Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

____________________________________________
Universidade de Brasília
FACE/Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas
ADM/Departamento de Administração
Disciplina: Gestão da Inovação
Professora: Marina Figueiredo Moreira (marinamoreira@unb.br) 
Leitura guiada e atividade para Documentário FORD
Para esta atividade, você deverá assistir ao documentário do FORD. Na sequência, você deverá responder às respectivas questões neste doc. Esta atividade, por ser substitutiva de aulas presenciais, valerá duas presenças e, adicionalmente, nota.
1. Quais são as principais inovações apresentadas no documentário? Classifique-as de acordo com as tipologias para inovações radicais / incrementais e de produtos ou processos.
RADICAL: novidades na produção como a linha de montagem em massa ou em série; modelo de automóvel padronizado; primeiro modelo de carro Rolls Royce
INCREMENTAL: Ford T; concorrência de outras montadoras como a General Motors; Impacto no estilo de vida americano; Pavimentação de estradas;
2. Qual o grau de pioneirismo e sua importância para a adoção da linha de montagem adotada por Ford em suas fábricas? 
Uma grandiosa alavanca para a produção industrial moderna. Henry Ford foi o responsável por introduzir a linha de montagem, permitindo produção em massa de automóveis reduzindo seus custos como produto de consumo. 
Seu impacto foi tão grande que as técnicas de produção em série foram adaptadas e utilizadas nos mais diversos setores da indústria notório em todo o mundo. 
Revolucionou as técnicas de produção; 
3. Qual o efeito da adoção de mecanismos de controle estrito da força de trabalho sobre a saúde dos trabalhadores e sobre sua produtividade na Ford? 
Henry Ford não se esqueceu do elemento mais importante para que a sua linha de montagem se tornasse efetiva, isto é, os funcionários. Além de priorizar programas de segurança controlando o espaço em que os colaboradores podiam circular, ele passou a oferecer salários mais altos que a média. Assim, nas fábricas Ford os funcionários estavam menos sujeitos a acidentes e tinham um salário que lhes permitia trabalhar com tranquilidade. Todavia acabou que a ideia de Ford apesar de ser boa para os empresários que investiram no negócio, era negativa para os funcionários. Esses não recebiam mais qualificação, executavam um trabalho repetitivo e desgastante e, além disso, recebiam baixos salários, já que o intuito era reduzir os preços da produção.
 
4. Considerando que o Ford T foi vendido sem alterações por 20 anos, mantendo-se como sucesso de mercado, o que esta experiência nos ensina em relação à aceleração do ciclo de vida dos produtos desde então? Faça um paralelo com o tempo de oferta de um novo veículo da Ford lançado em 2022. 
A falta de concorrência da época, e a ideia de um produto inovador e barato, fez com que o veículo ficasse no mercado por tanto tempo, entretanto ao chegar a primeira concorrência, algo novo, tivemos o declínio do produto, fazendo Henry Ford mudar o seu modelo. 
Todavia, atualmente temos diversas concorrências no mercado, e não só isso, os produtos ficaram mais descartáveis e os clientes cada vez mais exigentes, as pessoas começaram a ligar mais para o quesito meio ambiente, trazendo esse fator de melhorias urgente. Entendendo isso, a Ford hoje ela tem o Ford Focus comercializado desde 2007, que sofre mudanças todos os anos para atender os desejos dos usuários e superar a concorrência.

Mais conteúdos dessa disciplina