, o que leva a gestão a ter insights baseados em informações. Business Intelligence (BI) é o uso de dados da empresa para o processo de Business Intelligence. O BI transmuda dados brutos em dados acionáveis. analisar não só o negócio mas também a estratégia básica da organização.

Continue navegando