Buscar

Aparelho fonador e tipos de som

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aparelho fonador e tipos de som
1. Alofonia é uma distinção de pronúncia em uma palavra sem que o seu significado seja alterado. Selecione a alternativa em que o alofone em questão distingue o significado da palavra.
A. bo[tʃ]a ~ bo[ʃ]a.
O símbolo [tʃ] distingue significado, pois representa o som grafado por "-ch-", que não tem alofones. Neste caso, a palavra é "bocha". Já o símbolo [ʃ] é um dos alofones de "-ll-" e "-y-" no dialeto rio-platense. Neste caso, a palavra é "bolla". Os demais símbolos, [dʒ, ʒ, λ, θ, s] são alofones, portanto, apenas representam variação de pronúncia, mas não distinguem significado. 
2. O sistema articulatório está formado por vários órgãos do corpo humano. São eles:
E. língua, lábios, dentes, nariz e faringe.
O sistema articulatório está composto principalmente por faringe, língua, lábios, dentes e nariz. O sistema fonatório é formado pela laringe, na qual se encontram a glote e as cordas vocais. Já os órgãos que compõem o sistema respiratório, essenciais para a realização da fala, são a traqueia, os pulmões, os brônquios e o diafragma.
3. Escolha a alternativa em que há somente palavras com alofones da língua espanhola.
C. [θ]eta, arro[ʃ]o, be[β]er.
A palavra "ceta" (zê, o nome da letra) pode ser pronunciada como [c]eta ou [θ]eta. A palavra "arroyo", como arro[ʝ]o, arro[ʃ]o, arro[Ʒ]o ou arro[dƷ]o. "Beber", por fim, pode apresentar o par de alofones be[b]er e be[β]er. 
4. O lábio inferior, a língua, o palato mole e as cordas vocais são articuladores ativos da fala humana. De que forma eles atuam para possibilitar a produção dos sons de uma língua?
A. Os articuladores ativos movimentam-se em direção aos passivos.
Na produção de sons, os articuladores ativos (lábio inferior, a língua, o palato mole e as cordas vocais) movimentam-se em direção ao passivos. Os articuladores passivos situam-se na mandíbula superior, sendo eles o lábio superior, os dentes superiores e o céu da boca. Este se divide em alvéolos, palato duro, palato mole e úvula.
5. Qual das alternativas a seguir traz apenas palavras da língua espanhola, considerando-se as representações fonéticas de sons (entre colchetes) nesses contextos?
B. [d]erecho, ar[t]ista, alfa[x]or.
Os símbolos fonéticos [d, t, x], na posição em que se encontram nas palavras derecho, artista e alfajor, representam sons que podem ser produzidos em espanhol. Os símbolos que não formam palavras da língua espanhola são: [dʒ] antes de -i ([dʒ]istancia - a representação adequada seria [d]istancia), [ɛ], [ã], [x] em tie[x]a (*tieja, palavra inexistente em espanhol. A representação adequada para o som vibrante da palavra tierra é [r] -> tie[r]a. Em português, o som vibrante da palavra terra é representado foneticamente como te[x]a.

Continue navegando