Buscar

Contribuindo para a Inclusão de Pessoas com Deficiência

Prévia do material em texto

Infelizmente, algumas cenas ainda são comuns quando envolvem pessoas com e sem deficiência, principalmente com as não aptas e sensíveis, para lidar com as diferenças. Tais atitudes costumam ser impulsionadas pela falta de conhecimento sobre as deficiências, sejam elas físicas ou intelectuais, e, em boa parte, pelo preconceito trazido de casa. A exclusão é uma forma de bullying e deve ser combatida com o trabalho de toda a equipe. 
Nesse contexto, assinale a alternativa CORRETA a respeito de como contribuir com a inclusão: 
A
Apesar de ter sido uma evolução, atualmente o modelo de inclusão é elogiado por focar exclusivamente na parte social, deixando de lado aspectos importantes como programas de prevenção e reabilitação dos sujeitos.
B
Tendo ouvido durante toda sua vida que são incapazes e um fardo aos familiares próximos, indivíduos com deficiência internalizam esse sentimento de inferioridade e, consequentemente, estão mais suscetíveis a problemas de baixa autoestima. Incluir esse público em programas sociais traria benefícios.
C
Definitivamente, contribuir com a inclusão passa pela informação. Primeiro, entender e conhecer cada particularidade, para depois adaptar-se à situação e propor alternativas que foquem na possibilidade dos alunos e não em suas dificuldades.
D
O modelo social gerou uma série de políticas e projetos que tinham como principal objetivo melhorar a provisão de serviços públicos sociais. Assim, incluir requer mudanças nos setores.

Continue navegando

Outros materiais