Buscar

ATIVIDADE PARASITOLOGIA

Prévia do material em texto

EXERCÍCIOS PARASITOLOGIA 
1.Quais cuidados e orientações podem ser feitos para não interferir na qualidade da amostra e no resultado do exame parasitológico ?
Entrega da amostra no tempo correto, utilizar frasco estéril para evitar contaminação da amostra, orientar o paciente a colher a amostra de fezes de forma correta. 
2. quais os tipos de esfregaços utilizados no preparo para pesquisa de hemoparasitas? 
• Esfregaço delgado: permite a determinação percentual da parasitemia, mediante a contagem de eritrócitos parasitados em 100 hemácias. 
• Esfregaço espesso: são preparações sanguíneas que usam quantidade grandes de sangue em pequena área para melhor resultado ao exame microscópico, principalmente para pesquisa de Plasmodium. 
3. Descreva a técnica de esfregaço espesso para o preparo e coloração de maninas para pesquisa de hemoparasitas. 
É um método de enriquecimento que utiliza 3 a 4 gotas de sangue que serão depositadas sobre uma lâmina, numa pequena área próximas umas às outras e depois reunidas a fim de formar uma mancha circular de aproximadamente 1 cm de diâmetro. Aumentando a concentração e área analisada. Essa mostra ficará secando de 6 a 36 horas e depois será hemoglobina da e por fim é corada com Giemsa. 
4. É possível o diagnóstico de angiostr2ongilíase em fezes humanas? Por quê? Que método pode ser utilizado para o diagnóstico de pseudotumores causado por esse verme?
Não é possível ser diadiagnosticadas fezes por causa da intensa reação inflamatória da camada muscular da parede intestinal causada pela presença de ovos e larvas, que ficam retidas no tecido intestinal. Podem ser diagnosticadas por punção de líquor e hemograma completo se tiver sussuspeito meningite em outros casos também é possível a identificação dos ovos e das larvas durante cirurgia abdominal também pode ser iidentificadapor meio do ELISA, PCR e teste moleculares.

Continue navegando