Buscar

Microbiota, Manipulação Asséptica, Controle de Esterilização e Meio de Cultura

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1:  Quais as diferenças entre microbiota transitória e residente?
Podem ser distinguidas a microbiota residente, constituída por organismos específicos, encontrados, freqüentemente, em determinadas áreas e a microbiota transitória, que consiste de microrganismos provenientes do ambiente, que habitam a pele e as superfícies mucosas por horas ou poucas semanas.
Questão 2: Qual a importância da manipulação asséptica para o trabalho em laboratório de microbiologia?
Manipulação asséptica é de grande importância para manter os meios de cultura ou matérias estéreis isentos de contaminação,para posterior analise de exames e resultados labóratoriais .
Questão 3: Quais as formas de se realizar o controle do processo de esterilização?
O processo de esterilização deve ser comprovado por meio de monitoramento físico, químico e biológico. A monitorização mais confiável para esterilização em autoclave é a biológica, pois é feita com microorganismos tecnicamente preparados e indicadores biológicos, para demonstrar a esterilização.
Questão 4: O meio de cultura MacConkey é um meio seletivo diferencial amplamente utilizado na rotina dos laboratórios de microbiologia. Explique como ele funciona e quais as indicações de uso.
Ele contém inibidores, geralmente antibióticos, que tornam inviável o crescimento de certos microrganismos, sem inibir o crescimento do microrganismo alvo. Por exemplo, o Ágar MacConkey inibe o crescimento de bactérias gram-positivas, selecionando assim as bactérias gram-negativas.

Continue navegando