Buscar

TRABALHO PERICIA

Prévia do material em texto

Universidade Estadual de Ponta Grossa 
 
Apresentar resposta com base no Material em atividades:
1- O que é RJ e no que consiste?
A Recuperação Judicial é um meio utilizado por empresas para evitar que sejam levadas à falência. Ela tem como objetivo principal apresentar um plano de recuperação exequível, que mostre aos credores que a empresa possui condições de se reerguer, caso consiga renegociar suas dívidas. O objetivo da recuperação judicial é viabilizar a superação da situação de crise econômico-financeira do devedor, a fim de permitir a manutenção da fonte produtora, do emprego dos trabalhadores e dos interesses dos credores, promovendo, assim, a preservação da empresa, sua função social e o estímulo à atividade econômica.
2- Quem pode pedir RJ?
Além do empresário ou da sociedade empresária, a Recuperação Judicial pode ser requerida pelo cônjuge sobrevivente do empresário, seus herdeiros, inventariante ou sócio remanescente.
3- Quem não pode pedir RJ?
Credores não podem pedir a Recuperação Judicial de empresas que estão em situação de inadimplência. Além disso, a atual legislação prevê que a Recuperação Judicial não se aplica a todas as empresas existentes. São excluídos da Recuperação Judicial as empresas públicas, sociedades de economia mista, instituições financeiras públicas ou privadas, consórcios, entidades de previdência complementar, operadoras de planos de saúde, sociedades seguradoras, sociedades de capitalização, cooperativas, sociedades simples e sociedades em conta de participação.
4- Quais os documentos obrigatórios que devem ser anexados no pedido de RJ?
Exposição da situação patrimonial do devedor e das razões da crise econômico-financeira; Demonstrações contábeis relativas aos 03 últimos exercícios sociais, Relação nominal detalhada de todos os credores, Relação nominal de todos os empregados, Certidão de Regularidade perante a Junta Comercial, Atos Constitutivos e Atas de Nomeação dos Atuais Administradores; Relação dos bens particulares dos sócios controladores e dos administradores do devedor; Relação das contas bancárias do devedor, Certidões dos cartórios de protestos; Relação, subscrita pelo devedor, de todas as ações judiciais em que este figure como parte.
5- Quais créditos não são contemplados no RJ?
	Os créditos de natureza tributária; créditos de credores titulares de posição de proprietário fiduciário de bens móveis e imóveis; Os créditos de credor arrendador mercantil; Os créditos de proprietário ou promitente vendedor de bem imóvel cujo contrato contenha cláusula de irrevogabilidade ou irretratabilidade, inclusive em incorporações imobiliárias; Os créditos de proprietário em contrato de venda com reserva de domínio; Obrigações a título gratuito, tais como doações, fiança, aval, etc.; As despesas dos credores para tomar parte no processo de Recuperação
Judicial.
6- Quem é o Administrador Judicial na RJ?
A Lei n.º 11.101/2005 reserva, em sua Sessão III do Capítulo II, disposições acerca da figura e atuação do Administrador Judicial, em processos de Recuperação Judicial.
Logo em seu artigo 21, a Lei de Falência e Recuperação de Empresas prevê que o Administrador Judicial deverá ser profissional idôneo, sendo que, se for pessoa física, deverá ser preferencialmente advogado, economista, administrador de empresas ou contador. A Lei também possibilita que pessoas jurídicas ocupem esse cargo, desde que sejam especializadas, caso em que deverá ser declarado, no Termo de Compromisso (artigo 33, da LFRE), o nome do profissional responsável pela condução do processo de Recuperação Judicial.
7- Quem é o Perito Contador na RJ e no que consistira seu trabalho?
Cabe ao perito elaborar as informações técnicas para o pedido de recuperação judicial. Cabe a ele também apresentar informações como balanço patrimonial, demonstração dos resultados acumulados e o relatório de fluxo de caixa.
8- O que é assembleia de credores na RJ?
A assembleia geral de credores é órgão deliberativo, formado pelos credores sujeitos ao processo concursal e de formação obrigatória na recuperação judicial, salvo no caso de micros e pequenas empresas, mas de formação facultativa na falência.
9- O que é o plano de recuperação judicial na RJ?
O Plano de Recuperação Judicial é um documento que deverá conter a discriminação detalhada dos meios de recuperação a ser empregados para permitir o soerguimento da empresa. O Plano de Recuperação Judicial deverá ser elaborado por profissional legalmente habilitado ou empresa especializada e deverá conter informações sobre a viabilidade econômica da empresa e os Laudos Econômico-Financeiro e de Avaliação de Bens e Ativos do devedor.
10- O que é o cronograma de pagamento na RJ? 
É a ordem de pagamentos dos credores, organizada de acordo com sua natureza e prioridade, ex: em primeiro lugar, são pagas as despesas cujo pagamento antecipado seja indispensável à administração da falência, em seguida, são adimplidos os créditos trabalhistas, de natureza salarial, vencidos até 3 (três) meses antes à decretação da falência e limitados a 5 (cinco) salários-mínimos por trabalhador. Após, é quitado o valor entregue ao devedor em recuperação judicial pelo financiador, e assim por diante.
11- O que é quadro geral de credores na RJ?
Quadro geral de credores significa, conforme se pode interpretar literalmente as expressões, “o conjunto de todos os credores relacionados nominalmente num documento de responsabilidade do administrador, onde este tem, entre outras responsabilidades, as de mencionar as respectivas importâncias de cada crédito devido pelo recuperando com suas correspondentes classificações, tendo por base a data do pedido (protocolo) da recuperação judicial”.
12- Quais créditos entram na RJ?
Os créditos podem ser: créditos trabalhistas limitados a 150 salários mínimos por credor; créditos com garantia real (hipoteca, penhor e anticrese); créditos tributários; créditos com privilégio especial; créditos com privilégio geral; créditos quirografários (comuns de direito pessoal); multas contratuais; e créditos subordinados.

Continue navegando

Outros materiais