Buscar

Acesso ao Ensino Superior para Pessoas com Deficiência

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Temos grandes avanços sobre o crescimento do acesso da pessoa com deficiência ao Ensino Superior. Em um período de dez anos, entre 2004 e 2014, o acesso de pessoas com deficiência ao Ensino Superior deu um salto no país: em 2004, o número de pessoas com deficiência que se matricularam em cursos superiores presenciais e a distância no Brasil foi de 5.395, já em 2014, foram 33.377 matrículas, o que representa um aumento de mais de 518,66%. Disserte sobre esse avanço.
Resposta esperada
Em 2008, foi instituída a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, com o objetivo de promover a transformação dos sistemas de ensino em sistemas educacionais inclusivos, tendo como estratégias a garantia do acesso e a permanência dos estudantes com deficiência, por meio de ações que visem à eliminação de barreiras físicas, pedagógicas e na comunicação, assim como nos ambientes, tendo como foco a promoção da autonomia e a igualdade de direitos dos alunos com deficiência.
No caso do Ensino Superior, essa política visa assegurar às pessoas com deficiência o seu ingresso e as oportunidades de desenvolvimento pessoal, social e profissional, bem como não restringir sua participação em determinados ambientes e atividades em razão da deficiência.
A criação de novas instituições e cursos e, ainda, estímulo ao acesso por meio de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (PROUNI), o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e o Programa de Financiamento Estudantil (FIES) facilitaram o acesso ao Ensino Superior - resultado de um conjunto de ações: políticas públicas, planos de acesso, incentivo, universalização dos conhecimentos acerca dos desafios e das possibilidades de cada pessoa com deficiência, diminuição do preconceito.