Logo Passei Direto
Buscar

Prova Ministério Público do Estado do Amazonas - FMP - 2015 - para Promotor de Justiça.pdf

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Policarpo Arimateia e sua esposa Anacleusa Arimateia levam à consulta médica seu filho Ebnezer Arimateia, que, após a realização de alguns exames laboratoriais, tem diagnosticada moléstia cujo tratamento envolve procedimento ambulatorial. Conforme o médico responsável e demais médicos por ele consultados, as condições de saúde do menino, de 8 anos de idade, associadas a questões genéticas, permitem prognosticar que, em decorrência do procedimento ambulatorial cuja realização é imperiosa, sob pena de deterioração das condições do paciente - que, em médio e longo prazo, podem inclusive colocá-lo em risco de vida - muito provavelmente seja necessária a realização de transfusão de sangue. Policarpo e Anacleusa professam fé religiosa dentre cujos dogmas está a não aceitação de tal procedimento, negando-se terminantemente a permitir que seu filho seja submetido ao procedimento recomendado. Em face de tais circunstâncias, tendo em consideração o sistema de direitos fundamentais vigente na CF/88:
Quais das assertivas acima estão corretas?
I – O direito fundamental à liberdade religiosa impõe que agente do Ministério Público adote alguma providência para sua proteção.
II – A vontade de Policarpo e Anacleusa somente poderá validamente definir suas escolhas, não as do filho, incapaz em razão da menoridade, caso em que pode ter lugar a atuação estatal por propositura do Ministério Público de uma ação judicial.
III – O direito fundamental à saúde e à vida são hierarquicamente superiores ao direito fundamental à liberdade religiosa, o que autoriza o médico a realizar o procedimento recomendável independentemente de autorização judicial e da vontade de Policarpo e Anacleusa.
IV – Tratando-se de conflito entre direitos da primeira geração, os quais compõem a esfera individual de autodeterminação, deve ser respeitada a decisão de Policarpo e Anacleusa.
a) Apenas a II.
b) Apenas a III.
c) Apenas a I e III.
d) Apenas a II e III.
e) Apenas a II e IV.

No Estado do Amazonas, a Assembleia Legislativa aprova projeto de Emenda à Constituição estadual e encaminha o projeto para sanção, promulgação e publicação do Governador do Estado; o Chefe do Poder Executivo Estadual veta o texto aprovado por entendê-lo inconstitucional e contrário aos interesses da sociedade. Nesta hipótese
Quais das assertivas acima estão corretas?
I – o projeto vetado deve ser devolvido à Assembleia Legislativa para que delibere sobre a manutenção ou derrubada do veto.
II – à similitude do que ocorre relativamente às Emendas à Constituição Federal, o projeto de Emenda Constitucional deverá ser promulgado e mandado publicar pela própria Assembleia Legislativa.
III – o poder constituinte decorrente atribuído aos Estados membros da federação brasileira, mesmo quando exercitado na modalidade derivada, considera-se insuscetível de subordinação ao Poder Executivo, por ele constituído, por força de estenderem-se naturalmente aos demais entes federados as normas atinentes ao processo legislativo contempladas na CF para a União Federal.
IV – o veto poderá ser derrubado nos termos do que esteja previsto na Constituição Estadual do Amazonas.
a) Apenas a I e IV.
b) Apenas a II e III.
c) Apenas a III.
d) Apenas a IV.
e) Nenhuma.

O Sindicato dos Trabalhadores na Navegação Fluvial e Lacustre publica Edital de convocação de Assembleia Geral Extraordinária para que seus filiados deliberem acerca das providências a serem adotadas sobre dois assuntos: (a) a Secretaria Municipal de Obras do Município indeferiu o pedido de autorização para realizar obras de reformas e novas edificações na sede do sindicado; (b) o Secretário Estadual da Fazenda expediu determinação no sentido de que os agentes do Fisco Estadual, imediatamente, passem a autuar os trabalhadores na navegação fluvial e lacustre que, fiscalizados no exercício de sua atividade, tenham deixado de recolher o ICMS individualizado para cada Município em cujo território se tenha dado a prestação de serviço de transporte de carga e de passageiros no âmbito do Estado, de forma a que, se o trajeto percorrido se tenha dado em águas que atravessam o território de mais de um Município, considere-se devido o recolhimento do imposto tantas vezes quantos sejam os Municípios. Nestas hipóteses, é correto afirmar que
Quais das assertivas acima estão corretas?
a) relativamente a ambos os casos, podem ser ajuizados mandados de segurança coletivos.
b) relativamente a ambos os casos, devem ser ajuizados mandados de segurança individuais.
c) relativamente ao caso (a), pode ser ajuizado mandado de segurança individual, enquanto, relativamente ao caso (b), podem ser ajuizados mandados de segurança individuais.
d) relativamente ao caso (a), deve ser ajuizado mandado de segurança coletivo, enquanto, relativamente ao caso (b), deve ser ajuizado mandado de segurança individual em litisconsórcio ativo.
e) relativamente a ambos os casos, podem tanto ser ajuizados mandados de segurança coletivos quanto mandados de segurança individuais.

Tendo em consideração o sistema de direitos e garantias jusfundamentais estabelecido na Constituição Federal atualmente em vigência,
Quais das assertivas acima estão corretas?
I – não se exige capacidade postulatória para o ajuizamento da Ação Popular.
II – uma vez eleitoralmente alistados e no pleno gozo dos direitos políticos, os menores de 18 anos de idade podem validamente propor Ação Popular.
III – o Habeas Corpus dispensa a capacidade postulatória, podendo ser impetrado sem a necessidade de advogado devidamente habilitado ao exercício da profissão que subscreva a petição inicial.
IV – as ações constitucionais contempladas no art. 5º da CF podem, em algumas circunstâncias, caracterizar hipóteses de controle difuso de constitucionalidade.
a) Apenas a I e IV.
b) Apenas a IV.
c) Apenas a II e III.
d) Apenas a II, III e IV.
e) I, II, III e IV.

No âmbito da jurisdição constitucional é correto afirmar que
Quais das assertivas acima estão corretas?
a) a decisão por órgão fracionário de Tribunal Estadual que atribuir à norma infraconstitucional interpretação conforme a Constituição não dispensa o incidente de inconstitucionalidade em atenção ao art. 97 da CF.
b) a decisão por órgão fracionário de Tribunal Estadual que atribuir à norma infraconstitucional interpretação conforme a Constituição dispensa o incidente de inconstitucionalidade em atenção ao art. 97 da CF.
c) a decisão do STF em Recurso Extraordinário interposto de decisão de ADI julgada por Tribunal de Justiça estadual produz efeitos típicos do controle difuso e, como tal, somente alcança as partes do processo.
d) inexiste possibilidade de controle abstrato de norma municipal em face da Constituição Federal por ausência de previsão expressa dessa hipótese no art. 102, I, a, da Constituição da República.
e) dentre os legitimados para a ADI perante o STF, as confederações sindicais e as entidades de classe de âmbito nacional detêm capacidade postulatória, necessitando demonstrar a relação de pertinência temática entre as finalidades para as quais foram criadas e o objeto da ação.

O Ministério Público Estadual, nos termos do vigente sistema constitucional,
Quais das assertivas acima estão corretas?
a) detém legitimidade para propor Ação Popular, desde que tenha por objeto direito indisponível.
b) não detém legitimidade para propor Mandado de Segurança coletivo tendo por objeto direito difuso.
c) detém legitimidade para propor Ação Civil pública tendo por objeto direito subjetivo individual indisponível, ainda que titulado por uma única pessoa.
d) detém legitimidade para propor Ação Civil Pública tendo por objeto direito subjetivo coletivo disponível.
e) detém legitimidade para propor Habeas Data em favor de hipossuficiente.

Lei Municipal nº 7.777/2015, tendo em consideração que em torno de 78% (setenta e oito por cento) da população em idade escolar cursando o ensino fundamental habita a zona rural, e tendo em vista a escassez de recursos, determina que, a partir do ano letivo de 2016, não mais seja oferecido o transporte escolar, cuja efetivação e os respectivos gastos de custeio estarão a cargo das próprias famílias dos estudantes. Em face de tal norma, é correto afirmar que
Quais das assertivas acima estão corretas?
I – existe inconstitucionalidade material, já que transporte escolar na zona rural é considerado elemento que compõe o direito à educação, sendo cabível controle difuso de constitucionalidade, que pode, inclusive, ser a causa de pedir em Ação Civil Pública ajuizada pelo Ministério Público.
II – inexiste qualquer inconstitucionalidade em face da autonomia político-administrativa do Município, que, enquanto ente federado, pode livremente decidir sobre como disporá de seus recursos públicos hauridos da arrecadação de impostos e transferências federais e estaduais.
III - existe inconstitucionalidade material, já que transporte escolar na zona rural é considerado elemento que compõe o direito à educação, sendo cabível controle abstrato de constitucionalidade através de ADI estadual perante o TJ.
IV - existe inconstitucionalidade material, já que transporte escolar na zona rural é considerado elemento que compõe o direito à educação, sendo cabível controle difuso de constitucionalidade, além do controle abstrato de constitucionalidade através de ADI estadual perante o TJ e de ADI perante o STF.
a) Apenas a I e II.
b) Apenas a I e III.
c) Apenas a II.
d) Apenas a IV.
e) Nenhuma.

Acerca do contrato de gestão celebrado entre a Administração Pública e as organizações sociais, é possível concluir, em consonância ao entendimento do Supremo Tribunal Federal:
a) Afigura-se inconstitucional, pela ausência do prévio dever de licitar, a celebração do instrumento de gestão entre a entidade qualificada em concreto, pertencente ao terceiro setor, e o Poder Público.
b) Por não estarem sujeitas às regras formais do artigo 37 da Constituição da República, de que seria exemplo a exigência da licitação, as organizações sociais, em suas contratações com terceiros fazendo uso de verbas públicas, apenas se submetem aos critérios de finalidade atrelados ao escopo do instrumento celebrado de gestão, com prevalência normativa do regime de direito privado.
c) As organizações sociais, no seu procedimento de recrutamento e seleção de pessoal, pela sua natureza jurídica de direito privado e por não integrarem os quadros da Administração Pública Indireta, deixam de se submeter aos ditames do Direito Administrativo consubstanciados no texto da Constituição da República.
d) O convênio do poder público com as organizações sociais deve seguir critérios objetivos, com forte nos princípios constitucionais da publicidade e impessoalidade, afastando-se qualquer interpretação que restrinja o controle de aplicação das verbas públicas pelo Ministério Público e pelo Tribunal de Contas.
e) O modelo estabelecido pelo texto constitucional para a execução de serviços públicos sociais como saúde, ensino, pesquisa, cultura e preservação do meio ambiente, não prescinde de atuação direta do Estado, com o que se define pela inconstitucionalidade de os serviços sociais serem executados por intermédio de convênios de gestão.

Em se tratando da responsabilidade civil extracontratual do Estado, assinale a alternativa correta.
a) O Estado é responsável pelos atos ou omissões de seus agentes, de qualquer nível hierárquico, independentemente de terem agido ou não no âmbito de suas competências.
b) O dispositivo constitucional pertinente ao tema não demanda que o agente público tenha agido no exercício de suas funções, mas na qualidade de agente público.
c) Os entes federativos respondem apenas subsidiariamente pelas obrigações das pessoas jurídicas de direito público e de direito privado prestadoras de serviço público que instituírem.
d) A responsabilidade imputável às pessoas jurídicas de direito privado prestadoras de serviços públicos será objetiva como regra, apenas convertida em modalidade subjetiva se alcançar danos aos terceiros não usuários do serviço contemplado.
e) Prevalece na jurisprudência do STF o entendimento segundo o qual haverá de se conceder ao lesado a possibilidade de ajuizar ação diretamente contra o Estado, contra o agente causador do dano, ou contra ambos.

Em se tratando das sanções a serem aplicadas pela Administração Pública ao particular motivadas pela inexecução total ou parcial do contrato administrativo, enquanto desdobramento concreto das denominadas cláusulas exorbitantes, considere as afirmativas a seguir: Quais das assertivas acima estão corretas?
I – A aplicação das penalidades faculta ao contratado a quem se imputa a inexecução total ou parcial do pacto o exercício de defesa no prazo de cinco dias da abertura de vista no respectivo processo.
II – A penalidade de multa (artigo 87, inciso II, da Lei 8.666/93), a partir do postulado da proporcionalidade, além da hipótese de poder ser imposta isoladamente, somente poderá ser aplicada na companhia da sanção relativa à suspensão temporária de participação em certames licitatórios e impedimento de contratar com a entidade administrativa (artigo 87, inciso III, da Lei 8.666/93).
III – As penalidades do artigo 87 da Lei 8.666/93 relacionadas à suspensão de licitar e à declaração de inidoneidade, de acordo com o critério hermenêutico predominante do Superior Tribunal de Justiça, são de abrangência nacional, não ficando restritas à esfera do ente contratante a quem se atribui a prerrogativa de aplicar tais sanções.
a) Apenas a III.
b) Apenas a I e II.
c) Apenas a I e III.
d) Apenas a II.
e) Nenhuma.

Sobre a desapropriação indireta, assinale a alternativa correta.
a) A jurisprudência dos tribunais superiores consolidou o critério segundo o qual não incidem juros para compensar o que o desapropriado deixou de ganhar com a perda antecipada do imóvel, tampouco para ressarci-lo pelo impedimento do uso e gozo econômico do imóvel.
b) A ação de desapropriação indireta é de natureza indenizatória, de cunho patrimonial, que a vincula ao denominado interesse público primário, cuja titularidade é atribuída à Fazenda Pública.
c) Em regra, a ação de indenização por desapropriação indireta não pressupõe automática intervenção do Ministério Público.
d) É de quinze anos o prazo prescricional aplicável nas ações de desapropriação indireta.
e) Trata-se de um ato administrativo pelo qual o Estado se apropria de bem particular, sem a observância dos requisitos constitucionais da declaração e da indenização prévia.

Sobre o Ministério Público Eleitoral, considere as seguintes assertivas: Quais das assertivas acima estão corretas?
I – A filiação a partido político impede o exercício de funções eleitorais por membro do Ministério Público, cessando tal impedimento com o cancelamento da filiação.
II – O Procurador-Geral Eleitoral pode designar membros do Ministério Público dos Estados para oficiar perante os Tribunais Regionais Eleitorais naqueles Estados onde não há Procuradores Regionais da República.
III – O Ministério Público Eleitoral tem legitimidade para impugnar pedido de registro de candidatura e, para tanto, dispõe do mesmo prazo previsto para os candidatos, partidos políticos e coligações.
IV – O Ministério Público Eleitoral não pode requisitar a instauração de inquérito policial por infração penal eleitoral; somente a Justiça pode fazê-lo.
a) Apenas a III.
b) Apenas a I e III.
c) Apenas a I e II.
d) Apenas a III e IV.
e) Apenas a II, III e IV.

Em matéria de propaganda eleitoral, considere as seguintes assertivas: Quais das assertivas acima estão corretas?
I – É permitida a veiculação de propaganda paga na imprensa escrita, com limite do número de anúncios por veículo de comunicação.
II – É permitida a propaganda mediante outdoors, desde que não excedam a 4m².
III – É permitida a veiculação de propaganda no interior de lojas e ginásios, desde que seja propriedade privada e para a qual não haja qualquer tipo de pagamento.
IV – É proibida a apresentação, mesmo que não remunerada, de artistas com a finalidade de animar comício.
a) Apenas a I e II.
b) Apenas a I e IV.
c) Apenas a II e III.
d) Apenas a I e III.
e) Apenas a III e IV.

Assinale a alternativa correta.
a) O servidor público municipal não necessita afastar-se das funções para concorrer a Deputado Federal.
b) O senador, por ser eleito pelo sistema majoritário e ter mandato de oito anos, só pode concorrer a uma reeleição.
c) O militar da ativa, em razão do impedimento constitucional (art. 142, § 3º, V, da CF) de se filiar a partidos políticos, é, por isso, inelegível, por não preencher uma das condições de elegibilidade, qual seja, a filiação partidária.
d) Na atual Constituição Federal não há qualquer restrição para o alistamento e o voto do militar.
e) A Constituição Federal não permite que lei ordinária estabeleça casos de inelegibilidade.

Sobre a Justiça Eleitoral, considere as seguintes assertivas: Quais das assertivas acima estão corretas?
I - A Ordem dos Advogados do Brasil participa do procedimento de indicação de advogados para composição do Tribunal Superior Eleitoral e dos Tribunais Regionais Eleitorais.
II – A jurisdição eleitoral de primeiro grau não pode ser exercida por juízes federais.
III - Por ser inerente à Justiça Eleitoral, a função consultiva pode ser exercida pelos Juízes Eleitorais.
IV – Conquanto investido de poder de polícia, não tem legitimidade o Juiz Eleitoral para, de ofício, instaurar procedimento com a finalidade de impor multa pela veiculação de propaganda eleitoral em desacordo com a Lei nº 9.504/1997.
a) Apenas a II.
b) Apenas a I e II.
c) Apenas a III e IV.
d) Apenas a II e IV.
e) Apenas a I, II e IV.

Em relação à infração de captação ilícita de sufrágio (art. 41-A da Lei nº 9.504/97), é correto afirmar que
a) a representação pela prática da conduta pode ser proposta antes do pedido de registro da candidatura.
b) a representação só pode ser proposta após o pedido de registro da candidatura, mas referir-se a fatos praticados antes do pedido de registro.
c) a representação pode buscar a cassação do registro, mas não do diploma, uma vez que para este há o Recurso Contra a Expedição de Diploma.
d) para sua caracterização é necessário que haja pedido explícito de votos e que a conduta seja levada a efeito pelo próprio candidato.
e) como tutela à liberdade de voto, à vontade do eleitor, não se exige, para sua configuração, que o fato imputado cause desequilíbrio nas eleições.

Em relação às condutas vedadas previstas no art. 73 da Lei nº 9.504/97, é correto afirmar que
a) só respondem pela violação os candidatos que sejam agentes políticos.
b) o bem jurídico tutelado é o princípio da igualdade entre os candidatos.
c) tutelam a normalidade e legitimidade das eleições. Por isso é necessário prova de que a conduta desequilibrou o pleito.
d) podem levar à cassação do registro, mas não do diploma do candidato beneficiado.
e) a legitimidade para propositura da representação, nas eleições municipais, é do Ministério Público Eleitoral, dos candidatos, dos partidos políticos ou coligações e de qualquer eleitor da circunscrição eleitoral.

Considere as seguintes alternativas sobre crimes eleitorais: Quais das assertivas acima estão corretas?
I – É incabível ação penal privada subsidiária no âmbito da Justiça Eleitoral.
II – Prefeito Municipal acusado da prática de crime eleitoral é julgado pelo Tribunal Regional Eleitoral.
III – A contratação e o fornecimento de transporte para comparecimento em comício configura o crime de transporte irregular de eleitores previsto na Lei nº 6.091/74.
IV – O crime de corrupção eleitoral (art. 299 do Cód. Eleitoral), na sua modalidade ativa, pode ser praticado por pessoa que não seja candidato.
a) Apenas a I e II.
b) Apenas a II e III.
c) Apenas a II e IV.
d) Apenas a I, III e IV.
e) Apenas a II, III e IV.

Com relação à capacidade para exercer os atos da vida civil, considere as seguintes assertivas: Quais das assertivas acima estão corretas?
I – São relativamente incapazes de exercer pessoalmente os atos da vida civil aqueles que, por causa transitória, não puderem exprimir sua vontade.
II – São absolutamente incapazes os excepcionais, sem desenvolvimento mental completo.
III – A incapacidade cessa para os menores pelo exercício de emprego público efetivo.
a) Apenas a II.
b) Apenas a III.
c) Apenas a I e III.
d) Apenas a II e III.
e) I, II e III.

Quanto à disciplina legal das pessoas jurídicas, considere as seguintes assertivas: Quais das assertivas acima estão corretas?
I – As associações são constituídas pela união de pessoas que se organizem para fins econômicos.
II – Para que se possa alterar o estatuto de uma fundação, é necessário que a reforma seja deliberada por dois terços dos competentes para gerir e representar a fundação.
III – O direito de anular a constituição das pessoas jurídicas de direito privado, por defeito do ato respectivo, decai em cinco anos, contado o prazo da publicação de sua inscrição no registro.
a) Apenas a II.
b) Apenas a III.
c) Apenas a I e III.
d) Apenas a II e III.
e) I, II e III.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Policarpo Arimateia e sua esposa Anacleusa Arimateia levam à consulta médica seu filho Ebnezer Arimateia, que, após a realização de alguns exames laboratoriais, tem diagnosticada moléstia cujo tratamento envolve procedimento ambulatorial. Conforme o médico responsável e demais médicos por ele consultados, as condições de saúde do menino, de 8 anos de idade, associadas a questões genéticas, permitem prognosticar que, em decorrência do procedimento ambulatorial cuja realização é imperiosa, sob pena de deterioração das condições do paciente - que, em médio e longo prazo, podem inclusive colocá-lo em risco de vida - muito provavelmente seja necessária a realização de transfusão de sangue. Policarpo e Anacleusa professam fé religiosa dentre cujos dogmas está a não aceitação de tal procedimento, negando-se terminantemente a permitir que seu filho seja submetido ao procedimento recomendado. Em face de tais circunstâncias, tendo em consideração o sistema de direitos fundamentais vigente na CF/88:
Quais das assertivas acima estão corretas?
I – O direito fundamental à liberdade religiosa impõe que agente do Ministério Público adote alguma providência para sua proteção.
II – A vontade de Policarpo e Anacleusa somente poderá validamente definir suas escolhas, não as do filho, incapaz em razão da menoridade, caso em que pode ter lugar a atuação estatal por propositura do Ministério Público de uma ação judicial.
III – O direito fundamental à saúde e à vida são hierarquicamente superiores ao direito fundamental à liberdade religiosa, o que autoriza o médico a realizar o procedimento recomendável independentemente de autorização judicial e da vontade de Policarpo e Anacleusa.
IV – Tratando-se de conflito entre direitos da primeira geração, os quais compõem a esfera individual de autodeterminação, deve ser respeitada a decisão de Policarpo e Anacleusa.
a) Apenas a II.
b) Apenas a III.
c) Apenas a I e III.
d) Apenas a II e III.
e) Apenas a II e IV.

No Estado do Amazonas, a Assembleia Legislativa aprova projeto de Emenda à Constituição estadual e encaminha o projeto para sanção, promulgação e publicação do Governador do Estado; o Chefe do Poder Executivo Estadual veta o texto aprovado por entendê-lo inconstitucional e contrário aos interesses da sociedade. Nesta hipótese
Quais das assertivas acima estão corretas?
I – o projeto vetado deve ser devolvido à Assembleia Legislativa para que delibere sobre a manutenção ou derrubada do veto.
II – à similitude do que ocorre relativamente às Emendas à Constituição Federal, o projeto de Emenda Constitucional deverá ser promulgado e mandado publicar pela própria Assembleia Legislativa.
III – o poder constituinte decorrente atribuído aos Estados membros da federação brasileira, mesmo quando exercitado na modalidade derivada, considera-se insuscetível de subordinação ao Poder Executivo, por ele constituído, por força de estenderem-se naturalmente aos demais entes federados as normas atinentes ao processo legislativo contempladas na CF para a União Federal.
IV – o veto poderá ser derrubado nos termos do que esteja previsto na Constituição Estadual do Amazonas.
a) Apenas a I e IV.
b) Apenas a II e III.
c) Apenas a III.
d) Apenas a IV.
e) Nenhuma.

O Sindicato dos Trabalhadores na Navegação Fluvial e Lacustre publica Edital de convocação de Assembleia Geral Extraordinária para que seus filiados deliberem acerca das providências a serem adotadas sobre dois assuntos: (a) a Secretaria Municipal de Obras do Município indeferiu o pedido de autorização para realizar obras de reformas e novas edificações na sede do sindicado; (b) o Secretário Estadual da Fazenda expediu determinação no sentido de que os agentes do Fisco Estadual, imediatamente, passem a autuar os trabalhadores na navegação fluvial e lacustre que, fiscalizados no exercício de sua atividade, tenham deixado de recolher o ICMS individualizado para cada Município em cujo território se tenha dado a prestação de serviço de transporte de carga e de passageiros no âmbito do Estado, de forma a que, se o trajeto percorrido se tenha dado em águas que atravessam o território de mais de um Município, considere-se devido o recolhimento do imposto tantas vezes quantos sejam os Municípios. Nestas hipóteses, é correto afirmar que
Quais das assertivas acima estão corretas?
a) relativamente a ambos os casos, podem ser ajuizados mandados de segurança coletivos.
b) relativamente a ambos os casos, devem ser ajuizados mandados de segurança individuais.
c) relativamente ao caso (a), pode ser ajuizado mandado de segurança individual, enquanto, relativamente ao caso (b), podem ser ajuizados mandados de segurança individuais.
d) relativamente ao caso (a), deve ser ajuizado mandado de segurança coletivo, enquanto, relativamente ao caso (b), deve ser ajuizado mandado de segurança individual em litisconsórcio ativo.
e) relativamente a ambos os casos, podem tanto ser ajuizados mandados de segurança coletivos quanto mandados de segurança individuais.

Tendo em consideração o sistema de direitos e garantias jusfundamentais estabelecido na Constituição Federal atualmente em vigência,
Quais das assertivas acima estão corretas?
I – não se exige capacidade postulatória para o ajuizamento da Ação Popular.
II – uma vez eleitoralmente alistados e no pleno gozo dos direitos políticos, os menores de 18 anos de idade podem validamente propor Ação Popular.
III – o Habeas Corpus dispensa a capacidade postulatória, podendo ser impetrado sem a necessidade de advogado devidamente habilitado ao exercício da profissão que subscreva a petição inicial.
IV – as ações constitucionais contempladas no art. 5º da CF podem, em algumas circunstâncias, caracterizar hipóteses de controle difuso de constitucionalidade.
a) Apenas a I e IV.
b) Apenas a IV.
c) Apenas a II e III.
d) Apenas a II, III e IV.
e) I, II, III e IV.

No âmbito da jurisdição constitucional é correto afirmar que
Quais das assertivas acima estão corretas?
a) a decisão por órgão fracionário de Tribunal Estadual que atribuir à norma infraconstitucional interpretação conforme a Constituição não dispensa o incidente de inconstitucionalidade em atenção ao art. 97 da CF.
b) a decisão por órgão fracionário de Tribunal Estadual que atribuir à norma infraconstitucional interpretação conforme a Constituição dispensa o incidente de inconstitucionalidade em atenção ao art. 97 da CF.
c) a decisão do STF em Recurso Extraordinário interposto de decisão de ADI julgada por Tribunal de Justiça estadual produz efeitos típicos do controle difuso e, como tal, somente alcança as partes do processo.
d) inexiste possibilidade de controle abstrato de norma municipal em face da Constituição Federal por ausência de previsão expressa dessa hipótese no art. 102, I, a, da Constituição da República.
e) dentre os legitimados para a ADI perante o STF, as confederações sindicais e as entidades de classe de âmbito nacional detêm capacidade postulatória, necessitando demonstrar a relação de pertinência temática entre as finalidades para as quais foram criadas e o objeto da ação.

O Ministério Público Estadual, nos termos do vigente sistema constitucional,
Quais das assertivas acima estão corretas?
a) detém legitimidade para propor Ação Popular, desde que tenha por objeto direito indisponível.
b) não detém legitimidade para propor Mandado de Segurança coletivo tendo por objeto direito difuso.
c) detém legitimidade para propor Ação Civil pública tendo por objeto direito subjetivo individual indisponível, ainda que titulado por uma única pessoa.
d) detém legitimidade para propor Ação Civil Pública tendo por objeto direito subjetivo coletivo disponível.
e) detém legitimidade para propor Habeas Data em favor de hipossuficiente.

Lei Municipal nº 7.777/2015, tendo em consideração que em torno de 78% (setenta e oito por cento) da população em idade escolar cursando o ensino fundamental habita a zona rural, e tendo em vista a escassez de recursos, determina que, a partir do ano letivo de 2016, não mais seja oferecido o transporte escolar, cuja efetivação e os respectivos gastos de custeio estarão a cargo das próprias famílias dos estudantes. Em face de tal norma, é correto afirmar que
Quais das assertivas acima estão corretas?
I – existe inconstitucionalidade material, já que transporte escolar na zona rural é considerado elemento que compõe o direito à educação, sendo cabível controle difuso de constitucionalidade, que pode, inclusive, ser a causa de pedir em Ação Civil Pública ajuizada pelo Ministério Público.
II – inexiste qualquer inconstitucionalidade em face da autonomia político-administrativa do Município, que, enquanto ente federado, pode livremente decidir sobre como disporá de seus recursos públicos hauridos da arrecadação de impostos e transferências federais e estaduais.
III - existe inconstitucionalidade material, já que transporte escolar na zona rural é considerado elemento que compõe o direito à educação, sendo cabível controle abstrato de constitucionalidade através de ADI estadual perante o TJ.
IV - existe inconstitucionalidade material, já que transporte escolar na zona rural é considerado elemento que compõe o direito à educação, sendo cabível controle difuso de constitucionalidade, além do controle abstrato de constitucionalidade através de ADI estadual perante o TJ e de ADI perante o STF.
a) Apenas a I e II.
b) Apenas a I e III.
c) Apenas a II.
d) Apenas a IV.
e) Nenhuma.

Acerca do contrato de gestão celebrado entre a Administração Pública e as organizações sociais, é possível concluir, em consonância ao entendimento do Supremo Tribunal Federal:
a) Afigura-se inconstitucional, pela ausência do prévio dever de licitar, a celebração do instrumento de gestão entre a entidade qualificada em concreto, pertencente ao terceiro setor, e o Poder Público.
b) Por não estarem sujeitas às regras formais do artigo 37 da Constituição da República, de que seria exemplo a exigência da licitação, as organizações sociais, em suas contratações com terceiros fazendo uso de verbas públicas, apenas se submetem aos critérios de finalidade atrelados ao escopo do instrumento celebrado de gestão, com prevalência normativa do regime de direito privado.
c) As organizações sociais, no seu procedimento de recrutamento e seleção de pessoal, pela sua natureza jurídica de direito privado e por não integrarem os quadros da Administração Pública Indireta, deixam de se submeter aos ditames do Direito Administrativo consubstanciados no texto da Constituição da República.
d) O convênio do poder público com as organizações sociais deve seguir critérios objetivos, com forte nos princípios constitucionais da publicidade e impessoalidade, afastando-se qualquer interpretação que restrinja o controle de aplicação das verbas públicas pelo Ministério Público e pelo Tribunal de Contas.
e) O modelo estabelecido pelo texto constitucional para a execução de serviços públicos sociais como saúde, ensino, pesquisa, cultura e preservação do meio ambiente, não prescinde de atuação direta do Estado, com o que se define pela inconstitucionalidade de os serviços sociais serem executados por intermédio de convênios de gestão.

Em se tratando da responsabilidade civil extracontratual do Estado, assinale a alternativa correta.
a) O Estado é responsável pelos atos ou omissões de seus agentes, de qualquer nível hierárquico, independentemente de terem agido ou não no âmbito de suas competências.
b) O dispositivo constitucional pertinente ao tema não demanda que o agente público tenha agido no exercício de suas funções, mas na qualidade de agente público.
c) Os entes federativos respondem apenas subsidiariamente pelas obrigações das pessoas jurídicas de direito público e de direito privado prestadoras de serviço público que instituírem.
d) A responsabilidade imputável às pessoas jurídicas de direito privado prestadoras de serviços públicos será objetiva como regra, apenas convertida em modalidade subjetiva se alcançar danos aos terceiros não usuários do serviço contemplado.
e) Prevalece na jurisprudência do STF o entendimento segundo o qual haverá de se conceder ao lesado a possibilidade de ajuizar ação diretamente contra o Estado, contra o agente causador do dano, ou contra ambos.

Em se tratando das sanções a serem aplicadas pela Administração Pública ao particular motivadas pela inexecução total ou parcial do contrato administrativo, enquanto desdobramento concreto das denominadas cláusulas exorbitantes, considere as afirmativas a seguir: Quais das assertivas acima estão corretas?
I – A aplicação das penalidades faculta ao contratado a quem se imputa a inexecução total ou parcial do pacto o exercício de defesa no prazo de cinco dias da abertura de vista no respectivo processo.
II – A penalidade de multa (artigo 87, inciso II, da Lei 8.666/93), a partir do postulado da proporcionalidade, além da hipótese de poder ser imposta isoladamente, somente poderá ser aplicada na companhia da sanção relativa à suspensão temporária de participação em certames licitatórios e impedimento de contratar com a entidade administrativa (artigo 87, inciso III, da Lei 8.666/93).
III – As penalidades do artigo 87 da Lei 8.666/93 relacionadas à suspensão de licitar e à declaração de inidoneidade, de acordo com o critério hermenêutico predominante do Superior Tribunal de Justiça, são de abrangência nacional, não ficando restritas à esfera do ente contratante a quem se atribui a prerrogativa de aplicar tais sanções.
a) Apenas a III.
b) Apenas a I e II.
c) Apenas a I e III.
d) Apenas a II.
e) Nenhuma.

Sobre a desapropriação indireta, assinale a alternativa correta.
a) A jurisprudência dos tribunais superiores consolidou o critério segundo o qual não incidem juros para compensar o que o desapropriado deixou de ganhar com a perda antecipada do imóvel, tampouco para ressarci-lo pelo impedimento do uso e gozo econômico do imóvel.
b) A ação de desapropriação indireta é de natureza indenizatória, de cunho patrimonial, que a vincula ao denominado interesse público primário, cuja titularidade é atribuída à Fazenda Pública.
c) Em regra, a ação de indenização por desapropriação indireta não pressupõe automática intervenção do Ministério Público.
d) É de quinze anos o prazo prescricional aplicável nas ações de desapropriação indireta.
e) Trata-se de um ato administrativo pelo qual o Estado se apropria de bem particular, sem a observância dos requisitos constitucionais da declaração e da indenização prévia.

Sobre o Ministério Público Eleitoral, considere as seguintes assertivas: Quais das assertivas acima estão corretas?
I – A filiação a partido político impede o exercício de funções eleitorais por membro do Ministério Público, cessando tal impedimento com o cancelamento da filiação.
II – O Procurador-Geral Eleitoral pode designar membros do Ministério Público dos Estados para oficiar perante os Tribunais Regionais Eleitorais naqueles Estados onde não há Procuradores Regionais da República.
III – O Ministério Público Eleitoral tem legitimidade para impugnar pedido de registro de candidatura e, para tanto, dispõe do mesmo prazo previsto para os candidatos, partidos políticos e coligações.
IV – O Ministério Público Eleitoral não pode requisitar a instauração de inquérito policial por infração penal eleitoral; somente a Justiça pode fazê-lo.
a) Apenas a III.
b) Apenas a I e III.
c) Apenas a I e II.
d) Apenas a III e IV.
e) Apenas a II, III e IV.

Em matéria de propaganda eleitoral, considere as seguintes assertivas: Quais das assertivas acima estão corretas?
I – É permitida a veiculação de propaganda paga na imprensa escrita, com limite do número de anúncios por veículo de comunicação.
II – É permitida a propaganda mediante outdoors, desde que não excedam a 4m².
III – É permitida a veiculação de propaganda no interior de lojas e ginásios, desde que seja propriedade privada e para a qual não haja qualquer tipo de pagamento.
IV – É proibida a apresentação, mesmo que não remunerada, de artistas com a finalidade de animar comício.
a) Apenas a I e II.
b) Apenas a I e IV.
c) Apenas a II e III.
d) Apenas a I e III.
e) Apenas a III e IV.

Assinale a alternativa correta.
a) O servidor público municipal não necessita afastar-se das funções para concorrer a Deputado Federal.
b) O senador, por ser eleito pelo sistema majoritário e ter mandato de oito anos, só pode concorrer a uma reeleição.
c) O militar da ativa, em razão do impedimento constitucional (art. 142, § 3º, V, da CF) de se filiar a partidos políticos, é, por isso, inelegível, por não preencher uma das condições de elegibilidade, qual seja, a filiação partidária.
d) Na atual Constituição Federal não há qualquer restrição para o alistamento e o voto do militar.
e) A Constituição Federal não permite que lei ordinária estabeleça casos de inelegibilidade.

Sobre a Justiça Eleitoral, considere as seguintes assertivas: Quais das assertivas acima estão corretas?
I - A Ordem dos Advogados do Brasil participa do procedimento de indicação de advogados para composição do Tribunal Superior Eleitoral e dos Tribunais Regionais Eleitorais.
II – A jurisdição eleitoral de primeiro grau não pode ser exercida por juízes federais.
III - Por ser inerente à Justiça Eleitoral, a função consultiva pode ser exercida pelos Juízes Eleitorais.
IV – Conquanto investido de poder de polícia, não tem legitimidade o Juiz Eleitoral para, de ofício, instaurar procedimento com a finalidade de impor multa pela veiculação de propaganda eleitoral em desacordo com a Lei nº 9.504/1997.
a) Apenas a II.
b) Apenas a I e II.
c) Apenas a III e IV.
d) Apenas a II e IV.
e) Apenas a I, II e IV.

Em relação à infração de captação ilícita de sufrágio (art. 41-A da Lei nº 9.504/97), é correto afirmar que
a) a representação pela prática da conduta pode ser proposta antes do pedido de registro da candidatura.
b) a representação só pode ser proposta após o pedido de registro da candidatura, mas referir-se a fatos praticados antes do pedido de registro.
c) a representação pode buscar a cassação do registro, mas não do diploma, uma vez que para este há o Recurso Contra a Expedição de Diploma.
d) para sua caracterização é necessário que haja pedido explícito de votos e que a conduta seja levada a efeito pelo próprio candidato.
e) como tutela à liberdade de voto, à vontade do eleitor, não se exige, para sua configuração, que o fato imputado cause desequilíbrio nas eleições.

Em relação às condutas vedadas previstas no art. 73 da Lei nº 9.504/97, é correto afirmar que
a) só respondem pela violação os candidatos que sejam agentes políticos.
b) o bem jurídico tutelado é o princípio da igualdade entre os candidatos.
c) tutelam a normalidade e legitimidade das eleições. Por isso é necessário prova de que a conduta desequilibrou o pleito.
d) podem levar à cassação do registro, mas não do diploma do candidato beneficiado.
e) a legitimidade para propositura da representação, nas eleições municipais, é do Ministério Público Eleitoral, dos candidatos, dos partidos políticos ou coligações e de qualquer eleitor da circunscrição eleitoral.

Considere as seguintes alternativas sobre crimes eleitorais: Quais das assertivas acima estão corretas?
I – É incabível ação penal privada subsidiária no âmbito da Justiça Eleitoral.
II – Prefeito Municipal acusado da prática de crime eleitoral é julgado pelo Tribunal Regional Eleitoral.
III – A contratação e o fornecimento de transporte para comparecimento em comício configura o crime de transporte irregular de eleitores previsto na Lei nº 6.091/74.
IV – O crime de corrupção eleitoral (art. 299 do Cód. Eleitoral), na sua modalidade ativa, pode ser praticado por pessoa que não seja candidato.
a) Apenas a I e II.
b) Apenas a II e III.
c) Apenas a II e IV.
d) Apenas a I, III e IV.
e) Apenas a II, III e IV.

Com relação à capacidade para exercer os atos da vida civil, considere as seguintes assertivas: Quais das assertivas acima estão corretas?
I – São relativamente incapazes de exercer pessoalmente os atos da vida civil aqueles que, por causa transitória, não puderem exprimir sua vontade.
II – São absolutamente incapazes os excepcionais, sem desenvolvimento mental completo.
III – A incapacidade cessa para os menores pelo exercício de emprego público efetivo.
a) Apenas a II.
b) Apenas a III.
c) Apenas a I e III.
d) Apenas a II e III.
e) I, II e III.

Quanto à disciplina legal das pessoas jurídicas, considere as seguintes assertivas: Quais das assertivas acima estão corretas?
I – As associações são constituídas pela união de pessoas que se organizem para fins econômicos.
II – Para que se possa alterar o estatuto de uma fundação, é necessário que a reforma seja deliberada por dois terços dos competentes para gerir e representar a fundação.
III – O direito de anular a constituição das pessoas jurídicas de direito privado, por defeito do ato respectivo, decai em cinco anos, contado o prazo da publicação de sua inscrição no registro.
a) Apenas a II.
b) Apenas a III.
c) Apenas a I e III.
d) Apenas a II e III.
e) I, II e III.

Prévia do material em texto

1 
 
 
 
 ESTADO DO AMAZONAS 
 
PROCURADORIA-GERAL DE JUSTIÇA 
 
 
 
 
 
PROVA PREAMBULAR 
 
 
 
 
CONCURSO PARA INGRESSO NA 
CARREIRA DO MINISTÉRIO 
PÚBLICO DO ESTADO DO 
AMAZONAS 
 
 
 
22/11/2015 
2 
Prezado Candidato: 
Você está recebendo um caderno com a Prova Preambular e uma Folha de 
Respostas. Leia, com a máxima atenção, as instruções abaixo. 
O presente caderno contém 100 questões de múltipla escolha. Confira 
cuidadosamente o material que lhe foi entregue e verifique se ele está completo e legível. 
Caso contrário, solicite ao fiscal da sala outro Caderno de Prova. Cada questão oferece 
CINCO opções de resposta, representadas pelas letras A, B, C, D e E. Somente uma das 
opções é correta. Iniciada a prova, não faça mais perguntas. A interpretação das 
questões é parte integrante da prova. 
A Folha de Respostas é personalizada e parte integrante desta prova. Confira 
seu nome, número de inscrição e demais dados. Caso haja alguma incorreção, 
comunique ao fiscal de sala. Aponha sua assinatura no local indicado. Para cada uma 
das questões, preencha, obrigatoriamente, na Folha de Respostas, somente uma das 
opções (A, B, C, D ou E). O preenchimento correto da Folha de Respostas é da inteira 
responsabilidade do candidato. As respostas das questões na Folha de Respostas 
devem ser totalmente preenchidas, com caneta esferográfica de tinta azul ou preta, 
fabricada em material transparente, suficientemente pressionada e de acordo com o 
modelo: 
Qualquer assinalação diferente será passível de anulação. Não serão 
consideradas as respostas duplas ou em branco. Não amasse e não dobre a Folha de 
Respostas. 
Ao término da prova, entregue sua Folha de Respostas ao fiscal da sala. 
O tempo de duração da prova é de CINCO horas, incluindo a leitura das 
instruções, a resolução das questões e o preenchimento da Folha de Respostas. O 
caderno de questões poderá ser levado após quatro horas e quarenta e cinco minutos do 
início das provas. 
Não será permitida a saída da sala de aula antes de transcorridas DUAS HORAS 
do início da prova (item 12 do Capítulo VIII do Edital Nº 001/2015-PGJ). 
Não é permitido qualquer tipo de consulta, nem uso de máquina de calcular, bip, 
telefone celular, relógios, walkman, agenda eletrônica, notebook, palmtop, receptor, 
gravador ou outros equipamentos similares, bem como protetores auriculares, óculos 
escuros, bonés, livros, códigos, manuais, impressos ou quaisquer anotações ou outros 
equipamentos eletrônicos. 
BOA PROVA! 
3 
Direito Constitucional 
 
 
Questão 01 – Policarpo Arimateia e sua esposa Anacleusa Arimateia levam à consulta médica seu filho 
Ebnezer Arimateia, que, após a realização de alguns exames laboratoriais, tem diagnosticada moléstia 
cujo tratamento envolve procedimento ambulatorial. Conforme o médico responsável e demais médicos 
por ele consultados, as condições de saúde do menino, de 8 anos de idade, associadas a questões 
genéticas, permitem prognosticar que, em decorrência do procedimento ambulatorial cuja realização é 
imperiosa, sob pena de deterioração das condições do paciente - que, em médio e longo prazo, podem 
inclusive colocá-lo em risco de vida - muito provavelmente seja necessária a realização de transfusão de 
sangue. Policarpo e Anacleusa professam fé religiosa dentre cujos dogmas está a não aceitação de tal 
procedimento, negando-se terminantemente a permitir que seu filho seja submetido ao procedimento 
recomendado. Em face de tais circunstâncias, tendo em consideração o sistema de direitos fundamentais 
vigente na CF/88: 
I – O direito fundamental à liberdade religiosa impõe que agente do Ministério Público adote alguma 
providência para sua proteção. 
II – A vontade de Policarpo e Anacleusa somente poderá validamente definir suas escolhas, não as do 
filho, incapaz em razão da menoridade, caso em que pode ter lugar a atuação estatal por propositura do 
Ministério Público de uma ação judicial. 
III – O direito fundamental à saúde e à vida são hierarquicamente superiores ao direito fundamental à 
liberdade religiosa, o que autoriza o médico a realizar o procedimento recomendável independentemente 
de autorização judicial e da vontade de Policarpo e Anacleusa. 
IV – Tratando-se de conflito entre direitos da primeira geração, os quais compõem a esfera individual de 
autodeterminação, deve ser respeitada a decisão de Policarpo e Anacleusa. 
Quais das assertivas acima estão corretas? 
a) Apenas a II. 
b) Apenas a III. 
c) Apenas a I e III. 
d) Apenas a II e III. 
e) Apenas a II e IV. 
 
Questão 02 – No Estado do Amazonas, a Assembleia Legislativa aprova projeto de Emenda à 
Constituição estadual e encaminha o projeto para sanção, promulgação e publicação do Governador do 
Estado; o Chefe do Poder Executivo Estadual veta o texto aprovado por entendê-lo inconstitucional e 
contrário aos interesses da sociedade. Nesta hipótese 
I – o projeto vetado deve ser devolvido à Assembleia Legislativa para que delibere sobre a manutenção ou 
derrubada do veto. 
II – à similitude do que ocorre relativamente às Emendas à Constituição Federal, o projeto de Emenda 
Constitucional deverá ser promulgado e mandado publicar pela própria Assembleia Legislativa. 
III – o poder constituinte decorrente atribuído aos Estados membros da federação brasileira, mesmo 
quando exercitado na modalidade derivada, considera-se insuscetível de subordinação ao Poder 
Executivo, por ele constituído, por força de estenderem-se naturalmente aos demais entes federados as 
normas atinentes ao processo legislativo contempladas na CF para a União Federal. 
IV – o veto poderá ser derrubado nos termos do que esteja previsto na Constituição Estadual do 
Amazonas. 
Quais das assertivas acima estão corretas? 
a) Apenas a I e IV. 
b) Apenas a II e III. 
c) Apenas a III. 
d) Apenas a IV. 
e) Nenhuma. 
 
4 
Questão 03 – O Sindicato dos Trabalhadores na Navegação Fluvial e Lacustre publica Edital de 
convocação de Assembleia Geral Extraordinária para que seus filiados deliberem acerca das providências 
a serem adotadas sobre dois assuntos: (a) a Secretaria Municipal de Obras do Município indeferiu o 
pedido de autorização para realizar obras de reformas e novas edificações na sede do sindicado; (b) o 
Secretário Estadual da Fazenda expediu determinação no sentido de que os agentes do Fisco Estadual, 
imediatamente, passem a autuar os trabalhadores na navegação fluvial e lacustre que, fiscalizados no 
exercício de sua atividade, tenham deixado de recolher o ICMS individualizado para cada Município em 
cujo território se tenha dado a prestação de serviço de transporte de carga e de passageiros no âmbito do 
Estado, de forma a que, se o trajeto percorrido se tenha dado em águas que atravessam o território de mais 
de um Município, considere-se devido o recolhimento do imposto tantas vezes quantos sejam os 
Municípios. Nestas hipóteses, é correto afirmar que 
a) relativamente a ambos os casos, podem ser ajuizados mandados de segurança coletivos. 
b) relativamente a ambos os casos, devem ser ajuizados mandados de segurança individuais. 
c) relativamente ao caso (a), pode ser ajuizado mandado de segurança individual, enquanto, relativamente 
ao caso (b), podem ser ajuizados mandados de segurança individuais. 
d) relativamente ao caso (a), deve ser ajuizado mandado de segurança coletivo, enquanto, relativamente 
ao caso (b), deve ser ajuizado mandado de segurança individual em litisconsórcio ativo. 
e) relativamente a ambos os casos, podem tanto ser ajuizados mandados de segurança coletivos quanto 
mandados de segurança individuais. 
 
Questão 04 – Tendo em consideração o sistema de direitos e garantias jusfundamentais estabelecido na 
Constituição Federal atualmente em vigência, 
I – não se exige capacidade postulatória para o ajuizamento da Ação Popular. 
II – uma vez eleitoralmentealistados e no pleno gozo dos direitos políticos, os menores de 18 anos de 
idade podem validamente propor Ação Popular. 
III – o Habeas Corpus dispensa a capacidade postulatória, podendo ser impetrado sem a necessidade de 
advogado devidamente habilitado ao exercício da profissão que subscreva a petição inicial. 
IV – as ações constitucionais contempladas no art. 5º da CF podem, em algumas circunstâncias, 
caracterizar hipóteses de controle difuso de constitucionalidade. 
Quais das assertivas acima estão corretas? 
a) Apenas a I e IV. 
b) Apenas a IV. 
c) Apenas a II e III. 
d) Apenas a II, III e IV. 
e) I, II, III e IV. 
 
Questão 05 – No âmbito da jurisdição constitucional é correto afirmar que 
a) a decisão por órgão fracionário de Tribunal Estadual que atribuir à norma infraconstitucional 
interpretação conforme a Constituição não dispensa o incidente de inconstitucionalidade em atenção ao 
art. 97 da CF. 
b) a decisão por órgão fracionário de Tribunal Estadual que atribuir à norma infraconstitucional 
interpretação conforme a Constituição dispensa o incidente de inconstitucionalidade em atenção ao art. 97 
da CF. 
c) a decisão do STF em Recurso Extraordinário interposto de decisão de ADI julgada por Tribunal de 
Justiça estadual produz efeitos típicos do controle difuso e, como tal, somente alcança as partes do 
processo. 
d) inexiste possibilidade de controle abstrato de norma municipal em face da Constituição Federal por 
ausência de previsão expressa dessa hipótese no art. 102, I, a, da Constituição da República. 
e) dentre os legitimados para a ADI perante o STF, as confederações sindicais e as entidades de classe de 
âmbito nacional detêm capacidade postulatória, necessitando demonstrar a relação de pertinência temática 
entre as finalidades para as quais foram criadas e o objeto da ação. 
 
 
5 
Questão 06 – O Ministério Público Estadual, nos termos do vigente sistema constitucional, 
a) detém legitimidade para propor Ação Popular, desde que tenha por objeto direito indisponível. 
b) não detém legitimidade para propor Mandado de Segurança coletivo tendo por objeto direito difuso. 
c) detém legitimidade para propor Ação Civil pública tendo por objeto direito subjetivo individual 
indisponível, ainda que titulado por uma única pessoa. 
d) detém legitimidade para propor Ação Civil Pública tendo por objeto direito subjetivo coletivo 
disponível. 
e) detém legitimidade para propor Habeas Data em favor de hipossuficiente. 
 
Questão 07 – Lei Municipal nº 7.777/2015, tendo em consideração que em torno de 78% (setenta e oito 
por cento) da população em idade escolar cursando o ensino fundamental habita a zona rural, e tendo em 
vista a escassez de recursos, determina que, a partir do ano letivo de 2016, não mais seja oferecido o 
transporte escolar, cuja efetivação e os respectivos gastos de custeio estarão a cargo das próprias famílias 
dos estudantes. Em face de tal norma, é correto afirmar que 
I – existe inconstitucionalidade material, já que transporte escolar na zona rural é considerado elemento 
que compõe o direito à educação, sendo cabível controle difuso de constitucionalidade, que pode, 
inclusive, ser a causa de pedir em Ação Civil Pública ajuizada pelo Ministério Público. 
II – inexiste qualquer inconstitucionalidade em face da autonomia político-administrativa do Município, 
que, enquanto ente federado, pode livremente decidir sobre como disporá de seus recursos públicos 
hauridos da arrecadação de impostos e transferências federais e estaduais. 
III - existe inconstitucionalidade material, já que transporte escolar na zona rural é considerado elemento 
que compõe o direito à educação, sendo cabível controle abstrato de constitucionalidade através de ADI 
estadual perante o TJ. 
IV - existe inconstitucionalidade material, já que transporte escolar na zona rural é considerado elemento 
que compõe o direito à educação, sendo cabível controle difuso de constitucionalidade, além do controle 
abstrato de constitucionalidade através de ADI estadual perante o TJ e de ADI perante o STF. 
Quais das assertivas acima estão corretas? 
a) Apenas a I e II. 
b) Apenas a I e III. 
c) Apenas a II. 
d) Apenas a IV. 
e) Nenhuma. 
 
 
 
 
 
Direito Administrativo 
 
Questão 08 – Tendo em vista precedente jurisprudencial plenário do Supremo Tribunal Federal e, 
inclusive, conteúdo em vigor de enunciado de súmula vinculante da Suprema Corte brasileira, considere 
as seguintes assertivas sobre a prática do nepotismo: 
I – A vedação ao nepotismo decorre diretamente do artigo 37, caput, da Constituição da República, em 
especial dos princípios da impessoalidade e da moralidade, os quais informam sobremaneira a conduta 
retilínea e ética a ser exigida da Administração Pública nacional. 
II – A aplicação da súmula vinculante pertinente ao tema coíbe a prática de nepotismo para todas as 
esferas federativas e igualmente para o âmbito dos três poderes, considerando-se vedada, sob a 
perspectiva do beneficiário conectado à autoridade nomeante, a nomeação de cônjuge, companheiro ou 
parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o segundo grau, inclusive. 
III – A proibição do nepotismo consubstanciada nos precedentes do Supremo Tribunal Federal, inclusive 
na súmula vinculante em apreço, deve levar em observância o assento constitucional dos cargos políticos, 
os quais não resultam em tese abrangidos pela envergadura daquela vedação, salvo modulações 
casuísticas demonstráveis para efeito de se verificar nepotismo cruzado ou fraude à legislação. 
6 
Quais das assertivas acima estão corretas? 
a) Apenas a II e III. 
b) Apenas a II. 
c) Apenas a I e III. 
d) Apenas a I e II. 
e) I, II e III. 
 
Questão 09 – No que se refere à natureza jurídica da Empresa Pública de Correios e Telégrafos (ECT) e 
às respectivas atividades consentâneas com a legislação em vigor, de acordo com jurisprudência do 
Supremo Tribunal Federal, assinale a alternativa incorreta. 
a) Reconhece-se a natureza pública dos serviços postais, com o destaque de que tais serviços são 
exercidos em regime de exclusividade pelos Correios. 
b) Inexiste o comprometimento do status de empresa pública prestadora de serviços essenciais em virtude 
do exercício de atividades paralelas indissociáveis do serviço postal, como o transporte e a entrega de 
encomendas, por exemplo, estando estas últimas ao abrigo do regime concorrencial. 
c) Há infração aos princípios constitucionais norteadores da atividade administrativa quando não se 
aproveita a estrutura de bens e pessoas já existente para a prestação do serviço público no sentido de se 
negligenciar a oportunidade quanto à exploração de outras atividades, incorrendo-se numa espécie de 
desperdício econômico apto a beneficiar a redução de tarifas. 
d) O regime jurídico dos Correios foi proclamado um serviço público com caráter de privilégio, para 
alguns administrativistas, com caráter de monopólio, cujas atividades, assim demarcadas pela nota da 
exclusividade, se beneficiam do regime das imunidades tributárias, o qual não se estende em absoluto 
para as demais atividades conduzidas mediante concorrência com a inciativa privada. 
e) A desoneração fiscal ínfima em benefício da ECT, incapaz de prejudicar os interesses das grandes 
empresas privadas de logística e entrega, além do reduzido espectro de concorrência dos Correios em 
escala nacional, ao se tomar em consideração a custosa obrigatoriedade de prestar serviços em todo o 
território brasileiro, foram argumentos desabonados como razões determinantes pela Corte Suprema na 
definição do status desse serviço público. 
 
Questão 10 – Bem se observa a trajetória mais recente dos rumos do Direito Administrativo 
contemporâneo, especialmente mediante a densificação normativa oriunda dos textos constitucionais 
democráticos. Levando-se em relevo o movimento de constitucionalização pós-1988 no direito brasileiro, 
manifestam-sevariados contextos dos sentidos de vinculação administrativa orientados pelo conteúdo 
deontológico da juridicidade, dentre os quais não se poderia incluir 
 
a) a noção de discricionariedade interpretada como um poder administrativo externo ao próprio 
ordenamento jurídico fundado na autonomia decorrente da personalização da Administração Pública. 
b) a vinculação da atividade administrativa ocorre perante o Direito, ou seja, em relação ao ordenamento 
jurídico enquanto expressão normativa dinâmica e plural em unidade de coerência argumentativa balizada 
pelas matrizes estruturantes da Constituição. 
c) a sistematização dos poderes e deveres da Administração Pública resulta traçada com especial ênfase 
no sistema de direitos fundamentais e nas normas nucleares tributárias do regime democrático. 
d) a convalidação de um ato administrativo ilegal constitui por vezes um método otimizado de eficácia 
normativa da Constituição, quando se verifica casuisticamente a prevalência do princípio da proteção da 
confiança legítima em detrimento da salvaguarda formal da legalidade. 
e) a juridicidade contra a lei aponta no sentido da supremacia da Constituição, segundo parte da doutrina 
administrativista, inclusive com o respaldo de a Administração Pública deixar de aplicar, de forma auto-
executória, uma lei havida como violadora do Texto Maior, independentemente de qualquer 
pronunciamento judicial prévio. 
 
Questão 11 – Acerca do contrato de gestão celebrado entre a Administração Pública e as organizações 
sociais, é possível concluir, em consonância ao entendimento do Supremo Tribunal Federal: 
7 
a) Afigura-se inconstitucional, pela ausência do prévio dever de licitar, a celebração do instrumento de 
gestão entre a entidade qualificada em concreto, pertencente ao terceiro setor, e o Poder Público. 
b) Por não estarem sujeitas às regras formais do artigo 37 da Constituição da República, de que seria 
exemplo a exigência da licitação, as organizações sociais, em suas contratações com terceiros fazendo uso 
de verbas públicas, apenas se submetem aos critérios de finalidade atrelados ao escopo do instrumento 
celebrado de gestão, com prevalência normativa do regime de direito privado. 
c) As organizações sociais, no seu procedimento de recrutamento e seleção de pessoal, pela sua natureza 
jurídica de direito privado e por não integrarem os quadros da Administração Pública Indireta, deixam de 
se submeter aos ditames do Direito Administrativo consubstanciados no texto da Constituição da 
República. 
d) O convênio do poder público com as organizações sociais deve seguir critérios objetivos, com forte nos 
princípios constitucionais da publicidade e impessoalidade, afastando-se qualquer interpretação que 
restrinja o controle de aplicação das verbas públicas pelo Ministério Público e pelo Tribunal de Contas. 
e) O modelo estabelecido pelo texto constitucional para a execução de serviços públicos sociais como 
saúde, ensino, pesquisa, cultura e preservação do meio ambiente, não prescinde de atuação direta do 
Estado, com o que se define pela inconstitucionalidade de os serviços sociais serem executados por 
intermédio de convênios de gestão. 
 
Questão 12 – Em se tratando da responsabilidade civil extracontratual do Estado, assinale a alternativa 
correta. 
a) O Estado é responsável pelos atos ou omissões de seus agentes, de qualquer nível hierárquico, 
independentemente de terem agido ou não no âmbito de suas competências. 
b) O dispositivo constitucional pertinente ao tema não demanda que o agente público tenha agido no 
exercício de suas funções, mas na qualidade de agente público. 
c) Os entes federativos respondem apenas subsidiariamente pelas obrigações das pessoas jurídicas de 
direito público e de direito privado prestadoras de serviço público que instituírem. 
d) A responsabilidade imputável às pessoas jurídicas de direito privado prestadoras de serviços públicos 
será objetiva como regra, apenas convertida em modalidade subjetiva se alcançar danos aos terceiros não 
usuários do serviço contemplado. 
e) Prevalece na jurisprudência do STF o entendimento segundo o qual haverá de se conceder ao lesado a 
possibilidade de ajuizar ação diretamente contra o Estado, contra o agente causador do dano, ou contra 
ambos. 
 
Questão 13 – Em se tratando das sanções a serem aplicadas pela Administração Pública ao particular 
motivadas pela inexecução total ou parcial do contrato administrativo, enquanto desdobramento concreto 
das denominadas cláusulas exorbitantes, considere as afirmativas a seguir: 
I – A aplicação das penalidades faculta ao contratado a quem se imputa a inexecução total ou parcial do 
pacto o exercício de defesa no prazo de cinco dias da abertura de vista no respectivo processo. 
II – A penalidade de multa (artigo 87, inciso II, da Lei 8.666/93), a partir do postulado da 
proporcionalidade, além da hipótese de poder ser imposta isoladamente, somente poderá ser aplicada na 
companhia da sanção relativa à suspensão temporária de participação em certames licitatórios e 
impedimento de contratar com a entidade administrativa (artigo 87, inciso III, da Lei 8.666/93). 
III – As penalidades do artigo 87 da Lei 8.666/93 relacionadas à suspensão de licitar e à declaração de 
inidoneidade, de acordo com o critério hermenêutico predominante do Superior Tribunal de Justiça, são 
de abrangência nacional, não ficando restritas à esfera do ente contratante a quem se atribui a prerrogativa 
de aplicar tais sanções. 
Quais das assertivas acima estão corretas? 
a) Apenas a III. 
b) Apenas a I e II. 
c) Apenas a I e III. 
d) Apenas a II. 
e) Nenhuma. 
 
8 
Questão 14 – Sobre a desapropriação indireta, assinale a alternativa correta. 
a) A jurisprudência dos tribunais superiores consolidou o critério segundo o qual não incidem juros para 
compensar o que o desapropriado deixou de ganhar com a perda antecipada do imóvel, tampouco para 
ressarci-lo pelo impedimento do uso e gozo econômico do imóvel. 
b) A ação de desapropriação indireta é de natureza indenizatória, de cunho patrimonial, que a vincula ao 
denominado interesse público primário, cuja titularidade é atribuída à Fazenda Pública. 
c) Em regra, a ação de indenização por desapropriação indireta não pressupõe automática intervenção do 
Ministério Público. 
d) É de quinze anos o prazo prescricional aplicável nas ações de desapropriação indireta. 
e) Trata-se de um ato administrativo pelo qual o Estado se apropria de bem particular, sem a observância 
dos requisitos constitucionais da declaração e da indenização prévia. 
 
 
 
 
 
Direito Eleitoral 
 
Questão 15 – Sobre o Ministério Público Eleitoral, considere as seguintes assertivas: 
I – A filiação a partido político impede o exercício de funções eleitorais por membro do Ministério 
Público, cessando tal impedimento com o cancelamento da filiação. 
II – O Procurador-Geral Eleitoral pode designar membros do Ministério Público dos Estados para oficiar 
perante os Tribunais Regionais Eleitorais naqueles Estados onde não há Procuradores Regionais da 
República. 
III – O Ministério Público Eleitoral tem legitimidade para impugnar pedido de registro de candidatura e, 
para tanto, dispõe do mesmo prazo previsto para os candidatos, partidos políticos e coligações. 
IV – O Ministério Público Eleitoral não pode requisitar a instauração de inquérito policial por infração 
penal eleitoral; somente a Justiça pode fazê-lo. 
Quais das assertivas acima estão corretas? 
a) Apenas a III. 
b) Apenas a I e III. 
c) Apenas a I e II. 
d) Apenas a III e IV. 
e) Apenas a II, III e IV. 
 
 
Questão 16 – Em matéria de propaganda eleitoral, considere as seguintes assertivas: 
I – É permitida a veiculação de propaganda paga na imprensa escrita, com limite do número de anúncios 
por veículo de comunicação. 
II – É permitida a propaganda mediante outdoors, desde que não excedam a 4m². 
III – É permitida aveiculação de propaganda no interior de lojas e ginásios, desde que seja propriedade 
privada e para a qual não haja qualquer tipo de pagamento. 
IV – É proibida a apresentação, mesmo que não remunerada, de artistas com a finalidade de animar 
comício. 
Quais das assertivas acima estão corretas? 
a) Apenas a I e II. 
b) Apenas a I e IV. 
c) Apenas a II e III. 
d) Apenas a I e III. 
e) Apenas a III e IV. 
 
 
 
9 
Questão 17 – Assinale a alternativa correta. 
a) O servidor público municipal não necessita afastar-se das funções para concorrer a Deputado Federal. 
b) O senador, por ser eleito pelo sistema majoritário e ter mandato de oito anos, só pode concorrer a uma 
reeleição. 
c) O militar da ativa, em razão do impedimento constitucional (art. 142, § 3º, V, da CF) de se filiar a 
partidos políticos, é, por isso, inelegível, por não preencher uma das condições de elegibilidade, qual seja, 
a filiação partidária. 
d) Na atual Constituição Federal não há qualquer restrição para o alistamento e o voto do militar. 
e) A Constituição Federal não permite que lei ordinária estabeleça casos de inelegibilidade. 
 
Questão 18 – Sobre a Justiça Eleitoral, considere as seguintes assertivas: 
I - A Ordem dos Advogados do Brasil participa do procedimento de indicação de advogados para 
composição do Tribunal Superior Eleitoral e dos Tribunais Regionais Eleitorais. 
II – A jurisdição eleitoral de primeiro grau não pode ser exercida por juízes federais. 
III - Por ser inerente à Justiça Eleitoral, a função consultiva pode ser exercida pelos Juízes Eleitorais. 
IV – Conquanto investido de poder de polícia, não tem legitimidade o Juiz Eleitoral para, de ofício, 
instaurar procedimento com a finalidade de impor multa pela veiculação de propaganda eleitoral em 
desacordo com a Lei nº 9.504/1997. 
Quais das assertivas acima estão corretas? 
a) Apenas a II. 
b) Apenas a I e II. 
c) Apenas a III e IV 
d) Apenas a II e IV. 
e) Apenas a I, II e IV. 
 
Questão 19 – Em relação à infração de captação ilícita de sufrágio (art. 41-A da Lei nº 9.504/97), é 
correto afirmar que 
a) a representação pela prática da conduta pode ser proposta antes do pedido de registro da candidatura. 
b) a representação só pode ser proposta após o pedido de registro da candidatura, mas referir-se a fatos 
praticados antes do pedido de registro. 
c) a representação pode buscar a cassação do registro, mas não do diploma, uma vez que para este há o 
Recurso Contra a Expedição de Diploma. 
d) para sua caracterização é necessário que haja pedido explícito de votos e que a conduta seja levada a 
efeito pelo próprio candidato. 
e) como tutela à liberdade de voto, à vontade do eleitor, não se exige, para sua configuração, que o fato 
imputado cause desequilíbrio nas eleições. 
 
Questão 20 – Em relação às condutas vedadas previstas no art. 73 da Lei nº 9.504/97, é correto afirmar 
que 
a) só respondem pela violação os candidatos que sejam agentes políticos. 
b) o bem jurídico tutelado é o princípio da igualdade entre os candidatos. 
c) tutelam a normalidade e legitimidade das eleições. Por isso é necessário prova de que a conduta 
desequilibrou o pleito. 
d) podem levar à cassação do registro, mas não do diploma do candidato beneficiado. 
e) a legitimidade para propositura da representação, nas eleições municipais, é do Ministério Público 
Eleitoral, dos candidatos, dos partidos políticos ou coligações e de qualquer eleitor da circunscrição 
eleitoral. 
 
Questão 21 – Considere as seguintes alternativas sobre crimes eleitorais: 
I – É incabível ação penal privada subsidiária no âmbito da Justiça Eleitoral. 
II – Prefeito Municipal acusado da prática de crime eleitoral é julgado pelo Tribunal Regional Eleitoral. 
III – A contratação e o fornecimento de transporte para comparecimento em comício configura o crime de 
transporte irregular de eleitores previsto na Lei nº 6.091/74. 
10 
IV – O crime de corrupção eleitoral (art. 299 do Cód. Eleitoral), na sua modalidade ativa, pode ser 
praticado por pessoa que não seja candidato. 
Quais das assertivas acima estão corretas? 
a) Apenas a I e II. 
b) Apenas a II e III. 
c) Apenas a II e IV. 
d) Apenas a I, III e IV. 
e) Apenas a II, III e IV. 
 
Direito Civil 
 
Questão 22 – Com relação à capacidade para exercer os atos da vida civil, considere as seguintes 
assertivas: 
I – São relativamente incapazes de exercer pessoalmente os atos da vida civil aqueles que, por causa 
transitória, não puderem exprimir sua vontade. 
II – São absolutamente incapazes os excepcionais, sem desenvolvimento mental completo. 
III – A incapacidade cessa para os menores pelo exercício de emprego público efetivo. 
Quais das assertivas acima estão corretas? 
a) Apenas a II. 
b) Apenas a III. 
c) Apenas a I e III. 
d) Apenas a II e III. 
e) I, II e III. 
 
Questão 23 – Quanto à disciplina legal das pessoas jurídicas, considere as seguintes assertivas: 
I – As associações são constituídas pela união de pessoas que se organizem para fins econômicos. 
II – Para que se possa alterar o estatuto de uma fundação, é necessário que a reforma seja deliberada por 
dois terços dos competentes para gerir e representar a fundação. 
III – O direito de anular a constituição das pessoas jurídicas de direito privado, por defeito do ato 
respectivo, decai em cinco anos, contado o prazo da publicação de sua inscrição no registro. 
Quais das assertivas acima estão corretas? 
a) Apenas a II. 
b) Apenas a III. 
c) Apenas a I e III. 
d) Apenas a II e III. 
e) I, II e III. 
 
Questão 24 – Com relação ao tema da responsabilidade civil, conforme disciplinado no âmbito do 
Código Civil, é CORRETO afirmar que 
a) o incapaz não responde pelos prejuízos que causar, mesmo que as pessoas por ele responsáveis não 
tenham obrigação de fazê-lo ou não dispuserem de meios suficientes. 
b) os pais são sempre responsáveis pela reparação civil dos danos causados por seus filhos menores. 
c) a responsabilidade civil é independente da criminal, não se podendo questionar mais sobre a existência 
do fato, ou sobre quem seja o seu autor, quando estas questões se acharem decididas no juízo criminal. 
d) como regra geral, o direito de exigir reparação e a obrigação de prestá-la não são transmitidos com a 
herança. 
e) a obrigação de reparar o dano sempre dependerá da prova da culpa do causador do dano. 
 
Questão 25 – Considere as seguintes afirmações sobre o tema da posse: 
I – A posse direta, de pessoa que tem a coisa em seu poder, temporariamente, em virtude de direito 
pessoal, ou real, não anula a indireta, de quem aquela foi havida, podendo o possuidor direto defender a 
sua posse contra o indireto. 
11 
II – O possuidor turbado, ou esbulhado, poderá manter-se ou restituir-se por sua própria força, contanto 
que o faça logo; os atos de defesa, ou de desforço, não podem ir além do indispensável à manutenção, ou 
restituição da posse. 
III – Ao possuidor de má-fé serão ressarcidas somente as benfeitorias necessárias, assistindo-lhe o direito 
de retenção pela importância destas. 
Quais das assertivas acima estão corretas? 
a) Apenas a II. 
b) Apenas a III. 
c) Apenas a I e III. 
d) Apenas a II e III. 
e) Apenas a I e II. 
 
Questão 26 – Sobre a temática dos direitos reais no Código Civil, é CORRETO dizer que 
a) a propriedade do solo abrange a do espaço aéreo e subsolo correspondentes, em altura e profundidade 
úteis ao seu exercício, não podendo o proprietário opor-se a atividades que sejam realizadas, por terceiros, 
a uma altura ou profundidade tais, que não tenha ele interesse legítimo em impedi-las. 
b) os direitos reais sobre coisas móveis, quando constituídos, ou transmitidos por atos entre vivos, só se 
adquirem com o registro no respectivo cartório. 
c) aquele que, mesmo sendo proprietário de outro imóvel rural ou urbano, possua como sua, por cinco 
anos ininterruptos, sem oposição, área de terra em zona rural não superior acinquenta hectares, tornando-
a produtiva por seu trabalho ou de sua família, tendo nela sua moradia, adquirir-lhe-á a propriedade. 
d) o imóvel urbano que o proprietário abandonar, com a intenção de não mais o conservar em seu 
patrimônio, e que se não encontrar na posse de outrem poderá ser arrecadado, como bem vago, e passar, 
dez (10) anos depois, à propriedade do Município ou à do Distrito Federal, se se achar nas respectivas 
circunscrições. 
e) o registro do título translativo da propriedade somente é eficaz a partir da sua inscrição definitiva no 
Álbum Imobiliário, não bastando a simples apresentação ao oficial do registro, nem o ato de prenotar no 
protocolo. 
 
Questão 27 – Considere as seguintes afirmações sobre o tema do casamento: 
I – O casamento se realiza no momento em que o homem e a mulher manifestam, perante o juiz, a sua 
vontade de estabelecer vínculo conjugal, e o juiz os declara casados. 
II – Excepcionalmente, será permitido o casamento de quem ainda não alcançou a idade núbil, para evitar 
a imposição ou o cumprimento de pena criminal, ou em caso de gravidez. 
III – Não podem casar o adotado com o filho do adotante. 
IV – A habilitação para o casamento será feita pessoalmente perante o oficial do Registro Civil, com a 
audiência do Ministério Público. 
Quais das assertivas acima estão corretas? 
a) Apenas a I e II. 
b) Apenas a II e III. 
c) Apenas a I, II e III. 
d) Apenas a II, III e IV. 
e) I, II, III e IV. 
 
 
Questão 28 – Considere as seguintes afirmações sobre o tema do poder familiar: 
I – Os filhos permanecem sujeitos ao poder familiar, mesmo após a maioridade. 
II – Compete a ambos os pais, qualquer que seja a sua situação conjugal, o pleno exercício do poder 
familiar, podendo exigir de seus filhos que lhes prestem obediência, respeito e os serviços próprios de sua 
idade e condição. 
III – Extingue-se o poder familiar pela emancipação do filho. 
IV – Perderá por ato judicial o poder familiar o pai ou a mãe que castigar imoderadamente o filho. 
Quais das assertivas acima estão corretas? 
12 
a) Apenas a I e II. 
b) Apenas a II e III. 
c) Apenas a I, II e III. 
d) Apenas a II, III e IV. 
e) I, II, III e IV. 
 
Direito Processual Civil 
 
Questão 29 – Considere as seguintes assertivas sobre a disciplina da petição inicial e do pedido no 
Código de Processo Civil vigente (Lei n.º 5.869/73, com as modificações posteriores): 
I – Estando em termos a petição inicial, o juiz a despachará, ordenando a citação do réu, para responder; 
do mandado deverá constar que, não sendo contestada a ação, os fatos articulados pelo autor presumir-se-
ão aceitos como verdadeiros pelo réu. 
II – É possível a cumulação, num único processo, contra o mesmo réu, de vários pedidos, ainda que entre 
eles não haja conexão e que a competência para conhecer dos pedidos seja de juízos distintos. 
III – É lícito formular pedido genérico nas ações universais, se não puder o autor individuar na petição os 
bens demandados. 
IV – Indeferida a petição inicial, o autor poderá apelar, facultado ao juiz, no prazo de 72 (setenta e duas) 
horas, reformar sua decisão. 
Quais das assertivas acima estão corretas? 
a) Apenas a I e II. 
b) Apenas a II e IV. 
c) Apenas a I e III. 
d) Apenas a I, III e IV. 
e) Apenas a II, III e IV. 
 
Questão 30 – Considere as seguintes assertivas sobre a disciplina da prova no Código de Processo Civil 
vigente (Lei n.º 5.869/73, com as modificações posteriores): 
I – O ônus da prova incumbe ao réu quanto à existência de fato impeditivo, modificativo ou extintivo do 
direito do autor. 
II – É válida a convenção que distribui de maneira diversa o ônus da prova, mesmo quando recair sobre 
direito indisponível da parte. 
III – A parte que alegar direito municipal provar-lhe-á o teor e a vigência, se assim for determinado pelo 
juiz. 
IV – Compete ao terceiro, em relação a qualquer pleito, informar ao juiz os fatos e as circunstâncias de 
que tenha conhecimento. 
Quais das assertivas acima estão corretas? 
 
a) Apenas a I e II. 
b) Apenas a II e IV. 
c) Apenas a I e III. 
d) Apenas a III e IV. 
e) Apenas a I, III e IV. 
 
Questão 31 – Considere as seguintes assertivas sobre a disciplina dos recursos no Código de Processo 
Civil vigente (Lei n.º 5.869/73, com as modificações posteriores): 
I – O recurso pode ser interposto pelo terceiro prejudicado, cumprindo ao terceiro demonstrar o nexo de 
interdependência entre o seu interesse de intervir e a relação jurídica submetida à apreciação judicial. 
II – A parte que aceitar expressa ou tacitamente a sentença ou a decisão não poderá recorrer, 
considerando-se aceitação tácita a prática, sem reserva alguma, de um ato incompatível com a vontade de 
recorrer. 
III - Quando o pedido ou a defesa tiver mais de um fundamento e o juiz acolher apenas um deles, a 
apelação devolverá ao tribunal o conhecimento dos demais. 
13 
IV – A apelação será recebida em seu efeito devolutivo e suspensivo em todos os processos, sem 
exceções. 
Quais das assertivas acima estão corretas? 
a) Apenas a I e II. 
b) Apenas a I, II e III. 
c) Apenas a I, II e IV. 
d) Apenas a II, III e IV. 
e) Apenas a I, III e IV. 
 
Questão 32 – Considere as seguintes assertivas sobre a disciplina da ação civil pública, nos termos da Lei 
n. 7.347/85, com as modificações posteriores: 
I – Em caso de desistência fundamentada da ação civil pública por associação legitimada, o Ministério 
Público ou outro legitimado assumirá a titularidade ativa. 
II – Admite-se o litisconsórcio facultativo entre os Ministérios Públicos da União, do Distrito Federal e 
dos Estados na defesa dos interesses e direitos tutelados pela via da ação civil pública. 
III – Decorridos sessenta dias do trânsito em julgado da sentença condenatória proferida nos autos de 
ação civil pública, sem que a associação autora lhe promova a execução, deverá fazê-lo o Ministério 
Público, sendo facultada igual iniciativa aos demais legitimados. 
IV – Os recursos interpostos em ação civil pública devem ser recebidos apenas no efeito devolutivo, não 
sendo possível ao juiz conferir efeito suspensivo. 
Quais das assertivas acima estão corretas? 
a) Apenas a I e II. 
b) Apenas a II e IV. 
c) Apenas a II e III. 
d) Apenas a III e IV. 
e) Apenas a I, III e IV. 
 
Questão 33 – Considere as seguintes assertivas sobre o tema da defesa do consumidor em juízo, nos 
termos da Lei n. 8.078/90, com as modificações posteriores: 
I – Por interesses ou direitos difusos entendem-se os transindividuais, de natureza indivisível, de que 
sejam titulares pessoas indeterminadas e ligadas por circunstâncias de fato. 
II – Na ação que tenha por objeto o cumprimento da obrigação de fazer ou não fazer, o juiz concederá a 
tutela específica da obrigação ou determinará providências que assegurem o resultado prático equivalente 
ao do adimplemento. 
III – Nas ações coletivas para a defesa de interesses individuais homogêneos, ressalvada a competência da 
Justiça Federal, é competente para a causa a justiça local, no foro do lugar onde ocorreu ou deva ocorrer o 
dano, quando de âmbito regional. 
IV – Proposta a ação coletiva para a defesa de interesses individuais homogêneos, será publicado edital 
no órgão oficial, a fim de que os interessados possam intervir no processo como litisconsortes, sem 
prejuízo de ampla divulgação pelos meios de comunicação social por parte dos órgãos de defesa do 
consumidor. 
Quais das assertivas acima estão corretas? 
a) Apenas a I e II. 
b) Apenas a I, II e III. 
c) Apenas a II, III e IV. 
d) Apenas a I, II e IV. 
e) Apenas a I, III e IV. 
 
Questão 34 – Considere as seguintes assertivas sobre a atuação extrajudicial do Ministério Público, nos 
termos da Lei n. 7.347/85, com as modificações posteriores: 
I – O Ministério Público poderá requisitar, de qualquer organismo público ou particular, certidões, 
informações, exames ou perícias, no prazo que assinalar, o qual não poderáser inferior a 10 (dez) dias 
úteis. 
14 
II – Os autos do inquérito civil arquivado serão remetidos, sob pena de se incorrer em falta grave, no 
prazo de 10 (dez) dias, ao Conselho Superior do Ministério Público. 
III – Antes da sessão do Conselho Superior do Ministério Público que homologue ou rejeite a promoção 
de arquivamento, é vedado às associações legitimadas apresentar razões escritas ou documentos para 
inclusão nos autos do inquérito civil. 
IV – Se o Conselho Superior do Ministério Público deixar de homologar a promoção de arquivamento, o 
Conselho Superior designará, desde logo, outro órgão do Ministério Público para o ajuizamento da ação 
civil pública. 
Quais das assertivas acima estão corretas? 
a) Apenas a I e II. 
b) Apenas a II e III. 
c) Apenas a I e III. 
d) Apenas a II e IV. 
e) Apenas a I e IV. 
 
Questão 35 – Sobre o tema da coisa julgada no Código de Processo Civil vigente (Lei n.º 5.869/73, com 
as modificações posteriores), é CORRETO dizer que 
a) a verdade dos fatos, estabelecida como fundamento da sentença, faz coisa julgada. 
b) não faz coisa julgada a apreciação da questão prejudicial, decidida incidentemente no processo, em 
nenhuma hipótese. 
c) passada em julgado a sentença de mérito, reputar-se-ão deduzidas e repelidas todas as alegações e 
defesas que a parte poderia opor tanto ao acolhimento como à rejeição do pedido. 
d) está sujeita ao duplo grau de jurisdição, não produzindo efeito senão depois de confirmada pelo 
tribunal, a sentença proferida contra a União, o Estado, o Distrito Federal e o Município, mas não contra 
as respectivas autarquias e fundações de direito público, que estão dispensadas do duplo grau de 
jurisdição. 
e) é permitido à parte discutir, no curso do processo, as questões já decididas, mesmo naqueles casos em 
que se operou a preclusão. 
 
Direito de Empresa 
 
Questão 36 – A respeito da sociedade em conta de participação, considere as seguintes assertivas: 
I – Os sócios, nas relações entre si ou com terceiros, somente por escrito podem provar a existência da 
sociedade, mas os terceiros podem prová-la de qualquer modo. 
II – Sem prejuízo do direito de fiscalizar a gestão dos negócios sociais, o sócio participante não pode 
tomar parte nas relações do sócio ostensivo com terceiros, sob pena de responder solidariamente com este 
pelas obrigações em que intervier. 
III – A falência do sócio ostensivo acarreta a dissolução da sociedade e a liquidação da respectiva conta, 
cujo saldo constituirá crédito com privilégio geral. 
IV – Falindo o sócio participante, o contrato social fica sujeito às normas que regulam os efeitos da 
falência nos contratos bilaterais do falido. 
Quais das assertivas acima estão corretas? 
a) Apenas a I e II. 
b) Apenas a II e III. 
c) Apenas a II e IV. 
d) Apenas a I, III e IV. 
e) Apenas a II, III e IV 
 
Questão 37 – Sobre a deliberação dos sócios na Sociedade Limitada, é CORRETO afirmar que 
I – para a designação dos administradores, quando feita em ato separado, são necessários, no mínimo, 
votos correspondentes a três quartos do capital social. 
II – para a modificação do contrato social são necessários, no mínimo, votos correspondentes a três 
quartos do capital social. 
15 
III – para a incorporação, a fusão, a transformação e a dissolução da sociedade, ou a cessação do estado 
de liquidação são necessários, no mínimo, votos correspondentes a três quartos do capital social. 
Quais das assertivas acima estão corretas? 
a) Apenas a II. 
b) Apenas a III. 
c) Apenas a I e III. 
d) Apenas a II e III. 
e) I, II e III. 
 
Questão 38 – A respeito da recuperação judicial é correto afirmar que o devedor, no momento do pedido, 
deverá atender aos seguintes requisitos legais: 
I – exercer regularmente suas atividades há mais de 2 (dois) anos. 
II – não ter, há menos de 8 (oito) anos, obtido concessão de recuperação judicial com base no plano de 
Recuperação Judicial para Microempresas e Empresas de Pequeno Porte. 
III – não ter sido condenado ou não ter, como administrador ou sócio controlador, pessoa condenada por 
qualquer dos crimes previstos nesta Lei. 
IV – não ser falido e, se o foi, estejam declaradas extintas, por sentença transitada em julgado, as 
responsabilidades daí decorrentes. 
Quais das assertivas acima estão corretas? 
a) Apenas a I e II. 
b) Apenas a II e III. 
c) Apenas a II e IV. 
d) Apenas a I, III e IV. 
e) I, II, III e IV. 
 
Questão 39 – A respeito da alienação do estabelecimento é correto afirmar: 
I – O contrato que tenha por objeto a alienação, o usufruto ou arrendamento do estabelecimento só 
produzirá efeitos quanto a terceiros depois de averbado à margem da inscrição do empresário, ou da 
sociedade empresária, no Registro Público de Empresas Mercantis, e de publicado na imprensa oficial. 
II – Se ao alienante não restarem bens suficientes para solver o seu passivo, a eficácia da alienação do 
estabelecimento depende do pagamento de todos os credores, ou do consentimento destes, de modo 
expresso ou tácito, em trinta dias a partir de sua notificação. 
III – O adquirente do estabelecimento responde pelo pagamento dos débitos anteriores à transferência, 
desde que regularmente contabilizados, continuando o devedor primitivo solidariamente obrigado pelo 
prazo de dois anos, a partir, quanto aos créditos vencidos, da publicação, e, quanto aos outros, da data do 
vencimento. 
IV – Não havendo autorização expressa, o alienante do estabelecimento não pode fazer concorrência ao 
adquirente nos dez anos subsequentes à transferência. 
Quais das assertivas acima estão corretas? 
a) Apenas a I e II. 
b) Apenas a II e III. 
c) Apenas a II e IV. 
d) Apenas a I, II e III. 
e) I, II, III e IV. 
 
 
Questão 40 – Para o exercício do direito de cobrança dos valores constantes da letra de câmbio por meio 
da ação de execução, a Lei Uniforme fixou os seguintes prazos prescricionais: 
I – todas as ações contra o aceitante relativas a letras prescrevem em três anos a contar do seu 
vencimento. 
II – prescrevem em três anos, a contar da data do protesto feito em tempo útil, ou da data do vencimento, 
se se trata de letra que contenha cláusula “sem despesas”, as ações contra o avalista do devedor principal. 
16 
III – As ações dos endossantes uns contra os outros e contra o sacador prescrevem em seis meses a contar 
do dia em que o endossante pagou a letra ou em que ele próprio foi acionado. 
IV – A ação do portador contra o sacador prescreve num ano, a contar da data do protesto feito em tempo 
útil, ou da data do vencimento, se se trata de letra que contenha cláusula “sem despesas”. 
Quais das assertivas acima estão corretas? 
a) Apenas a I e II. 
b) Apenas a II e III. 
c) Apenas a II e IV. 
d) Apenas a I, III e IV. 
e) I, II, III e IV. 
 
 
Direito Penal 
 
 
Questão 41 – Considere as seguintes assertivas em relação aos delitos cumulativos: 
I – Os delitos cumulativos configuram uma construção doutrinária típica da sociedade de risco, com 
incidência no âmbito dos bens jurídicos coletivos, responsabilizando penalmente o agente, em uma lógica 
de acumulação de contributos que, somados, podem causar um dano futuro e incerto. 
II – O Direito Penal do Ambiente é um dos principais campos de incidência dos delitos de acumulação, 
havendo debate doutrinário em torno da ofensa aos princípios da culpa, da ofensividade e 
proporcionalidade. 
III – Os delitos cumulativos estão associados aos bens jurídicos individuais, correspondendo ao fenômeno 
da causalidade cumulativa. 
IV – O tipo penal previsto no artigo 54 da Lei n.º 9.605/98 é um dos exemplos de delito de acumulação, 
segundo a doutrina e a jurisprudência. 
V – Os delitos de acumulação seguem a lógica da continuidade delitiva, aplicando-se o critério da 
exasperação. 
Quais das assertivas acima estão corretas? 
a) Apenas a I e II. 
b) Apenas a II e IV. 
c) Apenas a IV e V. 
d) Apenas a I e V. 
e) Apenas a II e III.Questão 42 – Sobre a teoria das ações neutras, considere as seguintes assertivas: 
I – As ações neutras podem ser definidas, na esfera do concurso de pessoas, como condutas de 
intervenção no injusto penal alheio, gerando uma discussão sobre a incidência da imputação objetiva no 
âmbito da participação punível. 
II – Os conhecimentos especiais do agente são irrelevantes para efeitos de adequação típica da conduta. 
III – Não há ações neutras de per si, sendo que a conduta do partícipe torna-se típica quando apresenta 
uma conexão de risco com a conduta praticada pelo autor principal. 
IV – Na perspectiva da teoria das ações neutras, o recebimento de honorários advocatícios com a ciência 
da origem ilícita caracteriza crime de lavagem de dinheiro. 
V – Uma ação neutra ou socialmente adequada adquire relevância típica em função da estrita relação de 
causalidade entre a conduta do partícipe e o resultado punível. 
Quais das assertivas acima estão corretas? 
a) Apenas a IV e V. 
b) Apenas a II e IV. 
c) Apenas a I e III. 
d) Apenas a I e II. 
e) Apenas a III e IV. 
 
17 
Questão 43 – Em relação ao bem jurídico tutelado no crime de lavagem de dinheiro, de acordo com o 
entendimento predominante no cenário jurídico brasileiro, à luz da doutrina e da jurisprudência, considere 
as seguintes assertivas: 
I – O bem jurídico tutelado é a administração da justiça. 
II – O bem jurídico tutelado é a ordem socioeconômica. 
III – A objetividade jurídica é a mesma do crime antecedente. 
Quais das assertivas acima estão corretas? 
a) Apenas a I. 
b) Apenas a II. 
c) Apenas a III. 
d)Apenas a II e III. 
e) Apenas a I e III. 
 
Questão 44 – Sobre o crime de tráfico de drogas (artigo 33 da Lei n.º 11.343/2006), considere as 
seguintes assertivas: 
I – Segundo o entendimento do Supremo Tribunal Federal, o crime de tráfico de drogas, conforme o caso 
concreto, enseja a possibilidade de fixação de regime inicial diferente do fechado, devendo o magistrado 
atentar à regra do artigo 33 do Código Penal. 
II – No crime de associação para o tráfico, em razão do seu caráter não hediondo, a progressão de regime 
segue o mesmo critério temporal dos crimes comuns. 
III – A modalidade privilegiada prevista no artigo 33, § 4º, da Lei n.º 11.343/2006 somente incide se o 
acusado comprovar o exercício de atividade lícita. 
IV – A distinção entre traficante e usuário está vinculada estritamente aos maus antecedentes do agente, 
em razão do Direito Penal do autor. 
V – Não é possível a substituição da pena privativa de liberdade por pena restritiva de direitos, pois se 
trata de crime equiparado a hediondo, segundo a orientação do Supremo Tribunal Federal. 
Quais das assertivas acima estão corretas? 
a) Apenas a II. 
b) Apenas a III. 
c) Apenas a I e V. 
d) Apenas a II e IV. 
e) Apenas a I e II. 
 
Questão 45 – Considere as seguintes assertivas em relação à violência doméstica e familiar: 
I – De acordo com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, os crimes de ameaça e de lesões 
corporais leves admitem a aplicação dos institutos despenalizadores da Lei n.º 9.099/95. 
II – O crime de ameaça admite a concessão de transação penal pelo Ministério Público. 
III – A violência doméstica e familiar pode ser de natureza psicológica. 
IV – Aplica-se a Lei Maria da Penha ao homem na condição de sujeito passivo do crime em atenção ao 
princípio constitucional da igualdade. 
V – Não é cabível a concessão da transação penal e da suspensão condicional do processo aos crimes de 
ameaça e de lesões corporais leves no âmbito da violência doméstica, conforme o entendimento do 
Supremo Tribunal Federal. 
Quais das assertivas acima estão corretas? 
a) Apenas a I e II. 
b) Apenas a II e III. 
c) Apenas a III e IV. 
d) Apenas a III e V. 
e) Apenas a IV e V. 
 
Questão 46 – Considere as seguintes assertivas em relação ao crime de lavagem de dinheiro: 
I – Não é cabível o concurso de infrações entre a lavagem de dinheiro e o ilícito típico antecedente. 
18 
II – O crime de corrupção fica absorvido pelo crime de lavagem de dinheiro, em razão do princípio da 
consunção, no concurso aparente de normas penais. 
III – A Lei n.º 9.613/98 é considerada de segunda geração, estabelecendo uma lista de infrações penais 
antecedentes. 
IV – A Lei n.º 9.613/98 admite a figura da autolavagem ou do autobranqueamento, podendo o autor da 
infração penal antecedente ser punido também pela prática de lavagem de dinheiro. 
V – Tendo em vista a controvérsia jurisprudencial em torno do conceito de organização criminosa, a 
partir da definição típica promovida pela Lei n.º 12.850/2013, as infrações penais por ela praticadas 
podem ser consideradas subjacentes ao crime de lavagem de dinheiro. 
Quais das assertivas acima estão corretas? 
a) Apenas a IV e V. 
b) Apenas a III e IV. 
c) Apenas a I e II. 
d) Apenas a II e III. 
e) Apenas a II e V. 
 
Questão 47 – Considere as seguintes assertivas em relação à responsabilidade penal da pessoa jurídica: 
I – O sistema penal brasileiro admite a responsabilidade penal das pessoas jurídicas para os crimes 
ambientais e contra a ordem tributária. 
II – A responsabilidade penal da pessoa jurídica segue a teoria do concurso necessário, segundo a 
jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, devendo o Ministério Público denunciar a pessoa natural e a 
pessoa jurídica, sob pena de inépcia da peça acusatória. 
III – A responsabilização penal da pessoa jurídica, na esteira do entendimento jurisprudencial do Supremo 
Tribunal Federal, é autônoma e independe da responsabilização da pessoa natural, em uma quebra de 
paradigma em relação à anterior interpretação sobre o artigo 3º da Lei n.º 9.605/98. 
IV – A responsabilidade penal das pessoas jurídicas é inconstitucional, pois viola o princípio da 
culpabilidade, segundo a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal. 
V – A culpabilidade da pessoa jurídica está fundada no descumprimento dos deveres e obrigações de 
organização e funcionamento da empresa. 
Quais das assertivas acima estão corretas? 
a) Apenas a I e II. 
b) Apenas a III e V. 
c) Apenas a II e IV. 
d) Apenas a I e III. 
e) Apenas a II e V. 
 
 
Direito Processual Penal 
 
Questão 48 – A respeito das provas no processo penal, assinale a alternativa incorreta. 
a) A confissão será divisível e retratável, sem prejuízo do livre convencimento do juiz, fundado no exame 
das provas em conjunto. 
b) Se o juiz verificar que a presença do réu poderá causar humilhação, temor ou sério constrangimento à 
testemunha ou ao ofendido, de modo que prejudique a verdade do depoimento, determinará a pronta 
retirada do réu da sala de audiência, prosseguindo na inquirição, com a presença do seu defensor. 
c) À exceção do exame de corpo de delito, o juiz ou a autoridade policial negará a perícia requerida pelas 
partes, quando não for necessária ao esclarecimento da verdade. 
d) Se qualquer testemunha houver de ausentar-se, ou, por enfermidade ou por velhice, inspirar receio de 
que, ao tempo da instrução criminal, já não exista, o juiz poderá, de ofício ou a requerimento de qualquer 
das partes, tomar-lhe antecipadamente o depoimento. 
e) Os documentos originais, juntos a processo findo, quando não exista motivo relevante que justifique a 
sua conservação nos autos, poderão, mediante requerimento, e ouvido o Ministério Público, ser entregues 
à parte que os produziu, ficando traslado nos autos. 
19 
Questão 49 – Assinale a alternativa correta. 
a) Quando o titular do direito à reparação do dano for pobre, a execução da sentença condenatória ou a 
ação civil será promovida de ofício pelo Ministério Público, onde não se faça presente a Defensoria 
Pública. 
b) O impedimento ou suspeição decorrente de parentesco por afinidade cessará pela dissolução do 
casamento que lhe tiver dado causa, ainda que sobrevenham descendentes. 
c) No processo penal brasileiro, o assistente de acusação será admitido somente a partirdo ajuizamento da 
denúncia e enquanto não passar em julgado a sentença, recebendo a causa no estado em que se achar. 
d) Do despacho que admitir, ou não, o assistente, não caberá recurso, devendo, entretanto, constar nos 
autos o pedido e a decisão. 
e) Se o interesse da ordem pública o reclamar ou houver dúvida sobre a imparcialidade do júri ou a 
segurança pessoal do acusado, o Tribunal, a requerimento unicamente do Ministério Público, do acusado 
ou mediante representação do juiz competente, poderá determinar o desaforamento do julgamento para 
outra comarca da mesma região onde não existam aqueles motivos, preferindo-se as mais próximas. 
 
 
Questão 50 – Em relação às prisões provisórias, assinale a alternativa correta. 
a) Ninguém poderá ser preso, senão por ordem escrita e fundamentada da autoridade judiciária 
competente, em decorrência de sentença condenatória transitada em julgado ou, no curso da investigação 
ou do processo, em virtude de prisão temporária ou prisão preventiva. 
b) Se o réu, sendo perseguido, passar ao território de outro município, Estado ou país, o executor do 
mandado de prisão poderá efetuar a prisão no lugar onde o alcançar, apresentando-o imediatamente à 
autoridade local, que, depois de lavrado, se for o caso, o auto de prisão em flagrante, providenciará 
diretamente a remoção do preso ao juízo de origem do mandado. 
c) A falta de testemunhas da infração não impedirá o auto de prisão em flagrante, mas, nesse caso, com o 
condutor, deverão assiná-lo pelo menos duas pessoas que hajam testemunhado a apresentação do preso à 
autoridade. 
d) Recusando ou retardando a autoridade policial a concessão da fiança, o preso, ou alguém por ele, 
poderá prestá-la, mediante simples petição, perante qualquer juízo criminal durante o horário forense, que 
decidirá em 48 (quarenta e oito) horas. 
e) Ao Juiz é vedado determinar, de ofício, que o preso temporário lhe seja apresentado, solicitar 
informações e esclarecimentos da autoridade policial e submetê-lo a exame de corpo de delito, tendo em 
vista que tal determinação somente poderá ser feita mediante requerimento do Ministério Público e do 
defensor. 
 
 
Questão 51 – Em relação ao inquérito policial, assinale a alternativa correta. 
a) O inquérito policial somente poderá ser avocado ou redistribuído, mediante decisão fundamentada de 
superior hierárquico, por motivo de interesse público ou por inobservância dos procedimentos previstos 
em regulamento da corporação que prejudique a eficácia da investigação. 
b) Em razão de o Poder Judiciário não poder ordenar o Ministério Público a acusar, o processo penal 
brasileiro não admite recurso contra a decisão que determina o arquivamento do inquérito. 
c) Qualquer pessoa do povo que tiver conhecimento da existência de infração penal em que caiba ação 
pública poderá, verbalmente ou por escrito, comunicá-la à autoridade policial, e esta, de imediato, deverá 
mandar instaurar inquérito. 
d) Ao tomar conhecimento da prática de infração penal de iniciativa pública incondicionada submetida ao 
procedimento comum, a autoridade policial deverá instaurar inquérito policial de ofício, a fim de obter 
elementos que apontem a autoria e comprovem a materialidade das infrações. 
e) O inquérito deverá terminar no prazo de 10 dias, se o indiciado tiver sido preso em flagrante, ou estiver 
preso preventivamente, contado o prazo, nesta hipótese, a partir do dia em que o juízo houver expedido a 
ordem de prisão, ou no prazo de 30 dias, quando estiver solto, mediante fiança ou sem ela. 
 
 
20 
Questão 52 – Quanto aos recursos em matéria criminal, assinale a alternativa incorreta. 
a) De acordo com o Código de Processo Penal, no caso de o recurso em sentido estrito ser encaminhado 
ao juízo “ad quem” por instrumento, a parte recorrente indicará, no respectivo termo, ou em requerimento 
avulso, as peças dos autos de que pretenda traslado. 
b) O recurso da pronúncia deverá subir em traslado, desde que, havendo dois ou mais réus, qualquer deles 
se conformar com a decisão ou todos não tiverem sido ainda intimados da pronúncia. 
c) A carta testemunhável será requerida nas quarenta e oito horas seguintes ao despacho que denegar o 
recurso, indicando o requerente as peças do processo que deverão ser trasladadas. 
d) Da decisão que incluir jurado na lista geral ou desta o excluir, caberá recurso em sentido estrito, no 
prazo de 05 dias. 
e) No julgamento das apelações, poderá o tribunal, câmara ou turma, de ofício ou mediante requerimento, 
proceder a novo interrogatório do acusado, reinquirir testemunhas ou determinar outras diligências. 
 
Questão 53 – Assinale a alternativa correta. 
a) A competência será determinada pelo lugar da ação ou omissão, independentemente do procedimento a 
ser adotado no processo. 
b) De acordo com os termos da Lei nº 11.340/2006, nas ações penais públicas condicionadas à 
representação por ela tratadas, só será admitida a retratação da representação até o oferecimento da 
denúncia pelo Ministério Público. 
c) A nulidade, quando decorrente de ilegitimidade do representante da parte, poderá ser sanada até a 
sentença de primeiro grau, mediante ratificação dos atos processuais. 
d) Nos crimes em que a pena mínima cominada for igual ou inferior a um ano, o Ministério Público, ao 
oferecer a denúncia, poderá propor a suspensão do processo, por dois a quatro anos, desde que o acusado 
não esteja sendo processado ou não tenha sido condenado por outra infração penal, presentes os demais 
requisitos que autorizariam a suspensão condicional da pena. 
e) Nos crimes contra a propriedade imaterial que procedem mediante ação penal privativa do ofendido, 
não será admitida queixa com fundamento em apreensão e em perícia, se decorrido o prazo de 30 dias, 
após a homologação do laudo. 
 
Questão 54 – Em relação às ações autônomas de impugnação, assinale a alternativa incorreta. 
a) O habeas corpus poderá ser impetrado por qualquer pessoa, em seu favor ou de outrem, bem como 
pelo Ministério Público. 
b) A revisão criminal somente poderá ser ajuizada pelo próprio réu ou, no caso de sua morte, pelo 
cônjuge, ascendente, descendente ou irmão. 
c) Independentemente do grau de jurisdição, os magistrados têm competência para expedir, de ofício, 
ordem de habeas corpus quando, no curso de processo, verificarem que alguém sofre ou está na 
iminência de sofrer coação ilegal. 
d) Quando, no curso da revisão criminal, falecer a pessoa cuja condenação tiver de ser revista, o 
Presidente do Tribunal deverá nomear curador para a defesa, de modo a permitir o seguimento do 
processo. 
e) De acordo com o Código de Processo Penal, os embargos de declaração poderão ser opostos em 
relação às decisões proferidas no segundo grau de jurisdição, devendo o requerimento apontar a 
existência de ambiguidade, obscuridade, contradição ou omissão, sob pena de o relator indeferir desde 
logo o pedido. 
 
Direito Institucional 
 
Questão 55 – O Conselho Nacional do Ministério Público vêm expedindo resoluções de cunho 
vinculativo aos Ministérios Públicos em diferentes áreas de atuação. Considere as seguintes assertivas: 
I – Essas resoluções não podem ser vinculativas, pois ferem os princípios da autonomia administrativa e 
funcional dos Ministérios Públicos. 
II – Essas resoluções devem ser compreendidas como meras recomendações. 
III – São constitucionais as resoluções expedidas pelo CNMP e devem ser atendidas plenamente. 
21 
Quais das assertivas acima estão corretas? 
a) Apenas a II. 
b) Apenas a III. 
c) Apenas a I e III. 
d) Apenas a II e III. 
e) I, II e III. 
 
Questão 56 – Quem é legitimado a propor alteração na Lei Federal n. 8.625/93, que instituiu a Lei 
Orgânica Nacional do Ministério Público? 
a) O Procurador-Geral da República. 
b) O Conselho Nacional do Ministério Público. 
c) O Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais de Justiça. 
d) O Presidente da República. 
e) Nenhuma alternativaestá correta. 
 
Questão 57 – De acordo com a Resolução nº 26/ 2007, do Conselho Nacional do Ministério Público, que 
disciplina a residência na Comarca pelos membros do Ministério Público, considere as seguintes 
assertivas: 
I – O parecer desfavorável emitido pelo Corregedor-Geral do Ministério Público impede a autorização do 
Procurador-Geral de Justiça para que membro possa residir fora da Comarca, por ser medida excepcional. 
II – O ato do Procurador-Geral de Justiça poderá ser mais restritivo que os termos desta resolução, 
criando outros requisitos nela não previstos para a autorização de residência fora da Comarca. 
III – Se a Comarca fizer fronteira com outro Estado, desde que o membro cumpra os demais requisitos da 
resolução, poderá a autorização do Procurador-Geral de Justiça permitir a residência do membro em 
Comarca de outro Estado. 
Quais das assertivas acima estão corretas? 
a) I, II e III. 
b) Apenas a I e III. 
c) Apenas a II e III. 
d) Apenas a II. 
e) Apenas a I. 
 
Questão 58 – Considere as seguintes alternativas sobre a Lei Orgânica Nacional do Ministério Público e 
sua interpretação: 
I – É vedado o exercício da advocacia por membro do Ministério Público, sem qualquer exceção. 
II – É garantia do Promotor de Justiça nunca ser indiciado em inquérito policial, mesmo em caso de 
prática de crime doloso contra a vida. 
III – O Procurador-Geral de Justiça pode delegar para outro membro da Instituição sua atribuição 
originária como órgão de execução. 
Quais das assertivas acima estão corretas? 
a) Apenas a I e II. 
b) Apenas a II e III. 
c) Apenas a II. 
d) Apenas a I e III. 
e) Apenas a III. 
 
Questão 59 – O Conselho Superior do Ministério Público é órgão de Administração e também de 
Execução do Ministério Público. Sobre a sua atuação, considere as seguintes assertivas: 
I – É quem tem atribuição para a formação da lista tríplice para a promoção por merecimento, devendo o 
Procurador-Geral de Justiça acatar a sua indicação de lista. 
II – É integrado apenas por Procuradores de Justiça, sendo vedada a participação de Promotores de 
Justiça. 
22 
III – Quanto à deliberação na análise de arquivamento de inquérito civil, pode converter o julgamento em 
diligências, que serão cumpridas pelo mesmo órgão de execução que promoveu o arquivamento. 
IV – Pode funcionar dividido por câmaras temáticas e também com dedicação exclusiva por parte dos 
Conselheiros. 
Quais das assertivas acima estão corretas? 
a) Apenas a I, II e III. 
b) Apenas a II e III. 
c) Apenas a I, III e IV. 
d) Apenas a I, II e IV. 
e) I, II, III e IV. 
 
Questão 60 – Em relação à carreira do membro do Ministério Público dos Estados, está correto afirmar 
que 
a) na remoção voluntária por permuta, excepcionalmente, será devida ajuda de custo, desde que haja 
interesse da instituição na sua realização. 
b) a reversão será deferida preferencialmente no interesse do membro inativo que se arrependeu e quer 
retornar à atividade. 
c) a reintegração, com o retorno do membro ao cargo, dependerá sempre de decisão judicial com trânsito 
em julgado. 
d) a impugnação ao vitaliciamento de membro em estágio probatório acarreta a interrupção de seu 
exercício funcional até o definitivo julgamento. 
e) o membro aposentado compulsoriamente tem direito à reversão em caso de alteração das regras da 
aposentadoria. 
 
Questão 61 – Considere as seguintes alternativas sobre a atuação do Ministério Público: 
I – A designação de Promotor Eleitoral é ato privativo do Procurador-Geral de Justiça. 
II – Na fiscalização de casas prisionais, os membros do Ministério Público deverão fazer visitas aos 
estabelecimentos penais a cada dois meses, fazendo minucioso relatório. 
III – As visitas ordinárias do controle externo da atividade policial deverão ser realizadas pelos 
Promotores de Justiça nos meses de abril ou maio e outubro ou novembro de cada ano. 
IV – O membro do Ministério Público, nos pedidos feitos nos procedimentos de investigação criminal, 
durante a instrução processual penal e no acompanhamento do inquérito policial, deverá requerer ao Juiz 
competente a inutilização da gravação que não interessar à prova. 
Quais das assertivas acima estão corretas? 
a) Apenas a I, II e III. 
b) Apenas a II e III. 
c) Apenas a I, III e IV. 
d) Apenas a I, II e IV. 
e) Todas estão corretas. 
 
Direito da Criança e do Adolescente 
 
Questão 62 – Considere as seguintes alternativas: 
I – O Estatuto da Criança e do Adolescente dispõe que o poder público, as instituições e os empregadores 
propiciarão condições adequadas ao aleitamento materno, sem mencionar expressamente a situação dos 
filhos de mães submetidas à privação de liberdade. 
II – Ao poder público incumbe propiciar apoio alimentar à gestante e à nutriz exclusivamente no período 
em que a mulher estiver internada em hospital ou estabelecimento de saúde. 
III – O poder público deve proporcionar à gestante e à mãe, no período pré e pós natal, assistência 
psicológica como forma de prevenir ou minorar as consequências do estado puerperal. 
IV – Os hospitais e estabelecimentos de saúde de gestante, públicos ou particulares, são obrigados a 
manter registro das atividades desenvolvidas, através de prontuários individuais, pelo prazo de cinco 
anos. 
23 
V – O Estatuto da Criança e do Adolescente, ao disciplinar o direito à vida e à saúde, não menciona a 
obrigatoriedade da vacinação das crianças. 
Quais das assertivas acima estão corretas? 
a) Apenas a III e V. 
b) Apenas a II, III e V. 
c) Apenas a V. 
d) Apenas a III. 
e) Apenas a III, IV e V. 
 
 
Questão 63 – É correto afirmar: 
a) O Estatuto da Criança e do Adolescente, ao disciplinar o acolhimento de criança e adolescente, afirma 
tratar-se de medida provisória e excepcional, fazendo recair a preferência no acolhimento familiar. 
b) A colocação em família substituta, através da guarda, tutela e adoção, exige o consentimento da criança 
e do adolescente, colhido em audiência. 
c) A guarda, a tutela e a adoção passam a vigorar a partir do compromisso prestado pelo responsável de 
bem e fielmente desempenhar o encargo, mediante termo que deverá ser juntado aos autos. 
d) A guarda e a tutela não exigem prévia suspensão ou destituição do poder familiar, ao passo que a 
adoção exige sempre a destituição do poder familiar. 
e) Em caso de adoção por pessoa ou casal residente e domiciliado no Brasil, o estágio de convivência será 
de, no mínimo, 30 (trinta) dias, período em que os adotantes não poderão se afastar do país. 
 
 
Questão 64 – Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei nº 9.394, de 20/12/1996), é correto 
afirmar: 
a) Comprovada a negligência da autoridade competente em garantir o oferecimento do ensino obrigatório, 
considerado direito público subjetivo, poderá a referida autoridade ser imputada por crime de 
responsabilidade. 
b) É dever do Estado garantir à criança e ao adolescente, a partir dos 4 (quatro anos), vaga na escola 
pública de educação infantil e de ensino fundamental em instituição de ensino localizada à distância não 
superior a 5 (cinco) km. 
c) O poder público, na esfera de sua competência federativa, deverá recensear semestralmente as crianças 
e os adolescentes em idade escolar, bem como os jovens e adultos que não concluíram a educação básica. 
d) Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as de seu sistema de ensino, têm a 
incumbência de notificar ao Conselho Tutelar, à autoridade judiciária e ao representante do Ministério 
Público, a relação dos alunos com infrequência superior a quarenta por cento do percentual permitido em 
lei. 
e) A educação infantil terá carga horária mínima anual de 800 (oitocentas) horas, distribuída por um 
mínimo de 300 (trezentos) dias de trabalho educacional. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
24 
Questão 65 – Considerando as disposições da Lei nº 12.594, de 18 de janeiro de 2012 (SINASE), é 
corretoafirmar: 
a) Para o cumprimento das medidas socioeducativas de prestação de serviços à comunidade e liberdade 
assistida, o Plano Individual de Atendimento (PIA) deve ser elaborado no prazo de 30 (trinta) dias a 
contar do ingresso do adolescente no programa de atendimento. 
b) Exceto expressa autorização judicial, o acesso ao Plano Individual de Atendimento se restringe ao 
adolescente, seus pais ou responsável, ao Ministério Público e ao defensor. 
c) Os Municípios inscreverão seus programas de atendimento e respectivas alterações no Conselho 
Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e, a sua falta, no Conselho Tutelar. 
d) É direito do adolescente submetido ao cumprimento de medida socioeducativa, sem prejuízo de outros 
previstos em lei, ser incluído em programa de meio aberto quando inexistir vaga para o cumprimento de 
medida de privação de liberdade, exceto nos casos de ato infracional cometido mediante grave ameaça ou 
violência à pessoa, quando o adolescente deve ser internado em Unidade mais próxima de seu local de 
residência. 
e) A autoridade judiciária dará vistas da proposta de Plano Individual de Atendimento (PIA) ao defensor e 
ao Ministério Público pelo prazo sucessivo de 5 (cinco) dias, contados do recebimento da proposta 
encaminhada pela direção do programa de atendimento. 
 
Questão 66 – Segundo a Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança, é correto afirmar: 
a) Criança é a pessoa até 12 (doze) anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre 12 (doze) 
completos e 18 (dezoito) anos de idade incompletos. 
b) Os Estados Partes devem respeitar o direito da criança separada de um ou de ambos os pais de manter 
regularmente relações pessoais e contatos diretos com eles, salvo se tal mostrar-se contrário ao superior 
interesse da criança. 
c) Não há previsão de a criança e o adolescente serem ouvidos em processos judiciais, matéria regulada 
pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. 
d) Os Estados Partes reconhecem a importância da função exercida pelos órgãos de comunicação social e 
asseguram o acesso da criança e do adolescente à informação e aos documentos provenientes de fontes 
nacionais privadas, em especial aqueles que visam promover o bem-estar social e econômico. 
e) Os Estados Partes se comprometem a apresentar ao Comitê dos Direitos da Criança, através da 
Secretaria Geral da ONU, relatórios sobre as medidas adotadas para dar efetividade aos direitos 
reconhecidos pela Convenção, sobre os progressos realizados nos dois anos subsequentes à data da sua 
entrada em vigor e, após a apresentação do primeiro relatório, deverão, de dez em dez anos, apresentar 
novos relatórios. 
 
Questão 67 – Considere as seguintes alternativas sobre as disposições previstas no Estatuto da Criança e 
do Adolescente: 
I – A convivência da criança e do adolescente com mãe e pai privados de liberdade, por meio de visitas 
periódicas promovidas pelo responsável ou, nas hipóteses de acolhimento institucional, pela entidade 
responsável, deve ser antecedida de autorização judicial. 
II – A competência territorial nas ações que tramitam no Juizado da Infância e Juventude será 
determinada pelo domicílio dos pais ou responsável ou, à falta dos pais ou responsável, pelo lugar onde se 
encontra a criança ou adolescente. 
III – As entidades, públicas e privadas, que atuem com atividades de cultura, lazer, esportes, diversões, 
espetáculos e produtos e serviços, dentre outras, devem contar em seus quadros com pessoas capacitadas 
a reconhecer e comunicar ao Conselho Tutelar suspeitas ou casos de maus-tratos praticados contra 
crianças e adolescentes. 
Quais das assertivas acima estão corretas? 
a) Apenas a I. 
b) Apenas a II. 
c) Apenas a I e II. 
d) I, II e III. 
e) Apenas a II e III. 
25 
Questão 68 – Considere o sistema recursal previsto para os procedimentos que tramitam no Juizado da 
Infância e Juventude: 
I – Tratando-se de adoção de criança e adolescente, a apelação será recebida exclusivamente no efeito 
devolutivo, salvo nos casos de adoção internacional ou se estiver presente perigo de dano irreparável ou 
de difícil reparação ao adotando. 
II – O prazo para o Ministério Público e para a defesa, em todos os recursos referentes a ações que 
tramitam no Juizado da Infância e Juventude, salvo nos embargos de declaração, será sempre de 10 (dez) 
dias. 
III – A sentença que destituir do poder familiar ambos ou qualquer dos pais estará sujeita à apelação, 
recebida apenas no efeito devolutivo. 
Quais das assertivas acima estão corretas? 
a) Apenas a II. 
b) Apenas a I e III. 
c) Apenas a I e II. 
d) I, II e III. 
e) Apenas a II e III. 
 
Direito Ambiental 
 
Questão 69 – Tendo em vista o ordenamento jurídico ambiental brasileiro, considere as seguintes 
assertivas: 
I – A responsabilidade ambiental é orientada pelo princípio da tríplice responsabilização do poluidor, o 
que significa dizer que, além de reparar “in natura” o dano causado, sempre incidirá indenização pelos 
danos morais e materiais causados pela ação lesiva e multa administrativa. 
II – Aquele que explorar recursos minerais fica obrigado a recuperar o meio ambiente degradado, de 
acordo com solução técnica exigida pelo órgão público competente, na forma da lei. 
III – A cobrança pelo uso da água é um dos instrumentos da Política Nacional de Recursos Hídricos 
instituída pela Lei n. 9.433/97 e tem por escopo custear pessoal para desempenho de funções de 
fiscalização. 
Quais das assertivas acima estão corretas? 
a) Apenas a III. 
b) Apenas a I e II. 
c) Apenas a I e III. 
d) Apenas a II e III. 
e) Apenas a II. 
 
Questão 70 - A respeito da responsabilidade penal ambiental, não é correto afirmar que 
a) a responsabilidade delitiva exige sempre o dolo em qualquer tipo de crime ambiental, perpetrado por 
pessoa física ou jurídica. 
b) os crimes ambientais prescrevem, de acordo com a pena prevista para o tipo penal. 
c) a responsabilidade penal não é objetiva, ao contrário da civil. 
d) todos os crimes ambientais são de ação penal pública incondicionada. 
e) a responsabilidade das pessoas jurídicas não exclui a das pessoas físicas, autoras, coautoras ou 
partícipes do mesmo fato. 
 
Questão 71 – Sobre o licenciamento ambiental no sistema jurídico brasileiro, analise as assertivas abaixo: 
I – O estudo de impacto ambiental e respectivo relatório são imprescindíveis para toda atividade 
potencialmente poluidora. 
II – De acordo com a lei complementar que rege as competências em matéria de licenciamento ambiental, 
a atuação supletiva é a ação do ente da Federação que se substitui ao ente federativo originariamente 
detentor das atribuições, ao passo que a atuação subsidiária é tida como a ação do ente da Federação que 
visa a auxiliar no desempenho das atribuições decorrentes das competências comuns, quando solicitado 
pelo ente federativo originariamente detentor das atribuições definidas na mesma lei. 
26 
III – Compete ao órgão ambiental federal, dentre outras atribuições, promover o licenciamento ambiental 
de empreendimentos e atividades localizados ou desenvolvidos conjuntamente no Brasil e em país 
limítrofe e nas unidades de conservação instituídas por qualquer ente estatal. 
Quais das assertivas acima estão corretas? 
a) Apenas a I e III. 
b) Apenas a I e II. 
c) Apenas a II. 
d) Apenas a II e III. 
e) I, II e III. 
 
Questão 72 – Analise as assertivas abaixo envolvendo a responsabilidade civil e administrativa 
ambiental: 
I – De acordo com doutrina e jurisprudência majoritárias, a responsabilidade civil ambiental é objetiva, 
baseada no risco integral, não sendo aceitas as excludentes do caso fortuito nem da força maior. 
II – Aquele que repara integralmente o dano ambiental causado estará isento da multa derivada da 
infração administrativa correspondente, salvo se for pessoa jurídica de direito privado, quando, então, 
haverá a dupla responsabilização.III – Em termos de reparação do dano ambiental derivado do desmatamento, não há primazia na 
reparação específica, podendo o poluidor optar entre indenizar ou executar um projeto de recuperação do 
ambiente degradado, desde que firmado por profissional tecnicamente capacitado, com Anotação de 
Responsabilidade Técnica (ART). 
IV – Aquele que causa dano ambiental amparado em licença ambiental válida e eficaz não pode ser 
demandado em ação civil pública para fim de reparar dano derivado dessa atividade. 
Quais das assertivas acima estão corretas? 
a) Apenas a I, II e III. 
b) Apenas a I. 
c) Nenhuma. 
d) Apenas a II, III e IV. 
e) Apenas a I, II e IV. 
 
Questão 73 – Tendo em vista o disposto na Lei n. 12.651/12 bem como as recentes decisões do Superior 
Tribunal de Justiça sobre sua respectiva aplicação, avalie as assertivas abaixo: 
I – As atividades de pesquisa e extração de areia, argila, saibro e cascalho, outorgadas pela autoridade 
competente, são consideradas atividades de utilidade pública para fins de realização em áreas de 
preservação permanente. 
II – O poluidor que celebrou termo de ajustamento de conduta sob a vigência da Lei Federal n. 4.771/65 
(anterior Código Florestal) fica obrigado a cumpri-lo, ainda que a metragem adotada em cláusula do 
acordo tenha tido por base o artigo 2º desse diploma já revogado. 
III - É admitido, para a pequena propriedade ou posse rural familiar, o plantio de culturas temporárias e 
sazonais de vazante de ciclo curto na faixa de terra que fica exposta no período de vazante dos rios ou 
lagos, mesmo que isso implique a supressão de novas áreas de vegetação nativa, e desde que seja 
conservada a qualidade da água e do solo e seja protegida a fauna silvestre. 
IV – Embora a obrigação de revegetar a área de preservação permanente tenha natureza real, a obrigação 
não se transmite ao sucessor no caso de transferência de domínio ou posse do imóvel rural. 
Quais das assertivas acima estão incorretas? 
a) Apenas a I, II e III. 
b) Apenas a II, III e IV. 
c) Apenas a I e II. 
d) Apenas a I, III e IV. 
e) Apenas a III e IV. 
 
 
 
27 
Questão 74 – Ao ajuizar ação civil pública para proteger o meio ambiente, pode o Promotor de Justiça 
I – inserir no polo passivo tanto a pessoa jurídica como a pessoa física responsável direta ou 
indiretamente pelo dano ambiental. 
II – buscar a reparação de dano ambiental causado há mais de vinte anos, devido ao caráter imprescritível 
do dano ambiental. 
III – pleitear medida cautelar inibitória com o escopo de evitar a instalação de atividade lesiva ao meio 
ambiente, em atenção ao princípio do poluidor-pagador. 
IV – demandar, na mesma ação, o ente público que autorizou a atividade poluidora e o particular 
beneficiário da autorização. 
Quais das assertivas acima estão corretas? 
a) Apenas a I, II e III. 
b) Apenas a III e IV. 
c) Todas. 
d) Apenas a I e III. 
e) Apenas a I, II e IV. 
 
Questão 75 – Avalie as afirmações abaixo, tendo em conta a legislação ambiental brasileira. 
I – A Floresta Amazônica é patrimônio nacional e unidade de conservação de proteção integral. 
II – As áreas de preservação permanente são espécies do gênero espaços territoriais protegidos. 
III – O patrimônio cultural brasileiro é formado somente pelos bens móveis e imóveis tombados. 
IV – Proteger o meio ambiente e combater a poluição em qualquer de suas formas é competência comum 
da União, estados, Distrito Federal e municípios. 
V – As unidades de conservação da tipologia “reserva biológica” admitem posse e domínio público e 
privado. 
Das afirmações acima pode-se dizer: 
a) Todas estão corretas. 
b) Estão incorretas apenas as afirmações IV e V. 
c) Todas estão incorretas. 
d) Estão incorretas apenas as afirmações I e III. 
e) Estão corretas apenas as afirmações II e IV. 
 
Direito Urbanístico 
 
Questão 76 – Em relação à política de desenvolvimento urbano, inaugurada no artigo 182 da 
Constituição Federal de 1988, cujas diretrizes gerais vêm fixadas pela Lei n.º10.257/01, considere as 
seguintes assertivas: 
I – O Plano Diretor disciplina a função social da propriedade e busca ordenar a cidade, sendo o 
instrumento básico, a englobar exclusivamente a área urbana, da política de desenvolvimento urbano e de 
expansão urbana. 
II – O Plano Diretor é o instrumento de planejamento obrigatório caso o Poder Público municipal 
pretenda utilizar o parcelamento ou edificações compulsórios, o IPTU progressivo no tempo e a 
desapropriação com pagamento de títulos da dívida pública de emissão previamente aprovada pelo 
Senado Federal, com prazo de resgate de até dez anos, em parcelas anuais, iguais e sucessivas, 
assegurados o valor real da indenização e os juros legais. 
III – Municípios que queiram ampliar seu perímetro urbano para o uso residencial, após 2001, deverão 
contemplar nos projetos áreas para habitação de interesse social por meio de demarcação de zonas 
especiais de interesse social. 
Quais das assertivas acima estão corretas? 
a) I, II e III. 
b) Apenas a I e II. 
c) Apenas a II e III. 
d) Apenas a I. 
e) Apenas a II. 
28 
Questão 77 – Assinale a alternativa correta. 
a) Na Regularização Fundiária de Interesse Social o Poder Público concederá título de legitimação de 
posse aos ocupantes cadastrados, exceto àqueles que, consoante projeto, necessitem ser realocados. 
b) O Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) é instrumento obrigatório a ser previsto no Plano Diretor e 
tem como função possibilitar que empreendimentos e atividades privadas ou públicas possam obter 
licenças construtivas, de ampliação ou de funcionamento a cargo do Poder Público municipal. 
c) No caso do IPTU progressivo no tempo, cumprida a obrigação de parcelar, edificar ou utilizar é 
possível ao Município a concessão de anistia ou isenções. 
d) O Plano Diretor poderá fixar áreas em que o direito de construir poderá ser exercido acima da taxa de 
ocupação adotada, mediante contrapartida a ser prestada pelo beneficiário. 
e) O direito de preempção conferido, por Lei, ao Poder Público municipal em relação ao mesmo imóvel 
fica assegurado, no prazo de sua vigência, por apenas uma vez. 
 
Questão 78 – Considere as seguintes assertivas: 
I – A gestão democrática da cidade exercida por meio da participação da população e de associações 
representativas é diretriz e condição de validade exclusivamente para a formulação da política de 
desenvolvimento urbano, planos, programas e projetos, sendo instrumentos de sua realização a existência 
de conselhos nos níveis nacional, estadual e municipal e as audiências públicas. 
II – Na usucapião especial urbana, o herdeiro legítimo continua, de pleno direito, a posse de seu 
antecessor, desde que já resida no imóvel por ocasião da abertura da sucessão. 
III – Tem direito à Concessão de Uso Especial para Fins de Moradia todo aquele que até 30 de junho de 
2001 possua como seu, por cinco anos, ininterruptamente e sem oposição, até 250 metros quadrados de 
imóvel público situado em área urbana, inclusive praças e vias, desde que para fins de moradia e que não 
seja proprietário ou concessionário, a qualquer título, de outro imóvel urbano ou rural. 
Quais das assertivas acima estão corretas? 
a) I, II e III. 
b) Apenas a II e III. 
c) Apenas a I e II. 
d) Apenas a II. 
e) Apenas a I. 
 
Questão 79 - De acordo com a Lei n.º 12.587/12, é correto afirmar que 
a) a Política Nacional de Mobilidade Urbana objetiva a integração entre os modos de transporte, melhoria 
da mobilidade de pessoas e cargas, contribuindo para o acesso universal à cidade, considerada apenas a 
área urbana e de expansão urbana do Município. 
b) os serviços de transporte público coletivo possuem prioridade sobre todos os outros modais. 
c) considerados os instrumentos de gestão do sistema de transporte e de mobilidade urbana, é possível aos 
entes federados imporem a aplicação de tributos pela utilização de determinada via, de sortea 
desestimular o uso de carros, por exemplo, vinculando-se a receita à aplicação exclusiva em infraestrutura 
urbana destinada ao transporte em geral. 
d) são obrigados a elaborar os Planos de Mobilidade Urbana apenas os municípios acima de 20.000 (vinte 
mil) habitantes. 
e) os Planos de Mobilidade Urbana deverão ser integrados ao Plano Diretor municipal, existente ou em 
elaboração, e às demais políticas setoriais, como habitação, saneamento básico, parcelamento do solo, 
devendo ser revisados e atualizados em prazo não superior a 10 (dez) anos. 
 
Questão 80 – Considere as seguintes alternativas sobre a Lei n.º11.977/07, que dispõe sobre a 
Regularização Fundiária de assentamentos localizados em áreas urbanas. 
I – O projeto de Regularização Fundiária deverá, salvo maiores exigências previstas em lei, observar a 
área non aedificandi de 15 (quinze) metros de cada lado, ao longo das águas correntes e dormentes e das 
faixas de domínio público das rodovias e ferrovias, conforme previsão da Lei n.º6.766/79. 
29 
II – Na Regularização Fundiária de Interesse Social, a implantação do sistema viário e da infraestrutura 
faltante ficarão a cargo do Poder Público e, na Regularização Fundiária de Interesse Específico, a 
responsabilidade ficará sob responsabilidade exclusiva dos beneficiários. 
III – A Regularização Fundiária pressupõe que os assentamentos estejam em área urbana consolidada. 
Quais das assertivas acima estão corretas? 
a) I, II e III. 
b) Apenas a I e II. 
c) Apenas a II e III. 
d) Apenas a I. 
e) Apenas a II. 
 
Questão 81 – De acordo com a Lei do Parcelamento do Solo Urbano, Lei n.º6.766/79, é correto afirmar: 
a) O desmembramento ou desdobro, enquanto forma de parcelamento do solo urbano, pressupõe a 
subdivisão da gleba em lotes destinados à edificação, com o aproveitamento das vias existentes. 
b) Constitui infraestrutura básica dos loteamentos os equipamentos urbanos de escoamento das águas 
pluviais, esgotamento sanitário, abastecimento de água potável, energia elétrica domiciliar e vias de 
circulação. 
c) A legislação municipal definirá, para cada zona em que se divida o território do Município, os usos 
permitidos e os índices urbanísticos de parcelamento e ocupação do solo, que poderão prever redução da 
área mínima dos lotes, dos coeficientes máximos de aproveitamento e das faixas non aedificandi. 
d) Constitui crime contra a Administração Pública dar início, de qualquer modo, ou efetuar loteamento ou 
desmembramento do solo para fins urbanos, ainda que em zona rural, sem observância das determinações 
constantes do ato administrativo da licença. 
e) Verificado que o parcelamento não se acha registrado ou regularmente executado, somente o 
adquirente do lote pode, suspendendo o pagamento das prestações restantes, notificar o loteador para 
suprir a falta. 
 
Direitos Humanos 
 
Questão 82 – Em relação à atuação do Ministério Público na proteção dos idosos, considere as seguintes 
assertivas: 
I – O Ministério Público tem legitimidade para a defesa dos interesses individuais disponíveis de pessoas 
idosas. 
II – A legitimidade do Ministério Público é limitada aos interesses difusos ou coletivos das pessoas 
idosas. 
III – A legitimidade ministerial abrange os interesses difusos, coletivos stricto sensu e individuais 
homogêneos das pessoas idosas, aplicando-se a Lei n.º 7.347/85. 
IV – O Ministério Público tem legitimidade para o ingresso de ação civil pública referente às cláusulas 
abusivas dos planos de saúde de pessoas idosas. 
V – Em caso de necessidade de internação para tratamento de saúde de pessoa idosa, o tempo de 
internação é determinado pelo respectivo plano de saúde e não pelo médico, segundo a jurisprudência do 
Superior Tribunal de Justiça, carecendo a ação civil pública do Ministério Público de interesse de agir. 
Quais das assertivas acima estão corretas? 
a) Apenas a II e V. 
b) Apenas a III e IV. 
c) Apenas a I, III e IV. 
d) Apenas a II, IV e V. 
e) Apenas a II e IV. 
 
Questão 83 – Considere as seguintes alternativas em relação às ações afirmativas: 
I – Segundo a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, a acessibilidade em escolas depende de 
política pública sujeita à esfera de discricionariedade do administrador público, não podendo o Judiciário 
exercer qualquer tipo de controle, pois estaria se imiscuindo no “mérito” administrativo. 
30 
II – As ações afirmativas estão vinculadas exclusivamente às cotas raciais nas universidades públicas. 
III – A política de cotas é discriminatória e inconstitucional, violando o princípio da igualdade material. 
IV – A reserva de vagas nos concursos públicos para pessoas com deficiência, conforme prevê a 
Constituição da República Brasileira, é um exemplo típico de ação afirmativa. 
V – A acessibilidade em escola às pessoas com deficiência é um direito fundamental derivado, segundo a 
jurisprudência do Supremo Tribunal Federal. 
Quais das assertivas acima estão corretas? 
a) Apenas a I e II. 
b) Apenas a II e III. 
c) Apenas a IV e V. 
d) Apenas a III e IV. 
e) Apenas a II e V. 
 
Questão 84 – No que se refere à eficácia dos direitos fundamentais, considere as seguintes assertivas: 
I – A saúde e a educação são políticas públicas de incumbência do gestor, não podendo o Ministério 
Público e o Poder Judiciário adotar medidas de controle em juízo, sob pena de ativismo judicial. 
II – A judicialização da política significa o ajuizamento de demandas envolvendo direitos fundamentais 
relativas à omissão dos poderes públicos, em razão de fatores contingenciais, ao passo que o ativismo 
judicial é um ato de vontade de poder (judicial), com a adoção de argumentos de moral, de política ou de 
economia, com ofensa ao princípio da Separação de Poderes. 
III – A justiciabilidade dos direitos sociais está adstrita ao mínimo existencial, o qual corresponde ao 
núcleo essencial ou “núcleo duro” dos direitos fundamentais. 
IV – O mínimo existencial não se confunde com o mínimo vital ou o mínimo de subsistência, podendo 
ser dividido em mínimo fisiológico e mínimo sociocultural. 
V – A ponderação é um princípio utilizado para a resolução de colisão de direitos fundamentais. 
Quais das assertivas acima estão corretas? 
a) Apenas a II e IV. 
b) Apenas a II e III. 
c) Apenas a II e V. 
d) Apenas a I e II. 
e) Apenas a III e IV. 
 
Questão 85 – Considere as seguintes assertivas em relação ao controle jurisdicional de políticas públicas, 
em consonância com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal e do Superior Tribunal de Justiça: 
I – O controle de políticas públicas pelo Poder Judiciário viola o princípio da Separação de Poderes. 
II – A jurisprudência do Supremo Tribunal Federal tem adotado os seguintes parâmetros de 
sindicabilidade: a omissão inconstitucional, o mínimo existencial, a proibição do retrocesso social, a 
proibição do excesso e da proteção insuficiente dos direitos fundamentais. 
III – Não há violação ao princípio da Separação de Poderes quando em causa a ofensa ao mínimo 
existencial, sobretudo no que toca aos direitos fundamentais à saúde e à educação. 
IV – Pode o juiz substituir-se ao administrador público, como no caso do “corte etário” para o ingresso de 
crianças no ensino fundamental. 
V – O direito humano ao saneamento básico é justiciável, observados certos parâmetros constitucionais, 
podendo o Poder Judiciário determinar ao Poder Executivo a implantação de redes de abastecimento de 
água e de esgoto cloacal em comunidades carentes. 
Quais das assertivas acima estão corretas? 
a) Apenas a I, III e V. 
b) Apenas a II, III e IV. 
c) Apenas a I, III e IV. 
d) Apenas a II, III e V. 
e) Apenas a III, IV e V. 
 
 
31 
Questão 86 – Considere as seguintes assertivas em relação à proteção das pessoas com deficiência: 
I – A Convenção Internacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência é o primeiro Tratado 
Internacional de Direitos Humanos que foi incorporado ao ordenamentojurídico brasileiro com status e 
equiparação às normas constitucionais, nos termos do artigo 5º, § 3º, da Constituição Federal. 
II – Em função da eficácia horizontal dos direitos fundamentais nas relações jurídico-privadas, não pode 
uma escola particular negar-se a matricular criança com deficiência sob o argumento da falta de estrutura 
e de pessoal qualificado. 
III – A Convenção Internacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência, segundo a jurisprudência do 
Supremo Tribunal Federal, tem status de supralegalidade. 
IV – O controle jurisdicional de convencionalidade somente pode ser feito pelos Tribunais e não pelos 
juízes de primeiro grau. 
V – A obrigação de o Poder Público promover medidas de acessibilidade em favor dos alunos com 
deficiência é uma norma constitucional de eficácia limitada e programática, dependendo da ampla 
margem de discricionariedade do gestor público. 
Quais das assertivas acima estão corretas? 
a) Apenas a III e V. 
b) Apenas a III e IV. 
c) Apenas a I e IV. 
d) Apenas a I e V. 
e) Apenas a I e II. 
 
 
 
 
 
Direito do Consumidor 
 
Questão 87 - Consideram-se produtos essenciais os indispensáveis para satisfazer as necessidades 
imediatas do consumidor. Logo, na hipótese de falta de qualidade ou quantidade, não sendo o vício 
sanado pelo fornecedor, assinale a alternativa correta. 
a) O consumidor tem apenas o direito de exigir a substituição do produto por outro de mesma espécie, em 
perfeitas condições de uso. 
b) Abre-se, para o consumidor, o direito de, alternativamente, solicitar, dentro do prazo de 7 (sete) dias, a 
substituição do produto durável ou não durável por outro de mesma espécie, em perfeitas condições de 
uso, ou a restituição imediata da quantia paga, sem prejuízo de eventuais perdas e danos, ou, ainda, o 
abatimento proporcional do preço. 
c) É direito do consumidor exigir apenas a substituição do produto durável por outro de mesma espécie, 
em perfeitas condições de uso, ou, sendo não durável, a restituição imediata da quantia paga, sem prejuízo 
de eventuais perdas e danos, ou, ainda, o abatimento proporcional do preço. 
d) É direito do consumidor exigir a substituição do produto por outro de mesma espécie, em perfeitas 
condições de uso, ou, a seu critério exclusivo, a restituição imediata da quantia paga, sem prejuízo de 
eventuais perdas e danos, ou, ainda, o abatimento proporcional do preço. 
e) É direito do consumidor exigir a substituição do produto durável ou não durável, dentro do prazo de 90 
(noventa) dias, por outro de mesma espécie, em perfeitas condições de uso, ou, a seu critério exclusivo, a 
restituição imediata da quantia paga, sem prejuízo de eventuais perdas e danos, ou, ainda, o abatimento 
proporcional do preço. 
 
 
 
 
 
 
32 
Questão 88 - Assinale a alternativa correta. A inscrição de inadimplentes pode ser mantida nos serviços 
de proteção ao crédito 
a) pelo prazo, qualquer que seja ele, da prescrição relativa à cobrança do débito. 
b) por, no máximo, três anos, salvo se maior o prazo de prescrição relativo à cobrança do débito, o qual 
prevalecerá sobre o triênio. 
c) até que o débito que lhe deu origem seja integralmente pago. 
d) por, no máximo, dez anos e, consumada a prescrição relativa à cobrança do débito do consumidor, não 
serão fornecidas, pelos respectivos Sistemas de Proteção ao Crédito, quaisquer informações que possam 
impedir ou dificultar novo acesso ao crédito junto aos fornecedores. 
e) por, no máximo, cinco anos e, consumada a prescrição relativa à cobrança de débitos do consumidor, 
não serão fornecidas, pelos respectivos Sistemas de Proteção ao Crédito, quaisquer informações que 
possam impedir ou dificultar novo acesso ao crédito junto aos fornecedores. 
 
 
Questão 89 - Assinale a alternativa correta. Luana recebeu em seu domicílio a visita do representante 
comercial da empresa "Confort Line Ltda." oferecendo almofadas ortopédicas por preço módico. 
Interessada no produto, pois estava com fortes dores na coluna, Luana adquiriu-o, firmando contrato de 
compra e venda, pagando a quantia cobrada e, no mesmo ato, recebeu do representante comercial a 
almofada ortopédica. Porém, decorridos alguns dias do recebimento do produto, que não apresentava 
vício, Luana, não obtendo melhora nas dores em sua coluna, resolveu desistir do contrato. Neste caso 
Luana, pode 
a) exercitar o direito de arrependimento no prazo de 30 (trinta) dias, contados do ato do recebimento do 
produto. 
b) não exercitar o direito de arrependimento porque as declarações de vontade constantes dos pré-
contratos vinculam o consumidor. 
c) exercitar o direito de arrependimento no prazo de 15 (quinze) dias, contados do ato do recebimento do 
produto. 
d) só exercitar o direito de arrependimento se a declaração de vontade que gerou o contrato tiver sido feita 
por telefone ou pela internet. 
e) exercitando o direito de arrependimento, receber em devolução, de imediato, monetariamente 
atualizados os valores eventualmente pagos, a qualquer título, durante o prazo de reflexão. 
 
 
Questão 90 - No caso do fornecimento de maçãs a granel pelo "Supermercado Vende Bem", identificadas 
nas gôndolas do estabelecimento como produzidas por "Irmãos Santos & Cia. Ltda.", CNPJ 
123.444.555/0001-00, em que houve a constatação técnica, pelo órgão oficial de fiscalização, de 
utilização de agrotóxicos permitidos para a referida cultura, mas utilizados além do limite máximo 
permitido pela ANVISA, quanto à Responsabilidade por Vício do Produto e do Serviço, assinale a 
alternativa correta. 
a) A responsabilização perante o consumidor é solidária, podendo esta ser imputada tanto ao 
estabelecimento comercial quanto ao produtor. 
b) Na situação descrita é responsável perante o consumidor exclusivamente o "Supermercado Vende 
Bem". 
c) Como o estabelecimento comercial havia procedido à identificação na gôndola acerca do produtor de 
maçã, apenas "Irmãos Santos & Cia. Ltda." deve ser responsabilizado perante o consumidor. 
d) Como o pesticida utilizado era permitido para aplicação no produto maçã, nem o estabelecimento 
comercial nem o produtor são responsáveis perante o consumidor. 
e) Apenas os responsáveis técnicos do "Supermercado Vende Bem" e da empresa "Irmãos Santos & Cia. 
Ltda." devem responder perante o consumidor. 
 
 
 
 
33 
Questão 91 - Assinale a alternativa incorreta. 
a) No Código de Defesa do Consumidor há vedação à utilização da denunciação da lide e do chamamento 
ao processo, porque o direito de indenização do consumidor é fundado na responsabilidade objetiva. 
b) O juiz poderá, no Código de Defesa do Consumidor, adiantar a tutela de mérito, mas somente em 
sendo relevante o fundamento da demanda e havendo justificado receio de ineficácia do provimento final. 
c) No Código de Defesa do Consumidor, o Ministério Público, se não ajuizar a ação, atuará sempre como 
fiscal da lei. 
d) Em ação coletiva ajuizada na defesa dos consumidores por entidade legitimada, deve o Ministério 
Público intervir. 
e) Nas ações coletivas de que trata o Código de Defesa do Consumidor, não haverá adiantamento de 
custas, emolumentos, honorários periciais e quaisquer outras despesas, nem condenação da associação 
autora, salvo comprovada má-fé, em honorários de advogado, custas e despesas processuais. 
 
Questão 92 - Assinale a alternativa correta. 
a) Os direitos difusos são transindividuais, de natureza indivisível e não pressupõem uma relação jurídica 
base, sendo titulados por pessoas indeterminadas, ligadas por circunstâncias de fato. 
b) Os direitos difusos e os direitos coletivos stricto sensu são acidentalmente coletivos e de natureza 
divisível. 
c) Os direitos individuais homogêneos são de natureza indivisível e decorrentes de origem comum. 
d) Os direitos difusos e os direitos coletivos stricto sensu são metaindividuais, de natureza divisível e 
pressupõem uma relação jurídica base. 
e) Os direitos coletivosstricto sensu são transindividuais, de natureza divisível, de que sejam titulares 
grupo, categoria ou classe de pessoas ligadas entre si ou com a parte contrária por uma relação jurídica 
base. 
Questão 93 - Acerca da publicidade, assinale a alternativa correta: 
a) A veiculação de publicidade é uma obrigação do fornecedor, pois o consumidor tem direito a uma 
informação ampla e adequada. 
b) A publicidade, desde que suficientemente precisa, não gera efeitos/obrigações e, portanto, não integra 
o contrato que venha a ser celebrado. 
c) Para caracterização da publicidade enganosa, é exigível que o consumidor tenha sido de fato e 
concretamente enganado. 
d) O princípio da identificação da publicidade significa que o fornecedor não pode veicular a publicidade 
de forma dissimulada ou que não permita que os consumidores possam facilmente perceber que estão 
diante de uma publicidade. 
e) É relevante para caracterização da publicidade enganosa a existência de boa ou má-fé por parte do 
anunciante. 
 
 
 
Direito Financeiro 
 
Questão 94 – Em relação às regras de prestação de contas dos administradores públicos, considere as 
assertivas abaixo: 
I – Cabe ao Tribunal de Contas do Estado, de forma independente, o julgamento final das contas anuais 
oferecidas pelo Governador do Estado sobre sua gestão. 
II – O Governador do Estado e Prefeitos Municipais devem enviar diretamente ao Poder Legislativo a 
prestação de contas de sua gestão, após a organização interna dos demonstrativos pelo Tribunal de Contas 
Estado. 
III – O Tribunal de Contas do Estado elabora parecer sobre as contas da gestão do Governador do Estado 
e as envia ao Poder Legislativo, a quem caberá o julgamento final destas. 
IV - A conclusão do parecer do Tribunal de Contas Estado, aprovando ou desaprovando as contas, é 
vinculante para todos os demais poderes, devido à sua independência. 
 
34 
Quais das assertivas acima estão corretas? 
a) Apenas a I. 
b) Apenas a II. 
c) Apenas a I e IV. 
d) Apenas a III. 
e) Apenas a IV. 
 
Questão 95 – Assinale a alternativa correta em relação à Lei de Responsabilidade Fiscal (LC 101/2000): 
a) A Lei de Responsabilidade Fiscal (LC 101/2000) aplica-se somente à União, mas contém regra que 
obriga aos Estados e Municípios editarem suas próprias leis de controle fiscal. 
b) O Ministério Público, por gozar de independência, não tem seus gastos incluídos nos percentuais 
definidos na Lei de Responsabilidade Fiscal. 
c) No dizer da referida lei, entende-se por empresa controlada aquela que mantém sob estrito controle de 
responsabilidade fiscal as suas despesas. 
d) A Lei de Responsabilidade Fiscal admite a substituição de servidores e empregados públicos por 
contratos de terceirização de mão de obra, desde que considerados estes na despesa total com pessoal. 
e) Na LC 101/2000, é nos limites percentuais referentes ao Poder Executivo que estão incluídas as 
despesas com pessoal do Tribunal de Contas do Estado, por ser este órgão auxiliar daquele Poder. 
 
Questão 96 – Tendo por base a Lei de Orçamento (Lei 4.320/1964) e suas modificações, considere as 
assertivas abaixo: 
I – É lícito ao Poder Público, para atender aos serviços de assistência social, médica e educacional, 
oferecer subvenções sociais de suplementação a recursos de origem privada, ao invés de aplicar 
diretamente os recursos nesses serviços, se assim se revelar mais econômico. 
II – É possível o orçamento prever subvenções econômicas, na forma de bonificações, a produtores de 
determinados gêneros e materiais relevantes. 
III – A Lei de Orçamento denomina Restos a Pagar as despesas não pagas até o dia 31 de dezembro. 
IV – Segundo a Lei de Orçamento, Dívida Ativa Tributária é aquela referente aos débitos ativos do Poder 
Público. 
Quais das assertivas acima estão corretas? 
a) Apenas a I e II. 
b) Apenas a II e III. 
c) Apenas a II e IV. 
d) Apenas a II, III e IV. 
e) Apenas a I, II e III. 
 
Questão 97 – Em relação aos precatórios, considere as assertivas abaixo: 
I - A Constituição Federal prevê que os pagamentos do poder público, oriundos de ação judicial, sejam 
feitos através dos precatórios, e que estes sigam rígida ordem cronológica de apresentação, não admitindo 
qualquer exceção ou mesmo classificação. 
II - Além dos precatórios, existem outros meios não usuais de pagamento dos débitos do poder público 
oriundos de ação judicial, como é o caso do empenho. 
III - Os precatórios devem ser apresentados até 1º de julho de cada ano, para pagamento até o final do ano 
seguinte. 
IV - Caso o precatório não seja quitado até o final do prazo legal, por razões de força maior, outro deve 
obrigatoriamente ser extraído para substituí-lo, por razões de organização orçamentária. 
Quais das assertivas acima estão corretas? 
a) Apenas a I e II. 
b) Apenas a III. 
c) Apenas a II e IV. 
d) Apenas a I e III. 
e) Apenas a II e III. 
 
35 
Questão 98 – Considere as assertivas abaixo: 
I – Ainda que baseado em análise política e conveniência administrativa, não é possível ao administrador 
público de ente federado deixar de instituir tributo cuja competência esteja prevista na Constituição. 
II – A isenção tributária não configura renúncia fiscal, quando inexistente, anteriormente à sua instituição, 
a atividade ou unidade produtiva favorecida, pois não se renuncia ao que não existe. 
III – A fim de evitar favorecimentos, o débito do contribuinte não pode ser cancelado em hipótese 
alguma, ainda que seu montante seja inferior aos custos de cobrança. 
IV – Em qualquer fase da execução de suas decisões, é lícito ao Tribunal de Contas do Estado autorizar o 
pagamento parcelado do débito. 
Quais das assertivas acima estão corretas? 
a) Apenas a I. 
b) Apenas a II e III. 
c) Apenas a II. 
d) Apenas a I e IV. 
e) Apenas a IV. 
 
Questão 99 – Considere as assertivas abaixo: 
I – Contas iliquidáveis são aquelas que, por culpa do administrador público responsável, não se tem como 
chegar a uma conclusão sobre sua regularidade. 
II – As receitas tributárias transferidas pelos Estados aos Municípios, por ordem constitucional, não 
entram no computo da Receita Corrente Líquida do Estado. 
III – O espaço temporal dentro do qual o orçamento é executado chama-se exercício orçamentário. 
Quais das assertivas acima estão corretas? 
a) Apenas a I e II. 
b) Apenas a II e III. 
c) Apenas a II. 
d) Apenas a I, II e III. 
e) Apenas a I. 
 
Questão 100 – Considere as assertivas abaixo: 
I – No Estado do Amazonas, as contas do Governador devem ser apresentadas, de forma concomitante, ao 
Tribunal de Contas do Estado e à Assembleia Legislativa, no prazo de até 60 dias após a abertura da 
sessão legislativa. 
II – Os responsáveis pelos controles internos dos Poderes do Estado do Amazonas têm o dever de 
informar diretamente ao Tribunal de Contas do Estado sobre qualquer ilegalidade ou irregularidade de 
que tome conhecimento, sob pena de responder solidariamente pelo dano. 
III – A Certidão de Dívida Ativa configura título executivo extraído pelo próprio credor, gozando por isso 
de presunção absoluta. 
IV – Na fiscalização de atos e contratos, é lícito ao Tribunal de Contas do Estado realizar inspeções “in 
loco”, mesmo de ofício. 
Quais das assertivas acima estão corretas? 
a) Apenas a I, II e IV. 
b) Apenas a II e III. 
c) Apenas a II e IV. 
d) Apenas a I e II. 
e) Apenas a II, III e IV. 
 
 
MINISTÉRIO PÚBLICO 
PROCURADORIA-GERAL DE JUSTIÇA 
CONCURSO PARA INGRESSO À CARREIRA DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO 
AMAZONAS 
 
EDITAL N.º 009/2015-PGJ 
 
O PRESIDENTE DA COMISSÃO EXAMINADORA PARA O CONCURSO PÚBLICO DE INGRESSO NA 
CARREIRA DE PROMOTOR DE JUSTIÇA SUBSTITUTO, no uso de suas atribuições, torna público o 
GABARITO DEFINITIVO DA PROVA PREAMBULAR, após decurso de regular prazo recursal, o 
RESULTADO PRELIMINAR DA PROVA PREAMBULAR e o PRAZO DE RECURSOS CONTRA O 
RESULTADO PRELIMINAR DA PROVA PREAMBULAR, conforme segue:A) GABARITO DEFINITIVO DA PROVA PREAMBULAR: 
 
1 N* 21 C 41 A 61 C 81 D 
2 B 22 B 42 C 62 D 82 B 
3 C 23 A 43 B 63 A 83 C 
4 D 24 C 44 E 64 A 84 A 
5 A 25 E 45 D 65 D 85 D 
6 C 26 A 46 A 66 B 86 E 
7 B 27 E 47 B 67 E 87 D 
8 C 28 D 48 B 68 D 88 E 
9 N* 29 C 49 D 69 E 89 E 
10 A 30 E 50 C 70 A 90 C 
11 D 31 B 51 A 71 C 91 N* 
12 B 32 C 52 D 72 B 92 A 
13 A 33 D 53 E 73 D 93 D 
14 C 34 E 54 B 74 E 94 D 
15 A 35 C 55 B 75 E 95 D 
16 B 36 C 56 D 76 C 96 E 
17 E 37 A 57 D 77 A 97 B 
18 D 38 D 58 B 78 B 98 D 
19 E 39 A 59 D 79 E 99 C 
20 B 40 D 60 C 80 D 100 A 
N*= questão anulada 
 
B) ANEXO I - RESULTADO PRELIMINAR DA PROVA PREAMBULAR – AMPLA 
CONCORRÊNCIA E RESERVA DE VAGA PARA PESSOA COM DEFICIÊNCIA: 
 
C) Ficam instados os candidatos para, querendo, no prazo de 3 (três) dias, com termo 
inicial em 18 de dezembro de 2015 e termo final em 20 de dezembro de 2015, 
interporem recurso contra o resultado preliminar da prova preambular, somente por 
meio eletrônico, através do portal do candidato, disponível no site 
www.concursosfmp.com.br, a partir das 9 (nove) horas do primeiro dia do prazo, até 
às 21 (vinte e uma) horas do último dia do prazo (horário de Manaus). 
http://www.concursosfmp.com.br/
 
 
D) Informa-se aos candidatos que a ata de julgamento dos recursos encontra-se 
publicada em www.concursosfmp.com.br. 
 
E) Complementa-se o Edital nº 005/2015-PGJ, incluindo a disciplina sublinhada, 
conforme segue abaixo: 
 
Vinícius de Melo Lima 
Promotor de Justiça do Estado do RS. Mestre em Ciências Jurídico-Criminais pela 
Universidade de Lisboa. Doutorando em Direito Público pela UNISINOS. 
 Direito Penal e Direitos Humanos 
 
 
 
Manaus, 17 de dezembro de 2015. 
 
 
 
PROCURADORIA-GERAL DE JUSTIÇA, 
CARLOS FÁBIO BRAGA MONTEIRO 
Procurador-Geral de Justiça. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
http://www.concursosfmp.com.br/
 
 
ANEXO I - RESULTADO PRELIMINAR DA PROVA PREAMBULAR – AMPLA CONCORRÊNCIA: 
Os candidatos assinalados com * concorrem também na reserva de vaga para pessoa com 
deficiência. 
 
NOME DO CANDIDATO Nº DE INSCRIÇÃO PONTUAÇÃO 
ACHERNAR MAIA UCHOA 15105608 38 
ACIONEYVA SAMPAIO MEMÓRIA 15104654 37 
ADALGIZA RADOYKA SIMAO DE QUEIROZ 15105998 32 
ADAMS PASCARELLI REBOUÇAS JUNIOR 15106130 53 
ADNAN ASSAD YOUSSEF NETO 15105186 53 
ADOLFO DO CARMO JUNIOR 15105156 69 
ÁDRIAN VIERO DA COSTA 15106275 49 
ADRIANA ALVES DA CRUZ 15105783 46 
ADRIANA CARVALHO MOREIRA 15106562 34 
ADRIANA COSTA DE OLIVEIRA 15105160 46 
ADRIANA DOS SANTOS EVANGELISTA 15106240 44 
ADRIANA FERREIRA DA SILVA 15104387 54 
ADRIANA MONTEIRO ESPINHEIRA 15104976 58 
ADRIANA NOGUEIRA DE FARIAS 15104457 36 
ADRIANO ANDRADE ROSA DOS SANTOS 15104515 38 
ADRIANO AUGUSTO VELOSO BALBINO DA SILVA 15105320 53 
ADRIANO DA COSTA LUSTOSA 15105834 49 
ADRIANO HENRIQUE TARGINO 15105265 45 
ADRIANO MONTEIRO DA SILVA 15104436 52 
ADRIANO WAQUIM DE ASSUNÇÃO 15105046 44 
AFONSO REBELO DE CASTRO 15104215 46 
AFRÂNIO PATROCÍNIO DE ANDRADE 15106287 37 
AGENOR LIMA MENDONÇA FILHO 15106250 28 
AILK DE SOUZA PINHEIRO 15104686 62 
AKASSIO SEBASTIAO MEDEIROS CAVALCANTE 15106314 40 
ALBERT BASTOS ANDRADE 15104536 29 
ALBERTINO HAYDEM DOS SANTOS 15106115 27 
ALBERTO ROCHA CAVALCANTE 15104081 50 
ALCIONE MARIA FERREIRA 15104959 52 
ALDEMIR DA SILVA MENEZES MEDEIROS 15105261 49 
ÁLDER MENDES VENTURA 15105400 38 
ALDIANE VIDAL OLIVEIRA 15105748 36 
ALDRYN AMARAL DE SOUZA 15106075 30 
ALESSANDRA DE OLIVEIRA NETTO 15104450 48 
ALESSANDRO ANDRADE ROSA DOS SANTOS 15105751 40 
ALESSANDRO DUARTE FIGUEIREDO 15105401 49 
ALESSANDRO TRINDADE DA SILVA 15106108 26 
ALEX CASTRO DE BRITO 15106208 31 
 
NOME DO CANDIDATO Nº DE INSCRIÇÃO PONTUAÇÃO 
ALEX DA COSTA MAMED 15104079 54 
ALEX FABIANY SILVA CARVALHO 15105286 46 
ALEXANDER SIMONETTE PEREIRA 15105492 40 
ALEXANDRA NASSER 15106412 44 
ALEXANDRE CARVALHO BURNETT 15104501 45 
ALEXANDRE CASSIANO DORÁCIO ANTUNES 15105774 59 
ALEXANDRE DE OLIVEIRA NETTO 15105039 44 
ALEXANDRE FLEMING NEVES DE MELO 15105197 45 
ALEXANDRE OLIVEIRA DE ARAÚJO 15104684 35 
ALEXANDRE ROSSITO DE MELLO SOARES 15104918 55 
ALFREDO JACAUNA PINHEIRO NETO 15105911 37 
ALICE MONTEIRO CHIXARO 15105920 34 
ALINE ANDRADE DE CASTRO DIAS 15104365 64 
ALINE DE SOUZA BEZERRA 15105786 60 
ALINE FEITOSA DE VASCONCELOS 15105731 55 
ALINE NEIVA ALVES DA SILVA 15104328 58 
ALINE SARAIVA DA SILVA OLIVEIRA 15104586 43 
ALINE VIEIRA DE QUEIROZ 15105416 53 
ALISON ALMEIDA SANTOS 15106508 41 
ALISON EBER NUNES DA CRUZ 15105022 45 
ALISSON RENATO MEDEIROS DE ARAUJO 15104356 62 
ALLAN MOREIRA LEITÃO 15105282 61 
ALLAN PICANÇO FEITOZA * 15104583 42 
ALLANA MARIELE MAZARO ZARELLI 15106451 57 
ALMERIO SAMUEL ALMEIDA PINTO 15105617 51 
ALTAGNER DA SILVA MARQUES 15105248 49 
ALVARO JORGE LIRA DE LIMA 15105695 54 
ALVARO PASTOR DO NASCIMENTO 15104972 49 
ALYSSON PEREIRA DE LIMA 15106354 30 
AMANDA CAROLINE LIMA COHEN 15105654 25 
AMANDA LOUREIRO XERFAN 15105884 51 
ANA APARECIDA PEREIRA ALMEIDA 15105044 33 
ANA CAROLINA DIAS BRANDI 15105301 29 
ANA CAROLINA LIMA DOS SANTOS 15105840 33 
ANA CECILIA SALVADOR MARQUES 15106428 35 
ANA CLAUDIA GONÇALVES 15105848 33 
ANA CRISTINA DOS SANTOS VALVERDE 15105895 49 
ANA FRANCISCA MARIA DA SILVA DOS SANTOS 15106014 36 
ANA PAULA BAGGIO 15104740 52 
ANA PAULA BATISTA GARCIA 15105464 39 
ANA PAULA TEODORO PÁDUA RIBEIRO 15106277 37 
ANADIR RIBEIRO NOGUEIRA 15105405 30 
 
NOME DO CANDIDATO Nº DE INSCRIÇÃO PONTUAÇÃO 
ANAILE CRISTINE DA COSTA MEDEIROS 15105606 33 
ANALICE DA SILVA 15106360 58 
ANDERSON AIRES DA SILVA 15105999 31 
ANDERSON LUIZ FRANCO DE OLIVEIRA 15106359 68 
ANDERSON MASCARENHAS SANTOS 15105319 57 
ANDERSON RODRIGUES LAURIDO 15104842 44 
ANDERSON SALES DE SOUZA 15106559 26 
ANDRE EPIFANIO MARTINS 15104082 60 
ANDRE FERNANDEZ COLLUCCI 15105966 64 
ANDRÉ FILIPE RIBEIRO VALENTE 15106471 57 
ANDRÉ LEANDRO DE LIMA SANTOS 15105428 36 
ANDRÉ LEANDRO LIMA TELES 15105735 35 
ANDRÉ LIMA CHAVES 15105054 57 
ANDRÉ LUIZ ALBUQUERQUE GOMES DA SILVA BRAGA 15106367 38 
ANDRE LUIZ MUQUY 15105609 58 
ANDRE LUIZ PROENÇA CRUZ 15106419 53 
ANDRÉ LUIZ ROCHA PINHEIRO 15104749 57 
ANDRÉ PAULO ALENCAR DE FARIAS 15104325 45 
ANDRÉ PEREIRA DA SILVA 15105963 43 
ANDRÉ RYODI NOGAMI 15105566 37 
ANDREA CARDOSO SALGADO 15105697 37 
ANDRÉA COUTO DO AMARAL 15104943 33 
ANDREA RIBEIRO COSMO 15105707 45 
ANDRESSA APOLÔNIO RODRIGUES 15104564 51 
ANDREZZA CALDAS VITAL 15106381 25 
ANNA RÚBIA NOGUEIRA DE SANTANA 15105820 70 
ANNE KARINE DE ALMEIDA E SILVA SOUTO 15104431 55 
ANNE SOARES LOIOLA 15104146 63 
ANTONELA MARTINS DOS SANTOS 15106380 32 
ANTONIA TAVARES CORREA GONZAGA 15106382 21 
ANTONIELLA SILVA DE SOUZA 15105346 29 
ANTONIO AURELIO BETTARELLO JUNIOR 15105952 48 
ANTONIO BARBOSA CARDOSO FILHO 15105016 58 
ANTONIO BRAZ ROLIM FILHO 15106148 60 
ANTONIO BRENO BASTOS BARBOSA 15105611 45 
ANTONIO CARLOS SOARES FONSECA 15104329 38 
ANTONIO EDUARDO J S SILVA 15104537 46 
ANTONIO FELIPE PEREIRA DE SOUZA 15105151 34 
ANTONIO FLAVIO YUNES SALLES FILHO 15106190 46 
ANTÔNIO FONTENELLE DANTAS DE ALENCAR 15106177 43 
ANTONIO JORGE DE ALBUQUERQUE SANTIAGO 15106117 34 
ANTONIO JOSE OLIVA VELOSO 15105074 44 
 
NOME DO CANDIDATO Nº DE INSCRIÇÃO PONTUAÇÃO 
ANTONIO JOSE PINTO BARROS 15105317 29 
ANTONIO LEANDRO DA FONSECA FARIAS 15104334 32 
ANTÔNIO LUIZ NASCIMENTO FERREIRA 15104927 33 
ANTONIO MARCELO GAETA 15104498 48 
ANTONIO RUI MORAES VIANA 15106454 45 
ANTONIO WALTER TORRES COSTA 15105259 48 
AQUILES LOPES JACINTO 15105225 59 
ARAMIS PEREIRA JUNIOR 15105066 52 
ARIADNE ROCHA SANTOS 15104554 42 
ARIELA BRITO MARQUES 15106143 30 
ARISTARCO DE ARAÚJO JORGE MELLO FILHO 15104314 39 
ARTUR VIEIRA TEMPONI LEITE 15105356 59 
ATILA SIDNEY LINS ALBUQUERQUE FILHO 15104614 57 
ATLAN BONFIM KIMURA DE SOUZA 15104290 42 
AUGUSTO CEZAR PEREIRA PEDRA 15104190 24 
AUGUSTO MARTINEZ PEREZ FILHO 15105818 51 
AUGUSTO RIBEIRO DE ALENCAR 15105338 37 
AYRTON FERREIRA DO NORTE15106299 24 
BÁRBARA BERVIAN 15106278 54 
BARBARA BRANDÃO FERREIRA DA SILVEIRA 15106470 27 
BARBARA MARINHO NOGUEIRA 15105106 59 
BARBARA VIEIRA NUNES 15105305 49 
BERNARDO FIGUEIRA RAPOSO DA CÂMARA 15105704 52 
BERNARDO SILVA DE SEIXAS 15104596 44 
BERNARDO VIEIRA SOARES DA NOBREGA 15105396 64 
BIANCA ALENCAR FARIAS DE PAULA 15105497 35 
BIANCA BERNARDES DE MORAES 15106106 48 
BIANCA MUSSA DIB 15106303 32 
BIANCA REGINA RAMOS MAGALHÃES 15105921 51 
BOMFÍLIA ALMEIDA A. LIMA 15106427 64 
BRENO DO CARMO MOREIRA VIEIRA 15106008 56 
BRENO POLITANO LANGE 15105588 58 
BRENO SÁVIO GOMES PEREIRA 15105899 47 
BRIANA HIROMI NAKAMURA RIBEIRO 15106188 55 
BRUNA AZEVEDO DE SOUZA 15105597 59 
BRUNA COSTA DE FARIAS 15104097 57 
BRUNA RAFAELL SOUSA 15105125 22 
BRUNA SOUSA DE OLIVEIRA 15105216 56 
BRUNNO CESAR ROSA CARVALHO 15104986 51 
BRUNO ALVES CÂMARA 15104278 63 
BRUNO ARAÚJO MASSOUD 15104540 57 
BRUNO BATISTA DA SILVA 15105913 62 
 
NOME DO CANDIDATO Nº DE INSCRIÇÃO PONTUAÇÃO 
BRUNO BISPO DE FREITAS 15104640 57 
BRUNO COLARES DOS REIS 15104419 32 
BRUNO DE MESQUITA MARINHO 15106060 54 
BRUNO DE PAULA FRAGA 15106318 38 
BRUNO DOMINGOS VIANA BATISTA 15106355 54 
BRUNO FARIAS FERNANDES 15106164 48 
BRUNO FIGUEIREDO CACHOEIRA DANTAS 15105865 68 
BRUNO HOLANDA DE MELO 15104532 54 
BRUNO MARQUES TINOCO 15106045 58 
BRUNO PIRRONY SILVA 15104701 53 
BRUNO RIBEIRO DE ALMEIDA 15105790 64 
BRUNO ROBERTO DA SILVA DE ASSIS 15104975 51 
BRUNO SOUZA DA SILVA 15105968 35 
BRUNO TORRES NUNES 15104764 50 
BUENÃ PORTO SALGADO 15105576 45 
CAIO HENRIQUE BASTOS NUNES RODRIGUES 15106504 35 
CAIO LUCHINI WENDERLICH CORREIA LIMA DE CASTRO 15106026 52 
CAIO LUCIO FENELON ASSIS BARROS 15104229 57 
CAIO PÍCOLI ALTOMAR 15105763 43 
CAIO RUBEM DA SILVA PATURY 15105905 45 
CAMILA ARAÚJO GUERRA 15105241 52 
CAMILA BERTOLINI DE PAIVA 15104443 36 
CAMILA DE ABREU OLIVEIRA 15105936 42 
CAMILA MARIA MONTEIRO SILVA 15105134 38 
CAMILA MELO DUTRA 15105882 39 
CAMILA SALES COELHO 15104259 59 
CAMILA XEREZ DE FREITAS BALBI 15104674 35 
CARINA DA COSTA DEZAN 15104546 52 
CARLA CORDEIRO 15104308 43 
CARLA CRISTINA BATISTA DE SOUZA 15105538 28 
CARLOS AUGUSTO BARRETO DE ALBUQUERQUE 15104418 54 
CARLOS AUGUSTO DE SOUZA MARQUES JUNIOR 15105093 43 
CARLOS BRONNER SILVEIRA SOARES 15105516 52 
CARLOS EDUARDO CAVALCANTE ESTEVES 15105483 57 
CARLOS EDUARDO PINHO BEZERRA DE MENEZES 15105446 61 
CARLOS EDUARDO ROLLO GREGORIO 15104807 39 
CARLOS JOSE VEIGA CRESPO 15106395 50 
CARLOS ROBERTO ALMEIDA DA SILVA 15106330 35 
CAROLINA DE CARVALHO ZANON 15106227 65 
CAROLINE DANTAS DE ARAUJO 15104648 41 
CAROLINE LEITE GIORDANO 15106068 30 
CAROLINE SOARES MARTINS 15104085 32 
 
NOME DO CANDIDATO Nº DE INSCRIÇÃO PONTUAÇÃO 
CAROLINE SOUZA CARNEIRO 15106416 37 
CASSIANO CASTRO RIBEIRO 15104214 35 
CATHERINE LEONARDO DE SOUZA 15105494 37 
CAUBY RIBEIRO FONSECA 15106402 39 
CECY MITIE FURUSAWA VIEIRA 15105664 49 
CELIANA ASSEN FELIX 15106184 15 
CEZAR HENRIQUE DE CASTRO LOPES 15104615 50 
CHARLES DUANNE CASIMIRO DE OLIVEIRA 15106251 60 
CHARLES MICHEL RESSEL 15105250 64 
CHRISCIA TEIXEIRA DE FIGUEIREDO 15106174 48 
CHRISTIANE RUBIN FIGUEIREDO 15104311 34 
CHRISTINE MONTEIRO AUGUSTO SOUZA 15104486 45 
CICERO ALEXANDRINO FEITOSA CHAVES 15104851 45 
CICERO TIAGO ALMEIDA DE NORÕES BRITO 15106081 52 
CIDNEI GODEZ DA SILVA 15104816 56 
CINTHIA BRITO MOREIRA * 15105770 32 
CLAUDIA AUGUSTA DOS SANTOS SERRAO 15105174 32 
CLAUDIA REGINA CALIL DE PAIVA 15106298 57 
CLÁUDIO AUGUSTO PINTO DA SILVA 15105208 28 
CLAUDIO BARBSA BEZERRA 15106104 39 
CLAUDIO FACUNDO DE LIMA 15106351 55 
CLÁUDIO MOISÉS RODRIGUES PEREIRA 15104659 55 
CLAYTON FREITAS BASTOS 15105845 42 
CLAYTON MOREIRA DO NASCIMENTO 15104505 57 
CLAYTON WONGHAN DA SILVA 15104129 41 
CLÉA DE MORAES CANTANHEDE 15104858 29 
CLEBER CASIMIRO VITAL 15105724 46 
CLEIERISSOM TAVARES E SILVA 15105523 48 
CLEMANZE SUELAYNNE DA SILVA QUINZINHO 15104289 45 
CONRADO JOSÉ NETO DE QUEIROZ REIS 15104709 58 
CRISCYANNE ANDRADE DE OLIVEIRA 15104472 33 
CRISLEY GLAUCEA TAVARES SALES 15104605 41 
CRISTHIANE BRANDÃO FONSECA 15104320 57 
CRISTIANE BORGES DA SILVA 15104242 48 
CRISTIANE DAS CHAGAS BOTELHO 15105947 37 
CRISTIANE ERIKO DUARTE HIRATA 15105503 36 
CRISTIANE IYOKO CARMINE OKAWA 15105374 34 
CRISTIANE MARTINS POND 15105713 42 
CYNTHIA SARAIVA BARROS LIMA 15104672 36 
DAEANE ZULIAN DORST 15105742 43 
DAIANA ARAUJO XIMENES 15105875 40 
DAISY MARTINS DE PADUA MATOS 15106168 55 
 
NOME DO CANDIDATO Nº DE INSCRIÇÃO PONTUAÇÃO 
DAMASSIRIO MAMED DAS CHAGAS FILHO 15104883 35 
DAMIÃO FERREIRA LISBOA 15106385 34 
DAN SOUZA AGUIAR 15106397 53 
DANIEL BRAGA BATISTA 15105805 51 
DANIEL CESAR DE AZEVEDO CHAGAS 15105745 47 
DANIEL COUTINHO DA SILVA 15105473 29 
DANIEL DE OLIVEIRA SAMPAIO 15105965 52 
DANIEL DE SOUZA BINDA 15106047 53 
DANIEL GUEDES DE CARVALHO 15105002 31 
DANIEL PEIXOTO MEIRELLES 15106054 39 
DANIEL ROCHA DE OLIVEIRA 15106170 61 
DANIEL TIAGO INACIO SALINA 15104293 38 
DANIEL WEMBLEY MOURA DOS SANTOS 15106343 45 
DANIELA LELIS BOTELHO DE OLIVEIRA 15104168 48 
DANIELA TAVARES PINTO 15105444 43 
DANIELE CRISTINE RAPOSO DA CAMARA CARVALHO 15105569 34 
DANIELE DE ASSIS SANTIAGO 15104882 44 
DANIELLA DARCO GARBOSSA 15106107 64 
DANIELLE CORREA DE OLIVEIRA 15104863 47 
DANIELLE NUNES DE AMORIM 15104884 42 
DANIELLE QUEIROZ RIBEIRO 15106534 24 
DANIELLE VIEIRA HITOTUZI PAES 15105395 54 
DANIELLY CHRISTINI SAMARTIN GOUVEIA DE ANDRADE 15105967 60 
DANILO CESAR REGIS ALMEIDA 15106384 55 
DANILO CONFESSOR 15106424 43 
DANILO LOPES DE MESQUITA 15106492 52 
DÂNILON RIBEIRO PONTES 15105118 31 
DANTE VIEIRA SOARES NUTO 15105081 50 
DARIO DE FIGUEIREDO VALENTE 15104360 56 
DARLEY LEÃO VIANA 15106496 35 
DAVID JORDAO GONÇALVES 15105716 48 
DAVID SILVA DE ALBUQUERQUE 15104435 45 
DAVIDSON ALESSANDRO DE MIRANDA 15104331 38 
DAYSEVANDA DAS GRAÇAS BRITO DANTAS 15106125 25 
DÉBORA BATISTA CARVALHO 15105348 34 
DEBORA MACHADO ARAGÃO 15104706 52 
DEBORAH ARAUJO MARTINI 15106029 43 
DÉCIO XAVIER BRANT 15106319 50 
DEIRDRE SILVA DE FIGUEIREDO COSTA 15105897 49 
DENISE CRISTINA MARQUES ENCARNACAO 15105450 47 
DENISE SILVA GOMES 15106044 45 
DENNY DOS SANTOS BASTOS 15105511 39 
 
NOME DO CANDIDATO Nº DE INSCRIÇÃO PONTUAÇÃO 
DENYS CÉSAR DOS SANTOS SILVA 15104983 52 
DERECK LUAN VIANA DE VASCONCELOS 15104404 43 
DESIRÉE DE CASTRO DO COUTO VALLE 15105930 44 
DEYVIZON ALVES DO NASCIMENTO 15104775 38 
DIANA GARCIA DE DEUS 15105982 46 
DIANNE TRINDADE LIMA 15106187 39 
DÍDIA HAYDÉE DE MENDONÇA SOARES 15105718 31 
DIDIO RAUL AMERICO JIMENEZ ALVARENGA NETO 15106138 35 
DIEGO AMÉRICO COSTA SILVA 15106405 22 
DIEGO CAJADO NEVES 15106491 43 
DIEGO DE OLIVEIRA MELO 15105340 60 
DIEGO DE OLIVEIRA NEVES BERTAGNOLLI 15104316 55 
DIEGO GABRIEL FERREIRA DA SILVA 15105629 46 
DIEGO LUIZ CASTRO SILVA 15106458 59 
DIEGO MELO FONSECA 15104162 59 
DIEGO OLIVEIRA BOTELHO 15106269 59 
DIEGO OLIVEIRA REIS 15105555 32 
DIEGO SCHERR LAIGNIER COELHO 15106192 49 
DIENY RODRIGUES TELES 15106030 42 
DILLINGS BARBOSA MAQUINE 15106257 54 
DIMITRI LUNA DE OLIVEIRA 15105351 52 
DINAH NASCIMENTO TEIXEIRA 15104249 29 
DINGLISON PINTO DA SILVA 15104547 52 
DIOGO BARROS CAVALCANTE 15105681 50 
DIOGO DA ROCHA LIMA 15105263 45 
DIOGO DA SILVA LIMA 15104886 66 
DIOGO DE OLIVEIRA LINS 15104223 59 
DIOGO MICELI ALVES 15104207 54 
DIORGENES DE MORAES CORREIA ALVES 15104468 44 
DISSON GOMES TELES 15104878 60 
DIVANEIDE DOS SANTOS BERTO DE BRITO 15104920 30 
EDER JACOBOSKI VIEGAS 15104848 52 
EDERSON PIRES DA CRUZ 15105657 53 
EDI SEVERINO DE SOUSA JÚNIOR 15106165 29 
EDINEI DE SOUSA NASCIMENTO 15105938 47 
EDINEI NISSOLA 15105916 38 
EDISSANDRA OLIVEIRA GUIMARAES 15104624 38 
EDNALDO TELES MOURA JUNIOR 15105170 51 
EDSON CABRAL DE SOUZA JÚNIOR 15106328 41 
EDSON CUNHA DO NASCIMENTO 15104256 29 
EDSON ROSAS NETO 15105890 59 
EDUARDA ROSA CAVALCANTE DE OLIVEIRA 15106015 40 
 
NOME DO CANDIDATO NºDE INSCRIÇÃO PONTUAÇÃO 
EDUARDO ALEXANDRE GUEDES CIDADE 15105734 45 
EDUARDO ALVES MARINHO 15105031 64 
EDUARDO ARAUJO PEREIRA JUNIOR 15105949 50 
EDUARDO AUGUSTO DA SILVA DIAS 15105100 60 
EDUARDO AUGUSTO PINHEIRO LIMA 15106527 60 
EDUARDO COSTA LUZ PINHEIRO DA HORA 15106191 68 
EDUARDO DE OLIVEIRA MELO 15104600 50 
EDUARDO GABRIEL 15104707 60 
EDUARDO JANINI DAL FABBRO 15104866 61 
EDUARDO KELSON FERNANDES DE PINHO 15106481 55 
EDUARDO LEITE MUSSIELLO 15105643 56 
EDUARDO QUEIROZ VALLE 15104355 53 
EDUARDO QUEZADO DO NASCIMENTO ARAÚJO 15104477 41 
EDUARDO SANTANA PINHEIRO 15105514 37 
EDUARDO TURANI DINIZ CERQUEIRA 15105764 29 
EDUARDO VIEIRA REIS 15104670 37 
EDVALDO DOS SANTOS VEIGA JUNIOR 15105893 66 
ELAINE DEARAUJO VERAS 15104298 33 
ELAINE REGINA SALOMAO 15106234 52 
ELANDERSON LIMA DUARTE 15106154 59 
ELÂNIA CRISTINA FONSECA DO NASCIMENTO 15105353 54 
ELBA KÁTIA CORRÊA DE OLIVEIRA 15106137 44 
ELCINEY CORRÊA DE SOUZA JÚNIOR 15104434 28 
ELENIRA NUNES COSTA 15105505 24 
ELIANE NERI DA SILVA 15106295 46 
ELIAS BINDÁ DE CARVALHO JÚNIOR 15106316 28 
ELIAS LEVEL VIEIRA JUNIOR 15106220 51 
ELIEDER BONET ABENSUR 15105308 31 
ELIFAZ DE SOUZA FERREIRA UEHARA 15105892 42 
ELIILDA CRISTINA OLIVEIRA DE JAGER 15104535 32 
ELIMAR CUNHA E SILVA 15106446 17 
ELINE DE OLIVEIRA SOUZA 15104268 36 
ELINEIDE ELGA ANDRADE 15106167 67 
ELIS MARIANA DUARTE TINÉ DE OLIVEIRA 15105475 40 
ELISA CRISTINA DA SILVA NUNES COSTA 15106053 48 
ELISA PINTO GOMES 15104194 27 
ELISANGELA SAMPAIO FLORENÇO SANTANA 15104824 46 
ELISSON ESSUCY RIBEIRO 15106511 32 
ELIVELTON SANTOS LEAL 15105309 32 
ELIZABETH SILVA DE PAULA 15106033 34 
ELIZANDRA RODRIGUES MONTEIRO 15106390 51 
ELIZETE FERREIRA DE CASTRO 15105678 54 
 
NOME DO CANDIDATO Nº DE INSCRIÇÃO PONTUAÇÃO 
ELLEN WANDRIENNY DE LIMA TAVARES 15104456 26 
ELY MARY COCHRANE ABREU GONZAGA 15106421 29 
ELYNETE TAVARES SOARES 15104447 44 
EMERSON CARDOSO DOS SANTOS 15104722 58 
EMILIO ALBERTO ARAÚJO JUNGES 15104800 50 
EMMANUEL MACHADO PINHEIRO SALAZAR 15106103 40 
EMMANUEL ORMOND DE SOUZA 15104101 49 
ERIBERTO GOMES BARROSO JÚNIOR 15106531 40 
ERIC NUNES NOVAES MACHADO 15104530 55 
ERICA MENDES RAMALHO 15105038 45 
ERICA TORRES DE FREITAS MARINHO 15104187 45 
ÉRICK JOSÉ PINHEIRO PIMENTA 15106565 49 
ERICO RAIMUNDO DE ALMEIDA SOARES 15106465 25 
ERICSON SOBRAL PADILHA 15105953 63 
ERIK DE MELO MOURA 15104086 52 
ÉRIKA MENEZES ALBUQUERQUE CÂMARA 15104544 60 
ÉRIKA PATRÍCIA DE LUCENA SILVA 15105604 37 
ETELVINO GUERRA DA SILVA FILHO 15105689 52 
EUCLESIA PEREIRA MARINHO 15105750 30 
EURICO JOSÉ SANTORO FRANCO AZEVEDO 15105482 39 
EVELISE SLONGO DUDZIAK 15106105 40 
EVERTON MACIEL MELLO 15105596 53 
EVILLYN FEITOSA BAGATINI 15106383 49 
FÁBIA MELO BARBOSA DE OLIVEIRA 15105258 50 
FABIANA AVELAR CANHIZARES 15104668 28 
FABIANNE RIBEIRO HALINSKI 15105144 26 
FABIANO FALABELLA VEIGA 15105480 54 
FABIANO VASCONCELOS BRAZ 15104948 28 
FABIO AGUIAR NOGUEIRA 15105517 38 
FÁBIO AUGUSTO CAMPOS DE ALMEIDA 15105624 60 
FÁBIO BRAULE PINTO FREIRE 15106239 46 
FÁBIO DE LIMA MOURA 15105056 49 
FABIO JOSE DUARTE MARQUES 15106145 35 
FABIO KLEBER RIBEIRO 15105359 35 
FABIO MARINHO SAMPIO CORREIA 15104244 24 
FABIOLA ALMEIDA VIEIRA 15106281 31 
FABIOLA PINHEIRO LANGBECK DE LIMA 15104414 24 
FABRICIA SARGES DA SILVA 15105120 39 
FABRICIA TAVARES RIBEIRO 15104364 39 
FABRÍCIO FELIPE DOS SANTOS 15105975 67 
FABRICIO GUEDES HALINSKI 15106246 25 
FABRICIO SANTOS ALMEIDA 15106180 59 
 
NOME DO CANDIDATO Nº DE INSCRIÇÃO PONTUAÇÃO 
FAUES RODRIGUES DE SÁ 15105787 55 
FELIPE ANTONIO DE CARVALHO FILHO 15106272 26 
FELIPE AUGUSTO DE FREITAS 15106290 49 
FELIPE BLOS ORSI 15104719 67 
FELIPE CAMPOS BARBOSA DOS REIS 15105789 32 
FELIPE CARNEIRO CHAVES 15105535 39 
FELIPE DOMINGOS GIGLIO 15106337 56 
FELIPE FIGUEIREDO SEREJO MESTRINHO 15105185 47 
FELIPE JOSÉ SALGUEIRO FIGUEREDO 15105429 43 
FELIPE JUNNOT VITAL NERI 15105278 40 
FELIPE MAIA XIMENES 15105861 45 
FELIPE SENA DE CARVALHO 15104771 27 
FELIPPE SILVY 15105567 45 
FERNANDA CRUZ VARGAS 15105269 35 
FERNANDA DE ARAUJO MEDEIROS 15106149 27 
FERNANDA LARISSA DA SILVA VERZOTTO 15106485 28 
FERNANDA PRESTES DE LIMA 15106019 32 
FERNANDO BRUNNO NOGUEIRA DE OLIVEIRA 15106069 61 
FERNANDO FALABELLA JUNIOR 15105137 36 
FERNANDO HEINSTEN LOPES LIMA 15105951 51 
FERNANDO OGRADY CABRAL JUNIOR * 15104260 45 
FILIPE AUGUSTO AZEVEDO DE ALBUQUERQUE 15104401 52 
FILIPE LAGO CASTELLO BRANCO 15106178 45 
FLADSON PEREIRA PAIXÃO 15105199 44 
FLAMARION CHAGAS BENAION 15106401 29 
FLAVIA REPISO MESQUITA 15104261 53 
FLÁVIO HENRIQUE MAIA DE OLIVEIRA 15106009 51 
FLAVIO RODRIGUES BARBOSA 15106326 43 
FLAVIO WILLER CANDIDO 15105456 27 
FRANCINETE MATOS DE MELO 15106001 39 
FRANCISCA ELANIA DE OLIVEIRA MATOS BISPO DE ARAGÃO 15105886 15 
FRANCISCO CLAYTON BRITO JÚNIOR 15106305 47 
FRANCISCO DE ASSIS SOUZA DE OLIVEIRA 15104627 23 
FRANCISCO ERINARDO HOLANDA COSTA 15105461 38 
FRANCISCO EVERALDO DA COSTA PONCIANO 15104416 35 
FRANCISCO JOAQUIM DA SILVA FILHO 15106185 66 
FRANCISCO NARDIER PINHEIRO NETO 15104860 32 
FRANK QUEIROZ DE AZEVEDO 15106141 44 
FREDERICO GUSTAVO TÁVORA 15104172 45 
FREDERICO JORGE DE MOURA ABRAHIM 15106388 36 
FREDSON VIEIRA DE SOUZA 15104327 46 
GABRIEL CARLOS MACHADO NETO 15104756 49 
 
NOME DO CANDIDATO Nº DE INSCRIÇÃO PONTUAÇÃO 
GABRIEL CHADS AZEREDO 15105288 43 
GABRIEL LOYOLA DE FIGUEIREDO 15105838 41 
GABRIEL MEIRA FIALHO FONSECA 15106376 64 
GABRIEL SALVINO CHAGAS DO NASCIMENTO 15105173 63 
GABRIEL TABOSA DOS REIS JACOB 15106225 35 
GABRIELA ASTINI RIBEIRO 15105785 57 
GABRIELA DE BRITO COIMBRA 15106404 31 
GABRIELA MARQUES LOULY 15105322 42 
GABRIELA PINHEIRO DE OLIVEIRA 15104489 58 
GARDENIA COELHO VELOSO 15104273 53 
GEILDSON DE SOUZA LIMA 15104811 61 
GEORGE DARIO LEAL GOMES 15104760 30 
GEORGE GUSTAVO CALIXTO 15104144 66 
GEORGE WECSLEY DE OLIVEIRA SILVA 15104717 51 
GERMANO TADEU FONSECA JUNIOR 15104518 42 
GERSON FERNANDES DO VALE 15106079 27 
GERSON MESQUITA DE BRITO 15105315 51 
GEYSA CAROLINE DE SOUZA MACHADO 15105738 55 
GIL HENRIQUE MENDONÇA FARIA 15104254 64 
GILBERTO BATISTA NAVES FILHO 15104133 62 
GILMARA ROSYANNE DE LIMA SENA 15105235 44 
GILSON FIGUEIRA DOS SANTOS 15105533 56 
GINNA CARMEM DE JESUS GIBSON 15105584 41 
GIOVANNI RODRIGUES DE ARAUJO SILVA 15105246 58 
GISLAINE ARIELLE NASCIMENTO BORGUI 15105221 56 
GIULIANO CAVALCANTI SOARES 15104347 41 
GIVALDO SILVA DE OLIVEIRA MASCARENHAS E SOUTO 15105802 53 
GIZELA SOARES REDIG DE OLIVEIRA 15105846 28 
GLAUBER CLARES SANTIAGO 15106288 51 
GLAUCIO FERNANDES DA SILVA SOARES 15105132 45 
GLAUCO LOPES PINHEIRO 15105896 63 
GLAYTHON BARRETO DE MENEZES 15106408 28 
GORETH CAMPOS RUBIM 15104337 39 
GRACIELLI KERPEL ROTILLI 15104110 50 
GREICE BORGES BRAGA 15105285 61 
GREYCE SPULDARO XAVIER 15106368 39 
GUALTER SOLANO COSTA SAMPAIO 15105240 54 
GUILHERME CARLOS KOTOVICZ 15106336 64 
GUILHERME CESAR BENITEZ 15104865 56 
GUILHERME DA COSTA LINS 15106226 41 
GUILHERME FINI PEIXOTO 15105686 42 
GUILHERME REGUEIRA PITTA 15104841 65 
 
NOME DO CANDIDATO Nº DE INSCRIÇÃO PONTUAÇÃO 
GUILHERME TIMÓTEO DE OLIVEIRA 15106270 50 
GÜNTHER SCHULZ 15105759 37 
GUSTAVO DOS SANTOS CERQUEIRA 15104345 58 
GUSTAVO MAJELLA M. L. DE ALMEIDA 15104604 51 
GUSTAVO MARTINS QUEIROZ 15105274 54 
GUSTAVO SOARES DA SILVA CECCAGNO 15105433 60 
GUSTAVO VAN DER LAARS 15106283 60 
HALISSON LAFAYETE DE JESUS PINHEIRO 15104511 30 
HALLICE MOREIRA TEIXEIRA 15104475 30 
HEDLEN MARIA BARROSO GUEDES 15106563 28 
HELDER RODRIGUES DA SILVA 15106507 48 
HELEN MARA BARROSO GUEDES 15106487 26 
HELENO DE LION COSTA DA ROCHA QUINTO 15104322 39 
HELIADY CORDOVIL DA SILVA 15106175 27 
HELIO JORGE REGIS ALMEIDA 15105296 48 
HELLEN CRISTINA PINHEIRO DE VASCONCELOS 15106294 25 
HEMILLI SILVEIRA CHAVES DE LIMA 15105833 36 
HENRICK LÔBO BEZERRA 15106128 30 
HENRIQUE BRASIL COUTO BATISTA 15106560 44 
HENRIQUE DINO BRANDIZZI DORVAL 15104177 42 
HENRIQUEDOS SANTOS RAMOS 15104639 58 
HENRY JOSÉ PEREIRA MATIAS 15106445 56 
HERICK FEIJO MENDES 15105298 41 
HERNANDESIO DE LIMA 15105191 48 
HIGOR LUÍS DE CARVALHO SILVA 15104094 53 
HILMA ELIZ LOPES MAGALHAES 15104362 39 
HUGO ALEX SOUSA COSTA 15104326 54 
HUGO DE MELO LOBO 15105590 48 
HUGO MOTA NOGUEIRA 15106502 26 
HYLLAINE ASEVEDO DA SILVA 15106087 39 
IAN HENDERSON CARMO RIBEIRO 15106071 29 
IANE RODRIGUES CARDOSO 15105711 38 
IARA LOURETO CALHEIROS 15105830 42 
IASMIN PEREIRA FORMOSO 15104116 52 
IDEGILSON DE OLIVEIRA ANDRADE 15104593 31 
IGOR ADRIANO TRINTA MARQUES 15105114 61 
IGOR ALMEIDA GOMES 15105819 49 
IGOR CAMINHA JORGE 15105488 62 
IGOR DE MENDONÇA CAMPOS 15105247 38 
IGOR DE OLIVEIRA PACHECO 15105622 63 
IGOR DOS SANTOS PRAIA 15104603 46 
IGOR SOUZA MARQUES 15104173 52 
 
NOME DO CANDIDATO Nº DE INSCRIÇÃO PONTUAÇÃO 
ILANNA DINIZ MARTINS 15105768 62 
ILMAR CORREA TEIXEIRA 15105827 52 
INÁCIO DE JESUS BARROS DE CASTRO JÚNIOR 15106310 31 
INACIO FRANCISCO CARNEIRO FONTENELE 15106312 35 
INAÊ MENESES BARRETO 15104354 43 
INGRID COELHO DA SILVA 15106557 30 
INGRID RAFAELLA GUIMARAES CARDOSO 15105705 28 
ISABEL CRISTINA DE ARAUJO AMORIM 15104104 52 
ISABELLA CAVALCANTE ANTUNES 15106172 42 
ISADORA SAMPAIO MENDONÇA 15105233 57 
ISADYSON PIMENTEL AZÊDO 15104818 48 
ISALTINO JOSÉ BARBOSA NETO 15105903 65 
ISMAEL CRUZ DOS REIS 15106329 53 
ISRAEL RUIZ CAMPOS 15104145 47 
ISWAR VASCONCELLOS MENDES NETO 15105267 32 
ITALO CLAROS JACOB 15106400 30 
ITALO FABIAN SANTOS DE ALMEIDA 15105392 41 
ITALO NASCIMENTO HAYDEN 15104446 62 
IVAN DE OLIVEIRA SANTOS FERREIRA 15104126 54 
IVAN WALLACE DA SILVA FARIAS 15104458 42 
IVILA DE FREITAS CUNHA 15105720 51 
IZA FLORENCIO DE CARVALHO 15104715 31 
IZABELLA DE ARAÚJO FELIPE 15105470 31 
JADE DENE 15104620 44 
JADER JAQUES DA CONCEIÇÃO FIGUEIRA DE MELLO DA FONSECA * 15106440 32 
JAIRO VIEIRA DOS SANTOS 15105496 33 
JAMES RODRIGUES MOREIRA 15104947 37 
JAMILLY IZABELA DE BRITO SILVA 15106519 47 
JANDER ROOSEVELT ROMANO TAVARES JÚNIOR 15105607 29 
JANNE KASTHELINE DE SOUZA FARIAS 15105253 34 
JAQUELINE CONEGUNDES DA SILVA 15105918 45 
JARBAS ERNANI NOGUEIRA BOHN 15104428 31 
JARLA FERRAZ BRITO 15104341 65 
JEAN CARLOS FIGUEIREDO DA SILVA 15105501 35 
JEAN DA SILVA MOURA 15104180 54 
JEFFERSON CHRYSTYAN DE OLIVEIRA COSTA 15105821 38 
JÉFFERSON FERREIRA CASAGRANDE 15104813 36 
JEFFERSON RODRIGUES DE QUADROS 15106302 35 
JEFFERSON VON RANDOW RATTES LEITÃO 15104935 41 
JHEISE DE FATIMA LIMA DA GAMA 15104664 64 
JOÃO BOSCO DE ANDRADE COSTA 15105814 25 
JOÃO CARLOS CARVALHO CORRÊA 15104297 39 
 
NOME DO CANDIDATO Nº DE INSCRIÇÃO PONTUAÇÃO 
JOAO CESAR BERTOSI FILHO 15105303 41 
JOÃO DA COSTA FERREIRA FILHO 15105467 52 
JOÃO KENNEDY GONÇALVES TOMAZ 15104348 39 
JOÃO MANUEL FILGUEIRAS FERREIRA JÚNIOR 15106161 36 
JOÃO PAULO FIRPO FONTES 15104410 58 
JOÃO PAULO GOMES LIMA 15105956 47 
JOAO PAULO MONTEIRO DE LIMA 15104250 42 
JOÃO ROSSE PEREIRA LOPES 15106096 37 
JOÃO VICTOR PEREIRA MARTINS DA SILVA 15104748 46 
JOAQUIM ALVES FIGUEIREDO 15105741 54 
JOAQUIM DA SILVA RAMOS NETO 15106179 33 
JONATHAS MARCELINO ANDRADE DOS SANTOS 15106331 43 
JONES SILVA DE MENDONÇA 15106043 31 
JONIVALDO CARNEIRO DA SILVA 15105690 48 
JORDAN ALISSON PEREIRA 15106311 60 
JORDAN GONÇALVES LUMMERTZ 15106098 31 
JORGE ALBERTO SILVA DE MELO 15104833 46 
JORGE DAVID SILVA FRAZÃO JUNIOR 15104941 52 
JORGE ROGER DOS SANTOS LIMA 15105090 57 
JOSAFÁ FERNANDES DE MELO 15105455 30 
JOSÉ ALBERTO DE OLIVEIRA NETO 15104606 43 
JOSÉ AMADEU MANDELLO JUNIOR 15104708 58 
JOSÉ BEZERRA PEREIRA 15105942 36 
JOSÉ CARLOS DE MEDEIROS RAPOSO SÃO THIAGO 15104645 47 
JOSE CLAUDIO ALVES RODRIGUES RAMOS 15105184 40 
JOSE DAS GRAÇAS DE SOUZA FURTADO JUNIOR 15105847 26 
JOSÉ DE MELO FALCÃO NETO 15105730 52 
JOSÉ DO MONTE CARIOCA NETO 15104186 55 
JOSÉ EDGAR HENRIQUE DA SILVA MOURA 15106134 48 
JOSE FERNANDES NETO 15104080 29 
JOSÉ FERNANDO BRASIL DE ARAUJO 15105457 35 
JOSE GILDERLAN LINS 15104155 60 
JOSE ITAMAR PEREIRA DE MATOS JUNIOR 15105383 39 
JOSÉ LUIZ DE ARAÚJO RIBEIRO FILHO 15106018 25 
JOSÉ MAGI STUQUI JUNIOR 15105177 55 
JOSÉ MAURÍCIO GOUVEA DOS SANTOS 15105733 29 
JOSÉ NUNES NETO JÚNIOR 15105194 39 
JOSE PEREIRA DE MOURA NETO 15106232 35 
JOSÉ RAIMUNDO DO BOMFIM 15106066 24 
JOSÉ REINALDO NASCIMENTO DA SILVA JÚNIOR 15106549 42 
JOSÉ REYNALDO SARAIVA PINHEIRO 15104571 32 
JOSE RIBAMAR PEREIRA FILHO 15106199 47 
 
NOME DO CANDIDATO Nº DE INSCRIÇÃO PONTUAÇÃO 
JOSE ROGERIO RODRIGUES MENEZES 15104969 61 
JOSE RONERIO DA SILVA 15105133 55 
JOSE UMBERTO NUNES DUARTE JUNIOR 15104796 56 
JOSÉ WILLIAN SIQUEIRA DA FONSECA 15106514 45 
JOSEMARA SOUZA DINIZ DA SILVA 15106546 31 
JOSILENE DE CARVALHO SOUSA 15104179 59 
JUBSTEU CARNEIRO MACIEL DE ARAUJO 15104751 31 
JUDSON BARROS PEREIRA 15104184 57 
JULIA FERREIRA SARDINHA 15105075 46 
JULIANA BATISTA BRAHA 15105437 65 
JULIANA COSTA DA SILVA 15106259 34 
JULIANA DA SILVA RIBEIRO 15105944 58 
JULIANA MARIA DUARTE MARQUES 15105273 36 
JULIANA ROCHA DE ARAÚJO 15106083 37 
JULIANA TEIXEIRA DE ANDRADE 15105270 44 
JULIANO DOS SANTOS MARTINS SILVEIRA 15105042 57 
JULIANO TELLES ADRIANO 15105330 47 
JULINE ROSSENDY ROSA NERES 15105135 66 
JÚLIO CÉSAR ALVES DE ALMEIDA 15106003 62 
JÚLIO CESAR DE OLIVEIRA MIRANDA 15106255 61 
JULIO CESAR LOPES DE OLIVEIRA 15105924 61 
JULIO CESAR SANTOS MAIA 15105230 44 
JULLIE ANNE RODRIGUES DA CUNHA 15106116 34 
JULYANA VIEIRA DE MELO SILVA 15104379 41 
JUSSARA FILARDI DA SILVA 15104625 49 
JUSTINO FERREIRA NETO 15105883 26 
KAÍQUE CÂMARA LEÃO 15105161 26 
KAITIANE MIREK FERREIRA 15104099 43 
KALLYNE SILVA SERRANO 15106268 52 
KAMILA DA SILVA FREITAS 15104673 40 
KAMILA TORRES DOS SANTOS IGNACCHITI LOPES GOMES 15104156 27 
KAMILE ISPER GUEDES DE OLIVEIRA FERREIRA 15106150 29 
KARINA DA SILVA LIMA GALVÃO 15104733 34 
KARINA RAQUEL SERRUYA 15106110 49 
KARINA SILVA DE JESUS 15106315 39 
KARLA CRISTINA DA SILVA SOUSA 15104462 57 
KARLENO JOSÉ PEREIRA 15104580 61 
KARYNA DO CARMO RIBEIRO 15105181 34 
KATARINE ESQUERDO DA FONSECA 15104579 22 
KÁTHYA REGINA BARBOSA DE SENA MARTINS 15106158 39 
KATIUCIA VENANCIO DA SILVA 15105972 45 
KELLEN CRISTINA IMAZU 15105418 49 
 
NOME DO CANDIDATO Nº DE INSCRIÇÃO PONTUAÇÃO 
KELLEN PEREIRA DA SILVA 15104785 30 
KELLY CRISTINA OTA SINZATO 15106241 45 
KELLY DE SOUZA 15104098 29 
KELLY FARIAS DE MORAES 15104139 50 
KELMA ALVES SOARES 15104090 55 
KENNY MARCEL OLIVEIRA DOS SANTOS 15105873 36 
KETTILLY INGRID DE QUEIROZ 15106171 37 
KEYDMA MARIA FERREIRA PONCE DE LEÃO 15106365 32 
LAILA YURI MIYANO DE OLIVEIRA 15106204 54 
LAIS ARAUJO DE FARIA 15104385 34 
LAIS MOTA DE SOUZA COSTA 15106322 24 
LAÍSE MATROS DO PRADO 15104662 41 
LAMARCK ROCHA DE LELAND 15106206 34 
LANA ELISA MATOS GOMES BARBOSA 15106004 52 
LANGRE MORAES SANTOS 15106057 41 
LAOSSY AMORIM MARQUEZINI 15105810 54 
LARA REGINA FIGUEIREDO PINTO DE ANDRADE 15106455 34 
LARA SIMONE CHAVES DOS SANTOS 15105872 38 
LARISSA ALMEIDA DE OLIVEIRA 15106473 60 
LARISSA VELOSO DE SOUSA 15105164 67 
LAURA MARIA DE MELLO AZEVEDO 15105973 42 
LAWRENCE PEREIRA MIDON 15105852 62 
LEANDRO MATEUS DE BESSAS SANTOS 15105954 32 
LEANDRO PEREIRA PASSOS 15104720 51 
LEANDRO RONAN AZEVEDO DE OLIVEIRA 15105891 35 
LELIAN RAMOS COSTA SALLES CABRAL 15104825 44 
LENOYH MENDES SALVADOR 15106338 35 
LEONAM DA COSTA PORTELA 15104478 71 
LEONARDO ABECASSIS MEDEIROS 15105163 33 
LEONARDO ANTONIO VARGAS 15106056 45 
LEONARDO ARAUJO TORRES 15104122 54 
LEONARDO FLORENCIO PEREIRA 15105435 59 
LEONARDO HENRIQUE MARÇAL 15105526 47 
LEONARDO LUIS MACHARET 15105551 58 
LEONARDO MEIRELES NAPOLEAO LIMA DE CARVALHO 15105032 53 
LEONARDO NORONHA DE OLIVEIRA PRAXEDES 15105906 52 
LEONARDO PIRES VIEIRA 15106266 49 
LEVI CORREIA PEREIRA 15105493 53 
LIA FERNANDA GUIMARAES FARIAS 15106377 34 
LIDYANNE JESUS DA SILVA 15104426 49 
LIEGE CUNHA ARAUJO 15105212 37 
LIGIA CRISTINA MARCELINO 15105187 32NOME DO CANDIDATO Nº DE INSCRIÇÃO PONTUAÇÃO 
LILIAN DA SILVA ALVES 15104559 26 
LILIAN NARA PINHEIRO DE ALMEIDA 15105168 53 
LILIANE CRUZ MACHADO GRAÇA 15106450 46 
LILIANE ROSA CARDOSO STEINMETZ 15105612 46 
LINO RODRIGUES PESSOA NETO 15106438 31 
LIVIA MARIA BANDEIRA ALENCAR 15105679 62 
LORENA MAZZARO DE ALMEIDA 15104087 48 
LORENA PONTES DOS SANTOS DE AZEVEDO 15106545 33 
LORENA SILVA GUIMARÃES SOUZA 15105275 40 
LORENNA RODRIGUES TREDEZINI 15104191 50 
LORENZA SAID MONTEIRO 15104777 32 
LUANA ANDRADE CARVALHO 15104794 39 
LUANA CAROLINE MACHADO DE OLIVEIRA 15104896 46 
LUANA PESSOA DE SOUZA 15104746 41 
LUANDA TUPIASSÚ VILLAS MACIEL 15105255 48 
LUBERTA LIMA ROBERTO 15104439 23 
LUCAS BEBER TEIXEIRA 15105468 39 
LUCAS CEZAR JOSÉ FIGUEIREDO BANDIERA 15104212 34 
LUCAS DA SILVA GONÇALVES 15106046 44 
LUCAS DE MENEZES VIDAL 15105372 44 
LUCAS DE OLIVEIRA RODRIGUES 15104096 56 
LUCAS MONTEIRO VALENÇA 15104944 55 
LUCAS SOARES AGUIAR 15104621 64 
LUCIANA SOUZA ALMEIDA 15104131 51 
LUCIANE ALENCAR DOS SANTOS 15105453 60 
LUCIANO ARAUJO JATOBÁ DA SILVA * 15104693 20 
LUCIANO LUCENA DE MEDEIROS 15104392 45 
LUCIANO MENEZES GADELHA 15106543 32 
LUCIANO OLIVEIRA DE MELO 15106327 35 
LUCIANO PEREIRA SILVESTRE 15105766 48 
LUCIANY MOTA BEZERRA DE OLIVEIRA 15104808 35 
LUCILENE MARIA GOMES COSTA 15104301 37 
LUCINEI VIEIRA DOS SANTOS 15105843 44 
LUIS CABRAL MORAIS 15106247 48 
LUIS DOS SANTOS YAMANE 15105070 32 
LUIS EDUARDO DE ARAÚJO SOUSA 15106349 62 
LUIS FELIPE FERREIRA CAVALCANTE 15105987 53 
LUÍS OCTAVIO CARDOSO GIL PIMENTEL 15106006 49 
LUIS OTAVIO DA SILVA DIAS 15104651 55 
LUIZ BARRETO ANDRADE DA COSTA 15105779 40 
LUIZ CLAUDIO BOTELHO JUNIOR 15105964 38 
LUIZ EDUARDO PALHARINI 15105589 49 
 
NOME DO CANDIDATO Nº DE INSCRIÇÃO PONTUAÇÃO 
LUIZ FELIPE DA LUZ DE QUEIROZ 15106228 30 
LUIZ FELIPE DE FARIA E CUNHA MONTEIRO 15105993 29 
LUIZ FELIPE DE VASCONCELOS DIAS BALIEIRO 15104697 45 
LUIZ FERNANDO TAQUES FONSECA BUZATO 15105867 48 
LUIZ GUSTAVO SILVA RIBEIRO 15105357 36 
LUIZ JACKSON DE ALBUQUERQUE NOGUEIRA FILHO 15104714 55 
LUIZ OTAVIO ABRITTA GARCIA BRANDAO 15105634 48 
LUIZ OTAVIO ERNESTO DE BARROS 15105035 43 
LUIZA CRISTINA FIRMINO DE FREITAS 15104181 53 
LUIZA VENERANDA PEREIRA BATISTA 15105902 49 
LUMARK GOMES FARIAS ALVES MAIA 15105491 43 
LURDILENE BÁRBARA SOUZA NUNES 15104778 53 
LUZIANE DE FIGUEIREDO SIMAO LEAL 15106095 39 
LUZIMAR MARTINS TEIXEIRA 15104958 54 
LYDIA DE JESUS AZEDO NETA 15104305 36 
MADJA RAMOS BEZERRA 15106252 25 
MAGDA GOMES DE MATOS 15105694 54 
MAGNA PEREIRA GONCALVES 15104798 60 
MAIANNY DE PAULA DA SILVA 15104584 46 
MAICON ANDREI LOPES IGLESIAS 15104170 45 
MAÍRA VILAS BOAS DUARTE 15106124 31 
MAISA DE ANDRADE SAMPAIO 15105997 24 
MANOEL JOACIR MELO DA SILVA 15104283 28 
MANRIQUE MOTTA MACIEL JÚNIOR 15106362 45 
MANUELA DE SANTANA PASSOS 15105206 47 
MARCEL CAIRES DE SOUZA LIMA 15106112 45 
MARCELA DA SILVA FARIAS 15105990 46 
MARCELA DE ALENCAR LEITE RODRIGUES 15104872 26 
MARCELA DI PINTO NEVES ALMEIDA 15106469 33 
MARCELA HENRIQUE LARANJA 15106114 48 
MARCELL SANTOS ROCHA 15106094 49 
MARCELLA AMUD BOTELHO 15105726 37 
MARCELLA DE LIMA BASTOS 15104581 42 
MARCELO BITARÃES DE SOUZA BARROS 15104694 55 
MARCELO CRUZ DE OLIVEIRA 15105229 55 
MARCELO DA COSTA MACEDO 15106375 25 
MARCELO DA SILVA PEREIRA 15105205 63 
MARCELO HENRIQUE CARVALHO DOS SANTOS 15104234 37 
MARCELO JEFFERSON GODOY RIBAS 15105408 33 
MARCELO LIMA DE OLIVEIRA 15105239 62 
MARCELO MENESES CAETANO 15104849 58 
MÁRCIA ANDRIGHETTI GAIO 15105154 39 
 
NOME DO CANDIDATO Nº DE INSCRIÇÃO PONTUAÇÃO 
MÁRCIA LÚCIA TURIEL HAGGE 15104747 28 
MÁRCIA OLIVEIRA PESSOA 15105910 54 
MÁRCIA REGINA BARROSO COSTA 15105158 46 
MÁRCIO BATISTA MACHADO 15105943 55 
MARCIO COSTA MACIEL 15105500 51 
MARCIO DE SOUZA ORTIZ 15104508 30 
MARCIO FARIAS DE CARVALHO 15104238 54 
MARCO ANTONIO DIAS FILHO 15104178 63 
MARCOS ANTÔNIO RODRIGUES FERRERIA JÚNIOR 15106152 49 
MARCOS CESAR FERREIRA 15104108 64 
MARCOS CIRINO SERRA 15106292 27 
MARCOS FERNANDO BREDA 15105980 31 
MARCOS GOMES DE ARRUDA 15105917 52 
MARIA CLAUDIA BATISTA DE CARVALHO 15105752 30 
MARIA DA CONCEIÇÃO BANDEIRA DO Ó 15106280 60 
MARIA DA GLÓRIA FIGUEIRAS DOS SANTOS 15105323 43 
MARIA DA GRAÇA GIULIETTA CARDOSO DE CARVALHO 15105014 75 
MARIA DE NAZARE CARVALHO DA COSTA 15104358 50 
MARIA ELIANA DA SILVA HOROHIAQUE 15105960 32 
MARIA LUCIELZA OLIVEIRA FACCO 15104296 25 
MARIA LUIZA JAFRA CORDEIRO 15106356 42 
MARIA NAZARÉ SANTOS 15106113 42 
MARIA SUELY DE FREITAS MOUSINHO 15106089 22 
MARIANA BEZERRA DE BARROS 15105371 30 
MARIANA CRUZ SCHETTINI 15105831 39 
MARIANA PAMERA SOARES MAFRA 15105601 41 
MARIANA SANTOS 15106070 34 
MARIANA SOARES ROCHA VIEIRA 15106347 52 
MARILIA SILVEIRA SANTOS LOPES 15105406 59 
MARINA BAIERLE GUARANÁ 15104741 48 
MARINA CAMPOS MACIEL 15104792 53 
MÁRIO CÉLIO OLIVEIRA DE SOUZA 15106417 34 
MÁRIO SÉRGIO DE ABREU FILHO 15105237 51 
MARIO SERGIO LEITE DE MELO 15106488 47 
MARIO TARGINO REGO 15106140 38 
MARK OLIVEIRA DE PAULA 15105739 46 
MARKO SCALISO BORGES 15104734 52 
MARLENE ALMEIDA DOS SANTOS 15105585 26 
MARVIANE SILVA DE SOUZA 15106410 48 
MARY JANE BRANDÃO DE ALMEIDA 15105271 32 
MATEUS ALMEIDA OLIVEIRA REINERS 15104274 45 
MATEUS RAMOS SOUTO 15104390 39 
 
NOME DO CANDIDATO Nº DE INSCRIÇÃO PONTUAÇÃO 
MAURICIO FRANCISCO SOARES JUNIOR 15106097 51 
MAURICIO GOYATA LOPES FILHO 15105592 33 
MAURICIO SOARES NETO 15105650 53 
MAURICIO SOUSA DA SILVA 15106121 52 
MAURO VERÇOZA FERREIRA 15104826 32 
MAX EMILIO DOS SANTOS 15105536 42 
MAXIMIANO DOS SANTOS RODRIGUES 15106399 37 
MAYCON ROBERT MORAES TOMÉ 15104089 57 
MAYRA NEVES ESCORCIO 15106374 60 
MICAEL DE FREITAS NASCIMENTO 15106159 34 
MICAEL GRANJA MARTINS 15105841 54 
MICHEL FARAH SADALA SENA 15105307 38 
MICHEL LEITE PEREIRA DA SILVA 15105451 53 
MICHEL MARAN FILGUEIRA 15106063 57 
MICHELA GRACE SILVA CUNHA 15104597 32 
MICHELE ALVES MAIA CORREA 15104599 36 
MICHELE APARECIDA FLORIANI 15106203 56 
MICHELINI SVOBODA MAGALHAES ZAPCHON 15104862 63 
MICHELLE MARTINS AMBROZI 15104956 38 
MICHELLY DA SILVA MILIORINI 15104548 52 
MIGUEL ANGELO DA SILVA RIBEIRO 15104504 43 
MILTON ALVES PEDROZO 15106238 25 
MILTON SARAIVA DE ARAUJO JUNIOR 15104987 26 
MIREILLI CARVALHO MIRANDA MARINHO 15106064 42 
MÍRIAM FIGUEIREDO DA SILVEIRA 15105700 54 
MISAEL ROOSEVELT SILVA DE SOUZA * 15105362 45 
MONIKE SARDINHA DE ALMEIDA 15105484 54 
MONIQUE TRIBUZY MELLO DE OLIVEIRA 15104632 34 
MUNIR EDUARDO FAKHREDDINE PRESTES 15104732 55 
MURILO MENEZES DO MONTE 15105957 58 
NADIA ALMEIDA LIMA 15104705 36 
NADIA CRUZ DE ALMEIDA 15104545 37 
NADYNNY NOGUEIRA DE SOUZA BENTES 15104253 44 
NAIR MARTINS COLLARES 15105355 51 
NATÁLIA ANCHIETA DE SOUSA 15105231 44 
NATÁLIA CHACON HILDEBRANDO DA SILVA 15105568 32 
NATÁLIA CORRÊA SIQUEIRA 15104553 33 
NATÁLIA DANIELLE DE SOUZA 15104209 50 
NATALIA ESTHER BENEVIDES DE ABREU 15105541 36 
NATÁLIA MALTA DINIZ 15106293 29 
NATÁLIA SOARES FUCHS 15105417 43 
NATALIE DEL CARMEN RODRIGUES DE CARVALHO MARANHÃO 15105300 52 
 
NOME DO CANDIDATO Nº DE INSCRIÇÃO PONTUAÇÃO 
NATASHA YUKIE HARA DE OLIVEIRA 15104994 61 
NATHALIE MOREIRA GARCIA DE LIMA 15104397 58 
NAUZILA VIRGÍNIA PRESTES CAVALCANTI CAMPOS 15104846 30 
NEILSON MAGALHAES DE DEUS 15106352 54 
NEUZA HELENA DE LIMA 15104140 50 
NICHOLAS MARCELINO ANDRADE DOS SANTOS 15106372 43 
NILCILEIA DE QUEIROZ BRAGADO 15105033 38 
NILO DA ROCHA MARINHO NETO 15104291 60 
NILSON GOMES OLIVEIRA MEIRELES 15105088 73 
NILTON LUIZ DRABESKI DUDZIAK 15104736 63 
NINA CRUZ ANTONY HOAEGEN 15106276 37 
NYDIA MARIA GARCIA DA SILVA 15106306 21 
ODAIR ALAN RODRIGUES DE MELO 15104077 45 
ODAIR ROBERTO ALMEIDA 15106361 54 
ODALEIA BEATRIZ ABREU DA SILVA 15106432 35 
ODINANDRO GARCIA CUNHA 15106155 51 
OLAVO CRAVEIRO RODRIGUES 15105349 51 
OLEISIA MAXIMINA ABREU DA SILVA 15106434 36 
ORIAN RAVELL DE PONTES FIGUEIRÔA 15104810 48 
ORLANDO BOTELHOBENTES 15105849 36 
ORLANDO MARQUES RODRIGUES 15106131 63 
ORLANO BUTIERREZ ARANHA 15104095 40 
OSVALDINO LIMA DE SOUSA 15104151 54 
OSWALDO MACHADO NETO 15104875 57 
OTAVIO MACHADO DE ALENCAR 15104175 65 
OTHON AUGUSTO DE OLIVEIRA VINHOLTE 15105146 34 
OVÍDIO INÁCIO FERREIRA NETO 15104572 53 
PABLO LIMA GONÇAVES 15106552 40 
PALOMA ANUNCIACAO BEZERRA 15104514 33 
PALOMA CARVALHO LIMA 15104112 38 
PALOMA TAIS FERREIRA SILVA 15106333 37 
PÂMELLA DUARTE LOPES 15104500 33 
PAOLA SILVA DE SOUZA 15106212 37 
PATHRYCIA CRYSTHINA CEZARIO DOS SANTOS 15104275 45 
PATRÍCIA DA SILVA FERREIRA 15104092 49 
PATRICIA DE BATTISTI ALMEIDA 15105376 59 
PATRICIA DE BRITO MENDONCA 15105434 43 
PATRICIA GONÇALVES CECIM DE SOUZA 15105958 41 
PATRICIA LUZ CAVALCANTE 15104612 62 
PATRICIA MARIA LIZ DE OLIVEIRA 15105377 49 
PATRÍCIA NAPOLEÃO DE OLIVEIRA 15105602 47 
PATRICIA PEREIRA DA SILVA 15106027 37 
 
NOME DO CANDIDATO Nº DE INSCRIÇÃO PONTUAÇÃO 
PATRICIA PORTUGAL DA SILVA BENFICA 15104372 39 
PAULA DAVILLA CAVALCANTE 15105879 48 
PAULA LOPES DE LIMA CAMPOS 15105680 32 
PAULA REGINA ARAUJO NASCIMENTO 15104130 43 
PAULA SIQUEIRA DE PAULA 15104376 39 
PAULO ANDRE VIANA COTTA 15104899 46 
PAULO ANGELO MACHADO 15104332 52 
PAULO BORGES BESSA 15105889 50 
PAULO CESAR DE OLIVEIRA 15105807 22 
PAULO CÉSAR DINELLY COELHO 15105213 35 
PAULO CHRISTIAN SOUZA COSTA 15104157 43 
PAULO DE TARSO MENDES COIMBRA 15105402 51 
PAULO EMILIO DANTAS NAZARE 15104375 51 
PAULO HENRIQUE DA SILVA GADELHA 15105874 39 
PAULO HENRIQUE GOMES DOS SANTOS 15106334 20 
PAULO HENRIQUE LIRA ARAUJO 15105675 53 
PAULO HENRIQUE SILVA ESPERANÇA 15105969 26 
PAULO JÂNIO GOMES FREITAS 15104682 48 
PAULO NOGUEIRA ARTIGAS 15105772 46 
PAULO SERGIO MENENDES SIQUEIRA 15104424 57 
PEDRO BARBOSA DE ARAUJO 15105894 45 
PEDRO DE MENEZES GADELHA 15104643 35 
PEDRO ROCHA PASSOS FILHO 15105934 41 
POLITIZZA KAROL MARINHO MOURA 15104512 49 
POLLYANNA PEREIRA DE CARVALHO MENDES 15104964 33 
PRISCILLA CARVALHO PINI 15105276 50 
PRISCYLA DANTAS SANT ANA 15105915 52 
RAERINE GOMES DA SILVA 15106181 46 
RAFAEL ALVES VITAL DE SOUZA 15106284 46 
RAFAEL ARTUR GONÇALO COSTA 15105472 54 
RAFAEL AUGUSTO DEL CASTILO DA FONSECA 15104966 53 
RAFAEL BEZERRA CAMPOS LÓSSIO 15105215 56 
RAFAEL CHAVES ALFAIA 15105579 30 
RAFAEL DE OLIVEIRA LINS 15104526 40 
RAFAEL FELIPE DE SOUZA LEITE 15104575 60 
RAFAEL MARQUES BRITO DA SILVA 15106022 42 
RAFAEL NOGUEIRA VIANA 15105714 50 
RAFAEL SOUZA DE OLIVEIRA 15105653 51 
RAFAEL VILELA DE AVELAR RESENDE 15105771 49 
RAFAELA MARIA LOPES DE BRITO PINHEIRO 15105506 43 
RAIANA CUNHA OLIVEIRA 15104567 36 
RAIMUNDO ANASTACIO CARVALHO DUTRA FILHO 15106348 57 
 
NOME DO CANDIDATO Nº DE INSCRIÇÃO PONTUAÇÃO 
RAIMUNDO ARNALDO SEVERO DE OLIVIERA 15104576 37 
RAIMUNDO DE ALBUQUERQUE GOMES 15105808 36 
RAIMUNDO NONATO HERCULANO DA SILVA 15105203 42 
RAIMUNDO PEREIRA BRITO 15104425 38 
RAÍSSA AUGUSTA DE FREITAS PAULO 15104389 59 
RAISSA DE OLIVEIRA LEITE 15104406 46 
RAMON BESERRA DA VEIGA PESSOA 15104382 66 
RAPHAEL PINHEIRO CAVALCANTI GUIMARAES 15105413 55 
RAPHAEL SIQUEIRA NEVES 15105178 53 
RAPHAELA DUTRA LOPES 15104629 65 
RAPHAELA HOLANDA CAVALCANTE AMATO 15104622 45 
RAQUEL FARAH DA CRUZ BRITO 15105962 47 
RAUL AUGUSTO DE ARAUJO NETO 15106173 36 
RAUL GOMES DOS SANTOS SEGUNDO 15104312 33 
RAYANE RODRIGUES CALADO 15105959 40 
RAYANNE FARIAS MAIA 15105577 24 
RAYANNE KELLY RIBEIRO GONCALVES 15106254 35 
RAYNNER SALES DE MEIRA 15105037 68 
RAYSA LEMOS PERTOTI DE FIGUEIREDO 15106433 39 
RAYSSA FERNANDA DE SOUZA GADELHA 15106414 32 
REBECA DANTAS DIB 15104479 24 
REBECA OLIVEIRA MELO 15105909 36 
REBECCA AILEN NOGUEIRA VIEIRA 15106540 52 
REBECCA ATHAN CASTANHO 15104159 34 
REBECCA DE MOURA FERNANDES 15104124 36 
REGINA CECÍLIA DE SENA COSTA 15104453 24 
REGINA TISSERANT SIQUEIRA DOS SANTOS 15106036 32 
REGINALDO GUEDES DA SILVA FILHO 15104934 34 
REINALDO OLIVEIRA MACHADO GONZAGA 15105600 26 
REJANE LAUDICÉIA SILVA E SOUZA 15106017 37 
RENAN MARTINS MOREIRA 15106342 49 
RENAN MONTEFUSCO PEREIRA 15105728 49 
RENATA BORICI NARDI 15105649 58 
RENATA CALIXTO MARTINS 15105614 56 
RENATA MARIA DOS SANTOS SHIOZAWA 15105462 40 
RENATA MARIA LOPES DE BRITO VIANA 15105410 46 
RENATA NAUMANN CHAVES 15106183 50 
RENATA RAISA SILVA SANTOS 15104373 33 
RENATA TAISE DE CARVALHO FEIJÓ 15106223 47 
RENATO AUGUSTO PINHEIRO DE ALMEIDA 15106289 48 
RENATO FERREIRA RIBEIRO MATTA 15105970 43 
RENATO MENDES DA SILVA 15104592 56 
 
NOME DO CANDIDATO Nº DE INSCRIÇÃO PONTUAÇÃO 
RENATO RODRIGO DOS REIS TEIXEIRA JUNIOR 15106000 23 
RENNO ANDRADE VALER 15105287 31 
RICARDO ADRIANO HAACKE 15106279 46 
RICARDO ALBERTO DA ENCARNAÇÃO 15105557 46 
RICARDO DE OLIVEIRA LIMA 15106133 35 
RICARDO FACHIN CAVALLI 15104158 63 
RICARDO GONÇALVES LEÃO 15106195 27 
RICARDO MITOSO NOGUEIRA BORGES 15106456 51 
RICARDO RIBEIRO MACHADO MACIEL 15104727 51 
RICARDO RODRIGUES JERONIMO 15104578 23 
RITIANE OLIVEIRA DA SILVA 15105110 64 
RIZANE MARTINS FERREIRA 15106510 34 
ROBERIA NAYANA MADURO RIBEIRO 15105860 42 
ROBÉRIO MOREIRA BORGES 15105801 58 
ROBERSON PAULO DA SILVA 15106210 33 
ROBERTA KELLY SILVA SOUZA 15104103 41 
ROBERTA SILVA DE SENA 15105268 29 
ROBERTO COUTINHO FILHO 15104700 50 
ROBERTO IGOR SÁ E SOUZA DE WANDERLEY 15105115 41 
ROBERTO JUNIO DOS SANTOS MOREIRA 15104710 51 
ROBERTO ROSSI DA COSTA REIS 15106494 45 
ROBSON LUIZ DE ALMEIDA 15106109 27 
RODEMARCK DE CASTELLO BRANCO FILHO 15105737 61 
RODRIGO ALMEIDA TAVARES 15104543 55 
RODRIGO ARAUJO TORRES 15105854 42 
RODRIGO AUGUSTO MELO DE CARVALHO 15105142 43 
RODRIGO DA SILVA FERRO 15104871 52 
RODRIGO DA SILVA ROMA 15104383 52 
RODRIGO DE FREITAS CARVALHO CORREIA 15105605 54 
RODRIGO DIORATO MOURA 15105727 44 
RODRIGO DO NASCIMENTO NUNES 15106025 43 
RODRIGO GARRIDO 15105651 57 
RODRIGO LUIZ SANTORO FRANCO AZEVEDO 15106501 47 
RODRIGO MAGALHAES CAMPOS DO VALE 15105775 52 
RODRIGO MONTEIRO SARAIVA 15105562 37 
RODRIGO NICOLETTI 15104655 66 
RODRIGO NIESPRODZINSKI RIQUELME MACEDO 15105335 35 
RODRIGO SANCHEZ DUARTE 15106050 42 
RODRIGO SPESSATTO 15104287 58 
ROGER BATISTA NERY 15105823 46 
ROGER MORGADO CARVALHO 15106073 53 
ROGERIO RONALDO ALMEIDA LIMA 15106011 49 
 
NOME DO CANDIDATO Nº DE INSCRIÇÃO PONTUAÇÃO 
ROMULO ALVES FERREIRA SANTOS 15106088 43 
ROMULO SILVEIRA MAGALHAES 15105615 57 
RONALD DA LUZ BARRADAS JUNIOR 15105029 57 
RONALDO JOSÉ CUNHA DÓREA FILHO 15105329 55 
RONALDO NOGUEIRA MARQUES 15104154 55 
RONAN BATISTA MOREIRA 15104433 22 
RONIGLEY GONÇALVES DE OLIVEIRA MENDONÇA * 15104724 49 
ROSANGELA FARIAS DOS SANTOS * 15104513 41 
ROSE INÊS DA SILVA DE ALMEIDA 15104675 35 
ROSELMA COELHO SANTANA 15104422 35 
ROSSI FEIJÃO DA PONTE 15105013 56 
ROZIETE MENDES DA SILVA 15105326 55 
RUBENS DA MATA LUSTOSA JUNIOR 15105289 39 
RUBENS DA SILVA MORAES 15105312 54 
RUBENS EDUARDO YONEZAWA BARROS 15105595 50 
RUBERT LAGO DINIZ 15105391 28 
RUBERVAL BARBOSA DE OLIVEIRA JUNIOR 15104371 61 
RUBIELLE BENÍCIO SILVA QUERINO 15104601 44 
SALIN RIBEIRO ALVES 15105919 42 
SAMUEL PÁSCOA SILVA 15106136 36 
SAMUEL SPENGLER 15106216 65 
SANDRA LUCIANA URNAU 15106217 48 
SANDRA MARA NEPOMUCENO 15104910 55 
SANDRA ZAMPROGNO DA SILVEIRA 15105539 49 
SANDRO CRISPIM GONÇALVES NÓBREGA MAGALHÃES 15105922 61 
SARAH CLARIMAR RIBEIRO DE MIRANDA 15106093 31 
SARAH CORREIA DE SOUZA 15106072 38 
SASHA DE MELLO POLLEY 15105563 29 
SAULO DE SOUSA CRUZ 15106147 46 
SAULO DIEGO SOARES GOMES 15106189 56 
SAULO MARTINS FEITOZA 15105796 50 
SAVANA SANTOS DA SILVA 15106391 37 
SÁVIO DO NASCIMENTO SOARES 15106157 54 
SEBASTIAO CARLOS DA SILVA CRUZ 15106459 40 
SEBASTIÃO GOMES MATOS NETO 15104560 42 
SEBASTIAO RICARDO BRAGA BRAZ 15106378 62 
SELMARA ALMEIDA LAPA 15105131 53 
SENDER JACAUNA DE LIMA 15106526 34 
SEVERINA RAQUEL LIMA DE OLIVEIRA 15104224 50 
SHEILA TEIXEIRA SOARES 15104393 37 
SHELDON D EMIDIO MOREIRA FINICELLI 15104396 32 
SHIRLEY GRAZIELY MOTA BRANDÃO SILVA15106525 45 
 
NOME DO CANDIDATO Nº DE INSCRIÇÃO PONTUAÇÃO 
SIDNEY NASCIMENTO COSTA 15104680 60 
SILONI TAYLOR NUNES 15105027 50 
SILVANEIDE RÊGO DE ARAÚJO 15106034 46 
SILVIA ANDREZA DE CASTRO MENDES 15104440 47 
SILVIA MARA MAKAREM SANTOS 15104185 40 
SILVIO SAMUELSON DE CASTRO LEITE 15105749 48 
SINESIO NOGUEIRA DE SOUZA 15105095 48 
SINVAL BARROSO DE SOUSA 15106393 33 
SIRRAMI REIS DE LIMA 15106102 20 
SORAIA AZEVEDO OLIMPIO 15104735 46 
SÓSTENES ADIEL PEREIRA BATISTA 15106444 25 
STELLA LITAIFF ISPER ABRAHIM 15104552 56 
STEPHANE MOREIRA DA ROCHA 15104786 31 
STEPHANE VARELA GARCEZ 15104221 25 
STEVEN CASTRO CONTE 15104088 30 
STHEFANO MOTTERAN 15106561 46 
SUELEN DE CASSIA SANTOS DA COSTA 15106325 56 
SUELLEM VASCONCELOS GOMES 15104402 44 
SUSANA PAULA OLIVEIRA BRANDAO 15104556 42 
SUZANA SOARES SILVA 15105887 41 
SYLVIO HENRIQUE LORENA DUQUE ESTRADA 15105586 59 
SYRO EVILÁZIO SOARES SIROTHEAU 15105698 38 
TAIRONE MESSIAS ROSA 15104712 56 
TAÍS BATISTA FERNANDES BRAGA 15106353 43 
TAÍSA ILANA MAIA DE MOURA 15104779 39 
TALITA CAVALCANTE TIMBO 15106304 47 
TALITA LIMA LEITE 15104206 45 
TALITA UBER JANUARIO MOURA 15105992 60 
TALLES COSTA DE OLIVEIRA SOUSA 15105939 52 
TAMARA SIQUEIRA DOS SANTOS 15104248 37 
TAMISA DE BRITO BEZERRA 15105504 48 
TAMYRES SANTANA MONTE 15104339 48 
TATIANA DOMINIAK SOARES 15106219 56 
TATIANA GUERRA GONCALVES MERISIO 15104711 63 
TATIANA RODRIGUES BARBOSA 15105318 42 
TATIANE ALVES DA SILVA 15106229 31 
TATIANE SILVEIRA MAIA 15106324 48 
TED ROGERIO VASCONCELOS XAVIER DE ALMEIDA 15106256 43 
TENÓRIO SILVA LACERDA SEGUNDO 15104589 56 
TEREZA CRISTINA CAL DOS SANTOS 15105732 36 
TEREZA DE FREITAS MAIA COTTA 15105877 63 
TEREZA LUCIANA SOARES DE SENA 15104346 35 
 
NOME DO CANDIDATO Nº DE INSCRIÇÃO PONTUAÇÃO 
THAIS COELHO MARIANO 15105520 61 
THAÍS FAÇANHA RAMOS 15105128 53 
THALES PIMENTEL SABÓIA 15105094 59 
THAMARA FERREIRA OLIVEIRA DE ARAGAO 15106016 44 
THANDRA PESSOA DE SENA 15106556 36 
THARUELSSY RESENDE HENRIQUES 15106035 57 
THAYNÁ CRUZ DE MESQUITA 15104340 37 
THAYS BELO DE ARAGÃO E LIRA 15104236 36 
THAYSA BRAGA MARQUES 15104084 49 
THAYSA CERVANTES ENNES 15105389 45 
THIAGO ANDRÉ AGUNI 15104869 36 
THIAGO AUGUSTO CAMPOS TIROLLI 15106344 45 
THIAGO CAMPOS DE OLIVEIRA 15106505 33 
THIAGO DE MELO ROBERTO FREIRE 15104474 60 
THIAGO DOS SANTOS ALMEIDA 15104245 47 
THIAGO ESBER SANTANNA 15105460 48 
THIAGO FRANCO FREITAS DA SILVA 15104602 56 
THIAGO JOSE ARAUJO PAES 15104412 55 
THIAGO JOSÉ DE OLIVEIRA BARROS 15104628 60 
THIAGO JOSÉ FARIAS TORRES 15104780 48 
THIAGO LEÃO BASTOS 15104258 53 
THIAGO MARRESE SCARPELLINI 15104772 57 
THIAGO PAULO TABOSA DOS REIS JACOB 15106418 26 
THIAGO RIBEIRO BARBOZA 15105978 37 
THIEGO FERREIRA DA SILVA 15106442 40 
THIRSO DEL CORSO NETO 15106194 50 
TIAGO ALEXANDRE DE CARVALHO 15105761 47 
TIAGO ANTÔNIO FERREIRA 15104459 36 
TIAGO AUGUSTO BRAZ ALVES 15105565 48 
TIAGO BRANCO ABREU 15106005 35 
TIAGO DE PAULA BRITTO SANTIAGO 15104819 53 
TIAGO GOUVEA FRANCHI 15105623 61 
TIAGO OLIVEIRA DE CARVALHO 15104280 64 
TIAGO SOARES PETEK 15106544 55 
TIMÓTEO ÁGABO PACHECO DE ALMEIDA 15104534 58 
TOBIAS DA SILVA CHAVES 15104100 46 
TRICIA PEREIRA DE MELO 15105182 47 
UBIRAJARA MOREIRA GUIMARAES 15105850 43 
UENDEL ROGER GALVÃO MONTEIRO 15104692 44 
URBANO FÉLIX PUGLIESE DO BOMFIM 15105053 49 
VAANCKLIN DOS SANTOS FIGUEREDO 15105521 30 
VALDIANE KESS SOARES DOS SANTOS 15105407 47 
 
NOME DO CANDIDATO Nº DE INSCRIÇÃO PONTUAÇÃO 
VALDIR LOPES SOBRINO FILHO 15104149 56 
VALDSEN DA SILVA ALVES PEREIRA JUNIOR 15104335 43 
VALTER NOGUEIRA E VASCONCELOS NETO 15104266 55 
VANESSA ALENCAR DA SILVA 15104150 35 
VANESSA CARDOSO DE OLIVEIRA 15105815 47 
VANESSA DA FONSECA MAIA DE QUEIROZ 15106249 48 
VANESSA DE CASSIA CARNEIRO 15104845 43 
VANESSA LIMA DO NASCIMENTO 15106040 60 
VANESSA LISBOA FREITE 15105561 40 
VANESSA NUNES ZOGAHIB 15104633 36 
VANESSA PRISCILA RODRIGUES RABELO SOUZA 15104726 52 
VANESSA SENA DIEZ DE BALDEON 15106484 50 
VANIR CÉSAR MARTINS NOGUEIRA 15105394 43 
VERÔNICA TICIANA MACAU FURTADO FERREIRA 15105048 57 
VICTOR AUGUSTO CORREIA VIDAL NEVES 15106092 54 
VICTOR COHEN MOTA NEMER 15105060 47 
VICTOR DE ALENCAR ARAUJO MOTTA 15105202 35 
VICTOR NOGUEIRA MELO 15104147 53 
VINÍCIUS DA SILVA FIGUEIREDO 15104814 55 
VINICIUS DE MIRANDA HENRIQUES SERPA 15106379 52 
VINICIUS RIBEIRO DE SOUZA 15106415 67 
VINÍCIUS TRIGO CAMARGO PIGINI 15105257 50 
VITOR MENDONÇA DE SOUZA VIEIRALVES 15104840 44 
VÍTOR RAFAEL DE MORAIS HONORATO 15105189 50 
VITOR RAMOS EDUARDO 15104303 57 
VIVIAN FRANKLIN ROCHA VIANA 15104105 49 
VIVIANE BACELAR MORAIS SARMENTO RIOS 15105687 60 
VIVIANE DANTAS SIQUEIRA 15105817 39 
VIVIANE MARTINS AMORIM DE FREITAS 15105825 34 
VIVIANE RIBEIRO CARDOSO 15106193 43 
VIVIANNE SOUZA DE OLIVEIRA 15105003 43 
WALDEMAR PEREIRA NETO * 15104650 56 
WALDERIAN SANTOS D´ÁVILA MODESTO 15104300 33 
WALLACE FERREIRA CARVALHOSA 15104384 43 
WALMIRIA GERALDA DOS SANTOS DE OLIVEIRA 15104174 59 
WALTER NEY RODRIGUES REZENDE 15105404 36 
WANDERLANN VIEIRA DE SOUZA JUNIOR 15104403 36 
WANESSA PEREIRA MIRANDA 15106453 51 
WANESSA RONNIDA LAGES DE ANDRADE 15105430 39 
WANUSA LUBIANA 15105310 49 
WASHINGTON DE SOUSA GOES 15105806 52 
WELDER TIAGO SANTOS FEITOSA 15105778 54 
 
NOME DO CANDIDATO Nº DE INSCRIÇÃO PONTUAÇÃO 
WELINGTON OLIVEIRA DE SOUZA COSTA 15104795 47 
WELLINGTON FARIAS DOS REIS 15104657 63 
WELLINGTON PAIZAN 15105140 41 
WELSON DA COSTA RODRIGUES 15105214 53 
WELTON DA COSTA RODRIGUES 15106198 46 
WENDLAINE BERTO RAPOSO 15105331 41 
WENDY SILVA DE SOUSA 15104171 27 
WESLEI MACHADO ALVES 15105542 61 
WILKER RAMON SALOMÃO FERNANDES 15105386 44 
WILLIAM FÉLIX SANTOS 15106332 30 
WILLIAM PAULA DE SOUZA SEGUNDO 15105961 36 
WILLIAM RAFAEL ECHTERHOFF 15104288 50 
WILSON DÁCIO VENTILARI SIMÕES 15105352 49 
WLISSES MOTA BEZERRA 15104338 35 
WYLLEY AZEVEDO DOS SANTOS 15105204 49 
WYRON ALFREDO MAMELUK MAGALHAES JUNIOR 15106111 31 
YANA BARRETO CERDEIRA 15105642 40 
YARA FONSECA DE ALBUQUERQUE SOARES 15106091 24 
YOHANA MIRELLA SILVA OLIVEIRA 15105914 46 
YULE REIS MOTA 15104797 59 
YUNA BARRETO CERDEIRA 15105578 37 
YURI CAMINHA JORGE 15105489 60 
YURI DE BARROS LOURENÇO 15104835 57 
YURI NOGUEIRA PINTO 15105591 52 
ZACARIAS LAUREANO DE SOUZA NETO 15105165 56 
ZENON LUITGARD MOURA 15106248 41 
ZULENIR SANTOS DE MENEZES 15104499 41

Mais conteúdos dessa disciplina