Buscar

SISTEMA MONETÁRIO CONCEITOS INICIAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SISTEMA MONETÁRIO: CONCEITOS INICIAIS
	O Sistema Monetário de um determinado país consiste nas instituições e regras cujo objetivo é conceder eficiência nas transações econômicas, além de possibilitar ao país o controle da política monetária.
	Para fins de análise macroeconômica, o Sistema Monetário é composto da Autoridade Monetária (Banco Central) e das Instituições Financeiras Bancárias (resumidas como Bancos Comerciais), os quais estão autorizados a receber depósitos à vista do público não financeiro. Deste modo, podem influenciar na determinação dos meios de pagamento e da oferta monetária, como visto adiante.
	Em que pese no Brasil existir demais instituições financeiras bancárias, como as cooperativas de crédito, os bancos múltiplos etc., a teoria econômica simplifica todas estas instituições como Bancos Comerciais, pois são estes as instituições financeiras bancárias por excelência. 
	Quando cada um de nós vai ao banco comercial depositar certa quantia mantemos este saldo em conta corrente. Esta é a chamada moeda escritural.
	No entanto, os bancos utilizam estes recursos para conceder empréstimos a outros indivíduos, que também passam a apresentar saldo em conta corrente.
	Naturalmente, o banco está disponibilizando mais capital do que dispõe, pois, o depósito inicial se “multiplicou” através dos saldos apresentados pelos outros indivíduos que tomara empréstimo bancário. Este é o mecanismo básico para entender porque os bancos influenciam a determinação da oferta monetária. Quando operam no sistema monetário, elevam a quantia de moeda em circulação na economia.
	O Banco Central, devido ao exercício do monopólio da emissão monetária, controla a base monetária da economia. Este fato é fundamental na compreensão da política monetária. Pois, mesmo que os bancos comerciais influenciem na determinação da moeda em circulação, como explicado de maneira simplificada, a Autoridade Monetária pode influenciar em todas as instâncias do circuito monetário.
	Desta forma, algumas importantes ideias, que serão melhor expostas adiante, já devem estar na “veia”:
	 O sistema monetário é formado pelo Banco Central e pelas Instituições Financeiras Monetárias (resumidas como Bancos Comerciais);
	 O Banco Central possui total controle sobre a base monetária pois é possui monopólio na emissão de moeda, além de capaz de realizar outras operações que determinam a base monetária;
	 O Banco Central pode influenciar a quantidade total de moeda na economia (que não se confunde com a base monetária, mas é um múltiplo desta variável);
	 Os Bancos Comerciais, através do processo de multiplicação de moeda, multiplicam a base monetária no total de moeda em circulação na economia.

Continue navegando