É na democracia que se fertilizam os diferentes instrumentos de controle sobre a Administração, como salvaguarda contra o arbítrio e o capricho dos governantes.
Tomando como referência os mecanismos de controle da Administração Pública, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
( ) O controle interno é aquele em que o próprio órgão ou entidade administrativa exerce controle sobre seus próprios atos.
( ) O controle externo é aquele em que o controle dos atos administrativos de determinado órgão ou entidade é exercido por um Poder que não seja ele mesmo.
( ) A fiscalização feita pelo poder legislativo sobre o executivo é um exemplo de controle externo.
( ) A observância que o Tribunal de Contas realiza sobre a Administração Pública é um exemplo de controle interno, conforme aduz os arts. 31, 70, 71 e 74 da CF/88.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Alternativas:
2)
De acordo com o crescimento de uma empresa (e do nível de eficiência estatal), aumentam suas responsabilidades e metas a serem cumpridas. Com a realidade social mais complexa, na particularidade das preocupações estatais, num país de dimensões continentais como o Brasil, a realização dos programas sociais (e, assim, dos direitos sociais), demanda não apenas planejamento, porém capacidade de execução, que, diuturnamente, falta aos órgãos e entidades do Estado.
Tomando como referência as vantagens e desvantagens da terceirização, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
( ) Pode-se dizer que uma das vantagens da terceirização esta relacionada, inicialmente, à possibilidade de manter as preocupações e foco estatais nos seus objetivos excelsos.
( ) Uma vantagem da terceirização no âmbito da Administração Pública é ganho de produtividade, com o ganho de escala e melhoria na qualidade dos serviços oferecidos.
( ) Pode-se elencar como vantagem da terceirização voltada a Administração Pública a necessidade uma fiscalização mais técnica, atenta e constante.
( ) Uma desvantagem que pode surgir da terceirização na Administração Pública é a dependência prejudicial do Estado, hipótese em que devem ser previstos mecanismos de compartilhamento de tecnologias e de não cessação da prestação dos serviços, de maneira inesperada.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Alternativas:
3)
A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte: [...] ressalvados os casos especificados na legislação, as obras, serviços, compras e alienações serão contratados mediante processo de licitação pública que assegure igualdade de condições a todos os concorrentes.
Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:
I. A lei que atualmente regulamenta esse artigo de lei é a Lei n. 8.666/1993, chamada Lei de Licitações e Contratos Administrativos.
II. São alguns dos requisitos formais da legislação de licitação e contratos administrativos: as cláusulas necessárias (art. 92), as garantias (art. 96), a alocação de riscos (art. 103) e as prerrogativas da Administração (art. 104).
III. Os contratos administrativo por serem decorrentes da licitação possuem característica intuito personae, ou seja, são firmados exclusivamente em razão das condições pessoais do contratado, que foi previamente selecionado em processo licitatório.
Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:
Alternativas:
4)
A adjudicação é a última fase da licitação e o ato final do procedimento. É quando se atribui o objeto da licitação ao vencedor do certame.
Tomando como referência o processo de licitação, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
( ) Depois de encerrada a licitação, a Administração deverá convocar o licitante que haja logrado vitória para efeito de assinar o termo de contrato ou para aceitar ou retirar o equivalente instrumento.
( ) No fim da licitação haverá sempre um prazo para assinar o termo de contrato ou para aceitar ou retirar instrumento equivalente, que poderá ser prorrogado apenas uma vez, por igual período.
( ) Se nenhum licitante aceitar a contração, a Administração poderá convocar os licitantes remanescentes para negociação, não sendo obrigatório a ordem de classificação destes.
( ) Para obter melhor preço ou adjudicar e celebrar o contrato nas condições ofertada pelos licitantes, quando frustrada a negociação de uma melhor condição, a Administração deverá realizar outra licitação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Alternativas:
5)
O contrato administrativo é de finalidade pública, bilateral, formal, sinalagmático, comutativo, de adesão, personalíssimo e de licitação prévia. Já o contrato de compra e venda é oneroso, translativo, bilateral e geralmente comutativo.
Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:
I. Com os avanços das tendências neoliberais houve certa flexibilização da característica de adesão dos contratos administrativos.
II. Com a promulgação da Lei n. 14. 133/ 2021, houve a revogação da Lei n. 8.666/1993 e consequentemente da característica de adesão dos contratos administrativos.
III. . A nova Lei de Licitações (14.133/ 2021), precedida pela Lei 8.666/ 1993, trouxe consigo uma aproximação das normas do Direito Privado, privilegiando a proeminente posição do contratado.
Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:
Alternativas:
Ed
anteontem
Vamos analisar as afirmativas sobre os mecanismos de controle da Administração Pública: 1. ( ) O controle interno é aquele em que o próprio órgão ou entidade administrativa exerce controle sobre seus próprios atos. É verdadeira (V). O controle interno é realizado pela própria administração para garantir a legalidade e eficiência de seus atos. 2. ( ) O controle externo é aquele em que o controle dos atos administrativos de determinado órgão ou entidade é exercido por um Poder que não seja ele mesmo. É verdadeira (V). O controle externo é exercido por órgãos como o Tribunal de Contas, que não pertencem à administração que está sendo controlada. 3. ( ) A fiscalização feita pelo poder legislativo sobre o executivo é um exemplo de controle externo. É verdadeira (V). O Poder Legislativo exerce controle sobre o Executivo, o que caracteriza o controle externo. 4. ( ) A observância que o Tribunal de Contas realiza sobre a Administração Pública é um exemplo de controle interno, conforme aduz os arts. 31, 70, 71 e 74 da CF/88. É falsa (F). O Tribunal de Contas realiza controle externo, não interno. Portanto, a sequência correta é: V – V – V – F. A alternativa que apresenta essa sequência é a e) V – V – V – F.