Buscar

Prova de Psicopatologia I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Estácio de Sá 
Professora Rosane Costa
Prova de Psicopatologia I
Aluna: Nicolle de Miranda Petra (201802383115)
Observe os casos abaixo e responda corretamente.
1. Cleontina apresenta os seguintes sintomas: fala arrastada, lentificação do pensamento, da motricidade e da vontade. Estamos diante de um quadro?
A paciente Cleontina apresenta durante o diagnóstico estar na fase depressiva, manifesta sintomas de: Hipocinesias, lentificação dos movimentos que está presente nas alterações da psicomotricidade; Bradifasia, alteração na linguagem por causa da fala vagarosa; Alteração do curso do pensamento, pois exibe lentificação do pensamento; Abolia, que é a diminuição da vontade. 
2. Ordemildo apresenta um quadro de agitação psicomotora, fala alta e rápida, muda rapidamente de assunto, não concluindo nada. Estamos diante de um quadro de?
O paciente Ordemildo apresenta durante o diagnóstico estar na fase maníaca, manifesta sintomas de: Hipercinesias, exaltação psicomotora que é uma alteração da psicomotrocidade; Taquifasia, alteração da linguagem pois exibe um fluxo incessante de palavras; Pensamento prolixo, alteração do pensamento por não concluir o assunto.
3. Caldemoro atentou contra a própria vida, refere ouvir vozes que manda que ele mate sua avó. Repete sempre a frase: Sou nada, sou tudo, sou um nadatudo, nadatudo, nadatudo. Estamos diante de um quadro de?
O paciente Caldemoro apresenta durante o diagnóstico um provável quadro psicótico, pois manifesta sintomas de: Alucinção auditiva, com voz de comando que o manda fazer coisas; Palilalia, que é uma alteração da linguagem pois exibe repetição da última palavra dita por ele mesmo; Neologismo, na palavra “nadatudo”. 
4. Cleonte deu entrada na emergência do hospital “SARA TUDO”, como o seguinte quadro: não responde às solicitações e nem a estímulos doloroso e nem a luz intensa, respiração lenta. Estamos diante de um quadro de?
A paciente Cleonte apresenta durante o diagnóstico uma alteração patológica da consciência quantitativa: Coma, que é quando há a impossibilidade de ações voluntárias. 
5. Qual a diferença entre psicopatologia descritiva e psicopatologia dinâmica? 
A psicopatologia descritiva é a psicopatologia que se interessa nas alterações psíquicas e na estrutura dos sintomas, em como eles se apresentam. Já para a psicopatologia dinâmica é essencial a dinâmica, os conteúdos das vivências.

Outros materiais