Buscar

EXERCÍCIO 4 1 - FUNDAMENTO DE CONTABILIDADE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EXERCÍCIO DE FUNDAMENTO DE CONTABILIDADE UNIDADE 4.1
Giovana é empresária e mantém uma sofisticada e lucrativa loja de sapatos femininos e masculinos em um shopping center de Ribeirão Preto, no Estado de São Paulo. Recentemente ela se casou e preparou uma grande festa, que lhe rendeu ótimos presentes. Seu sonho era fazer uma viagem de núpcias pela Turquia e assim o fez, gastando bastante dinheiro nessa viagem.
No momento da compra do pacote de viagens na agência de turismo, o vendedor deu a sugestão para Giovana realizasse o faturamento e o pagamento desse pacote de turismo por sua empresa, uma vez que, em razão de políticas internas da agência de viagem, haviam vantagens para viagens "corporativas" maiores do que as viagens a pessoas físicas, naquele momento. Giovana aceitou a sugestão e, com isso, pagou cerca de 20% menos no pacote de viagem para a Turquia.
No caso, de acordo com a definição de "despesas" para a Contabilidade, é possível considerar esse gasto como uma "despesa" na Contabilidade da empresa da Giovana?
A. Não, de acordo com o relato do enunciado, esse gasto não é uma despesa para a loja de sapatos da Giovana.
O que é necessário para que um gasto seja classificado como "despesa" em uma entidade, de acordo com as normas e os princípios contábeis?
B. É necessário que o gasto tenha o objetivo de gerar receitas para a entidade.
Uma determinada empresa jornalística pagou à vista, por meio de transferência bancária, a um posto de gasolina, um valor referente ao abastecimento de 2.000 litros de diesel de seus caminhões de reportagem, que carregam centrais de edição e transmissão de TV via satélite, durante o mês de junho de 20XX. Como esse gasto será registrado no livro diário?
C. D - Despesas com Combustíveis;
 C - Caixa e Equivalentes de Caixa.
 
Uma determinada entidade, localizada na cidade de Campinas, em São Paulo, mantém um "acelerador de partículas", equipamento utilizado por cientistas e pesquisadores da área de física e outras áreas relacionadas para pesquisas científicas. Mensalmente, a entidade emite notas fiscais para universidades e empresas, de acordo com as horas de utilização desse equipamento. Junto com a nota fiscal, ou brazilian invoice, a entidade manda cobrança com uma ordem para pagamento bancário no prazo de 30 a 90 dias, dependendo do contrato de cada cliente. Como o contador deve registrar essa receita no livro aiário?
D. D - Clientes;
 C - Venda de Serviços Prestados.
O engenheiro Amaro Dias trabalha como vendedor técnico da Cabos Piratini S.A., ele acabou de assinar um contrato de venda de 500 toneladas de cabos elétricos que serão entregues nos primeiros dias do mês que vem para a Cia Elétrica Vale do Lençois Maranhenses, que distribuiu energia elétrica no Nordeste brasileiro. Amaro precisava receber a comissão pela venda o quanto antes, pois há mais de seis meses não coseguia fazer uma venda em razão da crise no setor. Ele questionou Adriana, controller da Cabos Piratini S.A., se teria como receber a sua comissão já que o contrato de venda dos cabos elétricos já estava assinado. Dentre as seguintes alternativas, qual é a resposta mais adequada de Adriana para Amaro, seguindo o regime de competência?
. 
E - Engenheiro Amaro Dias: não tenho como registrar a sua venda agora neste mês por conta do regime da competência, somente poderei fazer isso no mês que vem, quando a mercadoria for efetivamente entregue. Recomendo que você entre em contato com o Departamento de Recursos Humanos, que poderá verificar se a empresa tem alguma política para adiantamento das comissões.

Outros materiais