Buscar

atividade contextualizada esgio s 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aluna: Valdiete Carla de Freitas Vilela 
 Curso: Farmácia 
 Atividade Contextualizada
 Estágio Supervisionado I
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
 
 O que causou J.P.S a ser internado com caso grave de hepatite aguda, foi a ingestão de vários medicamentos (ainda que sejam antigripal e analgésico) houve a mistura com bebidas alcoólicas.
 
 Qualquer substância, se utilizada na quantidade incorreta ou de forma inadequada, pode causar intoxicação, podendo provocar danos graves e até fatais. Não só medicamentosa como também, produtos de limpeza, veneno para insetos entre outros.
(A informação é uma grande aliada em situações de emergência. E a falta de informação é a grande aliada a uma fatalidade. )
 Há mais de dez anos os medicamentos são o principal agente de intoxicação humana oficialmente registrado no Brasil, de acordo com o Sistema Nacional de Informações Toxicológicas (Sinitox) da Fiocruz. Mesmo retirando as tentativas de suicídio deste número, os medicamentos seguem na liderança das intoxicações humanas. Os números nacionais disponíveis mais recentes são de 2007. Segundo o Sinitox, foram 34.028 casos de intoxicação humana por medicamentos. Se retirarmos os 15.119 casos de tentativas de suicídio, teremos 18.909 casos de intoxicação por medicamentos, considerando exclusivamente as pessoas que buscaram no medicamento uma forma de prevenir e tratar doenças ou recuperar a saúde. Se dividirmos pelos 365 dias do ano, são quase 52 casos por dia, ou seja, um caso oficialmente registrado a cada 30 minutos. 
 O farmacêutico é um promotor da saúde que auxilia ao usuário na automedicação do seu tratamento de maneira efetiva, garantindo uma terapia correta perante as doenças. Ao se tratar de automedicação, o profissional possui uma postura de responsabilidade pelo aconselhamento e realização de um tratamento correto ao usuário, e quando necessário encaminhando o paciente ao médico, este ato e chamado de automedicação responsável.  O papel do farmacêutico no tratamento do paciente é fundamental para recuperação da saúde do usuário, associado à automedicação responsável e as boas práticas de dispensação. Com a orientação o usuário irá entender a importância da utilização correta do medicamento e os possíveis riscos que podem ser gerados, ao entender o usuário passará aderir o tratamento de maneira mais segura e eficaz.
 Referências:
 https://agencia.fiocruz.br/medicamentos-s%C3%A3o-a-principal-causa-de-intoxica%C3%A7%C3%A3o-por-agentes-t%C3%B3xicos-no-brasil
http://revista.universo.edu.br/index.php?journal=1reta2&page=article&op=viewArticle&path%5B%5D=3137
Parte inferior do formulário

Continue navegando