Buscar

Tic Ligamentos do joelho

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aluna: Gabriela de Castro Vieira
Quais são os ligamentos do joelho?
O que ocorre (do ponto de vista clínico - biodinâmico) com o paciente com lesão total de cada um destes ligamentos (joelho)?
Mormente a cápsula da articulação do joelho é reforçada por variados ligamentos extracapsulares, cada um com sua peculiaridade. 
· Ligamento patelar: responsável pelo posicionamento da patela em relação à face articular patelar do fêmur. 
· Ligamento colateral fibular e tibial: ambos cooperam para a estabilidade da posição dos pés, quanto em extensão, e em flexão.
· Ligamento poplíteo oblíquo: ele funde com a cápsula articular que auxilia a estabilizar a articulação.
· Ligamento poplíteo arqueado: ele fortifica a face posterolateral da cápsula articular.
Ademais, a articulação do joelho é estabilizada por dois resistentes ligamentos intracapsulares, denominados de ligamentos cruzados.
· Ligamento cruzado anterior: tem o cargo de limitar a rotação posterior e o deslocamento do fêmur sobre a tíbia durante a flexão. Firma-se na parte anterior da tíbia, na região intercondilar. 
· Ligamento cruzado posterior: limita a rotação anterior e o deslocamento do fêmur sobre a tíbia durante a extensão, sendo um forte ligamento que se projeta da região intercondilar posterior da tíbia e percorre anteriormente para inserir-se ao fêmur na face lateral do côndilo medial.
Quando o paciente apresentar uma lesão total em cada ligamento vai apresentar sinais clínicos, tais como:
Uma lesão no ligamento patelar, ocasiona distúrbio de macha e uma insigne incapacidade funcional, já que está relacionado com o mecanismo extensor do joelho.
Quando acontece uma lesão no ligamento colateral fibular, ocorre um quadro inicial de edema, algia na região lateral externa, incapacidade de esticar o joelho e parestesia na perna e pé.
Uma lesão no ligamento colateral tibial, acarreta dano da estabilidade interna do joelho, e os sinais clínicos são algia, edema, hemartrose e sensação de estabilidade.
 Lesão no ligamento poplíteo oblíquo ocasiona deformidade em valgo, que é uma situação em que o fêmur gira para dentro, ao invés dos joelhos apontarem para frente eles apontam um para o outro, e os sintomas são diminuição da amplitude de movimento e algia nos pés, tornozelos e quadris.
Quando há uma lesão no ligamento poplíteo arqueado acarreta num desgaste ósseo da tíbia e fêmur por deslizamento excessivo. 
Lesões nos ligamentos cruzados tanto anterior quanto posterior causam algia, edema e instabilidade do joelho. Já que eles são responsáveis pelo movimento do joelho para frente e trás.
Referências Bibliográficos:
D BRONSTEIN, Robert; C SCHAFFER, Joseph. Exame Físico de lesões ligamentares do Joelho. National Library of Medicine, abr 2017. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28291144/. Acesso em: 22 mai.2022.
TORTORA, Gerard. J.; DERRICKSON, Bryan. Princípios de anatomia e fisiologia. 14ª. edição. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2019.

Outros materiais