Buscar

HÉRNIA DE HIATO-ENFERLEILANE

Prévia do material em texto

HÉRNIA DE HIATO
Resumo
@enferleilane
Na condição conhecida como hérnia de hiato (ou hiatal), a abertura no diafragma através da qual o esôfago passa torna-se aumentada, e parte da porção superior do estômago tende a mover-se para cima, dentro da porção inferior do tórax. A hérnia de hiato ocorre mais frequentemente nas mulheres do que nos homens. Existem dois tipos de hérnia de hiato: por deslizamento e paraesofágica.
A hérnia de hiato por deslizamento ou do tipo I ocorre quando a parte superior do estômago e a junção gastresofágica são deslocadas para cima e deslizam para dentro e para fora do tórax.Cerca de 90% dos pacientes com hérnia de hiato esofágica apresentam uma hérnia deslizante.
A hérnia paraesofágica ocorre quando o estômago atravessa total ou parcialmente o diafragma ao lado do esôfago. As hérnias paraesofágicas são ainda classificadas nos tipos II, III ou IV, dependendo da extensão da herniação, tendo o tipo IV a maior herniação.
Manifestações Clínicas
O paciente com hérnia deslizante pode apresentar: pirose, regurgitação e disfagia; todavia, pelo menos 50% dos pacientes são assintomáticos. A hérnia de hiato deslizante está frequentemente implicada no refluxo. Em geral, o paciente com hérnia paraesofágica percebe uma sensação de plenitude ou dor torácica depois da alimentação, pode não haver nenhum sintoma. Em geral, não ocorre refluxo, devido à integridade do esfíncter gastresofágico. Podem ocorrer hemorragia, obstrução e estrangulamento com qualquer tipo de hérnia.
Histórico e Achados Diagnósticos 
O diagnóstico é confirmado por exames radiográficos, esofagograma e fluoroscopia.
Tratamento 
O tratamento da hérnia de hiato inclui refeições frequentes e pequenas que podem atravessar facilmente o esôfago. O paciente é aconselhado a não se deitar por 1 h depois da alimentação, a fim de evitar o refluxo ou o movimento da hérnia, e a elevar a cabeceira do leito sobre blocos de 10 a 20 cm para evitar o deslizamento da hérnia para cima. A cirurgia está indicada em cerca de 15% dos pacientes. O tratamento médico e cirúrgico de uma hérnia paraesofágica assemelha-se àquele para o refluxo gastresofágico; todavia, os indivíduos com hérnias paraesofágicas podem exigir cirurgia de emergência para corrigir a torção do estômago ou de outro órgão, levando à restrição do fluxo sanguíneo para essa - região.

Continue navegando