Buscar

A3_ Praticas Industriais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PRATICAS INDUSTRIAIS
ATIVIDADE A3
Quando consideramos a classificação existente e estabelecida para os processos de fabricação, inicialmente, nos deparamos com uma divisão que trata e posiciona as operações quanto à consequente forma de utilização de ferramentas, em que estas podem ser consideradas e, assim, classificadas como ferramentas de geometria definidas, assim como operações que são realizadas com a utilização de ferramentas denominadas de geometria não definidas.
Mais precisamente se tratarmos e avaliarmos as chamadas operações realizadas com a utilização de ferramentas com geometria não definida, deparamo-nos com a contextualização de que este processo é executado através de uma considerada ação direta das chamadas partículas abrasivas, as possuem formatos aleatórios e, consequentemente, arestas de corte de tamanhos muito pequenos. Portanto, este processo pode ser identificado como um processo de usinagem por abrasão.
Ainda em termos conceituais e que possibilitam uma caracterização, podemos facilmente verificar o grau de relevância dos processos de usinagem por abrasão no meio industrial e fabril. Esta importância e relevância estão diretamente atreladas à capacidade técnica do respectivo processo de obter peças que apresentem tolerâncias dimensionais apertadas, bem como geométricas superiores às obtidas em operações que utilizam ferramentas de corte com geometria definida.
Nesse sentido, faça uma análise e explique, com suas palavras, um pouco dos processos de retífica e brunimento, bem como quais as suas conceituações e características.
RESPOSTA
A retifica é um processo de usinagem por abrasão que, como o nome diz, retifica a superfície de uma peça, ou seja, retira material por meio de um processo abrasivo entre um rebolo e a peça que está sendo fabricada e é um processo de extrema precisão. 
Retificar significa corrigir irregularidades de superfícies de peças. Assim, a retificação tem por objetivo: 
· Reduzir rugosidades ou saliências e rebaixos de superfícies usinadas com máquinas-ferramenta, como furadeira, torno, plaina, fresadora.
· Dar à superfície da peça a exatidão de medidas que permita obter peças semelhantes que possam ser substituídas umas pelas outras.
· Retificar peças que tenham sido deformadas ligeiramente durante um processo de tratamento térmico.
· Remover camadas finas de material endurecido por algum processo térmico como a têmpera ou cementação.
O Brunimento, também é considerado uma usinagem realizada por abrasão, a qual tem sua aplicação voltada para o acabamento de furos com necessidade de extrema precisão e acabamento. É um processo de corte onde um brunidor proporciona contato contínuo com a peça usinada, melhorando seu dimensional, forma e superfície de acabamento.
Os brunidores são formados por uma variação de grãos diamantados pequenos, que quando cortam, apresentam inúmeros pontos de contato, dissipando o calor na ferramenta e minimizando o perigo de um mau acabamento na peça.
Podemos mencionar algumas vantagens do processo de brunimento como sendo as seguintes:
· Melhora do acabamento da superfície da peça usinada.
· Operações precisas constantes na geometria e diâmetro do furo proporcionando repetibilidade ao processo.
· Tolerâncias precisas com excelente concentricidade.

Continue navegando