Buscar

Desafios da Educação Brasileira

Prévia do material em texto

Ao propor uma reflexão sobre a realidade da educação brasileira, é necessário compreender que há muitos aspectos a serem avaliados, muitos progressos históricos e uma grande camada de desafios futuros. Uma das mais relevantes perspectivas a serem abordadas, é a influência das condições socioeconômicas para o desenvolvimento do processo de aprendizado. Neste sentido, é inegável a associação estatística entre o nível socioeconômico e os indicadores de educação. Percebe-se que aqueles com maior vulnerabilidade social possuem maior dificuldade de aprendizado e de engajamento acadêmico, sendo observados elevados níveis de evasão escolar. 
Uma leitura plausível desta situação é concepção de que, as diferenças educacionais entre os indivíduos são atribuições e necessidades emanadas das estruturas sociais, da demarcação em classes. Assim, somente se reduzirão as diferenças educacionais, a partir da própria redução da desigualdade social. Essa perspectiva é fomentada quando analisamos os componentes relacionados a evasão escolar: as pressões econômicas que começam a atingir a população jovem (necessidade de trabalhar para se manter e ajudar a família); a distancia para chegar à escola em algumas regiões do país; gravidez; bullying; dificuldades de aprendizado e compreensão; e mais recentemente, o retorno escolar após a pandemia do Covid-19. Todos esses elementos atuam como condicionantes no desenvolvimento do processo de aprendizado.
Neste sentido, para ampliar a efetividade e o êxito da educação nessa parcela da população, é necessário identificar antecipadamente as probabilidades de evasão; e é através do professor, que é possível verificar a presença desses ou de outros elementos que estejam competindo com o prosseguimento da aprendizagem do aluno. Assim, se torna importante adotar medidas de avaliação e intervenção dos casos, parcerias entre a escola e a família, capacitação dos professores para oferecer um ensino cativante e estimulante. Para além disso, é fundamental a implementação de medidas políticas e socioculturais de redução/erradicação da desigualdade social, posto que desta forma, permitirá ao aluno compreender e visualizar seu processo educativo como uma necessidade humana de evolução e de consciência para seu papel como cidadão.

Continue navegando