Buscar

INSTRUMENTAL METEOROLÓGICO - ESTAÇÃO

Prévia do material em texto

DISCIPLINA: CLIMATOLOGIA
PROF. Dr. JOSÉ GOMES CHAVES
TÓPICO: ESTAÇÃO METEOROLÓGICA E INSTRUMENTAL METEOROLÓGICO. 
CURSO: GEOGRAFIA
INTRODUÇÃO
O presente trabalho pretende mostrar a funcionalidade dos instrumentos meteorológicos que compõem uma estação meteorológica e tem como objetivo maior, mostrar a importância de uma estação meteorológica de superfície nos aspectos acadêmico, científico e social. 
Definição de uma estação meteorológica.
	É uma área onde encontra-se distribuídos diversos instrumentos meteorológicos e serve de base para praticar-se atividades operacionais e didáticas, atendendo as necessidades acadêmica e científica de uma determinada região. Serve ainda de suporte para aulas de cursos de Graduação como Meteorologia, Geologia, Geografia, Biologia, Arquitetura, Engenharia Civil, entre outros, e é uma fonte de dados para desenvolvimento de Monografias, Dissertações e Teses de diversos cursos de uma Instituição Acadêmica.
	Importância na formação acadêmica -
Uma estação meteorológica é extremamente importante à Instituição Acadêmica. Sem conhecer sua operacionalidade os alunos do curso de Meteorologia não teriam condições para efetuar sequer uma leitura instrumental, o que inviabilizaria o ensino de diversas disciplinas. Outros cursos da UFAL como Geologia, Biologia, Geografia, Engenharia Civil e Arquitetura, entre outros, também se beneficiam na complementação do seu aprendizado. 
	Aspectos Científico e Social
 Conhecer os parâmetros meteorológicos de uma localidade regional é de fundamental importância em diversos aspectos, seja no ponto de vista científico ou social. No aspecto científico, conhece-se o comportamento do tempo atmosférico diariamente através dos instrumentos meteorológicos, efetuando-se com freqüência e regularidade suas leituras (09, 15 e 21h), as quais acumuladas, tornam-se dados confiáveis para fins climatológicos, agrícolas, desenvolvimento de trabalhos científicos e base de ensino na formação de estudantes de diversos cursos, além do Curso de Meteorologia. No aspecto social contribui efetivamente na formação de alunos dos cursos Fundamental e Médio que em visitas agendadas, quando solicitadas pelos respectivos responsáveis, aprendem sobre a importância do tempo e do clima; contribui ainda para prevenções de desastres naturais como enchentes, entre outros.
 Relação clara com o Ensino de Graduação e Pós Graduação
Os dados do tempo atmosférico gerados pela estação meteorológica atendem a uma grande demanda de alunos de cursos de Pós-Graduação, dando-lhes suporte científico na elaboração de suas respectivas Dissertações e Teses. Em relação à Graduação são confeccionadas Monografias e realizadas aulas práticas de diversas disciplinas para o curso de Meteorologia e cursos de diferentes áreas. Além das atividades expostas, artigos científicos para divulgação em Congressos e Revistas Científicas também são produzidos com os dados de uma estação meteorol. 
Transferência de resultados esperados para a Sociedade 
	Os resultados são transferidos de diversas forma, seja no ensino-aprendizado dos estudantes de Graduação, na obtenção de dados confiáveis para elaboração de trabalhos científicos ou no atendimento às comunidades científica, acadêmica e social.
	
Infra-estrutura de uma estação ( Instalações físicas, equipamentos existentes e em aquisição):
	Uma estação meteorológica, em geral, tem a seguinte infraestrutura :
Um pequeno cômodo de 30m2, em alvenaria, com banheiro, pia e chuveiro, orientado para o sul, para atender as Normas da OMM. Função do cômodo: abrigar os instrumentos meteorológicos internos, como barômetro, barógrafo e disponibilizar ao observador uma estrutura mínima para trabalhar. Mesa, cadeira, etc.
RELAÇÃO DOS INSTRUMENTOS PARA COMPOSIÇÃO DE UMA ESTAÇÃO CLIMATOLÓGICA:
01 Termohigrógrafo
 01 Conjunto psicrométrico
 01 Evaporímetro de Piche
 01 Heliógrafo
 01Actinógrafo Bimetálico
 01 Pluviógrafo
 01 Pluviômetro
 01Anemógrafo Universsal**
 01 Microbarógrafo
 01 barômetro de mercúrio**
 01 Termômetro de máxima**
 01 Termômetro de mínima**
 01 Tanque classe "A"
 01 Anemômetro totalizador - 0,5m
 01 Anemômetro totalizador - 2,0m
 01 Catavento tipo Wild
TERMOHIGRÓGRAFO – Esse instrumento registra, através de gráfico, a temperatura do ar atmosférico e a umidade relativa do ar. 
CONJUNTO PSICROMÉTRICO - É um instrumento formado por dois termômetros. Um desses termômetros é denominado de bulbo úmido e outro é denominado de bulbo seco.
EVAPORÍMETRO DE PICHE – É um instrumento que determina a evaporação de uma área úmida.
PLUVIÔMETRO – Esse instrumento recebe a água da chuva (precipitação pluviométrica ) e com o auxílio de uma proveta, registra a altura de chuva que ocorreu em um dado evento.
TERMÔMETROS DE MÁXIMA E DE MÍNIMA – Registram as temperaturas extremas ocorridas em um período de 24 horas.
Obs:MAIS UM ABRIGO METEOROLÓGICO no cercado meteorológico. 
11. Referências Bibliográficas:
	VAREJÃO SILVA, M.A. Instrumentos meteorológicos convencionais para estações de superfície. Coleção politécnica, 1979. Campina Grande/PB. 55p.
VAREJÃO SILVA, M. A. Instrumentos meteorológicos utilizados em estações de superfície. Ministério do Interior. SUDENE. 1973. Recife/PE. 135p.
EXERCÍCIO PRÁTICO: 
Sabendo-se que Ir representa a emissão de calor de um sistema qualquer na superfície terrestre, em cal/cm2.min, determine seu valor através da equação abaixo.
Ir = S x T4 (0.56 – 0.09 √e ) (0.1 + 0.9 (n/N)),
Sendo:
S= 8.27; T=3.2; e=15.07; n=6.8; N=12.5

Continue navegando