Buscar

AV2 - FARMACOGNOSIA APLICADA

Prévia do material em texto

AV2 - FARMACOGNOSIA APLICADA
1.O Caderno de Atenção Básica n.º 31, publicado pelo Ministério da Saúde, traz uma classificação de categorias de indicações para fitoterápicos, inicialmente proposta por Fintelmann e Weiss (2010). A classificação pode auxiliar profissionais de saúde na tomada de decisão sobre a indicação ou não de fitoterápicos para diversas condições de saúde dos pacientes. Com base nesta classificação, analise o seguinte caso clínico: 
Antônia, 36 anos, com quadros de infecção urinária recorrente, por isso tem apresentado dor e desconforto ao urinar, que não cessa devido à irritação da mucosa do trato urinário inferior, gerada pelas infecções sucessivas. A fim de melhorar os sintomas e prevenir novas recidivas, a ginecologista que acompanha a paciente prescreveu a utilização diária de um comprimido de 600mg de extrato padronizado das folhas de uva-ursina, contendo 400mg de derivados de hidroquinonas calculados como arbutina. 
Com base na classificação do Caderno de Atenção Básica n°31, em qual categoria se enquadra esta indicação?
Alternativa correta:
 b) Categoria 2
Alternativa marcada:
 b) Categoria 2
0,50/ 0,50
2. É um análogo do peptídio-1 semelhante ao glucagon (GLP-1), usado para tratar o diabetes mellitus tipo 2, originalmente isolado do lagarto monstro-de-gila (Heloderma suspsctan). O medicamento descrito esta em qual das opções abaixo?
Alternativa correta:
 c) Exenatida.
3. Entre os componentes químicos presentes em plantas da família Solanaceae estão os alcaloides tropânicos, que apresentam atividade sobre o sistema nervoso central (SNC), efeitos que ocorrem devido às diferentes funções nas estruturas moleculares. A figura abaixo mostra a estrutura química de um de seus principais constituintes químicos que é um fármaco utilizado para aumentar a frequência cardíaca ou utilizado de forma local para dilatar as pupilas (midríase), sendo utilizado clinicamente nos exames oftálmicos: 
Marque a alternativa que apresenta o nome deste princípio ativo.
Alternativa correta:
 d) Atropina
4. A planta herbácea conhecida como jaborandi (Pilocarpus microphyllus) pode atingir de 4-5 metros de altura. É um arbusto perene que cresce nas florestas amazônicas tropicais. A planta jaborandi tem folhas grandes que são cobertas com muitas glândulas secretoras de óleo. A floresta tropical amazônica é o habitat natural da planta jaborandi, originária das florestas tropicais encontradas no Brasil e nos países vizinhos da América do Sul, que estão incluídos na região chamada Amazônia.
Assinale a assertiva que apresenta a substância, seguida respectivamente de sua classe biossintética, para a planta acima citada.
Alternativa correta:
 b) Pilocarpina – Alcaloide.
5. Solventes orgânicos não podem ser utilizados no processo de partição desse tipo de molécula. A Quinina é uma substância natural retirada da casca de uma planta medicinal chamada Cinchona calisaya, também conhecida por diversos nomes como quina, quina-amarela, quineira, chichona vermelha, casca peruana e casca dos jesuítas.
A descoberta da Quinina, pelo Ocidente, data do final do século XVI e início do século XVII, durante a conquista do Império Inca pelos espanhóis na região do Peru. Nessa época, os invasores espanhóis tomaram conhecimento de uma árvore usada pelos índios para curar febre. Uma lenda espanhola diz que um soldado, sofrendo de um acesso de malária no meio da selva, bebeu a água amarronzada de uma pequena lagoa onde árvores de quinina haviam caído. Ele então foi dormir, e quando acordou, sua febre havia desaparecido. O soldado concluiu que a água foi responsável pela cura, e que ela era um tipo de "chá" feito do tronco e casca das árvores, embebidos na água. Maravilhado, ele espalhou a notícia. Outra lenda conta que os índios observavam que animais doentes bebiam água nas lagoas onde árvores de quinina se encontravam.
 
Sobre a molécula da quinina, assinale a alternativa INCORRETA:
Alternativa correta:
 a) De acordo com sua origem biossintética, pode ser classificado como um Protoalcaloide.
6. O curare é um extrato aquoso obtido do cipó. O termo vem da palavra “veneno”, que era preparado pelos índios da região amazônica e utilizado em flechas. O curare é considerado minimamente venenoso quando absorvido pelo trato gastrointestinal, mas, quando em contato direto com o sangue, é letal. A preparação do curare pelos indígenas obedecia a um padrão de calor, partes utilizadas e concentração, que era verificada provando-se o curare. Marque a alternativa que apresenta um dos princípios ativos do curare presente na planta Chondrodendron tomentosum, uma trepadeira nativa da América do Sul.
Alternativa correta:
 c) Tubocurarina
7. A bula abaixo representada, foi retirada do site de um laboratório farmacêutico nacional, e refere-se a um medicamento fitoterápico, comercializado no país.
Observe atentamente as informações contidas na bula deste produto, e assinale a alternativa CORRETA:
Alternativa correta:
 d) Por se tratar de um medicamento fitoterápico, pode-se afirmar que esse produto usa como complexo bioativos, exclusivamente insumos ativos de origem vegetal.
Justificativa: O conceito de medicamento fitoterápico inclui a utilização exclusiva, de matérias primas ativas exclusivamente vegetais, onde as biomoléculas, em conjunto, são responsáveis pelo efeito terapêutico.
8. Uma das plantas hepatoprotetoras mais conhecidas popularmente é a alcachofra cujo nome científico é Cynara scolymus e sua parte utilizada são as folhas sendo indicada como hepatoprotetoras, antioxidante e para os distúrbios da digestão. Com base nisto, marque a alternativa abaixo que contém os princípios ativos encontrados nesta planta e que são responsáveis por sua ação hepatoprotetoras.
Alternativa correta:
 b) Ácidos fenólicos, flavonóides e sesquiterpenos.
9. Uma das plantas hepatoprotetoras mais conhecidas popularmente é a alcachofra cujo nome científico é Cynara scolymus e sua parte utilizada são as folhas sendo indicada como hepatoprotetoras, antioxidante e para os distúrbios da digestão. Com base nisto, marque a alternativa abaixo que contém os princípios ativos encontrados nesta planta e que são responsáveis por sua ação hepatoprotetoras.Alternativa correta:
 e) Captopril.
10. O teor de princípios ativos nas plantas depende das características da própria espécie, da sua variedade e das condições de cultivo. Apesar de haver grandes variações entre elas, a maioria das plantas medicinais produz melhor em solo fértil, leve e arejado. Qual seria o pH ideal para o solo?
Alternativa correta:
 a) Variando entre pH 6,0 – 6,5

Continue navegando