Buscar

INLUÊNCIAS FILOSÓFICAS II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A EVOLUÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO 
INFLUÊNCIAS FILOSÓFICAS E POLÍTICAS 
NA FORMAÇÃO DA GEOGRAFIA TRADICIONAL (II)
Alvacy Lopes do Nascimento
NA OBRA DE FRIEDRICH RATZEL:
Teoria da Evolução Biológica (desenvolvida por Charles Darwin, no século XIX)− Conforme essa perspectiva, todas as espécies de organismos surgem e se desenvolvem por meio de uma seleção natural de pequenas variações herdadas, que aumentam a habilidade do indivíduo para competir, sobreviver e se reproduzir.
Expansionismo Alemão− Projeto político e econômico da Alemanha entre meados do século XIX e primeira metade do século XX, visando conquistar mais território e, assim, dispor de mais recursos naturais para suprir suas indústrias. Esse objetivo foi atingido, em parte, por esse país na própria Europa com a guerra franco-prussiana, em 1870, quando a França perdeu para a Alemanha os territórios da Alsácia e Lorena, nos quais se localizavam as principais reservas de carvão mineral, importantes para o avanço industrial.� Ainda no século XIX, os alemães tiveram direito a colônias na África quando da partilha desse continente entre países europeus. A teoria do espaço vital, formulada por Ratzel, deu apoio ideológico às pretensões expansionistas dos alemães. A Geopolítica, disciplina científica relacionada ao domínio dos territórios pelos povos (muito explorada por Ratzel), influenciou o nazismo e sua consequência, a Segunda Guerra Mundial.
NA OBRA DE PAUL VIDAL DE LA BLACHE:
Historicismo− Interpretação dos fenômenos humanos como produto de seu desenvolvimento histórico; consideração de um problema unicamente do ponto de vista de seu desenvolvimento histórico, nada se podendo nele modificar deliberadamente, nem interpretar de outra forma que não seja através de sua história. O Historicismo criticava o Positivismo por este recomendar os mesmos princípios metodológicos para todas as ciências. Os historicistas, tendo em vista as especificidades do objeto das ciências humanas, argumentavam que estas não deveriam basear-se em hipóteses e deduções procurando leis gerais (como fazem as ciências naturais) e sim, analisar casos particulares, baseadas no método indutivo.
Funcionalismo− De acordo com essa doutrina (elaborada por Émile Durkheime e integrante do seu Método de Investigação Sociológica), a base de toda e qualquer sociedade é a unidade funcional das partes harmônicas ligadas entre si. Cada cultura é uma configuração distinta, composta de partes relacionadas, que devem ser compreendidas em suas ligações com o contexto mais amplo.
Neocolonialismo Europeu− Processo de colonização implantado por países europeus na África e na Ásia entre a década de 70 do século XIX e meados do século XX, como decorrência da Revolução Industrial. Visava-se, sobretudo, à exploração dos recursos naturais. Nessa divisão territorial, a Grã-Bretanha (então a maior potência industrial) ficou com a maior porção, seguida da França. Outros países que participaram desse processo: Bélgica, Holanda, Itália e Alemanha; Portugal e Espanha mantiveram algumas de suas antigas colônias. Como exceção, os Estados Unidos também foram incluídos na repartição.
Obras Consultadas
ANDRADE, Manuel Correia de. Imperialismo e fragmentação do espaço: revolução industrial e imperialismo/ descolonização/ a problemática do mundo atual. São Paulo: Contexto/Editora da Universidade de São Paulo, 1999.
DICIONÁRIO ENCICLOPÉDICO ILUSTRADO VEJA LAROUSSE. São Paulo: editora Abril, 2006.
MOREIRA, Ruy. O que é geografia. 9. ed. São Paulo: Brasiliense,1988. Coleção Primeiros Passos.
NASCIMENTO, Alvacy Lopes. A evolução do conhecimento geográfico: da antiguidade à era da globalização. Maceió: Edufal, 2003.
� No século XX, a França reassumiu o domínio desses territórios.

Continue navegando