Buscar

Economia Monetária I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Economia Monetária I: P1
1. a) Explique, utilizando balancetes estilizados dos bancos comerciais, o funcionamento do multiplicador bancário.
O multiplicador bancário corresponde à relação entre oferta de moeda e base monetária existente em determinado momento no sistema econômico. Traduz a capacidade dos bancos de ampliar a base monetária através do crédito. Quando um indivíduo toma um empréstimo junto a um banco, essa instituição realiza uma operação contábil de criação de depósitos à vista. Para conceder um crédito no valor de 5.000 unidades monetárias (u.m.), o banco lança no lado do ativo do seu balancete “empréstimo no valor de 5.000 u.m.”. No lado do passivo, lança “depósito à vista no valor de 5.000 u.m.”. O banco simplesmente abre uma conta-corrente com saldo no valor do empréstimo concedido e emite um talão de cheques para uso do devedor. O banco, ao conceder o crédito, criou meios de pagamento. O talão de cheques em posse do devedor, em si, não é moeda, mas lhe dá o direito de usar o valor de 5.000 u.m. para fazer pagamentos, exatamente como poderia fazer se tivesse em mãos moeda manual. O banco pode criar depósitos à vista com uma simples operação contábil porque nem todos aqueles que possuem direito de saque irão exercer esse direito simultaneamente. Assim, há um índice estatisticamente considerado seguro da relação entre reservas técnicas em moeda que um banco deve possuir para atender as operações de saque e os depósitos à vista existentes. Logo, o montante de depósitos à vista pode ser muito maior que o montante de reservas bancárias em moeda. Essa é a explicação de como um banco pode criar depósitos à vista, ou seja, como pode criar moeda.
b) Comente a seguinte afirmação: “Se a alíquota do depósito compulsório for de 20%, os bancos necessariamente irão aumentar os depósitos à vista em um valor cinco vezes maior que o aumento de suas reservas bancárias. Se o Banco Central diminuir essa alíquota para 10%, os bancos irão aumentar ainda mais seus empréstimos e, se ele acabar com o depósito compulsório, os bancos irão multiplicar os depósitos infinitamente, o que provocará uma explosão inflacionária”. Justifique sua resposta.
A afirmativa é falsa, porque caso as reservas bancárias sejam nulas, a expansão dos depósitos dependerá do comportamento das preferências do público tanto por papel moeda, quanto por depósito à vista e da taxa de encaixe em moeda corrente. Dessa forma, não é preciso dizer que a diminuição de reservas tende necessariamente para uma explosão inflacionária.
2. a) Explique para que servem e como funcionam os seguintes instrumentos de política monetária: redesconto; depósito compulsório e operações de mercado aberto;
As operações de redesconto são empréstimos, na forma de crédito em reservas bancárias concedidas pelo Banco Central aos bancos, voltado normalmente para atender necessidades eventuais de reservas por parte das instituições bancárias. Há duas formas de assistência financeira de liquidez: empréstimos com garantias e redesconto.
Já o depósito compulsório acontece quando uma pessoa vai a um banco e realiza um depósito e parte do valor é recolhido pela instituição financeira no Banco Central. O recolhimento compulsório é mais um dos mecanismos que o Banco Central tem à disposição na sua caixa de ferramentas na manutenção da estabilidade financeira e de combate à inflação.
As operações de mercado aberto acontecem quando o Banco Central compra ou vende títulos de dívida pública a bancos comerciais. Este processo faz parte da política monetária no país, onde o objetivo é expandir ou contrair a quantidade de moeda no sistema bancário.
b) Explique como o Banco Central deve utilizar esses instrumentos quando deseja promover uma política monetária expansionista e quais são as vantagens e desvantagens do uso de cada um desses instrumentos para a obtenção dos resultados desejados pelo Banco Central; 
A fim de promover uma política monetária expansionista, o Banco Central:
· Ampliar e fazer operações de redesconto, porque aumenta a reserva bancária, isso implica em aumento da alavancagem dos bancos para concederem mais créditos às famílias e às firmas, estimulando consumo e investimento. (explica de forma mais detalhada, estou sendo rápido para dar tempo)
· Depósito Compulsório = BC retém em um volume menor, ampliando as reservas bancárias e, consequentemente, margem dos bancos para concederem crédito e estimular consumo, investimento e crescimento.
· Operações de mercado aberto = BC compra títulos públicos das instituições, ampliando a base monetária e a reserva bancária desses bancos que, assim, podem ampliar sua capacidade de conceder crédito.
· 
c) Comente a seguinte afirmativa: “O fato de os bancos manterem compulsoriamente reservas como proporção dos depósitos previne a quebra de bancos e, portanto, garante a estabilidade do sistema bancário”. Justifique sua resposta.
Verdade, o depósito compulsório, embora tenha sido criado, originalmente, para influenciar a quantidade de moeda na economia, ele assume também o papel de “colchões de liquidez”, isto é, reservas de emergência que podem ser utilizadas pelas instituições financeiras, a critério do BC, em situações de crise como a que ocorreu em 2008. Além disso, na medida em que parte dos recursos captados pelos bancos fica recolhido no Banco Central, estes emprestam menos do que poderiam, reduzindo, assim, a sua exposição ao risco de crédito (risco de “calote”).
3. a) Utilizando o balancete do Banco Central, mostre como a venda de dólares pelo Banco Central e os pagamentos realizados pelo Tesouro Nacional afetam o saldo das reservas bancárias e comente a seguinte afirmativa: “O acúmulo de reservas internacionais ajuda a explicar a expansão da dívida pública mobiliária no Brasil”.
b) Explique o que são as variações autônomas das reservas bancárias e discorra sobre a importância do seu acompanhamento pelo Banco Central para a execução da política monetária. 
Nas variações autônomas de reservas, são consideradas as variações dos ativos externos líquidos, a variação do papel moeda em circulação e a variação dos depósitos do Tesouro Nacional na conta única do BCB, entre outras variações.
O Brasil executa uma política de meta de inflação para perseguir a estabilidade de preços na economia. A variável de controle utilizada é a taxa de juros básica Selic. O Comitê de Política Monetária (Copom) estabelece a meta para a taxa Selic e o BCB, utilizando as operações de mercado aberto procura manter a taxa de juros básica igual ou próxima da meta. O banco central busca neutralizar as variações autônomas das reservas bancárias, utilizando as operações de mercado aberto, com o objetivo de evitar flutuações excessivas nas taxas de juros. 
c) Comente a seguinte afirmativa: “Um país pode quebrar se o governo não puder pagar suas contas”. Justifique sua resposta.
A afirmativa é falsa e questionável porque um país não quebra em sua própria moeda, já que possui capacidade de emissão da mesma. Dessa forma, um governo pode cobrir eventuais déficits fiscais com emitindo moeda ou emitindo títulos da dívida a fim de ter capacidade de cobrir o déficit fiscal.

Outros materiais

Outros materiais