Buscar

Análise de cenários econômicos

Prévia do material em texto

Análise de cenários econômicos
A análise de cenários econômicos consiste de uma pesquisa, em dois níveis: macro e microeconômico, ambos relevantes para a empresa interessada. Conhecer o ambiente que a cerca, bem como o futuro que a espera é requisito indispensável em um mundo globalizado, no qual mesmo uma microempresa possui concorrentes asiáticos, europeus ou latinos.
Conhecer a tendência do câmbio, da taxa básica de juros, da oferta e da demanda são informações imprescindíveis e que servem de base para a tomada geral de decisões nos negócios.
A metodologia utilizada para a análise de cenários é a mesma utilizada pelos principais bancos centrais do mundo e instituições multilaterais. Deste modo, são elaboradas previsões estatísticas – micro e macroeconômicas, que abordam taxas de juros, câmbio, inflação, PIB, preços de commodities, investimentos estrangeiros e inclusive preço de imóveis para o período. A partir dos cenários econômicos, é possível recomendar a alocação de recursos em diversas classes de ativos, ou mesmo rever a busca de recursos e as estratégias empresariais.

Continue navegando