Logo Passei Direto
Buscar

Prova Pref. Coronel FabricianoMG - FUNRIO - 2008 - para Docente II - Geografia.pdf

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Ao intitular seu texto com a expressão “lugares comuns”, o autor quis dizer o mesmo que “argumentos ou idéias já muito conhecidas, chavões, clichês”.
Foge da concepção de “lugar-comum” a expressão
A) “pátria de chuteiras”.
B) “esporte de macho”.
C) “ditar regras”.
D) “maneira tosca”.
E) “dirigente malandro”.

A coesão textual é obtida pelo uso de vários recursos, dentre eles o apelo aos chamados recursos anafóricos, que retomam termos ou expressões anteriormente mencionados.
Das alternativas abaixo, todas presentes no texto de Grecco, assinale a opção em que se ausenta termo anafórico.
A) “(...) daqueles que nos roubam recursos (...)”
B) “Em sua avaliação, isso lhes daria mais ânimo”.
C) “Outra o define como ‘esporte de macho’ ”.
D) “no controle do dinheiro arrecadado pelos impostos”.
E) “Uma foi criada pelo extraordinário Nelson Rodrigues.”

A organização grupal dos alunos, em todas as atividades a serem programadas/desenvolvidas pela escola, bem como na própria gestão participativa, estaria levando em consideração os diferentes tipos de aprendizagens de seus alunos, bem como os objetivos expressos pela própria escola. Agindo assim, deveria promover a conscientização de todos os envolvidos no processo educacional de sua instituição escolar, refletindo sobre os diferentes aspectos educativos e se comprometendo com a excelência do desenvolvimento da aprendizagem discente.
Para Zabala (1998), “(...) se a opção da escola é a formação integral da pessoa e um dos objetivos é a educação nos valores democráticos, haverá que incluir instâncias e processos que permitam que o aluno conheça...”
A) a importância da aquisição do conhecimento, em termos pessoais e individuais
B) suas obrigações e valores culturais, enquanto aluno, dentro do espaço escolar
C) as regras do jogo de uma sociedade democrática, sabendo atuar e defendê-la
D) como deve participar das reuniões do grêmio estudantil, atendendo as normas da escola
E) como funciona a escola, aprendendo a aceitar as normas de comportamento existentes

Falar da construção do projeto pedagógico é falar de planejamento no contexto de um processo participativo. Para GADOTTI,(2000), dissociar a tarefa pedagógica do aspecto político é difícil, visto que o "educador é político, enquanto educador, e o político é educador pelo próprio fato de ser político".
Sendo o Projeto Político-Pedagógico (P.P.P.), um instrumento teórico-metodológico, seu objetivo é o de ajudar a enfrentar os desafios do cotidiano escolar, através da reflexão de todos os sujeitos que compõem a totalidade escolar, de maneira consciente, sistematizada, orgânica e participativa. Segundo VASCONCELOS (2000), em educação, ao ser construído participativamente, fica evidente que o Projeto Político-Pedagógico – PPP – é uma tentativa de...
A) resgatar o sentido humano, científico e libertador do planejamento
B) garantir as ações das instâncias intermediárias educacionais frente às normas educacionais
C) dar sentido à secretaria escolar, quanto à compreensão da prática pedagógica cotidiana
D) trabalhar a visão tradicional de educação, através das tarefas referentes a sua prática
E) formatar as etapas a serem desenvolvidas pela administração escolar

A professora Laura Maria, adepta da tendência pedagógica da Didática da Escola Nova ou Didática ativa, considera o aluno como sujeito da aprendizagem, devendo oferecer atividades educativas que coloquem seus alunos em condições propícias de aprendizagem, a partir de seus interesses, necessidades e possibilidades, bem como oferecendo estímulos, para que possam buscar por si mesmos os conhecimentos e experiências. Ela acredita que seus alunos aprendam melhor o que fazem por si próprios, sabendo que os personagens principais do processo ensino-aprendizagem são os alunos ativos e investigadores.
Logo, ao valorizar “mais o processo da aprendizagem e os meios que possibilitam o desenvolvimento das capacidades e habilidades intelectuais dos alunos, a Didática ativa ...
A) dá maior ênfase aos trabalhos mimeografados
B) possibilita o professor a impor as atividades a serem realizadas
C) dá menos atenção aos conhecimentos sistematizados
D) centra o ensino na transmissão de conhecimentos
E) transmite a cultura geral, valorizada pela sociedade

Ao trabalhar com a questão curricular, no momento do planejamento participativo em sua escola, a supervisora Joana lembrou a todos a necessidade de se consultar à atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira – a Lei nº. 9394/96 - para poder nortear os discursos da reunião. Após a distribuição da folha xerografada do Art. 26º., da LDB/96, ela pediu que as pessoas presentes o lessem, destacando o cerne do que competia aos currículos do ensino fundamental e médio.
Quanto à parte diversificada do currículo, viram que o § 5º. afirma a necessidade de ser incluído, obrigatoriamente, a partir da quinta série, o ensino de pelo menos uma língua estrangeira moderna, cuja escolha ficará a cargo da...
A) da secretaria da escola, conforme a sua disponibilidade e interesse
B) das parcerias que a escola puder fazer com os cursos de língua estrangeira
C) das secretarias estaduais, através de suas normas e recomendações
D) das disposições das secretarias municipais e dos níveis intermediários
E) comunidade escolar, dentro das possibilidades da instituição

No processo de evolução do capitalismo, a transição para o padrão de acumulação pós-fordista trouxe novas formas organizacionais e novas tecnologias produtivas. A aplicação das novas tecnologias contribuiu muito na superação da rigidez do fordismo.
Assinale a opção que apresenta respectivamente um aspecto que demonstre a rigidez do fordismo e a flexibilidade do pós-fordismo.
A) Produção estandardizada / trabalhadores polivalentes.
B) Trabalhadores especializados / fortes organizações sindicais.
C) Fusão entre quem pensa e quem executa / forte terceirização.
D) Sistema de just in time / grande variedade dos produtos.
E) Obsolescência prematura dos produtos / mercados de massa.

O esquema abaixo é apresentado por um professor como exercício a uma turma e é solicitado aos alunos que completem o esquema preenchendo o eixo vertical e horizontal com os dois fatores que mais influenciam nos principais tipos de vegetação do planeta.
A forma correta de preenchimento do eixo vertical e horizontal respectivamente pelos alunos é:
A) índice de precipitação diária e média térmica diária.
B) pressão atmosférica e velocidade dos ventos.
C) precipitação média anual e temperatura média anual.
D) umidade relativa do ar e nível de fertilidade do solo.
E) grau de biodiversidade e nível de luminosidade.

O fordismo se fundava no domínio absoluto da fábrica sobre a sociedade. Enquanto forma de organização típica da 'produção em massa' (do modelo produtivo onde quem produz 'sabe' ter à sua disposição um mercado quase ilimitado em que a oferta sempre será inferior à demanda), esta não devia 'obedecer' ao ambiente externo, pelo contrario, podia permitir-se 'modelá-lo'. Definindo tipos de produtos e volumes de produção 'autonomamente', exclusivamente baseados nos próprios parâmetros produtivos. A programação da empresa poderia, assim, pensar a sociedade como uma variável dependente, como objeto de programação, segundo a idéia de um fluxo linear que, dentro da direção da fábrica, do coração da produção, descenderia ao longo de todo o ciclo produtivo e daria, finalmente, forma ao mercado, 'submetendo-o' à própria racionalidade técnica do mesmo modo como submetia a força de trabalho. Assim funcionava o fordismo: da fábrica para a sociedade, num fluxo de sentido único. A própria cidade fordista, a company town, não era mais que uma extensão da fábrica, seguia seus ritmos, seus horários, assumia seus estilos de vida e suas formas de domínio.
Um dos principais reflexos espaciais deste modelo produtivo do capitalismo apresentado no texto é:
A) o processo de desmetropolização.
B) a formação de grandes aglomerações urbanas.
C) a ruptura da tradicional hierarquia urbana.
D) a desterritorialização da atividade industrial.
E) o estabelecimento de novas relações entre cidade e campo.

Manchetes como estas confundem alunos no aprendizado de Geografia, pois a mídia possui um poder de penetração muito grande, porém não tem a capacidade de mudar a realidade.
Um professor para desmentir esta manchete precisa demonstrar/explicar para os alunos que o Brasil:
A) apresenta uma grande dependência financeira externa por isso não pode ser considerado do primeiro mundo na área social.
B) melhora muito vários de seus indicadores sociais apenas através de políticas paternalistas como o Programa Bolsa Família.
C) amplia o endividamento externo para promover o PAC – Programa de Aceleração do Crescimento – portanto a melhora dos indicadores sociais é apenas temporária.
D) possui um dos maiores índices de desigualdade social do mundo e uma boa parcela de sua população vivendo em más condições de vida.
E) evolui muito na área social com uma drástica diminuição da concentração de renda porém ainda persiste uma histórica subordinação política.

A escala é um dos elementos básicos do mapa e um instrumento essencial no mapeamento dos aspectos do interesse da Geografia por isso este conteúdo ( o que é, suas aplicações e quais os tipos que existem ) consta logo do programa na série inicial do Ensino Fundamental II.
O esquema abaixo foi aplicado a uma turma solicitando aos alunos que completassem os números de 1 a 6.
A) distância real, distância no mapa, pequena, numérica, grande e gráfica.
B) distância gráfica, distância cartográfica, grande, média, intervalar e ordinal.
C) distância real, distância gráfica, métrica, nominal, ordinal e cartográfica.
D) distância no mapa, distância real, gráfica, numérica, grande e pequena.
E) distância no mapa, distância real, numérica, sísmica, métrica e nominal.

Podemos dizer que as redes se tornam mais desterritorializantes quanto mais elas são:
Assinale se estão corretas apenas as afirmativas:
I. Instrumentais e vinculadas à lógica padronizadora da economia de mercado;
II. Técnico-informacionais e imateriais, incorporando níveis tecnológicos que permitem a simultaneidade de informações;
III. Globais e hierárquicas, impondo a interdependência a nível planetário;
IV. Ilegais ou clandestinas, pois encontram-se à margem dos controles politicamente dominantes.
A) I e IV
B) II e III
C) I, II e III
D) II, III e IV
E) I, II, III e IV

Os dois fragmentos de texto apresentam respectivamente a visão da Geografia como ciência:
Leia os fragmentos de texto abaixo que expressão duas visões da Geografia como ciência:
I. '...tratam de fatos não repetitivos, não reprodutíveis e, portanto, sem aspectos regulares que possam fundamentar leis e normas gerais. Estes fatos só podem ser compreendidos a partir do contexto particular que os gerou, são únicos, não podem ser explicados, mas somente compreendidos à luz de suas particularidades.'
II. '...procura nos fatos aquilo que é regular, geral e comum, estabelece assim modelos abstratos que podem antecipar resultados a partir de conhecimento das variáveis fundamentais que definem um fato ou fenômeno.'
A) descritiva e clássica.
B) analítica e possibilista.
C) ideográfica e nomotética.
D) crítica e sistemática.
E) natural e determinista.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Ao intitular seu texto com a expressão “lugares comuns”, o autor quis dizer o mesmo que “argumentos ou idéias já muito conhecidas, chavões, clichês”.
Foge da concepção de “lugar-comum” a expressão
A) “pátria de chuteiras”.
B) “esporte de macho”.
C) “ditar regras”.
D) “maneira tosca”.
E) “dirigente malandro”.

A coesão textual é obtida pelo uso de vários recursos, dentre eles o apelo aos chamados recursos anafóricos, que retomam termos ou expressões anteriormente mencionados.
Das alternativas abaixo, todas presentes no texto de Grecco, assinale a opção em que se ausenta termo anafórico.
A) “(...) daqueles que nos roubam recursos (...)”
B) “Em sua avaliação, isso lhes daria mais ânimo”.
C) “Outra o define como ‘esporte de macho’ ”.
D) “no controle do dinheiro arrecadado pelos impostos”.
E) “Uma foi criada pelo extraordinário Nelson Rodrigues.”

A organização grupal dos alunos, em todas as atividades a serem programadas/desenvolvidas pela escola, bem como na própria gestão participativa, estaria levando em consideração os diferentes tipos de aprendizagens de seus alunos, bem como os objetivos expressos pela própria escola. Agindo assim, deveria promover a conscientização de todos os envolvidos no processo educacional de sua instituição escolar, refletindo sobre os diferentes aspectos educativos e se comprometendo com a excelência do desenvolvimento da aprendizagem discente.
Para Zabala (1998), “(...) se a opção da escola é a formação integral da pessoa e um dos objetivos é a educação nos valores democráticos, haverá que incluir instâncias e processos que permitam que o aluno conheça...”
A) a importância da aquisição do conhecimento, em termos pessoais e individuais
B) suas obrigações e valores culturais, enquanto aluno, dentro do espaço escolar
C) as regras do jogo de uma sociedade democrática, sabendo atuar e defendê-la
D) como deve participar das reuniões do grêmio estudantil, atendendo as normas da escola
E) como funciona a escola, aprendendo a aceitar as normas de comportamento existentes

Falar da construção do projeto pedagógico é falar de planejamento no contexto de um processo participativo. Para GADOTTI,(2000), dissociar a tarefa pedagógica do aspecto político é difícil, visto que o "educador é político, enquanto educador, e o político é educador pelo próprio fato de ser político".
Sendo o Projeto Político-Pedagógico (P.P.P.), um instrumento teórico-metodológico, seu objetivo é o de ajudar a enfrentar os desafios do cotidiano escolar, através da reflexão de todos os sujeitos que compõem a totalidade escolar, de maneira consciente, sistematizada, orgânica e participativa. Segundo VASCONCELOS (2000), em educação, ao ser construído participativamente, fica evidente que o Projeto Político-Pedagógico – PPP – é uma tentativa de...
A) resgatar o sentido humano, científico e libertador do planejamento
B) garantir as ações das instâncias intermediárias educacionais frente às normas educacionais
C) dar sentido à secretaria escolar, quanto à compreensão da prática pedagógica cotidiana
D) trabalhar a visão tradicional de educação, através das tarefas referentes a sua prática
E) formatar as etapas a serem desenvolvidas pela administração escolar

A professora Laura Maria, adepta da tendência pedagógica da Didática da Escola Nova ou Didática ativa, considera o aluno como sujeito da aprendizagem, devendo oferecer atividades educativas que coloquem seus alunos em condições propícias de aprendizagem, a partir de seus interesses, necessidades e possibilidades, bem como oferecendo estímulos, para que possam buscar por si mesmos os conhecimentos e experiências. Ela acredita que seus alunos aprendam melhor o que fazem por si próprios, sabendo que os personagens principais do processo ensino-aprendizagem são os alunos ativos e investigadores.
Logo, ao valorizar “mais o processo da aprendizagem e os meios que possibilitam o desenvolvimento das capacidades e habilidades intelectuais dos alunos, a Didática ativa ...
A) dá maior ênfase aos trabalhos mimeografados
B) possibilita o professor a impor as atividades a serem realizadas
C) dá menos atenção aos conhecimentos sistematizados
D) centra o ensino na transmissão de conhecimentos
E) transmite a cultura geral, valorizada pela sociedade

Ao trabalhar com a questão curricular, no momento do planejamento participativo em sua escola, a supervisora Joana lembrou a todos a necessidade de se consultar à atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira – a Lei nº. 9394/96 - para poder nortear os discursos da reunião. Após a distribuição da folha xerografada do Art. 26º., da LDB/96, ela pediu que as pessoas presentes o lessem, destacando o cerne do que competia aos currículos do ensino fundamental e médio.
Quanto à parte diversificada do currículo, viram que o § 5º. afirma a necessidade de ser incluído, obrigatoriamente, a partir da quinta série, o ensino de pelo menos uma língua estrangeira moderna, cuja escolha ficará a cargo da...
A) da secretaria da escola, conforme a sua disponibilidade e interesse
B) das parcerias que a escola puder fazer com os cursos de língua estrangeira
C) das secretarias estaduais, através de suas normas e recomendações
D) das disposições das secretarias municipais e dos níveis intermediários
E) comunidade escolar, dentro das possibilidades da instituição

No processo de evolução do capitalismo, a transição para o padrão de acumulação pós-fordista trouxe novas formas organizacionais e novas tecnologias produtivas. A aplicação das novas tecnologias contribuiu muito na superação da rigidez do fordismo.
Assinale a opção que apresenta respectivamente um aspecto que demonstre a rigidez do fordismo e a flexibilidade do pós-fordismo.
A) Produção estandardizada / trabalhadores polivalentes.
B) Trabalhadores especializados / fortes organizações sindicais.
C) Fusão entre quem pensa e quem executa / forte terceirização.
D) Sistema de just in time / grande variedade dos produtos.
E) Obsolescência prematura dos produtos / mercados de massa.

O esquema abaixo é apresentado por um professor como exercício a uma turma e é solicitado aos alunos que completem o esquema preenchendo o eixo vertical e horizontal com os dois fatores que mais influenciam nos principais tipos de vegetação do planeta.
A forma correta de preenchimento do eixo vertical e horizontal respectivamente pelos alunos é:
A) índice de precipitação diária e média térmica diária.
B) pressão atmosférica e velocidade dos ventos.
C) precipitação média anual e temperatura média anual.
D) umidade relativa do ar e nível de fertilidade do solo.
E) grau de biodiversidade e nível de luminosidade.

O fordismo se fundava no domínio absoluto da fábrica sobre a sociedade. Enquanto forma de organização típica da 'produção em massa' (do modelo produtivo onde quem produz 'sabe' ter à sua disposição um mercado quase ilimitado em que a oferta sempre será inferior à demanda), esta não devia 'obedecer' ao ambiente externo, pelo contrario, podia permitir-se 'modelá-lo'. Definindo tipos de produtos e volumes de produção 'autonomamente', exclusivamente baseados nos próprios parâmetros produtivos. A programação da empresa poderia, assim, pensar a sociedade como uma variável dependente, como objeto de programação, segundo a idéia de um fluxo linear que, dentro da direção da fábrica, do coração da produção, descenderia ao longo de todo o ciclo produtivo e daria, finalmente, forma ao mercado, 'submetendo-o' à própria racionalidade técnica do mesmo modo como submetia a força de trabalho. Assim funcionava o fordismo: da fábrica para a sociedade, num fluxo de sentido único. A própria cidade fordista, a company town, não era mais que uma extensão da fábrica, seguia seus ritmos, seus horários, assumia seus estilos de vida e suas formas de domínio.
Um dos principais reflexos espaciais deste modelo produtivo do capitalismo apresentado no texto é:
A) o processo de desmetropolização.
B) a formação de grandes aglomerações urbanas.
C) a ruptura da tradicional hierarquia urbana.
D) a desterritorialização da atividade industrial.
E) o estabelecimento de novas relações entre cidade e campo.

Manchetes como estas confundem alunos no aprendizado de Geografia, pois a mídia possui um poder de penetração muito grande, porém não tem a capacidade de mudar a realidade.
Um professor para desmentir esta manchete precisa demonstrar/explicar para os alunos que o Brasil:
A) apresenta uma grande dependência financeira externa por isso não pode ser considerado do primeiro mundo na área social.
B) melhora muito vários de seus indicadores sociais apenas através de políticas paternalistas como o Programa Bolsa Família.
C) amplia o endividamento externo para promover o PAC – Programa de Aceleração do Crescimento – portanto a melhora dos indicadores sociais é apenas temporária.
D) possui um dos maiores índices de desigualdade social do mundo e uma boa parcela de sua população vivendo em más condições de vida.
E) evolui muito na área social com uma drástica diminuição da concentração de renda porém ainda persiste uma histórica subordinação política.

A escala é um dos elementos básicos do mapa e um instrumento essencial no mapeamento dos aspectos do interesse da Geografia por isso este conteúdo ( o que é, suas aplicações e quais os tipos que existem ) consta logo do programa na série inicial do Ensino Fundamental II.
O esquema abaixo foi aplicado a uma turma solicitando aos alunos que completassem os números de 1 a 6.
A) distância real, distância no mapa, pequena, numérica, grande e gráfica.
B) distância gráfica, distância cartográfica, grande, média, intervalar e ordinal.
C) distância real, distância gráfica, métrica, nominal, ordinal e cartográfica.
D) distância no mapa, distância real, gráfica, numérica, grande e pequena.
E) distância no mapa, distância real, numérica, sísmica, métrica e nominal.

Podemos dizer que as redes se tornam mais desterritorializantes quanto mais elas são:
Assinale se estão corretas apenas as afirmativas:
I. Instrumentais e vinculadas à lógica padronizadora da economia de mercado;
II. Técnico-informacionais e imateriais, incorporando níveis tecnológicos que permitem a simultaneidade de informações;
III. Globais e hierárquicas, impondo a interdependência a nível planetário;
IV. Ilegais ou clandestinas, pois encontram-se à margem dos controles politicamente dominantes.
A) I e IV
B) II e III
C) I, II e III
D) II, III e IV
E) I, II, III e IV

Os dois fragmentos de texto apresentam respectivamente a visão da Geografia como ciência:
Leia os fragmentos de texto abaixo que expressão duas visões da Geografia como ciência:
I. '...tratam de fatos não repetitivos, não reprodutíveis e, portanto, sem aspectos regulares que possam fundamentar leis e normas gerais. Estes fatos só podem ser compreendidos a partir do contexto particular que os gerou, são únicos, não podem ser explicados, mas somente compreendidos à luz de suas particularidades.'
II. '...procura nos fatos aquilo que é regular, geral e comum, estabelece assim modelos abstratos que podem antecipar resultados a partir de conhecimento das variáveis fundamentais que definem um fato ou fenômeno.'
A) descritiva e clássica.
B) analítica e possibilista.
C) ideográfica e nomotética.
D) crítica e sistemática.
E) natural e determinista.

Prévia do material em texto

pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:VGh1LCAxNiBTZXAgMjAyMSAxOTozNzoxMCAtMDMwMA==
Página: 1 
 
 
Docente II - Geografia 
 
 
Prova objetiva 
 
LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO 
 
01- Você recebeu do fiscal o seguinte material: 
* 
a) Este caderno com o enunciado das 40 (quarenta) questões objetivas divididas nas seguintes sessões: 
 
Língua Portuguesa Conhecimentos Pedagógicos Conhecimentos Específicos 
Questões Pontos Questões Pontos Questões Pontos 
1 a 10 2 11 a 20 2 21 a 40 3 
 
 
b) Uma (1) Folha de Respostas, destinada às respostas das questões objetivas formuladas nas provas, a ser entregue ao 
fiscal no final. 
 
02- Verifique se este material está em ordem e se o seu nome e número de inscrição conferem com os que aparecem na 
confirmação de inscrição. Caso contrário, notifique IMEDIATAMENTE o fiscal. 
 
03- Após a conferência, o candidato deverá assinar no espaço próprio da Folha de Respostas, preferivelmente à caneta 
esferográfica de tinta na cor preta ou azul. 
 
04- Tenha muito cuidado com a Folha de Respostas para não a DOBRAR, AMASSAR ou MANCHAR. A folha somente 
poderá ser substituída caso esteja danificada em suas margens superior ou inferior – BARRA DE RECONHECIMENTO 
PARA LEITURA ÓTICA. 
 
05- Na prova, as questões objetivas são identificadas pelo número que se situa acima do enunciado. 
 
06- Na folha de respostas, as mesmas estão identificadas pelo mesmo número e as alternativas estão identificadas acima da 
questão de cada bloco de respostas. 
 
07- Para cada uma das questões objetivas são apresentadas 5 alternativas classificadas com as letras (A), (B), (C), (D) e 
(E); só uma responde adequadamente ao quesito proposto. Você só deve assinalar UMA RESPOSTA. A marcação de 
nenhuma ou de mais de uma alternativa anula a questão, MESMO QUE UMA DAS RESPOSTAS SEJA A CORRETA. 
 
08- Na Folha de Respostas, a marcação das letras correspondentes às respostas certas deve ser feita cobrindo TODO O 
ESPAÇO compreendido pelo retângulo pertinente à alternativa, usando caneta esferográfica de tinta preta ou 
azul, de forma contínua e densa. A LEITORA ÓTICA é sensível a marcas escuras, portanto, preencha os campos de 
marcação completamente, procurando deixar menos “espaços em branco” possível dentro do retângulo, sem invadir os 
limites dos retângulos ao lado. 
 
09- SERÁ ELIMINADO do Concurso o candidato que: 
 
a) Se utilizar, durante a realização das provas, de máquinas, relógios e/ou aparelhos de calcular, bem como rádios 
gravadores, fones de ouvido, telefones celulares ou fontes de consulta de qualquer espécie; 
 
b) Se ausentar da sala em que se realizam as provas levando consigo o Caderno de Questões e/ou a Folha de 
Respostas. 
 
10- Reserve os 30 (trinta) minutos finais para marcar sua Folha de Respostas. Os rascunhos e as marcações assinaladas 
no Caderno de Questões NÃO SERÃO LEVADOS EM CONTA. 
 
11- Quando terminar, entregue ao fiscal o Caderno de Questões e a Folha de Respostas, e ASSINE A LISTA DE 
PRESENÇA. 
 
12- O TEMPO DE DURAÇÃO DA PROVA É DE 3 (TRÊS) HORAS. 
 
 
 
 
 
 
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:VGh1LCAxNiBTZXAgMjAyMSAxOTozNzoxMCAtMDMwMA==
Página: 2 
 
 
Docente II - Geografia 
 
 
Prova objetiva 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:VGh1LCAxNiBTZXAgMjAyMSAxOTozNzoxMCAtMDMwMA==
Página: 3 
 
 
Docente II - Geografia 
 
 
Prova objetiva 
♦ Língua Portuguesa ♦ 
 
TEXTO 
Lugares-comuns que incomodam 
 
Há duas expressões no futebol que me incomodam. 
Uma foi criada pelo extraordinário Nelson Rodrigues e se 
refere à "pátria de chuteiras", hoje utilizada quando o 
assunto é seleção. Outra o define como "esporte de macho", 
sempre que se fala de violência em campo. Não gosto da 
primeira por ter sido desvirtuada e agora dar caráter 
exagerado de patriotismo a um jogo de bola, que deveria 
funcionar como divertimento e não como defesa da 
soberania nacional. A segunda desagrada por tratar-se de 
maneira tosca de justificar as botinadas de quem não tem 
recursos técnicos. 
Li anteontem uma nota de agência internacional em 
que Otto Schily, ministro do interior da Alemanha, sugeria 
que os jogadores da seleção cantassem o hino nacional com 
"mais empenho". Em sua avaliação, isso lhes daria mais 
ânimo antes de confrontos importantes. O diligente político 
recordou que, na Euro-2000, sentiu que os alemães iriam 
perder de Portugal pelas reações das duas equipes na 
execução dos hinos. Os portugueses cantaram forte e se 
deram as mãos, enquanto os germânicos apenas 
balbuciavam. Resultado: 3 a 0 para os lusos. 
Hino, de qualquer país, é símbolo sagrado, que 
merece respeito total e que deve ser utilizado em ocasiões 
muito, muito especiais. Mas não precisa, necessariamente, 
entrar em eventos esportivos. Porque, no fundo, pode 
funcionar como advertência subliminar de que é a pátria - e 
não um troféu, uma medalha - que está em disputa. 
Como vejo no esporte função lúdica, imagino como 
seria lindo e emocionante, por exemplo, ver uma "Aquarela 
do Brasil" ou um "Funiculi, funiculá", quando se 
enfrentassem Brasil e Itália. Jogadores e público entrariam 
em êxtase. A alegria dominaria as arquibancadas. Por isso, 
também, não considero desertor um jogador que, por 
qualquer motivo, não queira defender a seleção do sei país. 
Sem ditar regras, e muito menos sem a pretensão de 
dar aula de educação cívica, prefiro que a cidadania, muitas 
vezes com o hino nacional de fundo, seja exercida em 
outras atividades do dia-a-dia. Por exemplo? Na cobrança 
de transparência das ações de políticos, no controle do 
dinheiro arrecadado pelos impostos, no banimento da vida 
pública daqueles que nos roubam recursos, mas, sobretudo 
sonhos. Cidadania também é não referendar dirigente 
esportivo "malandro", é não achar que os fins justificam os 
meios, é não passar os outros para trás. E por aí vai. 
 
Antonio Grecco. O Estado de São Paulo, 
26 de agosto de 2005. 
Questão 01 
 
Ao intitular seu texto com a expressão “lugares comuns”, o 
autor quis dizer o mesmo que “argumentos ou idéias já 
muito conhecidas, chavões, clichês”. Foge da concepção 
de “lugar-comum” a expressão 
 
A) “pátria de chuteiras”. 
B) “esporte de macho”. 
C) “ditar regras”. 
D) “maneira tosca”. 
E) “dirigente malandro”. 
 
 
 
Questão 02 
 
Dentre as passagens do texto, abaixo transcritas, a que 
indica uma opinião do autor, e não fato ocorrido, é 
 
A) “Li anteontem uma nota na agência internacional...” 
B) “Resultado: 3 a 0 para os lusos”. 
C) “A alegria dominaria as arquibancadas”. 
D) “Uma foi criada pelo extraordinário Nelson 
Rodrigues...” 
E) “Os portugueses se deram as mãos”. 
 
 
 
Questão 03 
 
A coesão textual é obtida pelo uso de vários recursos, 
dentre eles o apelo aos chamados recursos anafóricos, que 
retomam termos ou expressões anteriormente mencionados. 
Das alternativas abaixo, todas presentes no texto de Grecco, 
assinale a opção em que se ausenta termo anafórico. 
 
A) “(...) daqueles que nos roubam recursos (...)” 
B) “Em sua avaliação, isso lhes daria mais ânimo”. 
C) “Outra o define como ‘esporte de macho’ ”. 
D) “no controle do dinheiro arrecadado pelos impostos”. 
E) “Uma foi criada pelo extraordinário Nelson 
Rodrigues.” 
 
 
 
 
 
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:VGh1LCAxNiBTZXAgMjAyMSAxOTozNzoxMCAtMDMwMA==
Página: 4 
 
 
Docente II - Geografia 
 
 
Prova objetivaQuestão 04 
 
Os pronomes pessoais são muito versáteis quanto aos 
valores sintáticos que expressam, em função dos contextos 
frasais em que se encontrem. Considerando essa reflexão, 
compare, nos dois fragmentos retirados do texto de Grecco, 
o emprego dos pronomes pessoais nele presentes e indique 
a alternativa que contém a indicação correta das funções 
que eles desempenham nas orações. 
 
I. “que nos roubam recursos” 
II. “que me incomodam” 
 
Ambos os termos desempenham a função de 
 
A) objeto direto tanto de roubar quanto de incomodar. 
B) objeto indireto tanto de roubar quanto de incomodar. 
C) objeto direto e indireto, respectivamente. 
D) objeto indireto e direto, respectivamente. 
E) adjunto adnominal e complemento nominal. 
 
Questão 05 
 
O texto de Grecco apresenta uma série de marcas 
lingüísticas que estabelecem determinados tipos de relações 
entre as partes que o constituem. A alternativa que 
apresenta uma correta relação entre uma dessas marcas e o 
tipo de relação aí estabelecida é 
 
A) “cantassem o hino nacional com ‘mais empenho’ ”. 
(causa) 
B) “define como ‘esporte de macho’ ”. (condição) 
C) “enquanto os germânicos apenas balbuciavam”.(tempo) 
D) “entrar em eventos esportivos”. (tempo) 
E) “mais ânimo antes de confrontos importantes”. (lugar) 
 
Questão 06 
 
A alternativa que contém duas palavras escritas com 
correção ortográfica é 
 
A) auto-estima, misto, fustração. 
B) beneficiente, bisorinho, quiser. 
C) beneficiência, metiolate, propiedade. 
D) estrupo, croquetel, mexilhão. 
E) próprio, lagartixa, xerografia. 
 
Questão 07 
 
A utilização de expressões coloquiais no texto, tais como 
“(...) justificar as botinadas” (parágrafo 1) e “passar os 
outros para trás” (último parágrafo), cumprem o propósito 
de 
A) aproximar mais o leitor da realidade que está sendo 
objeto da crônica ora reproduzida. 
B) criticar, por assim se expressar, a triste realidade dos 
aficionados por jogos violentos. 
C) identificar uma variante lingüística específica praticada 
pelas classes menos favorecidas. 
D) ironizar a fala dos moradores das periferias urbanas, 
demonstrando forte preconceito lingüístico. 
E) condenar as diferentes linguagens passíveis de serem 
articuladas em situações formais. 
 
Questão 08 
 
No fragmento a seguir (“(...) não considero desertor um 
jogador que, por qualquer motivo, não queira defender a 
seleção de seu país” – parágrafo 4), o termo “desertor” 
desempenha a função de 
 
A) predicativo do sujeito. 
B) predicativo do objeto direto. 
C) predicativo do objeto indireto. 
D) adjunto adverbial de modo. 
E) adjunto adverbial de causa. 
 
Questão 09 
 
Em “Aqueles que atravancam meu caminho, eles 
passarão... e eu passarinho” (Mário Quintana), o autor 
opõe, para efeitos de sentido, -ão e –inho, parecendo 
desprezar o fato de serem próprios de 
 
A) classes gramaticais diferentes. 
B) universos impossíveis de articular. 
C) sentidos opostos um ao outro. 
D) sentidos semelhantes um ao outro. 
E) classes gramaticais semelhantes. 
 
Questão 10 
 
O emprego de reticências presentes na frase poética de 
Quintana somente não servem para indicar a 
 
A) ocorrência de certas inflexões de caráter emocional (de 
alegria, de tristeza, de cólera, de sarcasmo). 
B) expressão detalhada de uma enumeração explicativa do 
ânimo do personagem-narrador. 
C) hesitação, surpresa, dúvida ou timidez de quem está se 
manifestando no espaço textual. 
D) interrupção de uma idéia que se começou a exprimir, 
passando a considerações acessórias. 
E) falta de completude da idéia expressa que não se 
finaliza com o término gramatical da frase. 
 
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:VGh1LCAxNiBTZXAgMjAyMSAxOTozNzoxMCAtMDMwMA==
Página: 5 
 
 
Docente II - Geografia 
 
 
Prova objetiva 
♦ Conhecimentos Pedagógicos ♦ 
 
Questão 11 
 
Maria Angélica, professora da Escola Municipal Renascer, 
ao planejar suas aulas, preocupa-se em atender aos 
conteúdos de sua disciplina, uma vez que precisa preparar a 
turma para ter competitividade para chegar ao nível 
superior de ensino. 
Sua preocupação maior é verificar, através de provas e 
testes seguidos, se os conteúdos estão sendo absorvidos 
pela classe, pois entende o planejamento como um conjunto 
de atividades organizadas pelo docente, a fim de alcançar a 
satisfação dos objetivos propostos, uma vez que parte de 
sua visão de aprendizagem, que privilegia o domínio dos 
conhecimentos e o desenvolvimento das capacidades 
cognitivas, a partir do nível dos conhecimentos e do 
desenvolvimento mental, já alcançados pelos discentes. 
Nessa perspectiva, LIBÂNEO (1994) assinala que o 
trabalho dessa docente acaba ficando “restrito às paredes da 
sala de aula”, desconsiderando... 
 
A) as vivências e experiências docentes anteriores 
B) a prática da vida cotidiana das crianças fora da escola 
C) as diretrizes da supervisão escolar, que controla o 
processo de ensino 
D) o cumprimento obrigatório dos PCNs de sua área de 
ensino 
E) a prática da vida docente fora da escola 
 
 
Questão 12 
 
Na Escolar MMR, da rede particular de ensino, todos os 
sujeitos sociais envolvidos podem participar desde o 
planejamento, a execução e avaliação de políticas e práticas 
educacionais. 
Segundo essa proposta de atuação, o referido 
estabelecimento de ensino põe em prática o princípio básico 
da educação nacional, previstos na atual Lei de Diretrizes e 
Bases, no Art. 3º, do TÍTULO II, que fala “Dos Princípios e 
Fins da Educação Nacional”, evidenciando que deve 
haver... 
 
A) igualdade de condições para o acesso e qualidade na 
escola 
B) gratuidade do ensino público em estabelecimentos 
particulares 
C) coexistência de instituições públicas de ensino 
fundamental 
D) vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as 
práticas sociais 
E) garantia de padrão de acesso e permanência 
Questão 13 
 
O processo de planejamento está inserido em vários setores 
da vida social. 
Como processo, ele exige organização, sistematização, 
previsão, decisão e outros aspectos, de forma a garantir a 
eficácia e eficiência da ação, tanto em estabelecimentos de 
ensino de porte micro ou macro. 
Segundo GANDIM (1994), “planejar é utilizar o mesmo 
método com a diferença que, ao invés de contentar-se com 
o conhecimento e a explicação da realidade, o planejamento 
implica em transformar a realidade existente e construir 
uma realidade nova.” 
Partindo-se da premissa que planejar é construir a realidade 
almejada, pode-se entender que não basta apenas organizá-
la e mantê-la em funcionamento. 
Logo, para se construir uma nova realidade desejada, tendo 
por base que todo o processo consiste em construir a 
realidade idealizada, com a maior objetividade possível, é 
preciso... 
 
A) buscar modelos de escolas capazes de atender a essa 
expectativa 
B) decidir sobre a avaliação institucional que animará essa 
escola 
C) entender-se como profissionais formados em 
administração escolar 
D) capacitar os docentes para elaborar os currículos 
oficiais da escola 
E) transformar a realidade, em questão, construindo uma 
nova 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:VGh1LCAxNiBTZXAgMjAyMSAxOTozNzoxMCAtMDMwMA==
Página: 6 
 
 
Docente II - Geografia 
 
 
Prova objetiva 
Questão 14 
 
A Escola Concórdia, da rede particular de ensino, percebeu 
que se investisse em projetos pedagógicos focados na 
participação efetiva de todo tipo de organização grupal dos 
alunos, em todas as atividades a serem 
programadas/desenvolvidas pela escola, bem como na 
própria gestão participativa, estaria levando em 
consideração os diferentes tipos de aprendizagens de seus 
alunos, bem como os objetivos expressospela própria 
escola. 
Agindo assim, deveria promover a conscientização de todos 
os envolvidos no processo educacional de sua instituição 
escolar, refletindo sobre os diferentes aspectos educativos e 
se comprometendo com a excelência do desenvolvimento 
da aprendizagem discente. 
Para Zabala (1998), “(...) se a opção da escola é a formação 
integral da pessoa e um dos objetivos é a educação nos 
valores democráticos, haverá que incluir instâncias e 
processos que permitam que o aluno conheça...” 
 
A) a importância da aquisição do conhecimento, em 
termos pessoais e individuais 
B) suas obrigações e valores culturais, enquanto aluno, 
dentro do espaço escolar 
C) as regras do jogo de uma sociedade democrática, 
sabendo atuar e defendê-la 
D) como deve participar das reuniões do grêmio estudantil, 
atendendo as normas da escola 
E) como funciona a escola, aprendendo a aceitar as 
normas de comportamento existentes 
 
 
Questão 15 
 
Falar da construção do projeto pedagógico é falar de 
planejamento no contexto de um processo participativo. 
Para GADOTTI,(2000), dissociar a tarefa pedagógica do 
aspecto político é difícil, visto que o "educador é político, 
enquanto educador, e o político é educador pelo próprio 
fato de ser político". 
Sendo o Projeto Político-Pedagógico (P.P.P.), um 
instrumento teórico-metodológico, seu objetivo é o de 
ajudar a enfrentar os desafios do cotidiano escolar, através 
da reflexão de todos os sujeitos que compõem a totalidade 
escolar, de maneira consciente, sistematizada, orgânica e 
participativa. 
Enquanto instrumento teórico-metodológico, o PPP norteia 
à ação de todos os agentes que trabalham na escola, 
colaborando para re-significar do trabalho, situando-se em 
possibilidades de ação, frente à identidade da escola. 
Segundo VASCONCELOS (2000), em educação, ao ser 
construído participativamente, fica evidente que o Projeto 
Político-Pedagógico – PPP – é uma tentativa de... 
 
A) resgatar o sentido humano, científico e libertador do 
planejamento 
B) garantir as ações das instâncias intermediárias 
educacionais frente às normas educacionais 
C) dar sentido à secretaria escolar, quanto à compreensão 
da prática pedagógica cotidiana 
D) trabalhar a visão tradicional de educação, através das 
tarefas referentes a sua prática 
E) formatar as etapas a serem desenvolvidas pela 
administração escolar 
 
 
Questão 16 
 
Segundo o DINEP (Instituto Nacional de Estudos e 
Pesquisas Educacionais), o Exame Nacional do Ensino 
Médio – Enem – se constitue num exame diferente, por ser 
“individual, de caráter voluntário, oferecido anualmente aos 
estudantes, que estão concluindo ou que já concluíram o 
ensino médio em anos anteriores.” 
Assim sendo, esse modelo avaliativo dá ênfase na aferição 
das estruturas mentais frente à construção contínua do 
conhecimento, em detrimento apenas da verificação da 
memorização mecânica, descontextualizada, que não pode 
ser o único elemento de compreensão do mundo. 
Logo, “o Enem não mede a capacidade do estudante de 
assimilar e acumular informações, e sim o incentiva a 
aprender a pensar, a refletir e a “saber como fazer”. 
Portanto, seu objetivo principal é possibilitar uma 
referência para auto-avaliação, a partir das competências e 
habilidades que estruturam o Exame, visando... 
 
A) entrar no ensino universitário, sem ter que passar pelas 
provas do exames de vestibular 
B) adquirir conhecimentos científicos e específicos para o 
desempenho técnico-profissional no futuro 
C) socializar os sujeitos competentes, para atuarem numa 
sociedade competitiva e excludente 
D) auxiliar nas escolhas futuras e o desenvolvimento das 
competências fundamentais ao exercício cidadão 
E) criar condições de competitividade para aqueles que 
obtiverem sucesso no exame nacional 
 
 
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:VGh1LCAxNiBTZXAgMjAyMSAxOTozNzoxMCAtMDMwMA==
Página: 7 
 
 
Docente II - Geografia 
 
 
Prova objetiva 
Questão 17 
 
Na práxis educacional, o educador deve ser aquele que tem 
a responsabilidade de dar a direção ao ensino e o educando 
àquele que aprende e se desenvolve no processo de 
aprendizagem, formando-se tanto como sujeito ativo de sua 
história pessoal como da história humana. 
Quanto à interação entre educador-educando, Freire (2002) 
realçou que as ações pedagógicas devem refletir o respeito 
e o compromisso firmados entre esses parceiros do 
processo educacional, sendo necessário ter, como ponto de 
partida, a exigência dos educadores assumirem a sua 
autoridade profissional, enquanto líderes democráticos, ao 
conduzirem esse processo e a orientação das atividades, 
resguardando a autonomia e a liberdade discente, no 
processo ensino-aprendizagem. 
LUCKESI (1994) assinala que o educador, que se encontrar 
num nível acima de desenvolvimento das suas capacidades 
e detém um patamar cultural mais elevado, deverá ser o 
grande estimulador do progresso discente, pois estão no 
contexto de relações sociais definidas, onde 
docente/discente... 
 
A) são sujeitos de história diferentes 
B) se relacionam, realizando o processo educativo 
C) estabelecem relações hierárquicas de poder 
D) reduzem a existência humana ao mero viver 
E) são seres da adaptação, do ajustamento 
 
 
Questão 18 
 
A professora Laura Maria, adepta da tendência pedagógica 
da Didática da Escola Nova ou Didática ativa, considera o 
aluno como sujeito da aprendizagem, devendo oferecer 
atividades educativas que coloquem seus alunos em 
condições propícias de aprendizagem, a partir de seus 
interesses, necessidades e possibilidades, bem como 
oferecendo estímulos, para que possam buscar por si 
mesmos os conhecimentos e experiências. 
Ela acredita que seus alunos aprendam melhor o que fazem 
por si próprios, sabendo que os personagens principais do 
processo ensino-aprendizagem são os alunos ativos e 
investigadores. 
Portanto, a professora Laura Maria incentiva, orienta, 
organiza as situações de aprendizagem, adequando-as às 
capacidades e características individuais dos alunos. 
Logo, ao valorizar “mais o processo da aprendizagem e os 
meios que possibilitam o desenvolvimento das capacidades 
e habilidades intelectuais dos alunos, a Didática ativa ... 
 
A) dá maior ênfase aos trabalhos mimeografados 
B) possibilita o professor a impor as atividades a serem 
realizadas 
C) dá menos atenção aos conhecimentos sistematizados 
D) centra o ensino na transmissão de conhecimentos 
E) transmite a cultura geral, valorizada pela sociedade 
 
 
Questão 19 
 
Ao promover à avaliação educacional da Escola Miramar, 
no início do período letivo, a diretora Thaís procurou não 
impor, de imediato, a cobrança de resultados satisfatórios, 
possibilitando uma reflexão sobre os dados elencados, 
buscando ajudar o corpo docente e a equipe técnico-
pedagógica a se posicionar melhor frente às análises 
apresentadas, se propondo ampliar os saberes profissionais 
existentes, bem como a visão sobre a comunidade em torno. 
Comungando com PERRENOUD e THURLER (2002), a 
diretora Thaís sabe que é um desafio importante para a 
avaliação educacional e para a escola, como um todo, 
entender que a gestão está sempre ligada a pessoas e que 
depende das experiências e vivências das culturas locais, 
ficando evidente a necessidade de... 
 
A) engajar os atores envolvidos em um processo de 
aprendizagem coletiva 
B) contar com os docentes para resolverem os problemas 
de ensino, na sala de aula 
C) possibilitar o desenvolvimento das práticas tradicionais 
de ensino-aprendizagem 
D) promover ciclos de palestras, seminários e oficinas para 
a comunidade externa 
E) permitir o uso dos equipamentos eletrônicos da escola à 
comunidade escolar, em geral 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:VGh1LCAxNiBTZXAgMjAyMSAxOTozNzoxMCAtMDMwMA==Página: 8 
 
 
Docente II - Geografia 
 
 
Prova objetiva 
Questão 20 
 
Ao trabalhar com a questão curricular, no momento do 
planejamento participativo em sua escola, a supervisora 
Joana lembrou a todos a necessidade de se consultar à atual 
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira – a Lei nº. 
9394/96 - para poder nortear os discursos da reunião. 
Após a distribuição da folha xerografada do Art. 26º., da 
LDB/96, ela pediu que as pessoas presentes o lessem, 
destacando o cerne do que competia aos currículos do 
ensino fundamental e médio. 
Ressaltaram que deveriam assegurar uma base nacional 
comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e 
estabelecimento escolar, bem como por uma parte 
diversificada, exigida pelas características regionais e locais 
da sociedade, da cultura, da economia e da clientela. 
Quanto à parte diversificada do currículo, viram que o § 5º. 
afirma a necessidade de ser incluído, obrigatoriamente, a 
partir da quinta série, o ensino de pelo menos uma língua 
estrangeira moderna, cuja escolha ficará a cargo da... 
 
A) da secretaria da escola, conforme a sua disponibilidade 
e interesse 
B) das parcerias que a escola puder fazer com os cursos de 
língua estrangeira 
C) das secretarias estaduais, através de suas normas e 
recomendações 
D) das disposições das secretarias municipais e dos níveis 
intermediários 
E) comunidade escolar, dentro das possibilidades da 
instituição 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
♦ Conhecimentos Específicos ♦ 
 
Questão 21 
 
No processo de evolução do capitalismo, a transição para o 
padrão de acumulação pós-fordista trouxe novas formas 
organizacionais e novas tecnologias produtivas. A 
aplicação das novas tecnologias contribuiu muito na 
superação da rigidez do fordismo. 
Assinale a opção que apresenta respectivamente um aspecto 
que demonstre a rigidez do fordismo e a flexibilidade do 
pós-fordismo. 
 
A) Produção estandardizada / trabalhadores polivalentes. 
B) Trabalhadores especializados / fortes organizações 
sindicais. 
C) Fusão entre quem pensa e quem executa / forte 
terceirização. 
D) Sistema de just in time / grande variedade dos produtos. 
E) Obsolescência prematura dos produtos / mercados de 
massa. 
 
 
Questão 22 
 
Se o Brasil sofresse um movimento em que o extremo 
Norte e o extremo Sul do país invertessem de posição como 
mostra o mapa abaixo que alterações climáticas nosso país 
sofreria? 
 
 
 
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:VGh1LCAxNiBTZXAgMjAyMSAxOTozNzoxMCAtMDMwMA==
Página: 9 
 
 
Docente II - Geografia 
 
 
Prova objetiva 
A) A maior parte do país seria dominada por baixas 
temperaturas o ano inteiro. 
B) A zona de latitudes médias se ampliaria e o clima 
temperado seria dominante. 
C) Não existiriam mais os efeitos das massas Equatoriais 
sobre o território nacional. 
D) Os efeitos das correntes marinhas seriam muito mais 
significativos na região sul. 
E) A área sob influência Zona de Convergência 
Intertropical serie ampliada. 
 
Questão 23 
 
O esquema abaixo é apresentado por um professor como 
exercício a uma turma e é solicitado aos alunos que 
completem o esquema preenchendo o eixo vertical e 
horizontal com os dois fatores que mais influenciam nos 
principais tipos de vegetação do planeta. 
 
Fonte: "Ecoscience: Population, Resources, Enviroment.", Paul 
R. Ehrlich, and John P. Holden, W. H. Freeman, New York, 
1977. 
A forma correta de preenchimento do eixo vertical e 
horizontal respectivamente pelos alunos é: 
 
A) índice de precipitação diária e média térmica diária. 
B) pressão atmosférica e velocidade dos ventos. 
C) precipitação média anual e temperatura média anual. 
D) umidade relativa do ar e nível de fertilidade do solo. 
E) grau de biodiversidade e nível de luminosidade. 
Questão 24 
 
O fordismo se fundava no domínio absoluto da fábrica 
sobre a sociedade. Enquanto forma de organização típica da 
"produção em massa" (do modelo produtivo onde quem 
produz "sabe" ter à sua disposição um mercado quase 
ilimitado em que a oferta sempre será inferior à demanda), 
esta não devia "obedecer" ao ambiente externo, pelo 
contrario, podia permitir-se "modelá-lo". Definindo tipos de 
produtos e volumes de produção "autonomamente", 
exclusivamente baseados nos próprios parâmetros 
produtivos. A programação da empresa poderia, assim, 
pensar a sociedade como uma variável dependente, como 
objeto de programação, segundo a idéia de um fluxo linear 
que, dentro da direção da fábrica, do coração da produção, 
descenderia ao longo de todo o ciclo produtivo e daria, 
finalmente, forma ao mercado, “submetendo-o" à própria 
racionalidade técnica do mesmo modo como submetia a 
força de trabalho. Assim funcionava o fordismo: da fábrica 
para a sociedade, num fluxo de sentido único. A própria 
cidade fordista, a company town, não era mais que uma 
extensão da fábrica, seguia seus ritmos, seus horários, 
assumia seus estilos de vida e suas formas de domínio. 
 
(Fonte: Revelli, Marco at alli. OITO HIPÓTESES SOBRE O PÓS-
FORDISMO. IN: http://www.geocities.com/autonomiabvr/8hip.html) 
 
Um dos principais reflexos espaciais deste modelo 
produtivo do capitalismo apresentado no texto é: 
 
A) o processo de desmetropolização. 
B) a formação de grandes aglomerações urbanas. 
C) a ruptura da tradicional hierarquia urbana. 
D) a desterritorialização da atividade industrial 
E) o estabelecimento de novas relações entre cidade e 
campo. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:VGh1LCAxNiBTZXAgMjAyMSAxOTozNzoxMCAtMDMwMA==
Página: 10 
 
 
Docente II - Geografia 
 
 
Prova objetiva 
 
Questão 25 
 
No inverno de 1978/79, Washington (DC) é tomada por 
uma “parada de tratores” promovida por agricultores 
(farmers) norte-americanos, ligados ao “American 
Agricultural Movement” (AAM). Esta grande manifestação 
protestava contra os baixos preços dos produtos agrícolas 
(Burbach e Flynn, 1982). Em abril de 1997, Brasília (DF) é 
inundada por uma passeata com cerca de 40.000 
trabalhadores rurais ligados ao “Movimento dos Sem-
Terra” (MST) que, vindos a pé, de diversos pontos do 
território brasileiro, reivindicavam a efetivação da reforma 
agrária. 
Nos Estados Unidos, os agricultores lutavam pela 
sobrevivência da tradicional agricultura familiar, até então 
o esteio do sistema agrário do país. No Brasil, luta-se, 
ainda, pela propriedade da terra por parte, principalmente, 
dos pequenos produtores que foram expropriados dos meios 
de produção. 
 
Adaptado de: Revista geo-paisagem (on line) Ano 5, nº 9, 
2006 Janeiro/Junho de 2006 
 
Estes dois eventos, à primeira vista desconectados entre si 
no tempo e no espaço, ilustram: 
 
A) a subordinação do setor agrário ao capital das empresas 
processadoras. 
B) a concentração de terras existente tanto do primeiro 
como no do terceiro Mundo. 
C) o papel fundamental desempenhado pelo Estado no 
processo de modernização da atividades agrícolas. 
D) a passagem do denominado “complexo agrário” ao 
“complexo agroindustrial” no meio rural. 
E) os efeitos perversos do avanço das relações capitalistas 
no campo que ocorrem em escala planetária. 
 
Questão 26 
 
Uma das áreas mais problemáticas e tensas do mundo atual 
é o sub continente indiano. Dentre as várias tensões 
geopolíticas ali existentes, a que chama mais atenção é 
aquela que opõe a Índia e o Paquistão. 
A partir da década de 90, as tensões entre esses dois 
Estados adquiriram dimensões mais perigosas devido: 
 
I. ao fato do Paquistão ter adquirido poderio e acesso a 
armas nucleares. 
II. ao Tibet, uma região histórico-geográfica cujos 
limites não muitoprecisos, ser pleiteado também pela 
China além da Índia e do Paquistão. 
III. a rivalidade entre indianos e paquistaneses pela 
disputa da Cachemira. 
IV. a região ter sido palco de movimentos separatistas 
Sikis particularmente violentos. 
 
Assinale se estão corretas apenas as afirmativas: 
 
A) I 
B) I e II 
C) II e III 
D) III e IV 
E) I, II e IV 
 
Questão 27 
 
Com novo PIB, Brasil tem IDH de 'primeiro mundo' 
"IDH sobe e Brasil entra no clube do Alto 
Desenvolvimento Humano"; "Para ONU, Brasil já não é um 
país pobre"; "Com PIB e renda maiores, país chega ao 
primeiro mundo da área social". Manchetes como estas 
estarão em todos os jornais quando a ONU atualizar, com o 
novo PIB brasileiro, a base de dados que alimenta o cálculo 
do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). 
 
(Bramatti, Daniel. In Terra Magazine – disponível em 
http://terramagazine.terra.com.br. Acessado em 03/04/2007, 07h49) 
 
Manchetes como estas confundem alunos no aprendizado 
de Geografia, pois a mídia possui um poder de penetração 
muito grande, porém não tem a capacidade de mudar a 
realidade. 
 
Um professor para desmentir esta manchete precisa 
demonstrar/explicar para os alunos que o Brasil: 
 
A) apresenta uma grande dependência financeira externa 
por isso não pode ser considerado do primeiro mundo 
na área social. 
B) melhora muito vários de seus indicadores sociais 
apenas através de políticas paternalistas como o 
Programa Bolsa Família 
C) amplia o endividamento externo para promover o PAC 
– Programa de Aceleração do Crescimento – portanto a 
melhora dos indicadores sociais é apenas temporária. 
D) possui um dos maiores índices de desigualdade social 
do mundo e uma boa parcela de sua população vivendo 
em más condições de vida. 
E) evolui muito na área social com uma drástica 
diminuição da concentração de renda porém ainda 
persiste uma histórica subordinação política. 
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:VGh1LCAxNiBTZXAgMjAyMSAxOTozNzoxMCAtMDMwMA==
Página: 11 
 
 
Docente II - Geografia 
 
 
Prova objetiva 
Questão 28 
 
Ao longo da história, a Geografia foi influenciada no 
conteúdo e na metodologia por mudanças científicas, 
tecnológicas e instrumentais de várias outras ciências, as 
quais forneceram os subsídios para fundamentar e 
complementar os seus estudos. 
A escala é um dos elementos básicos do mapa e um 
instrumento essencial no mapeamento dos aspectos do 
interesse da Geografia por isso este conteúdo ( o que é, suas 
aplicações e quais os tipos que existem ) consta logo do 
programa na série inicial do Ensino Fundamental II. 
O esquema abaixo foi aplicado a uma turma solicitando aos 
alunos que completassem os números de 1 a 6. 
 
A) distância real, distância no mapa, pequena, numérica, 
grande e gráfica. 
B) distância gráfica, distância cartográfica, grande, média, 
intervalar e ordinal 
C) distância real, distância gráfica, métrica, nominal, 
ordinal e cartográfica. 
D) distância no mapa, distância real, gráfica, numérica, 
grande e pequena. 
E) distância no mapa, distância real, numérica, sísmica, 
métrica e nominal. 
 
 
Questão 29 
 
“A cidade ainda permanece um mercado unitário de 
trabalho e de habitação, por exemplo, mas só pode ser 
considerada como “sujeito coletivo unitário” do ponto de 
vista jurídico formal. Isso leva à definição de nó como 
“unidade físico-espacial”, “um sistema ambiental local 
dotado de sua própria coesão interna, graças à qual ele é 
capaz de participar de de uma coesão mais ampla em rede” 
É como se este nó fosse o elemento mais territorializado e, 
por isso mesmo, “controlado” da rede”. 
 
CASTRO, I.E. et al. (orgs). Geografia: conceitos e temas. São Paulo, 
Bertrand Brasil, 1995. 
 
Podemos dizer que as redes se tornam mais 
desterritorializantes quanto mais elas são: 
 
I. Instrumentais e vinculadas à lógica padronizadora da 
economia de mercado; 
II. Técnico-informacionais e imateriais, incorporando 
níveis tecnológicos que permitem a simultaneidade de 
informações; 
III. Globais e hierárquicas, impondo a interdependência a 
nível planetário; 
IV. Ilegais ou clandestinas, pois encontram-se à margem 
dos controles politicamente dominantes. 
 
Assinale se estão corretas apenas as afirmativas: 
 
A) I e IV 
B) II e III 
C) I, II e III 
D) II, III e IV 
E) I, II, III e IV 
 
 
Questão 30 
 
Leia os fragmentos de texto abaixo que expressão duas 
visões da Geografia como ciência: 
 
 I 
“...tratam de fatos não repetitivos, não reprodutíveis e, 
portanto, sem aspectos regulares que possam fundamentar 
leis e normas gerais. Estes fatos só podem ser 
compreendidos a partir do contexto particular que os gerou, 
são únicos, não podem ser explicados, mas somente 
compreendidos à luz de suas particularidades.” 
 
II 
“...procura nos fatos aquilo que é regular, geral e comum, 
estabelece assim modelos abstratos que podem antecipar 
resultados a partir de conhecimento das variáveis 
fundamentais que definem um fato ou fenômeno.” 
 
CASTRO, I.E. et al. (orgs). Geografia: conceitos e temas. São Paulo, 
Bertrand Brasil, 1995. 
 
Os dois fragmentos de texto apresentam respectivamente a 
visão da Geografia como ciência: 
 
A) descritiva e clássica. 
B) analítica e possibilista. 
C) ideográfica e nomotética. 
D) crítica e sistemática. 
E) natural e determinista. 
 
 
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:VGh1LCAxNiBTZXAgMjAyMSAxOTozNzoxMCAtMDMwMA==
Página: 12 
 
 
Docente II - Geografia 
 
 
Prova objetiva 
Questão 31 
 
“O espaço urbano capitalista – fragmentado, articulado, 
reflexo, condicionante social, cheio de símbolos e campo de 
lutas – é um produto social, resultado de ações acumuladas 
através do tempo, e engendradas por agentes que produzem 
e consomem espaço.” 
(CORRÊA, R. L. A rede urbana. São Paulo: Ática, 1989) 
 
Assinale a alternativa que NÃO caracteriza corretamente os 
agentes produtores do espaço urbano: 
 
A) Os proprietários fundiários estão fundamentalmente 
interessados no valor de uso da terra e não no seu valor 
de troca. 
B) A atuação do Estado se faz visando criar condições que 
viabilizem o processo de acumulação e a reprodução 
das classes sociais e suas frações 
C) Os grupos sociais excluídos produzem seu próprio 
espaço tornando-se efetivamente agentes modeladores 
na maioria dos casos independentemente de outros 
agentes 
D) Aos proprietários dos meios de produção, o suporte 
físico e a presença de requisitos locacionais específicos 
às atividades são os papéis atribuídos à terra urbana. 
E) A atuação espacial dos promotores imobiliários se faz 
de modo desigual, criando e reforçando a segregação 
residencial na cidade. 
 
Questão 32 
 
A partir de meados dos anos 70, o fenômeno migratório 
passou a ser analisado e caracterizado sob um enfoque 
distinto daquele que até então servia como base de 
interpretação dos fluxos migratórios. 
Assinale a alternativa que identifica e caracteriza 
corretamente este enfoque que reconsiderou o fenômeno 
migratório a partir deste momento: 
 
A) O enfoque neoclássico que passou a conceber a decisão 
de migrar como ato forçado pela necessidade de 
valorização do capital. 
B) O enfoque pós-moderno que determinou a 
industrialização e a modernização como força positiva 
propulsora da migração. 
C) O enfoque neomarxista que passou a considerar os 
grupos sociais como categoria de análise ao invés do 
indivíduo. 
D) O enfoque neoliberal que atribuiu o resultado do 
processo global de mudanças como significado dos 
fluxos. 
E) O enfoque cultural que estabeleceu como metodologia 
a análise descritiva, dualista e setorial do fenômeno. 
 
 
Questão 33 
 
A economia brasileira vem passando por um importante 
período de crescimento ao longo dos últimos anos, noqual 
a dinâmica industrial tem grande participação. No entanto a 
indústria ainda enfrenta alguns problemas que atravancam 
seu crescimento, dentre os quais podemos destacar: 
 
A) a pequena expansão do mercado interno resultado do 
aumento do desemprego. 
B) a dificuldade de obter uma melhora na qualidade dos 
produtos em função da deficiência tecnológica. 
C) o aumento da concentração espacial na região Sudeste e 
a retração das demais regiões. 
D) a diminuição nos volumes absoluto e relativo nas 
exportações de produtos industrializados. 
E) barreiras tarifárias e não tarifárias impostas por outros 
países à importação de produtos brasileiros. 
 
 
Questão 34 
 
No processo de formação do território brasileiro alguns 
ciclos econômicos tiveram grande destaque e contribuíram 
para a expansão das áreas de ocupação e para a estruturação 
do território. Um dos principais ciclos foi o da mineração o 
qual permitiu grandes mudanças geográficas no território. 
Sobre estas mudanças ocorridas neste momento histórico é 
INCORRETO afirmar que: 
 
A) a enorme concentração demográfica fez de Ouro Preto 
uma das cidades mais populosas do Brasil do século 
XVIII. 
B) A construção das primeiras ferrovias permitiu que a 
região da minas fosse conectada ao porto do Rio de 
Janeiro. 
C) O deslocamento da capital de Salvador para o Rio de 
Janeiro contribuiu para a transferência do centro 
político-econômico da colônia. 
D) O enriquecimento rápido e fácil acabou criando ali uma 
classe de novos-ricos, inclusive de escravos alforriados, 
permitindo uma vida urbana com importante nível de 
ascensão social. 
E) O eixo do povoamento e do poder econômico foram 
transferidos para o Sudeste e significou também a 
“épica conquista do interior”. 
 
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:VGh1LCAxNiBTZXAgMjAyMSAxOTozNzoxMCAtMDMwMA==
Página: 13 
 
 
Docente II - Geografia 
 
 
Prova objetiva 
Questão 35 
 
“Raúl Reyes, cujo nome verdadeiro é Luis Edgar Devia, 
disse, dias antes de morrer, em entrevista para a Agencia de 
Noticias Nueva Colombia, que, além do Brasil, a guerrilha 
está presente nas fronteiras da Colômbia com Venezuela, 
Equador, Panamá e Peru, marcando dessa forma toda a 
geopolítica do Noroeste da América do Sul.” 
 
Bigotto, José Francisco. Territórios em construção. In Discutindo 
Geografia, Ano 4, no. 19. Escala Educacional. 
 
Diante da expansão das Forças Armadas Revolucionárias 
da Colômbia (Farc), mudanças importantes na geografia da 
região são observadas, dentre as quais podemos destacar: 
 
A) A perda da importância geopolítica internacional da 
Colômbia em função da presença e do fortalecimento 
das Farc no país. 
B) A dificuldade do governo colombiano de controlar e de 
estar presente nas regiões de fronteira em função da 
presença das Farc em grande parte delas. 
C) O enfraquecimento da liderança política de Hugo 
Chávez na América Latina em função do apoio dado às 
Farc. 
D) O aumento significativo no número de migrantes para 
os Estados Unidos oriundos de cidades dos municípios 
onde os conflitos se fazem presentes. 
E) A dificuldade de reconhecimento dos limites da 
Colômbia com os países vizinhos o que vem 
provocando frequentes tensões diplomáticas. 
 
 
Questão 36 
 
As rochas estão presentes no dia a dia do ser humano nas 
mais diversas situações e podem ser classificadas em três 
grupos de acordo com a sua origem. Assinale a alternativa 
que apresenta exemplos de rochas e suas respectivas 
classificações corretamente: 
 
A) O carvão mineral, muito utilizado na indústria 
siderúrgica para aquecer os alto-fornos é uma rocha 
ígnea. 
B) O basalto, que dá origem a um solo fértil, conhecido 
como terra roxa, é classificado como rocha sedimentar. 
C) O mármore, muito utilizado para a fabricação de 
bancadas de cozinhas é classificado como uma rocha de 
origem magmática. 
D) O arenito, que serve à construção civil, como pedras de 
alicerce, é classificado como uma rocha estratificada. 
E) As estalactites e estalagmites formadas em grutas 
calcárias são exemplos de rochas de origem 
metamórfica. 
Questão 37 
 
O cinturão industrial do nordeste dos Estados Unidos 
(Manufacturing Belt) já chegou a concentrar, no início do 
século XX, mais de 75% da produção industrial. Ao longo 
das últimas décadas, porém, vem ocorrendo um processo de 
descentralização industrial, sobre o qual podemos afirmar 
que: 
 
A) A industrialização efetiva da região Sul começou a 
ocorrer com o crescimento no número de indústrias 
têxteis que buscavam localizar-se próximo à matéria-
prima (algodão). 
B) Foi após a Primeira Guerra Mundial que iniciou-se um 
processo de ocupação do oeste incentivados pela 
instalação de pólos petroquímicos na região. 
C) A existência de amplas reservas de silício nas 
proximidades de Salt Lake City e Denver favoreceu a 
concentração da indústria informática nesta região. 
D) A instalação de importante pólo da indústria 
aeronáutica em Seattle e de indústrias ligadas ao 
alumínio favoreceu o desenvolvimento do Noroeste do 
país. 
E) Os incentivos do governo favoreceram o 
aproveitamento das grandes reservas de minério de 
ferro na região no entorno do Golfo do México com a 
instalação de indústrias automobilísticas. 
 
Questão 38 
 
A intensificação do desenvolvimento econômico e da 
urbanização a partir da década de 1950 no Brasil gerou um 
aumento na demanda do mercado de consumo industrial, 
comercial e de serviços por energia. A partir de então uma 
série de medidas são adotadas pelo governo federal. Sobre a 
questão energética no Brasil, considere as seguintes 
afirmativas: 
 
I. As usinas nucleares brasileiras tiveram suas obras 
iniciadas na década de 1970 como parte do ambicioso 
projeto nuclear concebido durante a ditadura. 
II. O sonho do “Brasil potência” levou os governos 
militares a construir grandes usinas hidrelétricas no 
território brasileiro, o que teve continuidade com o 
poder civil subsequente. 
III. A crise energética ocorrida em 1999-2000 levou ao 
lançamento de um projeto ambicioso do governo de 
construção de termelétricas movidas a carvão mineral 
 
Estão corretas apenas a(s) alternativa(s): 
 
A) II 
B) I e II 
C) II e III 
D) I e III 
E) I, II e III 
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:VGh1LCAxNiBTZXAgMjAyMSAxOTozNzoxMCAtMDMwMA==
Página: 14 
 
 
Docente II - Geografia 
 
 
Prova objetiva 
 
Questão 39 
 
Fonte: Exame, edição 916, ano 42, no. 7 – 23/04/2008 
Os gráficos acima apresentam as mudanças ocorridas na estrutura etária da população brasileira e as perspectivas futuras de 
) diminuição da expectativa de vida. 
. 
 infantil. 
uestão 40
 
mudanças. Dentre as perspectivas de mudanças apresentadas, podemos identificar: 
 
A
B) aumento na taxa de natalidade. 
C) envelhecimento da população. 
D) aumento na taxa de mortalidade
E) diminuição na taxa de mortalidade
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Q 
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:VGh1LCAxNiBTZXAgMjAyMSAxOTozNzoxMCAtMDMwMA==
Página: 15 
 
 
Docente II - Geografia 
 
 
Prova objetiva 
Página: 15 
 
 
Docente II - Geografia 
 
 
Prova objetiva 
 
“O mundo no final do século XX mostra diferentes organizações econômicas existentes que, de uma forma ou de outra, 
Fonte: ROSS, J. (Org). Geografia do Brasil. São Paulo: Edusp, 1998 
Entre as organizações econômicas que apresentam grande destaque no cenário atual podemos identificar NAFTA,
) 6 – 5 – 8 – 10 
contribuem para a aglutinação dos países nabusca da integração de mercados e da redução de tarifas.” 
 
 
 
 
MERCOSUL, OCDE e Japão/Tigres Asiáticos que estão representados no mapa e identificados pela legenda, 
respectivamente, pelos números: 
 
A
B) 1 – 6 – 4 – 11 
C) 1 – 5 – 4 – 10 
D) 6 – 4 – 9 – 11 
E) 9 – 5 – 7 – 10 
 
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:VGh1LCAxNiBTZXAgMjAyMSAxOTozNzoxMyAtMDMwMA==
Q01 Q02 Q03 Q04 Q05 Q06 Q07 Q08 Q09 Q10
D C D D C A A B A B
Q11 Q12 Q13 Q14 Q15 Q16 Q17 Q18 Q19 Q20
D A E B D A B D X X
Q21 Q22 Q23 Q24 Q25 Q26 Q27 Q28 Q29 Q30 Q31 Q32 Q33 Q34 Q35 Q36 Q37 Q38 Q39 Q40
B B B B C E D C D E E A A A E C A E B D
Q01 Q02 Q03 Q04 Q05 Q06 Q07 Q08 Q09 Q10
D C D D C A A B A B
Q11 Q12 Q13 Q14 Q15 Q16 Q17 Q18 Q19 Q20
D A E B D A B D X X
Q21 Q22 Q23 Q24 Q25 Q26 Q27 Q28 Q29 Q30 Q31 Q32 Q33 Q34 Q35 Q36 Q37 Q38 Q39 Q40
C B A D E D B C E E D D A B C B C E A B
Q01 Q02 Q03 Q04 Q05 Q06 Q07 Q08 Q09 Q10
D C D D C A A B A B
Q11 Q12 Q13 Q14 Q15 Q16 Q17 Q18 Q19 Q20
D A E B D A B D X X
Q21 Q22 Q23 Q24 Q25 Q26 Q27 Q28 Q29 Q30 Q31 Q32 Q33 Q34 Q35 Q36 Q37 Q38 Q39 Q40
D D A C D C D D D A D C E E X D C C X X
Q01 Q02 Q03 Q04 Q05 Q06 Q07 Q08 Q09 Q10
D C D D C A A B A B
Q11 Q12 Q13 Q14 Q15 Q16 Q17 Q18 Q19 Q20
D A E B D A B D X X
Q21 Q22 Q23 Q24 Q25 Q26 Q27 Q28 Q29 Q30 Q31 Q32 Q33 Q34 Q35 Q36 Q37 Q38 Q39 Q40
C E B D B B D B B E C D D B D A A B C E
Conhecimentos Específicos
Conhecimentos Específicos
Arquiteto
Conhecimentos Básicos
Língua Portuguesa
Noções de Informática
Noções de Informática
Conhecimentos Específicos
Administrador
Conhecimentos Básicos
Língua Portuguesa
Noções de Informática
Língua Portuguesa
Noções de Informática
TURNO TARDE
Nível Superior
Analista de Sistemas
Conhecimentos Básicos
X = QUESTÃO ANULADA
X = QUESTÃO ANULADA
X = QUESTÃO ANULADA
X = QUESTÃO ANULADA
Conhecimentos Específicos
Advogado
Conhecimentos Básicos
Língua Portuguesa
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:VGh1LCAxNiBTZXAgMjAyMSAxOTozNzoxMyAtMDMwMA==
Q01 Q02 Q03 Q04 Q05 Q06 Q07 Q08 Q09 Q10
D C D D C A A B A B
Q11 Q12 Q13 Q14 Q15 Q16 Q17 Q18 Q19 Q20
D A E B D A B D X X
Q21 Q22 Q23 Q24 Q25 Q26 Q27 Q28 Q29 Q30 Q31 Q32 Q33 Q34 Q35 Q36 Q37 Q38 Q39 Q40
D C E B D E B E B A D E B B C D E C E B
Q01 Q02 Q03 Q04 Q05 Q06 Q07 Q08 Q09 Q10
D C D D C A A B A B
Q11 Q12 Q13 Q14 Q15 Q16 Q17 Q18 Q19 Q20
D A E B D A B D X X
Q21 Q22 Q23 Q24 Q25 Q26 Q27 Q28 Q29 Q30 Q31 Q32 Q33 Q34 Q35 Q36 Q37 Q38 Q39 Q40
B A C B D D A B E C E C D A C E B C D D
Q01 Q02 Q03 Q04 Q05 Q06 Q07 Q08 Q09 Q10
D C D D C A A B A B
Q11 Q12 Q13 Q14 Q15 Q16 Q17 Q18 Q19 Q20
B D E C A D B C A E
Q21 Q22 Q23 Q24 Q25 Q26 Q27 Q28 Q29 Q30 Q31 Q32 Q33 Q34 Q35 Q36 Q37 Q38 Q39 Q40
D E D A C B C X A C E A B A E D C C D A
Q01 Q02 Q03 Q04 Q05 Q06 Q07 Q08 Q09 Q10
D C D D C A A B A B
Q11 Q12 Q13 Q14 Q15 Q16 Q17 Q18 Q19 Q20
B D E C A D B C A E
Q21 Q22 Q23 Q24 Q25 Q26 Q27 Q28 Q29 Q30 Q31 Q32 Q33 Q34 Q35 Q36 Q37 Q38 Q39 Q40
B A E C A C D E A D C E A D B E A C A D
Conhecimentos Específicos
Docente II - Geografia
Conhecimentos Básicos
Conhecimentos Específicos
Docente II - Ed. Física
Conhecimentos Básicos
Língua Portuguesa
Conhecimentos Pedagógicos
X = QUESTÃO ANULADA
Conhecimentos Específicos
Docente II - Ciências
Conhecimentos Básicos
Língua Portuguesa
Conhecimentos Pedagógicos
X = QUESTÃO ANULADA
Conhecimentos Específicos
Engenheiro Civil
Conhecimentos Básicos
Língua Portuguesa
Noções de Informática
Contador
Conhecimentos Básicos
Língua Portuguesa
Noções de Informática
X = QUESTÃO ANULADA
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:VGh1LCAxNiBTZXAgMjAyMSAxOTozNzoxMyAtMDMwMA==
Q01 Q02 Q03 Q04 Q05 Q06 Q07 Q08 Q09 Q10
D C D D C A A B A B
Q11 Q12 Q13 Q14 Q15 Q16 Q17 Q18 Q19 Q20
B D E C A D B C A E
Q21 Q22 Q23 Q24 Q25 Q26 Q27 Q28 Q29 Q30 Q31 Q32 Q33 Q34 Q35 Q36 Q37 Q38 Q39 Q40
A B C B E X D X E C A A E B B D D B C C
Q01 Q02 Q03 Q04 Q05 Q06 Q07 Q08 Q09 Q10
D C D D C A A B A B
Q11 Q12 Q13 Q14 Q15 Q16 Q17 Q18 Q19 Q20
B D E C A D B C A E
Q21 Q22 Q23 Q24 Q25 Q26 Q27 Q28 Q29 Q30 Q31 Q32 Q33 Q34 Q35 Q36 Q37 Q38 Q39 Q40
D C B A E E B C D A D A B E C A D B D A
Q01 Q02 Q03 Q04 Q05 Q06 Q07 Q08 Q09 Q10
D C D D C A A B A B
Q11 Q12 Q13 Q14 Q15 Q16 Q17 Q18 Q19 Q20
B D E C A D B C A E
Q21 Q22 Q23 Q24 Q25 Q26 Q27 Q28 Q29 Q30 Q31 Q32 Q33 Q34 Q35 Q36 Q37 Q38 Q39 Q40
E A C A D C D E A B C E C E A D B A D E
Q01 Q02 Q03 Q04 Q05 Q06 Q07 Q08 Q09 Q10
D C D D C A A B A B
Q11 Q12 Q13 Q14 Q15 Q16 Q17 Q18 Q19 Q20
B D E C A D B C A E
Q21 Q22 Q23 Q24 Q25 Q26 Q27 Q28 Q29 Q30 Q31 Q32 Q33 Q34 Q35 Q36 Q37 Q38 Q39 Q40
D A D A C B D C E E D C B B C A E A E D
Q01 Q02 Q03 Q04 Q05 Q06 Q07 Q08 Q09 Q10
D C D D C A A B A B
Q11 Q12 Q13 Q14 Q15 Q16 Q17 Q18 Q19 Q20
Língua Portuguesa
Conhecimentos Pedagógicos
Conhecimentos Específicos
Pedagogo
Conhecimentos Básicos
Língua Portuguesa
Conhecimentos Pedagógicos
Docente II - Matemática
Conhecimentos Básicos
Conhecimentos Específicos
Conhecimentos Específicos
Docente II - Inglês
Conhecimentos Básicos
Língua Portuguesa
Conhecimentos Pedagógicos
Conhecimentos Específicos
Docente II - História
Conhecimentos Básicos
Língua Portuguesa
Conhecimentos Pedagógicos
X = QUESTÃO ANULADA
Língua Portuguesa
Conhecimentos Pedagógicos
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:VGh1LCAxNiBTZXAgMjAyMSAxOTozNzoxMyAtMDMwMA==
B D E C A D B C A E
Q21 Q22 Q23 Q24 Q25 Q26 Q27 Q28 Q29 Q30 Q31 Q32 Q33 Q34 Q35 Q36 Q37 Q38 Q39 Q40
D D B D B E C E A C D E C E E A B A B C
Conhecimentos Específicos
www.pciconcursos.com.br

Mais conteúdos dessa disciplina