Logo Passei Direto
Buscar

ATIVIDADE 2 - ENGENHARIA DE SOFTWARE

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Um Processo de Teste de Software tem como objetivo estruturar as etapas, as atividades, os artefatos, os papéis e as responsabilidades do teste, permitindo a organização e controle de todo o ciclo do teste, minimizando os riscos e agregando valor ao software.
Dentre os estágios do processo de testes, temos um processo que se dedica a encontrar erros que resultem de interações não previstas entre os componentes e de problemas com a interface do componente. Partindo-se desta definição, estamos nos referenciando ao:
Testes de sistema.
Teste de aceitação.
Teste de diferenciação.
Teste de gerenciamento.
Testes de desenvolvimento.

A engenharia de requisitos é um dos processos que são realizados ao longo do desenvolvimento de um software. Esse processo é altamente descritivo uma vez que deve englobar todas as atividades que contribuem para a produção de um documento de requisitos. Além disso, deve expor também a manutenção desse documento ao longo de todo o tempo de projeto.
Considerando o fragmento de texto exposto acima e as respectivas atividades da engenharia de requisitos, de modo geral, as atividades que fazem parte engenharia de requisitos são:
Estudo de viabilidade, especificações de requisitos, verificação de requisitos e validação de requisitos.
Estudo de verificação, levantamento e análise de requisitos, especificação do sistema e validação de requisitos.
Estudo de viabilidade, levantamento e análise de requisitos, especificação de requisitos, validação de requisitos.
Estudo de viabilidade, especificação de documentação, análise da documentação e verificação da documentação.
Estudo de requisitos, levantamento e análise de requisitos, especificação de documentos e validação de documentos.

A manutenção de software é um processo de melhoria de um software já desenvolvido ou que está sendo desenvolvido. Com a manutenção também é possível corrigir erros que são encontrados durante a utilização do sistema pelo usuário ou por testes realizados pelos desenvolvedores.
Baseado nos tipos e conceitos relativos a manutenções de software, analise as afirmativas abaixo: I – Um dos tipos de manutenção é aquela relativa a reparos de defeitos de software. II – Uma das razões para o problema da manutenção de software é a troca das pessoas que compõem as equipes de desenvolvimento. III – Após a entrega do software, pode-se fazer necessário a manutenção, visando adaptar o software a um ambiente operacional diferente. IV – A manutenção de software é um processo que ocorre com pouca frequência e consume tempo reduzido da equipe de desenvolvimento. É correto o que se afirma em:
I – Um dos tipos de manutenção é aquela relativa a reparos de defeitos de software.
II – Uma das razões para o problema da manutenção de software é a troca das pessoas que compõem as equipes de desenvolvimento.
III – Após a entrega do software, pode-se fazer necessário a manutenção, visando adaptar o software a um ambiente operacional diferente.
IV – A manutenção de software é um processo que ocorre com pouca frequência e consume tempo reduzido da equipe de desenvolvimento.
I, apenas.
II, apenas.
I e III, apenas.
II e IV, apenas.
I, II e III, apenas.

Um requisito pode ser descrito como uma função detalhada e formal de uma especificação do sistema. Nesse cenário, os requisitos são divididos em duas categorias, os funcionais e não funcionais. Os requisitos não funcionais podem ser confundidos com os funcionais, no entanto, possuem suas características singulares às quais se diferem totalmente dos funcionais. Além disso, na maioria das vezes, os requisitos não funcionais são mais críticos do que os requisitos funcionais, uma vez que podem ser considerados como restrições de um sistema à ser desenvolvido.
Considerando o tema exposto acima, no qual elucida a diferenciação dos dois tipos de requisitos, podemos afirmar que os funcionais se diferem dos não funcionais. Dessa forma, identifique qual alternativa apresenta um requisito não funcional de software:
Efetuar Login.
Realizar compra.
Cadastrar funcionário.
Informar dados do cliente.
Tempo de resposta do sistema.

No levantamento e análise de requisitos existem diversos fatores que devem ser considerados nessa atividade tão complexa. Isso porque, qualquer erro nesta fase do projeto resulta em grandes desperdícios financeiros para a organização de software que estará atuando no projeto. Nesse sentido, muitos fatores devem ser levados em consideração para evitar erros posteriores.
Sob essa perspectiva, Sommerville (2011) propõe alguns fatores que devem ser levados em consideração no levantamento e análise de requisitos. Nesse sentido analise as seguintes afirmativas: I. Ambiente econômico II. Conhecimento implícito III. Fatores políticos IV. Testabilidade V. Integridade É correto afirmar que são fatores que devem ser levados em consideração no levantamento e análise de requisitos:
I. Ambiente econômico
II. Conhecimento implícito
III. Fatores políticos
IV. Testabilidade
V. Integridade
I, apenas.
I e II, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV, apenas.
I, II, III, IV e V.

Segundo Sommerville, engenharia de software é uma disciplina de engenharia que trata de todos os aspectos relacionados à produção do software. O seu objetivo é produzir software de qualidade, com custo adequado e em tempo hábil.
A partir do contexto apresentado acima, podemos afirmar que a engenharia de software moderna é baseada na:
Edição.
Evolução.
Repetição.
Ocupação.
Manutenção.

A metodologia Scrum tem sido abordada frequentemente em eventos de tecnologia. Isso porque, essa metodologia tem sido altamente adotada em diversas empresas em seus respectivos projetos de desenvolvimentos de software. Dentre as principais caracteristicas do Scrum, pode-se destacar que em sua essência, essa metodologia aceita e reconhece que as mudanças são pertencentes e irão acontecer ao longo do processo de desenvolvimento de software.
Considerando o contexto acima apresentado, podemos afirmar que, de modo geral, que a metodologia Scrum é:
Uma metodologia que considera o hardware das aplicações.
Uma metodologia na qual o cliente apenas participa das fases iniciais do projeto e não atua como parte integrante do time.
Uma metodologia ágil que apoia o desenvolvimento de produtos complexos e tem alto foco de interação entre os indivíduos.
Uma metodologia de desenvolvimento que se preocupa com a rapidez das entregas sem considerar a qualidade do produto.
Uma metodologia que considera que ser ágil depende totalmente do gerente de projetos que deve ter o controle total do projeto.

Um engenheiro de software é um profissional que deve ter a habilidade de antecipar e gerenciar mudanças de requisitos de um produto de software. Além disso, ele precisa saber se expressar e comunicar-se bem a fim de capturar e registrar adequadamente o documento de requisitos.
Considerando a estrutura básica de um documento de requisitos, analise as afirmacoes abaixo: I - Um documento de requisitos pode conter dados em relação à Arquitetura do sistema. II - Um documento de requisitos pode conter dados em relação à Especificação de requisitos do sistema. III - Um documento de requisitos pode conter dados relativos aos Modelos do Sistema. IV - Um documento de requisitos pode conter dados relativos à Evolução do Sistema V - Um documento de requisitos pode conter dados introdutórios que irão descrever a necessidade para o sistema. É correto o que se afirma em:
I - Um documento de requisitos pode conter dados em relação à Arquitetura do sistema.
II - Um documento de requisitos pode conter dados em relação à Especificação de requisitos do sistema.
III - Um documento de requisitos pode conter dados relativos aos Modelos do Sistema.
IV - Um documento de requisitos pode conter dados relativos à Evolução do Sistema.
V - Um documento de requisitos pode conter dados introdutórios que irão descrever a necessidade para o sistema.
I, apenas.
II, apenas.
I, III e IV, apenas.
II, IV e V, apenas.
I, II, III, IV e V.

Um dos componentes mais importantes de um diagrama de classe refere-se a classe em si. Isso porque, a classe engloba tudo o que é necessário para o desenvolvimento da entidade que está sendo modelada. Isto é, a classe é responsável por conter todos os detalhes necessários acerca de sua utilização. No entanto, para que não se torne confuso esses detalhes, existe uma forma de separação na qual auxilia o desenvolvedor a codificar corretamente a classe referida. Dessa forma, a classe se torna completa, contendo todos os detalhes necessários para sua utilização.
Analisando fragmento de texto exposto acima, as três divisões de uma classe são:
Descrições, métodos e atributos.
Métodos, classificações e atributos.
Nome da classe, atributos e métodos.
Nome da classe, métodos e características.
Nome da classe, caso de uso e relacionamentos.

O diagrama de caso de uso é um dos mais utilizados na UML. Isso porque, esse diagrama modela as funcionalidades e serviços oferecidos pelo sistema, buscando, por meio de uma linguagem simples, demonstrar o comportamento externo do sistema a partir da perspectiva do usuário. Contudo, o diagrama de caso de uso apresenta uma uma representação contextual do sistema de forma que todos os envolvidos, isto é, os stakeholders, consigam entender de forma clara todas as funcionalidades do sistema de software a ser desenvolvido dentro de um projeto.
Considerando o fragmento de texto exposto acima no qual clarifica o uso do diagrama de caso de uso em um projeto de software, de modo geral, os elementos pertencentes ao diagrama de caso de uso são:
Atores, casos de uso e associação.
Atributos, atores e métodos.
Casos de uso e classes.
Atores e atributos.
Estados e classes.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Um Processo de Teste de Software tem como objetivo estruturar as etapas, as atividades, os artefatos, os papéis e as responsabilidades do teste, permitindo a organização e controle de todo o ciclo do teste, minimizando os riscos e agregando valor ao software.
Dentre os estágios do processo de testes, temos um processo que se dedica a encontrar erros que resultem de interações não previstas entre os componentes e de problemas com a interface do componente. Partindo-se desta definição, estamos nos referenciando ao:
Testes de sistema.
Teste de aceitação.
Teste de diferenciação.
Teste de gerenciamento.
Testes de desenvolvimento.

A engenharia de requisitos é um dos processos que são realizados ao longo do desenvolvimento de um software. Esse processo é altamente descritivo uma vez que deve englobar todas as atividades que contribuem para a produção de um documento de requisitos. Além disso, deve expor também a manutenção desse documento ao longo de todo o tempo de projeto.
Considerando o fragmento de texto exposto acima e as respectivas atividades da engenharia de requisitos, de modo geral, as atividades que fazem parte engenharia de requisitos são:
Estudo de viabilidade, especificações de requisitos, verificação de requisitos e validação de requisitos.
Estudo de verificação, levantamento e análise de requisitos, especificação do sistema e validação de requisitos.
Estudo de viabilidade, levantamento e análise de requisitos, especificação de requisitos, validação de requisitos.
Estudo de viabilidade, especificação de documentação, análise da documentação e verificação da documentação.
Estudo de requisitos, levantamento e análise de requisitos, especificação de documentos e validação de documentos.

A manutenção de software é um processo de melhoria de um software já desenvolvido ou que está sendo desenvolvido. Com a manutenção também é possível corrigir erros que são encontrados durante a utilização do sistema pelo usuário ou por testes realizados pelos desenvolvedores.
Baseado nos tipos e conceitos relativos a manutenções de software, analise as afirmativas abaixo: I – Um dos tipos de manutenção é aquela relativa a reparos de defeitos de software. II – Uma das razões para o problema da manutenção de software é a troca das pessoas que compõem as equipes de desenvolvimento. III – Após a entrega do software, pode-se fazer necessário a manutenção, visando adaptar o software a um ambiente operacional diferente. IV – A manutenção de software é um processo que ocorre com pouca frequência e consume tempo reduzido da equipe de desenvolvimento. É correto o que se afirma em:
I – Um dos tipos de manutenção é aquela relativa a reparos de defeitos de software.
II – Uma das razões para o problema da manutenção de software é a troca das pessoas que compõem as equipes de desenvolvimento.
III – Após a entrega do software, pode-se fazer necessário a manutenção, visando adaptar o software a um ambiente operacional diferente.
IV – A manutenção de software é um processo que ocorre com pouca frequência e consume tempo reduzido da equipe de desenvolvimento.
I, apenas.
II, apenas.
I e III, apenas.
II e IV, apenas.
I, II e III, apenas.

Um requisito pode ser descrito como uma função detalhada e formal de uma especificação do sistema. Nesse cenário, os requisitos são divididos em duas categorias, os funcionais e não funcionais. Os requisitos não funcionais podem ser confundidos com os funcionais, no entanto, possuem suas características singulares às quais se diferem totalmente dos funcionais. Além disso, na maioria das vezes, os requisitos não funcionais são mais críticos do que os requisitos funcionais, uma vez que podem ser considerados como restrições de um sistema à ser desenvolvido.
Considerando o tema exposto acima, no qual elucida a diferenciação dos dois tipos de requisitos, podemos afirmar que os funcionais se diferem dos não funcionais. Dessa forma, identifique qual alternativa apresenta um requisito não funcional de software:
Efetuar Login.
Realizar compra.
Cadastrar funcionário.
Informar dados do cliente.
Tempo de resposta do sistema.

No levantamento e análise de requisitos existem diversos fatores que devem ser considerados nessa atividade tão complexa. Isso porque, qualquer erro nesta fase do projeto resulta em grandes desperdícios financeiros para a organização de software que estará atuando no projeto. Nesse sentido, muitos fatores devem ser levados em consideração para evitar erros posteriores.
Sob essa perspectiva, Sommerville (2011) propõe alguns fatores que devem ser levados em consideração no levantamento e análise de requisitos. Nesse sentido analise as seguintes afirmativas: I. Ambiente econômico II. Conhecimento implícito III. Fatores políticos IV. Testabilidade V. Integridade É correto afirmar que são fatores que devem ser levados em consideração no levantamento e análise de requisitos:
I. Ambiente econômico
II. Conhecimento implícito
III. Fatores políticos
IV. Testabilidade
V. Integridade
I, apenas.
I e II, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV, apenas.
I, II, III, IV e V.

Segundo Sommerville, engenharia de software é uma disciplina de engenharia que trata de todos os aspectos relacionados à produção do software. O seu objetivo é produzir software de qualidade, com custo adequado e em tempo hábil.
A partir do contexto apresentado acima, podemos afirmar que a engenharia de software moderna é baseada na:
Edição.
Evolução.
Repetição.
Ocupação.
Manutenção.

A metodologia Scrum tem sido abordada frequentemente em eventos de tecnologia. Isso porque, essa metodologia tem sido altamente adotada em diversas empresas em seus respectivos projetos de desenvolvimentos de software. Dentre as principais caracteristicas do Scrum, pode-se destacar que em sua essência, essa metodologia aceita e reconhece que as mudanças são pertencentes e irão acontecer ao longo do processo de desenvolvimento de software.
Considerando o contexto acima apresentado, podemos afirmar que, de modo geral, que a metodologia Scrum é:
Uma metodologia que considera o hardware das aplicações.
Uma metodologia na qual o cliente apenas participa das fases iniciais do projeto e não atua como parte integrante do time.
Uma metodologia ágil que apoia o desenvolvimento de produtos complexos e tem alto foco de interação entre os indivíduos.
Uma metodologia de desenvolvimento que se preocupa com a rapidez das entregas sem considerar a qualidade do produto.
Uma metodologia que considera que ser ágil depende totalmente do gerente de projetos que deve ter o controle total do projeto.

Um engenheiro de software é um profissional que deve ter a habilidade de antecipar e gerenciar mudanças de requisitos de um produto de software. Além disso, ele precisa saber se expressar e comunicar-se bem a fim de capturar e registrar adequadamente o documento de requisitos.
Considerando a estrutura básica de um documento de requisitos, analise as afirmacoes abaixo: I - Um documento de requisitos pode conter dados em relação à Arquitetura do sistema. II - Um documento de requisitos pode conter dados em relação à Especificação de requisitos do sistema. III - Um documento de requisitos pode conter dados relativos aos Modelos do Sistema. IV - Um documento de requisitos pode conter dados relativos à Evolução do Sistema V - Um documento de requisitos pode conter dados introdutórios que irão descrever a necessidade para o sistema. É correto o que se afirma em:
I - Um documento de requisitos pode conter dados em relação à Arquitetura do sistema.
II - Um documento de requisitos pode conter dados em relação à Especificação de requisitos do sistema.
III - Um documento de requisitos pode conter dados relativos aos Modelos do Sistema.
IV - Um documento de requisitos pode conter dados relativos à Evolução do Sistema.
V - Um documento de requisitos pode conter dados introdutórios que irão descrever a necessidade para o sistema.
I, apenas.
II, apenas.
I, III e IV, apenas.
II, IV e V, apenas.
I, II, III, IV e V.

Um dos componentes mais importantes de um diagrama de classe refere-se a classe em si. Isso porque, a classe engloba tudo o que é necessário para o desenvolvimento da entidade que está sendo modelada. Isto é, a classe é responsável por conter todos os detalhes necessários acerca de sua utilização. No entanto, para que não se torne confuso esses detalhes, existe uma forma de separação na qual auxilia o desenvolvedor a codificar corretamente a classe referida. Dessa forma, a classe se torna completa, contendo todos os detalhes necessários para sua utilização.
Analisando fragmento de texto exposto acima, as três divisões de uma classe são:
Descrições, métodos e atributos.
Métodos, classificações e atributos.
Nome da classe, atributos e métodos.
Nome da classe, métodos e características.
Nome da classe, caso de uso e relacionamentos.

O diagrama de caso de uso é um dos mais utilizados na UML. Isso porque, esse diagrama modela as funcionalidades e serviços oferecidos pelo sistema, buscando, por meio de uma linguagem simples, demonstrar o comportamento externo do sistema a partir da perspectiva do usuário. Contudo, o diagrama de caso de uso apresenta uma uma representação contextual do sistema de forma que todos os envolvidos, isto é, os stakeholders, consigam entender de forma clara todas as funcionalidades do sistema de software a ser desenvolvido dentro de um projeto.
Considerando o fragmento de texto exposto acima no qual clarifica o uso do diagrama de caso de uso em um projeto de software, de modo geral, os elementos pertencentes ao diagrama de caso de uso são:
Atores, casos de uso e associação.
Atributos, atores e métodos.
Casos de uso e classes.
Atores e atributos.
Estados e classes.

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 2 - ENGENHARIA DE SOFTWARE - 54/2022
Período:10/10/2022 08:00 a 28/10/2022 23:59 (Horário de Brasília)
Status:ENCERRADO
Nota máxima:0,50
Gabarito:Gabarito será liberado no dia 10/12/2022 00:00 (Horário de Brasília)
Nota obtida:0,50
1ª QUESTÃO
Um Processo de Teste de Software tem como objetivo estruturar as etapas, as atividades, os artefatos, os
papéis e as responsabilidades do teste, permitindo a organização e controle de todo o ciclo do teste,
minimizando os riscos e agregando valor ao software.
 
Disponível em: https://www.devmedia.com.br/processo-de-teste-de-software/23795
Acessado em: 19/jun/2018
Dentre os estágios do processo de testes, temos um processo que se dedica a encontrar erros que resultem
de interações não previstas entre os componentes e de problemas com a interface do componente.
Partindo-se desta definição, estamos nos referenciando ao:
ALTERNATIVAS
Testes de sistema.
Teste de aceitação.
Teste de diferenciação.
Teste de gerenciamento.
Testes de desenvolvimento.
2ª QUESTÃO
A engenharia de requisitos é um dos processos que são realizados ao longo do desenvolvimento de um
software. Esse processo é altamente descritivo uma vez que deve englobar todas as atividades que
contribuem para a produção de um documento de requisitos. Além disso, deve expor também a
manutenção desse documento ao longo de todo o tempo de projeto. Nesse sentido, a engenharia de
requisitos deve ser vista como um processo completo ao que diz respeito à construção desse documento de
requisitos para o sistema que será desenvolvido. 
Considerando o fragmento de texto exposto acima e as respectivas atividades da engenharia de requisitos,
de modo geral, as atividades que fazem parte engenharia de requisitos são:
ALTERNATIVAS
Estudo de viabilidade, especificações de requisitos, verificação de requisitos e validação de requisitos.
Estudo de verificação, levantamento e análise de requisitos, especificação do sistema e validação de requisitos.
Estudo de viabilidade, levantamento e análise de requisitos, especificação de requisitos, validação de requisitos.
Estudo de viabilidade, especificação de documentação, análise da documentação e verificação da documentação.
Estudo de requisitos, levantamento e análise de requisitos, especificação de documentos e validação de documentos.
3ª QUESTÃO
A manutenção de software é um processo de melhoria de um software já desenvolvido ou que está sendo
desenvolvido. Com a manutenção também é possível corrigir erros que são encontrados durante a utilização
do sistema pelo usuário ou por testes realizados pelos desenvolvedores.
 
Disponível em: 
https://www.devmedia.com.br/manutencao-de-software-definicoes-e-dificuldades-artigo-revista-sql-
magazine-86/20402
Acessado em: 20/jun/2018
Baseado nos tipos e conceitos relativos a manutenções de software, analise as afirmativas abaixo:
 
I – Um dos tipos de manutenção é aquela relativa a reparos de defeitos de software.
II – Uma das razões para o problema da manutenção de software é a troca das pessoas que compõem as
equipes de desenvolvimento.
III – Após a entrega do software, pode-se fazer necessário a manutenção, visando adaptar o software a um
ambiente operacional diferente.
IV – A manutenção de software é um processo que ocorre com pouca frequência e consume tempo
reduzido da equipe de desenvolvimento.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
II, apenas.
I e III, apenas.
II e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
4ª QUESTÃO
Um requisito pode ser descrito como uma função detalhada e formal de uma especificação do sistema.
Nesse cenário, os requisitos são divididos em duas categorias, os  funcionais e não funcionais. Os requisitos
não funcionais podem ser confundidos com os funcionais, no entanto, possuem suas características
singulares às quais se diferem totalmente dos funcionais. Além disso, na maioria das vezes, os requisitos não
funcionais são mais críticos do que os requisitos funcionais, uma vez que podem ser considerados como
restrições de um sistema à ser desenvolvido .
Considerando o tema exposto acima, no qual elucida a diferenciação dos dois tipos de requisitos, podemos
afirmar que os funcionais se diferem dos não funcionais. Dessa forma, identifique qual alternativa apresenta
um requisito não funcional de software:
ALTERNATIVAS
Efetuar Login.
Realizar compra.
Cadastrar funcionário.
Informar dados do cliente.
Tempo de resposta do sistema.
5ª QUESTÃO
No levantamento e análise de requisitos existem diversos fatores que devem ser considerados nessa
atividade tão complexa. Isso porque, qualquer erro nesta fase do projeto resulta em grandes desperdícios
financeiros para a organização de software que estará atuando no projeto. Nesse sentido, muitos fatores
devem ser levados em consideração para evitar erros posteriores.
Sob essa perspectiva, Sommerville (2011) propõe alguns fatores que devem ser levados em consideração no
levantamento e análise de requisitos. Nesse sentido analise as seguintes afirmativas:
 I. Ambiente econômico
II. Conhecimento implícito
III. Fatores políticos
IV. Testabilidade
V. Integridade
 
É correto afirmar que são fatores que devem ser levados em consideração no levantamento e análise de
requisitos:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
I e II, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV, apenas.
I, II, III, IV e V.
6ª QUESTÃO
Segundo Sommerville, engenharia de software é uma disciplina de engenharia que trata de todos os
aspectos relacionados à produção do software. O seu objetivo é produzir software de qualidade, com custo
adequado e em tempo hábil.
 
Disponível em: <https://bit.ly/2Lf65Z4>. Acesso em: 01 out. 2018
 
A partir do contexto apresentado acima, podemos afirmar que a engenharia de software moderna é baseada
na:
ALTERNATIVAS
Edição.
Evolução.
Repetição.
Ocupação.
Manutenção.
7ª QUESTÃO
A metodologia Scrum tem sido abordada frequentemente em eventos de tecnologia. Isso porque, essa
metodologia tem sido altamente adotada em diversas empresas em seus respectivos projetos de
desenvolvimentos de software. Dentre as principais caracteristicas do Scrum, pode-se destacar que em sua
essência, essa metodologia aceita  e reconhece que as mudanças são pertencentes e irão acontecer ao
longo do processo de desenvolvimento de software.
Considerando o contexto acima apresentado,  podemos afirmar que, de modo geral,  que a metodologia
Scrum é:
ALTERNATIVAS
Uma metodologia que considera o hardware das aplicações.
Uma metodologia na qual o cliente apenas participa das fases iniciais do projeto e não atua como parte integrante
do time.
Uma metodologia ágil que apoia o desenvolvimento de produtos complexos e tem alto foco de interação entre os
indivíduos.
Uma metodologia de desenvolvimento que se preocupa com a rapidez das entregas sem considerar a qualidade do
produto.
Uma metodologia que considera que ser ágil depende totalmente do gerente de projetos que deve ter o controle
total do projeto.
8ª QUESTÃO
Um engenheiro de software é um profissional que deve ter a habilidade de antecipar e gerenciar mudanças
de requisitos de um produto de software. Além disso, ele precisa saber se expressar e comunicar-se bem a
fim de capturar e registrar adequadamente o documento de requisitos.
 
Disponível em: https://www.devmedia.com.br/artigo-engenharia-de-software-10-documento-de-
requisitos/11909
Acessado em: 18/jun/2018
Considerando a estrutura básica de um documento de requisitos, analise as afirmações abaixo:
I - Um documento de requisitos pode conter dados em relação à Arquitetura do sistema.
II - Um documento de requisitos pode conter dados em relação à Especificação de requisitos do sistema.
III - Um documento de requisitos pode conter dados relativos aos Modelos do Sistema.
IV - Um documento de requisitos pode conter dados relativos à Evolução do Sistema
V - Um documento de requisitos pode conter dados introdutórios que irão descrever a necessidade para o
sistema.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
II, apenas.
I, IIIe IV, apenas.
II, IV e V, apenas.
I, II, III, IV e V.
9ª QUESTÃO
Um dos componentes mais importantes de um diagrama de classe refere-se a classe em si. Isso porque, a
classe engloba tudo o que é necessário para o desenvolvimento da entidade que está sendo modelada. Isto
é, a classe é responsável por conter todos os detalhes necessários acerca de sua utilização. No entanto, para
que não se torne confuso esses detalhes, existe uma forma de separação na qual auxilia o desenvolvedor a
codificar corretamente a classe referida. Dessa forma, a classe se torna completa, contendo todos os
detalhes necessários para sua utilização. 
 Analisando fragmento de texto exposto acima, as três divisões de uma classe são:
ALTERNATIVAS
Descrições, métodos e atributos.
Métodos, classificações e atributos.
Nome da classe, atributos e métodos.
Nome da classe, métodos e características.
Nome da classe, caso de uso e relacionamentos.
10ª QUESTÃO
O diagrama de caso de uso é um dos mais utilizados na UML. Isso porque, esse diagrama modela as
funcionalidades e serviços oferecidos pelo sistema, buscando, por meio de uma linguagem simples,
demonstrar o comportamento externo do sistema a partir da perspectiva do usuário. Contudo, o diagrama
de caso de uso apresenta uma uma representação contextual do sistema de forma que todos os envolvidos,
isto é, os stakeholders, consigam entender de forma clara todas as funcionalidades do sistema de software a
ser desenvolvido dentro de um projeto. 
Considerando o fragmento de texto exposto acima no qual clarifica o uso do diagrama de caso de uso em
um projeto de software, de modo geral, os elementos pertencentes ao diagrama de caso de uso são:
ALTERNATIVAS
Atores, casos de uso e associação.
Atributos, atores e métodos.
Casos de uso e classes.
Atores e atributos.
Estados e classes.

Mais conteúdos dessa disciplina