Buscar

AV1 - Atividade Contextualizada Análise de mercado - tendências, comportamentos e movimentos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Continue navegando


Prévia do material em texto

AV1 - Atividade Contextualizada Análise de mercado - tendências, comportamentos e movimentos 
Metodologia Ativa - Resolução de problemas: O objetivo dessa atividade é instigar a resolução de problemas com base no que foi estudo nesta disciplina. Aqui você deve explorar as possibilidades da metodologia ativa na contextualização do assunto proposta para solução de problemas.
 
Preparado (a)? Vamos começar!
Desejo boas-vindas a você na Atividade Contextualizada da disciplina. Agora, teremos uma oportunidade diferenciada de estudo, reflexão e construção de conhecimento dos temas abordados em nossa disciplina.
Aqui, você irá desenvolver e apresentar sua opinião no que diz respeito à disciplina. Além disso, para concluir esta atividade, é necessário que você leia textos, artigos científicos, artigos publicados em revistas e demais informações que te auxiliem em seus argumentos e possíveis questionamentos. Por isso, atenha-se ao tema proposto e busque utilizar de termos técnicos com clareza, para a compreensão do texto.
Lembre-se de que, durante o estudo de nossa disciplina, você agregou informações de extrema importância para sua vida acadêmica e/ou profissional. Baseado (a) nesses conhecimentos adquiridos e em suas pesquisas, elabore sua resposta autoral e evite utilizar textos integrais, tanto dos materiais de estudo, quanto dos disponíveis na internet. Não se esqueça de inserir as devidas referências utilizadas na sua produção. 
Dito isso, vamos em frente!
1. Para começar, análise com atenção o texto e, em seguida, elabore sua resposta!
A contar de a tempo em que a TV se apontou nos anos 50, não houve nenhum outro meio de comunicação foi tão relevante quanto a Web, tendo em vista que ela produziu uma nova forma totalmente diferenciadas do que já existia (Ries e Ries, 2001). 
A inovação da Web se dá pelo fato que ele trouxe a interatividade e a individualidade, aos passos que a comunicação deixou de ser unilateral, como no rádio e na TV, e passou-se a ser bilateral. Isso é, ambas a comunicação parte dos dois lados, ou seja, cada usuário pode ser um receptor e um transmissor, podendo interagir com uma pessoa ou mesmo um grupo, sem limites de localização e distância.
A rede ofereceu a perspectiva de expressão e sociabilização por meio de instrumentos de comunicação mediada por computador (Recuero, 2009), sendo que, tais técnicas permitiram que as todos conseguissem construir-se, compartilhar e se comunicar com outras pessoas, produzindo na internet sinais que possibilitam o reconhecimento de padrões de suas conexões e a visualização de suas redes sociais por meio dessas pistas.
 
2. Com base na interpretação do texto acima, juntamente com seus conhecimentos adquiridos ao longo da disciplina, elabore o seu texto argumentativo-dissertativo, respondendo aos questionamentos abaixo:
Considerando essas informações, escreva um texto argumentativo-dissertativo sobre Redes Sociais – Importância, oportunidades e implicações:
Comportamento em rede;
Definição de cidade inteligente;
Modelos de cidades inteligentes.
3. Não se esqueça: Sua dissertação deverá conter até 30 (trinta) linhas.
AV1 - Atividade Contextualizada
 As Redes Sociais que fazem parte de nossas vidas, ocupando um expressivo tempo de nossos dias, se tornaram muito mais do que ambientes de encontros e conversas, mas são canais de entretenimento, de comunicação, de mídia, de marketing, de atendimento, de relacionamento e, sobretudo, de pesquisa. Não dá para negar que a transformação digital mudou a forma de pensar e agir na sociedade. E nesse ponto, não estamos apenas falando das interações entre as pessoas, mas da maneira como nos relacionamos com as próprias marcas e empresas. O rompimento das relações unilaterais levantou muitas questões sobre a liberdade de expressão e empoderamento.
 As redes sociais deram voz aos usuários e retiraram as opiniões do anonimato, mas não se trata apenas de postar opiniões. A influência das redes sociais no comportamento das pessoas também alterou o consumo da informação e a forma de analisar o mercado, já que, de forma totalmente online, por causa da mudança do posicionamento da informação, é possível mensurar o comportamento do consumidor, a satisfação dos clientes, a força da marca, a concorrência, as tendências de mercado, entre outros.
 Inclusive, graças a mudança de posicionamento dos usuários, de passivos para ativos no meio midiático, as chamadas "cidades inteligentes" puderem ser criadas, as quais são aquelas que se apoiam na tecnologia para promover um desenvolvimento social e econômico sustentável com base no comportamento e opiniões populares. Para isso, criam soluções, capazes de melhorar a qualidade de vida de seus habitantes e, a mesmo tempo, preservar o meio ambiente. Os governos podem atuar com a elaboração do planejamento urbano, viabilizar práticas sustentáveis, mas a participação da população e da iniciativa privada é indispensável. Neste sentido, é fundamental uma junção de aspectos de análise de informações para que haja uma gerência de qualidade.
Referências: 
https://maplink.global/blog/exemplos-de-cidades-inteligentes/
REIS, Abel. Sociedade.com: Como as tecnologias digitais afetam quem somos e como vivemos. 1ª edição. Arquipélago Editorial, 26 de novembro de 2018