Buscar

Meu Trabalho de História

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA BACHARELADO
PCC HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (CEL0474/3521684) 9009
PROFESSOR(A): THAUANA PAIVA DE SOUZA GOMES
REVENDO A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E ANALISANDO PERSPECTIVAS FUTURAS
ALUNO: MARCUS VINICIUS DIAS
MATRÍCULA: 202002319216
PORTO ALEGRE, 01 DE JUNHO DE 2020
Objetivo
A educação é um procedimento inerente a todas as sociedades humanas. Foi através do processo da educação que o homem desenvolveu grupos sociais e sua respectiva sociedade. Podemos perceber como toda a trajetória da educação contribuiu com o processo educacional no decorrer do tempo, possibilitando grandes mudanças. Na disciplina de História da Educação encontra um importante instrumento que mostra a trajetória da educação ao longo dos séculos, possibilitando a evolução das práticas educacionais que mais se adequam às necessidades de cada época. Este trabalho tem como objetivo destacar a importância da História para a Educação e suas contribuições na formação de modelos do sujeito e das Instituições de Ensino.
Introdução Teórica
O legado deixado pelas principais cidades estados da Grécia Antiga – Esparta e Atenas, na Antiguidade, constitui-se como princípio de organização social e educativa que serviu de modelo para diversas sociedades no decorrer dos séculos. O modelo de educação espartano baseava-se na disciplina rígida, no autoritarismo, no ensino de artes militares e códigos de conduta, no estímulo da competitividade entre os alunos e nas exigências extremas de desempenho. O exercício da palavra, assim como a retórica e a polêmica, era valorizado em função da prática da democracia entre iguais. Como herança da educação ateniense surgiram os sofistas considerados mestres da retórica e da oratória, eles ensinavam a arte das palavras para que seus alunos fossem capazes de construir argumentos vitoriosos na arena política. Mais adiante, vindo da mesma corrente intelectual, porém oposta, o filósofo Sócrates ensinou a pensar. Através de indagações de que respostas dependiam de uma observação lógica e não apenas da retórica. Ainda que opostos, tanto o pensamento sofista como o pensamento socrático forneceram para a educação contemporânea a valorização da experiência e do conhecimento. Cabe ressaltar que até o século XVII os valores morais e até mesmo os ofícios responsáveis pela garantia da subsistência eram transmitidos em grande parte dentro dos próprios círculos familiares, sendo que esses valores e códigos de conduta eram profundamente influenciados pelo pensamento religioso.
Desenvolvimento
Na educação medieval, em contrapartida, com as Reformas Religiosas e o Renascimento inicia-se uma nova era para o Ocidente e é marcada pelo ressarci-o dos ideais atenienses nos discursos sobre os objetivos da Educação. O conhecimento passa a ser organizado para ser transmitido pela escola, através da autoridade do professor enquanto sujeito detentor do sabre e mantenedor da ordem e da disciplina. Foi esse modelo de educação escolar centrado na figura do professor como transmissor do conhecimento que se expandiu ao longo dos séculos XVIII e XIX, impulsionado pela Revolução Industrial e o aumento da consequente urbanização demográfica. 
Além disso, o fortalecimento e expansão de regimes democráticos influenciam a reivindicação pelo acesso escolar enquanto direito do cidadão e à educação passa a ser atribuída a tarefa de formar cidadãos, cientes de direitos e deveres capazes de exercê-los perante a sociedade. A partir de meados do século XIX, o modelo hierarquizado e autoritário de educação que caracterizou as instituições escolares até então passou a ser questionado por educadores como Maria Montessori, na Europa, e John Dewey, nos Estados Unidos. Impulsionados pelo desenvolvimento dos estudos de psicologia sobre aprendizagem e desenvolvimento humano, com críticas a pedagogia tradicional dos quais os conteúdos curriculares eram impostos aos alunos, esses e outros educadores passaram a reivindicar a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem. 
Desta forma mencionada e como anteriormente, essas propostas resgataram princípios atenienses de educação ao valorizar a experiência anterior do aluno e seus conhecimentos prévios à aprendizagem escolar. Correntes como o marxismo, o positivismo e o liberalismo foram e ainda são respeitáveis no que tange ao sistema educacional, apresentando ideias que permitem a análise e compreensão das transformações ocorridas ao longo da história e que ainda hoje são atuais. Às vezes, esse legado do passado ainda pondera na prática educativa, essa história estuda o passado não apenas para melhor compreender o estado presente das instituições, dos métodos e das concepções educacionais, mas também, para prever qual será o futuro pedagógico das nossas sociedades, segundo uma atitude mental prospectiva. 
Todas as obras que tratam da História da Educação tem muito em comum e fornecem aos educadores um conhecimento do passado coletivo da profissão, que serve para formar a sua cultura profissional. Possuir um conhecimento histórico não implica ter uma ação mais eficaz, mas estimula uma atitude crítica e reflexiva. A lição do passado é experiência que deve auxiliar os educadores a evitar os erros cometidos, e a promoção as experiências pedagógicas. 
Conclusão
Para se compreender o presente e planejar o futuro é preciso entender o passado. O processo de educação está evoluindo, desde a forma de abordar e avaliar o aluno, até a forma de adquirir e transmitir novos conhecimentos, mas ainda temos muito a melhorar. Para que essa educação alcance toda a população, tendo em vista o grande número de analfabetismo, ou ainda analfabetos funcionais, precisamos valorizar mais a educação, os educadores e o desempenho escolar, para com certeza aumentar a produtividade e consequentemente um crescimento cultural mais evolutivo.
Referências Bibliográficas
Azevedo, R. A história da educação no Brasil: Uma longa jornada rumo à universalização. Gazeta do Povo. https://www.gazetadopovo.com.br/educacao/a-historia-da-educacao-no-brasil-uma-longa-jornada-rumo-a-universalizacao-84npcihyra8yzs2j8nnqn8d91/
MANACORDA, Mario A. História da Educação. Da antiguidade aos nossos dias. 12 ed. São Paulo: Cortez. 2006
ALVES, Luís Alberto Marques. História da Educação. Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2012. 
AMADO, Casimiro Manuel Martins. História da Pedagogia e da Educação. Universidade de Évora, 2007

Continue navegando