Buscar

CENTRO CIRURGICO


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Continue navegando


Prévia do material em texto

APANHADO - CENTRO CIRURGICO
1- DÁ-SE O NOME DE “TERMINOLIA CIRURGICA” O CONJUNTO DE PALAVRAS E EXPRESSOES PROPRIAS Á AREA E QUE EXPRESSAM SEGMENTO CORPOREO AFETADO E A INTERVENÇÃO CIRURGICA A SER REALIZADA PARA O TTT DO PCTE. EM OUTRAS PALAVRAS, A TERMINOLOGIA PERMITE IDENTIFICAR, CORRETAMENTE, O PROCEDIMENTO A SE REALIZADO, DETERMINANDO COMO EM QUE SEGMENTO CORPOREO SE DARA A PRATICA. QUANDO A PCTE FEZ UMA FIXAÇAO DA BEXIGA, QUAL A TERMINOLOGIA CORRETA PARA ESTE TIPO DE PROCEDIMENTO. ASSILANE A ALTERNATIVA CORRETA: C) CISTOPEXIA
2-DURANTE A REALIZAÇÃO DA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTENCIA DE ENFERMAGEM PREPARATÓRIA (SAEP), O ENFERMEIRO FAZ UMA ANALISE DE PRONTUARIO, ENTREVISTA COM PACIENTE E FAMILIARES, AVALIAÇÃO DE RESULTADO DE EXAMES, LEVANTAMENTO DE NECESSIDADES, BEM COMO O USO DE PRÓTESE DENTARIA, HAS NÃO TRATADA, ALERGIAS E ACUIDADE AUDITIVA ALTERADA. ESTAS ACÕES ESTÃO CONTEMPLADAS EM QUAL ETAPA DA SAEP?
C) PRÉ-OPERATORIO IMEDIATO
3- O HISTORICO DE ENFERMAGEM COMPREENDE UMA AVALIAÇÃO DE UMA AMPLA VARIEDADE DE FATORES, TENDO POR FINALIDADE BUSCAR CONHECER E CONSEGUIR AS INFORMAÇÕES. DESTA MANEIRA, UMA SERIE DE PROBLEMAS DO PCTE OU DIAGNOSTICO DE ENFERMAGEM, PODEM SER PREVISTO OU IDENTIFICADOS COM BASE NOS DADOS COLETADOS. AO SOLICITAR A UMA PACTE INFORMAÇÕES SOBRE A HISTORIA DE DÇS E CIRURGIAS EM SUA FAMILIA, O ENFERMEIRO OBTEVE AS SEGUINTES RESPOSTAS; A MAE RETIROU OS OVARIOS, AS TROMPAS DE FALOPIO E O UTERO, POIS ESTAVA COM MIOMA E NÃO SABE POR QUE TIROU OS OUTROS ÓRGAOS, E UMA IRMÃ FEZ PLASTICA DE NARIZ E NAS PÁLPEBRAS. ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA QUE CORRESPONDE RESPECTIVAMENTE AO MOMENTO OPERATÓRIO DOS PROCEDIMENTOS REALIZADOS PELOS FAMILIARES DA PACTE:
C) ELETIVA E ELETIVA
4- O FLUXO DE CIRCULAÇÃO ADEQUADA AJUDA A CONTER E DIMINUIR OS RISCOS DE CONTAMINAÇÃO QUE PODEM SER OCASIONADAS POR MATERIAIS JÁ UTILIZADOS, DEJETOS DE PCTES, INSTRUMENTAIS CIRURGICOS (SUJOS E LIMPOS), TRANSITO DE PESSOAS, DEVIDAMENTE, PARAMENTADAS, ETC. DE ACORDO COM AS RECOMENDAÇÕES DA AORN, É IMPORTANTE QUE EXISTAM TRES AREAS DEVIDAMENTE DESIGNADAS DENTRO DO CC. A AREA RESTRITA, A SEMIRESTRITA E A RESTRITA. ASSINALE A CORRETA:
I) AREA IRRESTRITA OU NÃO RESTRITA AREA DE CIRCULAÇÃO GERAL E LIVRE PARA PACTES, PROFISSIONAIS E ACOMPANHANTES, EM QUE NÃO HÁ A NECESSIDCADE DE ROUPAS APROPRIADAS E PRIVATIVAS.
II) AREA SEMIRESTRITA LOCALIZADA APÓS A PASSAGEM PELO VESTIARIO DE BARREIRA. NELA SO OS PACTES DEVEM ESTAR DEVIDAMENTE PARAMENTADOS PARA CIRCULAR.
III) AREA RESTRITA AREA QUE SE DESTINA AO ATENDIMENTO CIRURGICO DOS PACTES, OU SEJA, A SALA CIRURGICA QUANDO O PACTE SE ENCONTRA POSICIONADO NA MESA OU QUANDO OS MATERIAIS ESTEREIS JÁ ESTAO SENDO MANIPULADOS. ALEM DA ROPUA PRIVATIVA DO CC, DEVEM-SE USAR RIGOROSAMENTE AS TECNICAS ASSEPTICAS, DISPENSA O USO DE MASCARA.
A) I,II EIII B) I E II C)II E III D) III E) I
5- DE MODO GERAL, AS AREAS OU SUPERFICIAIS FIXAS (PISOS, PAREDES, TETOS, MOBILIARIOS E EQUIPAMENTOS), NÃO REPRESENTAM RISCOS SIGNIFICATIVOS NA TRANSMISSAO DA INFECCOES NO AMBIENTE HOSPITALAR. OS DIFERENTES AMBIENTES QUE COMPOEM A PLANTA DE UM HOSPITAL PODEM SER CLASSIFICADOS EM AREAS NÃO CRITICAS, AREAS SEMICRITICAS E AREAS CRITICAS. NESTE CONTEXTO, LEIA AS AFIRMATIVAS, CORRETA:
I) AREAS NÃO CRITICAS ONDE É EFETUADO O TRATAMENTO/ATENDIMENTO DE PCTES NÃO PORTADORES DE DÇS INFECCIOSAS DE ALTA TRANSMISSIBILIDADE.
II) AREAS SEMICRITICAS AQUELAS NÃO OCUPADAS POR PCTES OU AS QUAIS ESTES NÃO TEM ACESSO, AREAS DE USO COMUM E CIRCULAÇÃO LIVRE, BEM COMO OS SETORES SEMELHANTES AOS QUE EXISTEM EM QUALQUER EDIFICIO ABERTO AO PUBLICO.
III) AREAS CRITICAS AQUELAS QUE ABRIGAM PCTES COM BAIXA RESISTENCIA IMUNOLOGICA, OU QUE SE REALIZAM CIRURGIAS E PARTOS, OU AINDA NAS QUAIS A MAIOR POSSIBILIDADE DE CONTATO COM OS MICRORGANISMOS PATOGENICOS .
A) I,II EIII B) I E II C)II E III D) III E) I
6- A MAIORIA DAS CIRURGIAS PODE SER DEFINIDA ASSOCIANDO-SE O PREFIXO Á PARTE DO CORPO, COM O SUFIXO, QUE DESIGNA O TIPO DE PROCEDIMENTO. ALGUMAS TERMINOLIGIA NÃO SEGUEM A REGRA PREFIXO (RAIZ) + SUFIXO (TIPO DE PROCED). ASSINALE O SIGNIFICADO DA TERMINOLOGIA ANASTOMOSE:
A) COMUNICAÇÃO CIRURGICA, CONEXAO, JUNÇÃO, E SUTURA DE DOIS ORGAOS OU SEGMENTOS VASCULARES.
7- EM RELAÇÃO ÀS PRINCIPAIS RECOMENDAÇÕES LEGAIS PARA A AREA FISICA DO CC, DESCRITASNAS R DC N. 50/2002, ASSINALE CORRETA:
A) CORREDORES LARGURA MINIMA DE 2 METROS, NÃO PODENDO SER USADOS COMO AREA DE ESTACIONAMENTO DE CARRINHOS OU OUTROS EQUIPAMENTOS.
8- CABE AO ENFERMEIRO IDENTIFICAR O TEMPO CORRETO DE CADA CIRURGIA, A FIM DE ORIENTAR A SUA EQUIPE A DISPONIBILIZAR OS MATERIAIS UTILIZADOS, EM CADA ETAPA, E NO MOMENTO QUE SE FIZEREM NECESSARIOS. ASSINALE ALTERNATIVA CORRETA EM RELAÇÃO AO TERCEIRO TEMPO CIRURGICO:
B) CORRESPONDE Á ETAPA EM QUE, EFETIVAMENTE, É REALIZADO ATO CIRURGICO
9- A AGULHA CIRURGICA NÃO TEM UM PAPEL NO PROCESSO DE CICATRIZAÇÃO. DEVE SE SUFICIENTE LARGA PENETRANTE PARA ULTRAPASSAR A RESISTENCIA TECIDUAL, RESISTENTE PARA NÃO DOBRAR, MAS A MESMO TEMPO FLEXIVEL PARA DOBRAR ANTES DE QUEBRAR, RESISTENTE A CORROSAO DE TAMANHO, FORMA E CALIBRE APROPRIADOS A APLICAÇÃO A QUAL SE DESTINA. EM RELAÇÃO A AGULHA TRAUMATICA, ASSINALE A CORRETA:
D- O FIO É MONTADO NA AGULHA DURANTE O ATO CIRURGICO
10- O CC DEVE POSSUIR UMA AREA QUE SEJA ISOLADA DA CIRCULAÇÃO GERAL, E ONDE O TRANSITO DE PESSOAS E MATERIAIS SEJAM CONTROLADOS, EVITANDO-SE, ASSIM, A PROPAGAÇÃO DE MICRORGANISMOS POSSIVEIS CAUSADORES DE INFECÇÃO. A UNID DEVE POSSUIR, AINDA, UM ACESSO FACILITADO PARA AS UNIDADES EMERGENCIAIS, COMO UTIs E OS PRONTOS SOCORROS. EM RELAÇÃO AS AREAS OBRIGATORIAS QUE COMPOEM O CC, ASSINALE A INCORRETA:
E) AREA DE DESCANSO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM
11- A SINTESE CIRURGICA (CUJA ETIMOLOGIA REMONTA AS IDEIAS DE JUNÇÃO E UNIAO) OU A SUTURA CONSISTE EM APROXIMAR OU COAPTAR AS BORDAS DE UMA LESAO, COM FINALIDADE DE ESTABELECER A CONTIGUIDADE DO PROCESSO DE CICATRIZAÇÃO. ASSINALE CORRETA, EM RELAÇÃO Á SINTESE CIRURGICA, QUANDO É CLASSIFICADA COMO COMPLETA:
E) APROXIMAÇÃO DOS TECIDOS EM TODA A EXTENSÃO DA INCISAO CIRURGICA, UNINDO TODA A BORDA DA LESAO, DE UMA EXTREMIDADE A OUTRA.
12- DEVEMOS ENTENDER QUE, EM PRINCIPIO, AS CIRURGIAS POSSUEM UMA FINALIDADE CURATIVA, EM SUA MAIORIA, OBJETIVAM A CURA DO CLIENTE, QUANDO O TTT CLINICO NÃO É INDICADO OU NÃO SURTE MAIS EFEITO. NO ENTANTO, OUTRAS FINALIDADES PODEM ESTAR PRESENTES, ALGUMAS DELAS NÃO BUSCANDO, NECESSARIAMENTE, A CURA, SILVA RODRIGUES E CEZARETI (1997) PROPOEM QUE O ATO CIRURGICO SEJA CATEGORIZADO, SEGUNDO A SUA FINALIDADE. QUANDO UM PACIENTE FEZ UMA HEPATECTOMIA PARCIAL, PODE-SE AFIRAMAR QUE A FINALIDADE DA CIRURGIA , DELE FOI:
B- RADICAL
13- TEMPOS CIRURGICOS OU OPERATORIOS SÃO MANOBRAS REALIZADAS PELO CIRURGIAO, DO INICIO ATE O TERMINO DO PROCED. COM O OBJETIVO DE INICIAR PLANOS ANATOMICOS, PARALISAR, DETER OU IMPEDIR OS SANGRAMENTOS, REALIZAR A CIRURGIA, PROPRIAMENTE DITA, OU EXECUTAR O FECHAMENTO DOS PLANOS ANATOMICOS NO ATO CIRURGICO. O PROCESSO TEM INICIO QUANDO A CIRURGIA COMEÇA A SER EXECUTADA E ENCERRA-SE AO TERMINO DO PROCED. SEGUNDO A ORDEM PROGRESSIVA DE SUA REALIZAÇÃO, O ATO DE DRENAR COLEÇÕES DE LIQUIDOS OU COLETAR FRAGMENTOS DE TECIDOS É CONSIDERADO EM QUAL ETAPA DO PROCED.?
 D- PRIMEIRA
14- A INFECÇAO DO SITIO CIRURGICO (ISC) É CONSIDERADA UM IMPORTANTE INDICADOR DE QUALIDADE DO CC E DA ESTRUTURA HOSPITALAR. RECOMENDA-SE UM SISTEMA DE VIGILANCIA EPIDEMIOLOGICA REALIZADO POR MEDICOS E ENFERMEIROS, QUE ANALISARAO AS TAXAS, A PARTIR DE TECNICAS EPIDEMIOLOGICAS. EM RELAÇÃO AS INFECÇOES DE SITIO CIRURGICO, ASSINALE CORRETA:
E- ISC INCISIONAL PODE SER SUPERFICIAL, QDO ENVOLVE A PELE E O TECIDO SUBCUTANEO, OU PROFUNDA, QDO COMPREENDE OS PLANOS PROFUNDOS, (COMO O MUSCULO E A FASCIA)
15- PACIENTE FEMININA 50 ANOS, FOI SUBMETIDA A UMA HISTERECTOMIA ABDOMINAL, SOB ANESTESIA PERIDURAL. QUAL É A CLASSIFICACAO DA CIRURGIA QUE ESSA PCTE FOI SUBMETIDA, SEGUNDO POTENCIAL DE CONTAMINAÇÃO?
C- POTENCIALMENTE CONTAMINADA OU D- CONTAMINADA