Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

EBD
Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;
2 Timóteo 3:16
Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.
2 Pedro 1:21
O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos digo são espírito e vida.
João 6:63
I. PORQUE DEVEMOS ESTUDAR A BÍBLIA
 
Dentre as muitas razões destacaremos algumas:
 
A. Porque ela ilumina o caminho para Deus (Sl 119.105,130) 
B. Porque ela é alimento espiritual para o crescimento de todos (Jr 15.16; 1 Pe 2.1,2). Sabemos que a boa saúde aguça o apetite. Tens apetite pela Bíblia? Se só tens apetite por leituras sem proveito, terás fastio pela Bíblia, o que é um mau sinal. Cuida disso...
 
C. Porque ela é o instrumento que o Espírito Santo usa na sua operação (Ef 6.17). Se queres que o Espírito Santo opere em ti, inclusive no ministério da oração (Jd v.20), procura ter o instrumento que Ele utiliza -a Palavra de Deus. E que na oração precisamos apoiar nossa fé nas promessas de Deus, e essas promessas estão na Bíblia!
 
D. Porque ela nos vivifica (Sl 119 107)
II. A IMPORTÂNCIA DA DOUTRINA
 
A. A importância ou valor da doutrina para a Igreja do Senhor e o crente em particular vê-se em Mateus 28.19; Atos 20.30; Gálatas 1.6-9; 1 Timóteo 4.16; 2 Timóteo 2.2; 4.3; Tito 1.9; 2.7; Hebreus 13.9; 2 Pedro 2.1.
 
B. Outro fato que ressalta a importância da verdade divina, é que na armadura do soldado cristão a primeira peça é o cinto da verdade (Ef 6.14).
III. FORMAS DE DOUTRINA
 
Há pelo menos três formas de doutrina. Uma é sublime e santa. Duas são perniciosas e deletérias.
 
A. A Doutrina de Deus (Pv 4.2; Mt 7.28; Lc 4.32; Jo 7.16; At 2.42; 13.12; Tt 2.1).
 
B. A doutrina de homens (Jr 23.16; Mt 15.9; 16.12; Cl 2.22; Tt 1.14).
 
C. A doutrina de demônios (1 Tm 4.1).
 
Há, pois, demônios cuja atividade não é espalhar violência e outros males ostensivos, mas ocupar-se com o ensino maléfico, falso, errôneo, enganoso.
IV. A HISTÓRIA
Até termos a Escola Dominical como a conhecemos, a Palavra de Deus por meio da instrução religiosa percorreu um longo trajeto no desenrolar da história do povo de Deus.
1. Nos dias de Moisés;
2. Na época dos sacerdotes, reis e profetas de Israel;
3. Durante o cativeiro babilônico;
4. No pós-cativeiro;
5. Nos dias de Jesus;
6. Nos dias da igreja;
7. A fase atual – a Escola Bíblica Dominical; 
O movimento religioso que nos deu a Escola Dominical como a temos hoje, começou em 1780, na cidade de Gloucester, no sul da Inglaterra. O fundador foi o jornalista evangélico (episcopal) Robert Raikes, de 44 anos, redator do Gloucester Journal. Raikes foi inspirado a fundar a Escola Dominical ao sentir compaixão pelas crianças de sua cidade, perambulando pelas ruas, entregues à delinqüência, pilhagem, ociosidade e ao vício, sem qualquer orientação espiritual. Ele, que já há quinze anos trabalhava entre os detentos das prisões da cidade, pensou no futuro daquelas crianças e decidiu fazer algo em seu favor, a fim de que mais tarde elas também não fossem para a cadeia. Procurava as crianças em plena rua e em casa dos pais e as conduzia ao local da reunião, fazendo-lhes apelos para que todos os domingos estivessem ali reunidas. O início do trabalho não foi fácil.
Outro grande promotor da Escola Dominical então incipiente foi o batista londrino William Fox, trabalhando harmonicamente com Raikes.
A Escola Dominical no Brasil
A Escola Dominical teve seu início entre nós em 19 de agosto de 1855 na cidade de Petrópolis, Estado do Rio de Janeiro. O fundador foi o missionário Robert Kalley e sua esposa, Da Sarah Poulton Kalley, da Igreja Congregacional. Eram escoceses. Ele fora um médico ateu. Depois foi salvo sob circunstâncias especiais e, chamado por Deus, entregou-se à obra missionária. Na primeira reunião da Escola Dominical no Brasil, que teve lugar em Petrópolis, Estado do Rio de Janeiro, na data acima, a frequência foi de cinco crianças... Essa mesma Escola Dominical deu origem à Igreja Congregacional no Brasil. Desde então, o crescimento da Escola Dominical no Brasil tem sido maravilhoso.

Mais conteúdos dessa disciplina