Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras (V) e as falsas (F) de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996).
( ) A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem de maneira homogênea na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações religiosas.
( ) A LDB (1996) disciplina a educação escolar, que se desenvolve, predominantemente, por meio do ensino, em instituições próprias.
( ) A educação escolar deverá vincular-se ao mundo do trabalho e à prática social.
( ) A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
A) V • V • F • V
b) F • V • V • V
c) V • V • F • F
d) F • F • V • F
e) V • F • V • V

De acordo com a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 a educação escolar deverá vincular-se:
A) A família e as práticas religiosas.
B) A formação e as práticas políticas.
C) A saúde e as práticas econômicas.
D) Ao mundo do trabalho e à prática social.

A Lei nº 9.394, de 1996, configura-se como regulamentadora da educação preconizada constitucionalmente e caracteriza-se por marcos de avanços na organização da educação nacional.
Em seu artigo 2º, preconiza que
A a educação se estrutura nos seguintes níveis: pré-primário; primário; ensino secundário de primeiro e segundo ciclos e ensino superior.
B a organização do trabalho pedagógico a ser desenvolvido na educação escolar durante o ano letivo terá duração de 180 dias.
C a educação tem como finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
D o 1º grau, será constituído com oito séries; e o segundo ciclo, de ensino de 2° grau, profissionalizante, terá duração de 2 a 5 anos.
E o Curso Normal será a instância de formação de profissionais para o Ensino Primário – docentes, coordenadores, orientadores e administradores.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei nº 9.394/96, define no Título II – Dos Princípios e Fins da Educação Nacional: A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade:
A) Preparar o educando exclusivamente para o trabalho.
B) Adequar as metodologias de ensino para atender às necessidades da sociedade.
C) O pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
D) O desenvolvimento dos educandos para exercer os papéis designados pela sociedade civil.

Para responder à questão, considere a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN.
A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem, EXCETO:
A) Na vida acadêmica.
B) Na vida familiar.
C) Na convivência humana.
D) No trabalho.
E) Nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.

Consta no artigo 1º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996) que a educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais. Esta Lei disciplina a educação escolar, que se desenvolve:
A) Predominantemente no seio familiar.
B) Por meio do tripé: ensino, pesquisa e extensão.
C) Predominantemente, por meio do ensino, em instituições próprias.
D) Exclusivamente, por meio do ensino, em instituições públicas.
E) Exclusivamente, por meio do ensino e da pesquisa, em instituições públicas.

Em seu Artigo 1º, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional enfatiza que a educação abrange os processos formativos que se desenvolvem:
Quais estão corretas?
I. Na convivência humana.
II. Nas instituições de ensino e pesquisa.
III. Nas organizações da sociedade civil.
A) Apenas I.
B) Apenas II.
C) Apenas I e III.
D) Apenas II e III.
E) I, II e III.

A Lei de Diretrizes e Bases 9394/96 é a lei que disciplina a educação escolar brasileira. Complete a sentença abaixo com a alternativa que apresenta todas as respostas CORRETAS que se referem ao artigo 1º desta lei:
A educação abrange os processos _______________que se desenvolvem na vida _______________, na _______________humana, no trabalho, nas instituições de _______________ e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da __________________ civil e nas manifestações ________________.
A) Formativos, familiar, convivência, ensino, sociedade, culturais.
B) Cognitivos, social, identidade, ensino, identidade, intelectuais.
C) Atitudinais, escolar, relação, trabalho, identidade, contemporâneas.
D) Sociais, intelectual, relação, atuação, comunidade, identitárias.
E) Intelectuais, social, sociedade, conhecimento, corporação, coletivas.

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, em seu art. 1º estabelece que a educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na:
Estão CORRETAS:
I. Vida familiar.
II. Convivência humana.
III. Trabalho.
IV. Instituições de ensino e pesquisa.
V. Movimentos sociais e organizações da sociedade civil.
VI. Manifestações culturais.
A. I, II, III e IV apenas.
B. II, III, IV e V apenas.
C. III, IV, V e VI apenas.
D. I, IV, V e VI apenas.
E. I, II, III, IV, V e VI.

Em uma argumentação sobre a educação formal, informal e não formal, um Assistente de Gestão Escolar afirma que, segundo a Lei Federal nº 9.394/96, que fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais. Argumenta ainda, corretamente, que a educação escolar, segundo a LDB, é aquela que
A) ocorre na família ou na igreja por meio da interação com os grupos sociais, os quais dão ênfase aos valores herdados historicamente. B) se desenvolve, predominantemente, por meio do ensino, em instituições próprias e deverá vincular-se ao mundo do trabalho e à prática social. C) envolve um processo organizado no qual os resultados da aprendizagem não são avaliados formalmente. D) visa proporcionar ao indivíduo conhecimentos sobre o mundo que envolve as pessoas e suas relações sociais. E) ocorre no mundo, através da interação com o cotidiano, promovendo a aprendizagem por meio de ações coletivas.

Consta no artigo 3o da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996) que o ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
1. Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.
2. Respeito à liberdade e apreço à tolerância.
3. Coexistência de instituições públicas e privadas de ensino.
4. Garantia de padrão de qualidade total e da meritocracia na educação.
5. Respeito à diversidade humana, linguística, cultural e identitária das pessoas surdas, surdo-cegas e com deficiência auditiva.
a) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
b) São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
c) São corretas apenas as afirmativas 3, 4, e 5.
d) São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 5.
e) São corretas as afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5.

Analise as afirmativas a seguir:
I. À luz do artigo 3º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o ensino deve ser ministrado com base nos princípios da coexistência de instituições públicas e privadas de ensino; da gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais; da valorização do profissional da educação escolar; e da gestão democrática do ensino público, na forma da LDB e da legislação dos sistemas de ensino, entre outros.
II. De acordo com o artigo 3º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o ensino deve ser ministrado com base nos princípios da igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; de liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber; do pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas; do respeito à liberdade e do apreço à tolerância, entre outros.
A) As duas afirmativas são verdadeiras.
B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
D) As duas afirmativas são falsas.

Assinale a alternativa que corresponda a um dos princípios base em que o ensino será ministrado, segundo o Art. 3 da Lei de Diretrizes e Bases-LDB.
(A) Zelar, junto aos pais ou responsáveis, pela frequência à escola
(B) Respeito à liberdade e apreço à tolerância
(C) Exercer ação redistributiva em relação às suas escolas
(D) Baixar normas complementares para o seu sistema de ensino
(E) Elaborar e executar sua proposta pedagógica

Considerando o disposto na Lei nº 9.394/1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, analise as afirmativas a seguir.
Está correto o que se afirma em:
I. A lei mencionada no enunciado disciplina a educação escolar, que se desenvolve, predominantemente, por meio do ensino em instituições próprias.
II. Nos termos do referido diploma legal, a educação tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
III. O ensino deve ser ministrado com base em alguns princípios estabelecidos em lei, dentre os quais o pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas.
A) I e II
B) II e III
C) I e III
D) todas
E) nenhuma

Segundo a Lei nº 9.394/96, o ensino será ministrado com base em princípios como:
Assinale a opção cujos itens completam corretamente as lacunas do fragmento acima.
a) Pluralismo - Garantia - Igualdade
b) Garantia - Igualdade - Pluralismo
c) Igualdade - Pluralismo - Valorização
d) Garantia - Valorização - Igualdade
e) Igualdade - Garantia - Valorização

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB (Lei nº 9.394/96) disciplina sobre a educação escolar, e esta deve abranger o mundo do trabalho e a prática social. Tem como finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
Dentro desses princípios que norteiam a educação nacional, podemos considerar como assertiva que
A) prevalecerá a unidade de ideias e de concepções pedagógicas, sem abertura para novas práticas.
B) haverá igualdade de condições para o acesso e permanência na escola, contudo, considerar-se-á o nível de cada aluno.
C) inexistirá coexistência de instituições públicas e privadas de ensino.
D) será estimulada a desvinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.
E) haverá a valorização do profissional da educação escolar.

De acordo com a lei de Diretrizes e Bases da Educação, a educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.
O ensino, de acordo com a referida lei, será ministrado com base nos seguintes princípios:
A) disparidade de condições para o acesso e permanência na escola.
B) gratuidade do ensino público em estabelecimentos conveniados.
C) desvinculação com a diversidade étnico-racial.
D) vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.
E) estratificação de ideias e de concepções pedagógicas.

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei n. 9.394/1996, constitui um dos princípios da Educação Nacional:
A) Proselitismo educacional.
B) Oferta de vagas exclusivas para instituições públicas de ensino.
C) Valorização exclusiva das experiências intraescolares.
D) Progressiva obrigatoriedade e gratuidade da educação superior.
E) Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras (V) e as falsas (F) de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996).
( ) A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem de maneira homogênea na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações religiosas.
( ) A LDB (1996) disciplina a educação escolar, que se desenvolve, predominantemente, por meio do ensino, em instituições próprias.
( ) A educação escolar deverá vincular-se ao mundo do trabalho e à prática social.
( ) A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
A) V • V • F • V
b) F • V • V • V
c) V • V • F • F
d) F • F • V • F
e) V • F • V • V

De acordo com a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 a educação escolar deverá vincular-se:
A) A família e as práticas religiosas.
B) A formação e as práticas políticas.
C) A saúde e as práticas econômicas.
D) Ao mundo do trabalho e à prática social.

A Lei nº 9.394, de 1996, configura-se como regulamentadora da educação preconizada constitucionalmente e caracteriza-se por marcos de avanços na organização da educação nacional.
Em seu artigo 2º, preconiza que
A a educação se estrutura nos seguintes níveis: pré-primário; primário; ensino secundário de primeiro e segundo ciclos e ensino superior.
B a organização do trabalho pedagógico a ser desenvolvido na educação escolar durante o ano letivo terá duração de 180 dias.
C a educação tem como finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
D o 1º grau, será constituído com oito séries; e o segundo ciclo, de ensino de 2° grau, profissionalizante, terá duração de 2 a 5 anos.
E o Curso Normal será a instância de formação de profissionais para o Ensino Primário – docentes, coordenadores, orientadores e administradores.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei nº 9.394/96, define no Título II – Dos Princípios e Fins da Educação Nacional: A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade:
A) Preparar o educando exclusivamente para o trabalho.
B) Adequar as metodologias de ensino para atender às necessidades da sociedade.
C) O pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
D) O desenvolvimento dos educandos para exercer os papéis designados pela sociedade civil.

Para responder à questão, considere a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN.
A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem, EXCETO:
A) Na vida acadêmica.
B) Na vida familiar.
C) Na convivência humana.
D) No trabalho.
E) Nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.

Consta no artigo 1º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996) que a educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais. Esta Lei disciplina a educação escolar, que se desenvolve:
A) Predominantemente no seio familiar.
B) Por meio do tripé: ensino, pesquisa e extensão.
C) Predominantemente, por meio do ensino, em instituições próprias.
D) Exclusivamente, por meio do ensino, em instituições públicas.
E) Exclusivamente, por meio do ensino e da pesquisa, em instituições públicas.

Em seu Artigo 1º, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional enfatiza que a educação abrange os processos formativos que se desenvolvem:
Quais estão corretas?
I. Na convivência humana.
II. Nas instituições de ensino e pesquisa.
III. Nas organizações da sociedade civil.
A) Apenas I.
B) Apenas II.
C) Apenas I e III.
D) Apenas II e III.
E) I, II e III.

A Lei de Diretrizes e Bases 9394/96 é a lei que disciplina a educação escolar brasileira. Complete a sentença abaixo com a alternativa que apresenta todas as respostas CORRETAS que se referem ao artigo 1º desta lei:
A educação abrange os processos _______________que se desenvolvem na vida _______________, na _______________humana, no trabalho, nas instituições de _______________ e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da __________________ civil e nas manifestações ________________.
A) Formativos, familiar, convivência, ensino, sociedade, culturais.
B) Cognitivos, social, identidade, ensino, identidade, intelectuais.
C) Atitudinais, escolar, relação, trabalho, identidade, contemporâneas.
D) Sociais, intelectual, relação, atuação, comunidade, identitárias.
E) Intelectuais, social, sociedade, conhecimento, corporação, coletivas.

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, em seu art. 1º estabelece que a educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na:
Estão CORRETAS:
I. Vida familiar.
II. Convivência humana.
III. Trabalho.
IV. Instituições de ensino e pesquisa.
V. Movimentos sociais e organizações da sociedade civil.
VI. Manifestações culturais.
A. I, II, III e IV apenas.
B. II, III, IV e V apenas.
C. III, IV, V e VI apenas.
D. I, IV, V e VI apenas.
E. I, II, III, IV, V e VI.

Em uma argumentação sobre a educação formal, informal e não formal, um Assistente de Gestão Escolar afirma que, segundo a Lei Federal nº 9.394/96, que fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais. Argumenta ainda, corretamente, que a educação escolar, segundo a LDB, é aquela que
A) ocorre na família ou na igreja por meio da interação com os grupos sociais, os quais dão ênfase aos valores herdados historicamente. B) se desenvolve, predominantemente, por meio do ensino, em instituições próprias e deverá vincular-se ao mundo do trabalho e à prática social. C) envolve um processo organizado no qual os resultados da aprendizagem não são avaliados formalmente. D) visa proporcionar ao indivíduo conhecimentos sobre o mundo que envolve as pessoas e suas relações sociais. E) ocorre no mundo, através da interação com o cotidiano, promovendo a aprendizagem por meio de ações coletivas.

Consta no artigo 3o da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996) que o ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
1. Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.
2. Respeito à liberdade e apreço à tolerância.
3. Coexistência de instituições públicas e privadas de ensino.
4. Garantia de padrão de qualidade total e da meritocracia na educação.
5. Respeito à diversidade humana, linguística, cultural e identitária das pessoas surdas, surdo-cegas e com deficiência auditiva.
a) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
b) São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
c) São corretas apenas as afirmativas 3, 4, e 5.
d) São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 5.
e) São corretas as afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5.

Analise as afirmativas a seguir:
I. À luz do artigo 3º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o ensino deve ser ministrado com base nos princípios da coexistência de instituições públicas e privadas de ensino; da gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais; da valorização do profissional da educação escolar; e da gestão democrática do ensino público, na forma da LDB e da legislação dos sistemas de ensino, entre outros.
II. De acordo com o artigo 3º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o ensino deve ser ministrado com base nos princípios da igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; de liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber; do pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas; do respeito à liberdade e do apreço à tolerância, entre outros.
A) As duas afirmativas são verdadeiras.
B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
D) As duas afirmativas são falsas.

Assinale a alternativa que corresponda a um dos princípios base em que o ensino será ministrado, segundo o Art. 3 da Lei de Diretrizes e Bases-LDB.
(A) Zelar, junto aos pais ou responsáveis, pela frequência à escola
(B) Respeito à liberdade e apreço à tolerância
(C) Exercer ação redistributiva em relação às suas escolas
(D) Baixar normas complementares para o seu sistema de ensino
(E) Elaborar e executar sua proposta pedagógica

Considerando o disposto na Lei nº 9.394/1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, analise as afirmativas a seguir.
Está correto o que se afirma em:
I. A lei mencionada no enunciado disciplina a educação escolar, que se desenvolve, predominantemente, por meio do ensino em instituições próprias.
II. Nos termos do referido diploma legal, a educação tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
III. O ensino deve ser ministrado com base em alguns princípios estabelecidos em lei, dentre os quais o pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas.
A) I e II
B) II e III
C) I e III
D) todas
E) nenhuma

Segundo a Lei nº 9.394/96, o ensino será ministrado com base em princípios como:
Assinale a opção cujos itens completam corretamente as lacunas do fragmento acima.
a) Pluralismo - Garantia - Igualdade
b) Garantia - Igualdade - Pluralismo
c) Igualdade - Pluralismo - Valorização
d) Garantia - Valorização - Igualdade
e) Igualdade - Garantia - Valorização

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB (Lei nº 9.394/96) disciplina sobre a educação escolar, e esta deve abranger o mundo do trabalho e a prática social. Tem como finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
Dentro desses princípios que norteiam a educação nacional, podemos considerar como assertiva que
A) prevalecerá a unidade de ideias e de concepções pedagógicas, sem abertura para novas práticas.
B) haverá igualdade de condições para o acesso e permanência na escola, contudo, considerar-se-á o nível de cada aluno.
C) inexistirá coexistência de instituições públicas e privadas de ensino.
D) será estimulada a desvinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.
E) haverá a valorização do profissional da educação escolar.

De acordo com a lei de Diretrizes e Bases da Educação, a educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.
O ensino, de acordo com a referida lei, será ministrado com base nos seguintes princípios:
A) disparidade de condições para o acesso e permanência na escola.
B) gratuidade do ensino público em estabelecimentos conveniados.
C) desvinculação com a diversidade étnico-racial.
D) vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.
E) estratificação de ideias e de concepções pedagógicas.

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei n. 9.394/1996, constitui um dos princípios da Educação Nacional:
A) Proselitismo educacional.
B) Oferta de vagas exclusivas para instituições públicas de ensino.
C) Valorização exclusiva das experiências intraescolares.
D) Progressiva obrigatoriedade e gratuidade da educação superior.
E) Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber.

Prévia do material em texto

Art. 1º A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na 
vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino 
e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas 
manifestações culturais. 
§ 1º Esta Lei disciplina a educação escolar, que se desenvolve, 
predominantemente, por meio do ensino, em instituições próprias. 
§ 2º A educação escolar deverá vincular-se ao mundo do trabalho e à prática 
social. 
 
Art. 2º A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de 
liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno 
desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e 
sua qualificação para o trabalho. 
 
QUESTÃO 1 - Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras (V) e as falsas (F) 
de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996). 
( ) A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem de 
maneira homogênea na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, 
nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações 
da sociedade civil e nas manifestações religiosas. 
( ) A LDB (1996) disciplina a educação escolar, que se desenvolve, 
predominantemente, por meio do ensino, em instituições próprias. 
( ) A educação escolar deverá vincular-se ao mundo do trabalho e à prática 
social. 
( ) A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de 
liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno 
desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e 
sua qualificação para o trabalho. 
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo. 
A) V • V • F • V 
b) F • V • V • V 
c) V • V • F • F 
d) F • F • V • F 
e) V • F • V • V 
 
QUESTÃO 2 – De acordo com a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 a 
educação escolar deverá vincular-se: 
A) A família e as práticas religiosas. 
B) A formação e as práticas políticas. 
C) A saúde e as práticas econômicas. 
D) Ao mundo do trabalho e à prática social. 
 
QUESTÃO 3 – A Lei nº 9.394, de 1996, configura-se como regulamentadora 
da educação preconizada constitucionalmente e caracteriza-se por marcos 
de avanços na organização da educação nacional. Em seu artigo 2º , preconiza 
que 
A) a educação se estrutura nos seguintes níveis: pré-primário; primário; 
ensino secundário de primeiro e segundo ciclos e ensino superior. 
B) a organização do trabalho pedagógico a ser desenvolvido na educação 
escolar durante o ano letivo terá duração de 180 dias. 
C) a educação tem como finalidade o pleno desenvolvimento do educando, 
seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. 
D) o 1º grau, será constituído com oito séries; e o segundo ciclo, de ensino de 
2° grau, profissionalizante, terá duração de 2 a 5 anos. 
E) o Curso Normal será a instância de formação de profissionais para o Ensino 
Primário – docentes, coordenadores, orientadores e administradores. 
 
 
QUESTÃO 4 – A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei nº 
9.394/96, define no Título II – Dos Princípios e Fins da Educação Nacional: A 
educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade 
e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade: 
A) Preparar o educando exclusivamente para o trabalho. 
B) Adequar as metodologias de ensino para atender às necessidades da 
sociedade. 
C) O pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da 
cidadania e sua qualificação para o trabalho. 
D) O desenvolvimento dos educandos para exercer os papéis designados pela 
sociedade civil. 
 
QUESTÃO 5 – Para responder à questão, considere a Lei de Diretrizes e Bases 
da Educação Nacional – LDBEN. 
A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem, EXCETO: 
A) Na vida acadêmica. 
B) Na vida familiar. 
C) Na convivência humana. 
D) No trabalho. 
E) Nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas 
manifestações culturais. 
 
QUESTÃO 6 – Consta no artigo 1º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação 
Nacional (1996) que a educação abrange os processos formativos que se 
desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas 
instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da 
sociedade civil e nas manifestações culturais. 
Esta Lei disciplina a educação escolar, que se desenvolve: 
A) Predominantemente no seio familiar. 
B) Por meio do tripé: ensino, pesquisa e extensão. 
C) Predominantemente, por meio do ensino, em instituições próprias. 
D) Exclusivamente, por meio do ensino, em instituições públicas. 
E) Exclusivamente, por meio do ensino e da pesquisa, em instituições 
públicas. 
 
QUESTÃO 7 – Em seu Artigo 1º, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação 
Nacional enfatiza que a educação abrange os processos formativos que se 
desenvolvem: 
I. Na convivência humana. 
II. Nas instituições de ensino e pesquisa. 
III. Nas organizações da sociedade civil. 
Quais estão corretas? 
A) Apenas I. 
B) Apenas II. 
C) Apenas I e III. 
D) Apenas II e III. 
E) I, II e III. 
 
QUESTÃO 8 – A Lei de Diretrizes e Bases 9394/96 é a lei que disciplina a 
educação escolar brasileira. Complete a sentença abaixo com a alternativa 
que apresenta todas as respostas CORRETAS que se referem ao artigo 1º 
desta lei: 
A educação abrange os processos _______________que se desenvolvem na 
vida _______________, na _______________humana, no trabalho, nas 
instituições de _______________ e pesquisa, nos movimentos sociais e 
organizações da __________________ civil e nas manifestações 
__________________. 
A) Formativos, familiar, convivência, ensino, sociedade, culturais. 
B) Cognitivos, social, identidade, ensino, identidade, intelectuais. 
C) Atitudinais, escolar, relação, trabalho, identidade, contemporâneas. 
D) Sociais, intelectual, relação, atuação, comunidade, identitárias. 
E) Intelectuais, social, sociedade, conhecimento, corporação, coletivas. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
QUESTÃO 9 – A Lei n. 9.394/1996 - LDB, estabelece as diretrizes e bases da 
educação nacional e vem sofrendo, desde sua promulgação, expressivas 
alterações. Dentre os princípios e fins da educação nacional verifica-se que 
ela estabelece que: 
 A) A educação tem por finalidade a preparação de todos os indivíduos para 
o acesso ao ensino superior em igualdade de condições. 
B) As condições de acesso e permanência poderão variar, em consideração 
às diferenças existentes entre os indivíduos e às estruturas disponibilizadas 
pelas escolas públicas e privadas. 
C) A educação tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu 
preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. 
D) A educação tem por princípio a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar 
e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber, a depender da aprovação 
pelo gestor escolar ou pelo conselho escolar. 
E) A educação tem por finalidade o desenvolvimento cognitivo e intelectual 
do educando de forma a assegurar sua aquisição de competências sociais. 
 
QUESTÃO 10 – De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação 
Nacional (LDBEN 9.394/96), a educação abrange os processos formativos que 
se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas 
instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da 
sociedade civil e nas manifestações culturais. Nesse sentido, assinale a 
alternativa correta. 
A) Esta Lei disciplina a educação escolar, que se desenvolve, 
impreterivelmente, por meio do ensino, em instituições próprias e a 
educação escolar deverá vincular-se ao mundo do trabalho e à prática social. 
B) Esta Lei disciplina a educação escolar, que se desenvolve, unicamente, por 
meio do ensino, em instituições próprias e a educação escolar deverá 
vincular-se à prática social. 
C) Esta Lei disciplina a educação escolar, que se desenvolve, 
preferencialmente, por meio do ensino, em instituições próprias e a 
educação escolar deverá vincular-seao mundo do trabalho e à prática social. 
D) Esta Lei disciplina a educação escolar, que se desenvolve, preferivelmente, 
por meio do ensino, em instituições próprias e a educação escolar deverá 
vincular-se ao mundo do trabalho. 
 
QUESTÃO 11 – De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação 
Nacional, Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, em seu art. 1º estabelece 
que a educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na: 
I. Vida familiar. II. Convivência humana. III. Trabalho. IV. Instituições de 
ensino e pesquisa. V. Movimentos sociais e organizações da sociedade civil. 
VI. Manifestações culturais. 
Estão CORRETAS: 
A) I, II, III e IV apenas. 
B) II, III, IV e V apenas. 
C) III, IV, V e VI apenas. 
D) I, IV, V e VI apenas. 
E) I, II, III, IV, V e VI. 
 
QUESTÃO 12 – Em uma argumentação sobre a educação formal, informal e 
não formal, um Assistente de Gestão Escolar afirma que, segundo a Lei 
Federal nº 9.394/96, que fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a 
educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida 
familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e 
pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas 
manifestações culturais. Argumenta ainda, corretamente, que a educação 
escolar, segundo a LDB, é aquela que 
A) ocorre na família ou na igreja por meio da interação com os grupos sociais, 
os quais dão ênfase aos valores herdados historicamente. 
B) se desenvolve, predominantemente, por meio do ensino, em instituições 
próprias e deverá vincular-se ao mundo do trabalho e à prática social. 
C) envolve um processo organizado no qual os resultados da aprendizagem 
não são avaliados formalmente. 
D) visa proporcionar ao indivíduo conhecimentos sobre o mundo que envolve 
as pessoas e suas relações sociais. 
E) ocorre no mundo, através da interação com o cotidiano, promovendo a 
aprendizagem por meio de ações coletivas. 
 
 
 
 
 
 
Art. 3º O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: 
I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; 
II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o 
pensamento, a arte e o saber; 
III - pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas; 
IV - respeito à liberdade e apreço à tolerância; 
V - coexistência de instituições públicas e privadas de ensino; 
VI - gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais; 
VII - valorização do profissional da educação escolar; 
VIII - gestão democrática do ensino público, na forma desta Lei e da legislação 
dos sistemas de ensino; 
IX - garantia de padrão de qualidade; 
X - valorização da experiência extraescolar; 
XI - vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais. 
XII - consideração com a diversidade étnico-racial. 
XIII - garantia do direito à educação e à aprendizagem ao longo da vida. 
(Incluído pela Lei nº 13.632, de 2018) 
XIV - respeito à diversidade humana, linguística, cultural e identitária das 
pessoas surdas, surdo-cegas e com deficiência auditiva. (Incluído pela Lei nº 
14.191, de 2021) 
 
QUESTÃO 13 – Consta no artigo 3o da Lei de Diretrizes e Bases da Educação 
Nacional (1996) que o ensino será ministrado com base nos seguintes 
princípios: 
1. Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola. 
2. Respeito à liberdade e apreço à tolerância. 
3. Coexistência de instituições públicas e privadas de ensino. 
4. Garantia de padrão de qualidade total e da meritocracia na educação. 
5. Respeito à diversidade humana, linguística, cultural e identitária das 
pessoas surdas, surdo-cegas e com deficiência auditiva. 
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas. 
a) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3. 
b) São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4. 
c) São corretas apenas as afirmativas 3, 4, e 5. 
d) São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 5. 
e) São corretas as afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5. 
 
QUESTÃO 14 – A LDB, Lei nº 9.394/1996, indica em seu Art. 3º que o ensino 
será ministrado com base em determinados princípios. Foi incluído, neste 
artigo, pela Lei nº 12.796 de 2013, o seguinte princípio: 
A) gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais. 
B) garantia de padrão de qualidade 
C) vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais. 
D) consideração com a diversidade étnico-racial. 
E) garantia do direito à educação e à aprendizagem ao longo da vida. 
 
QUESTÃO 15 – Analise as afirmativas a seguir: 
I. À luz do artigo 3º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o 
ensino deve ser ministrado com base nos princípios da coexistência de 
instituições públicas e privadas de ensino; da gratuidade do ensino público 
em estabelecimentos oficiais; da valorização do profissional da educação 
escolar; e da gestão democrática do ensino público, na forma da LDB e da 
legislação dos sistemas de ensino, entre outros. 
II. De acordo com o artigo 3º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação 
Nacional, o ensino deve ser ministrado com base nos princípios da igualdade 
de condições para o acesso e permanência na escola; de liberdade de 
aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o 
saber; do pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas; do respeito à 
liberdade e do apreço à tolerância, entre outros. 
Marque a alternativa CORRETA: 
A) As duas afirmativas são verdadeiras. 
B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa. 
C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa. 
D) As duas afirmativas são falsas. 
 
 
 
 
 
 
 
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2018/Lei/L13632.htm#art1
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2019-2022/2021/Lei/L14191.htm#art1
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2019-2022/2021/Lei/L14191.htm#art1
QUESTÃO 16 – Assinale a alternativa que corresponda a um dos princípios 
base em que o ensino será ministrado, segundo o Art. 3 da Lei de Diretrizes 
e Bases-LDB. 
A) Zelar, junto aos pais ou responsáveis, pela frequência à escola 
B) Respeito à liberdade e apreço à tolerância 
C) Exercer ação redistributiva em relação às suas escolas 
D) Baixar normas complementares para o seu sistema de ensino 
E) Elaborar e executar sua proposta pedagógica 
 
QUESTÃO 17 – Considerando o disposto na Lei nº 9.394/1996, que 
estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, analise as afirmativas 
a seguir. 
I. A lei mencionada no enunciado disciplina a educação escolar, que se 
desenvolve, predominantemente, por meio do ensino em instituições 
próprias. 
II. Nos termos do referido diploma legal, a educação tem por finalidade o 
pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da 
cidadania e sua qualificação para o trabalho. 
III. O ensino deve ser ministrado com base em alguns princípios estabelecidos 
em lei, dentre os quais o pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas. 
Está correto o que se afirma em: 
A) I e II B) II e III C) I e III D) todas E) nenhuma 
 
QUESTÃO 18 – “Segundo a Lei nº 9.394/96, o ensino será ministrado com 
base em princípios como: a)______________ de condições para o acesso e a 
permanência na escola; b) _____________ de ideias e de concepções 
pedagógicas; e c)___________ da experiência extraescolar”. 
Assinale a opção cujos itens completam corretamente as lacunas do 
fragmento acima. 
A) Pluralismo - Garantia - Igualdade 
B) Garantia - Igualdade - Pluralismo 
C) Igualdade - Pluralismo - Valorização 
D) Garantia - Valorização - Igualdade 
E) Igualdade - Garantia – Valorização 
 
QUESTÃO 19 – A Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB (Lei nº 9.394/96) 
disciplina sobre a educação escolar, e esta deve abranger o mundo do 
trabalho e a prática social. Tem como finalidade o pleno desenvolvimento do 
educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para 
o trabalho. Dentro desses princípios que norteiam a educação nacional, 
podemos considerar como assertiva que 
A) prevalecerá a unidade de ideias e de concepçõespedagógicas, sem 
abertura para novas práticas. 
B) haverá igualdade de condições para o acesso e permanência na escola, 
contudo, considerar-se-á o nível de cada aluno. 
C) inexistirá coexistência de instituições públicas e privadas de ensino. 
D) será estimulada a desvinculação entre a educação escolar, o trabalho e as 
práticas sociais. 
E) haverá a valorização do profissional da educação escolar. 
 
QUESTÃO 20 – De acordo com a lei de Diretrizes e Bases da Educação, a 
educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida 
familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e 
pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas 
manifestações culturais. O ensino, de acordo com a referida lei, será 
ministrado com base nos seguintes princípios: 
A) disparidade de condições para o acesso e permanência na escola. 
B) gratuidade do ensino público em estabelecimentos conveniados. 
C) desvinculação com a diversidade étnico-racial. 
D) vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais. 
E) estratificação de ideias e de concepções pedagógicas. 
 
QUESTÃO 21 – De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação 
Nacional, Lei n. 9.394/1996, constitui um dos princípios da Educação 
Nacional: 
A) Proselitismo educacional. 
B) Oferta de vagas exclusivas para instituições públicas de ensino. 
C) Valorização exclusiva das experiências intraescolares. 
D) Progressiva obrigatoriedade e gratuidade da educação superior. 
E) Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o 
pensamento, a arte e o saber. 
 
 
QUESTÃO 22 – NÃO constitui um dos princípios da educação nacional 
previstos na LDB: 
A) coexistência da gratuidade em instituições públicas e privadas de ensino. 
B) vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais. 
C) igualdade de condições para o acesso e permanência na escola. 
D) pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas. 
E) valorização da experiência extraescolar. 
 
QUESTÃO 23 – Sobre a LDB, Lei nº 9.394/96, analise as assertivas e assinale 
a alternativa que aponta as corretas. São princípios abordados no Artigo 3: 
I. Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas. 
II. Oferta de ensino noturno regular, adequado às condições do educando. 
III. Valorização do profissional da educação escolar. 
IV. Coexistência de instituições públicas e privadas de ensino. 
V. Acesso aos níveis mais elevados de ensino, da pesquisa e da criação 
artística, segundo a capacidade de cada um. 
A) Apenas I, II e III. 
B) Apenas I, II e IV. 
C) Apenas I, III e IV. 
D) Apenas I, III e V. 
 
QUESTÃO 24 – As opções a seguir apresentam princípios da Educação 
presentes na LDB, à exceção de uma. Assinale-a. 
A) Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas. 
B) Garantia de padrão de qualidade. 
C) Existência somente de instituições públicas de ensino. 
D) Valorização do profissional da educação escolar. 
E) Igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola. 
 
QUESTÃO 25 – A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos 
princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por 
finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o 
exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. De acordo com a 
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) o ensino será 
ministrado com base nos seguintes princípios, EXCETO: 
A) Respeito à liberdade e apreço à tolerância. 
B) Coexistência de instituições públicas de ensino. 
C) Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o 
pensamento, a arte e o saber. 
D) Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas.

Mais conteúdos dessa disciplina