Buscar

Defina o que e edema e como e classificado

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Defina o que é edema e como é classificado.
 O edema é classificado como acúmulo de líquido (transudato do plasma, desproteinizado e deslipidizado) no espaço intersticial, para que o edema venha a ocorrer, deve haver uma quebra dos mecanismos que controlam a distribuição do volume de líquido no espaço intersticial.
 O edema pode ser de dois tipos, edema generalizado e edemas localizados. 
 Para os edemas generalizados, temos como classificação a insuficiência cardíaca, edema alérgico, cirrose hepática, desnutrição, edema alérgico, edema de gestante, edema pré-menstrual, edema medicamentoso.
 Para os edemas localizados, temos como classificação o edema postural, varicoso, flebite, linfedema, mixedema, edema pulmonar.
 
1. Como procedemos a investigação semiológica do edema.
A investigação do edema começa na anamnese, sendo identificado o tempo de duração, localização e evolução. A pressão digital sobre a pele (teste de godet), por pelo menos cinco segundos, a fim de se evidenciar edema, é considerado positivo se a pressão (cacifo) formada não se desfizer imediatamente após a descompressão.
A localização do edema, pela ação da gravidade, aparece primeiramente nos membros inferiores, a medida em que vai progredindo, atinge pernas e coxas.
 
1. Explique o que é ascite e cite suas principais causas.
Ascite é um tipo de edema, visto que o edema é provocado pelo acúmulo de líquido na pele, já a ascite o acúmulo de líquidos não se desenvolve na pele, e sim na cavidade abdominal. Pode-se dizer que a ascite é formada pelo extravasamento de líquidos dos vasos sanguíneos que irrigam o peritônio para dentro da cavidade peritonial, essa incapacidade dos vasos sanguíneos de reter os líquidos dentro de sí ocorre por três principais causas:
· O aumento da pressão hidrostática dentro dos vasos, como os casos de varizes ou por um trombo.
· Quando o paciente apresenta doença que leva a retenção de sal e água pelos rins, o que faz o volume de água na circulação sanguínea se eleve consideravelmente. 
· Quando o paciente apresenta redução na concentração de proteínas no sangue, como a albumina, que exerce efeito osmótico, que ajuda a segurar água dentro dos vasos.
A principal causa hodiernamente de ascite é a cirrose hepática. Visto que a cirrose causa as três alterações citadas acima, entre outras doenças que podem causar ascite temos a síndrome nefrótica, insuficiência cardíaca, tuberculose peritonial, pancreatite, câncer com metástase para o peritônio e esquistossomose.
 
1. Cite e explique as principais causas de edema generalizado.
 As principais causas de edema generalizado são a insuficiência cardíaca, insuficiência hepática e nefropatias (especialmente a síndrome nefrótica).
· A insuficiência cardíaca é uma patologia que apresenta deficiência da contração da musculatura cardíaca, devido a essa deficiência, o bombeamento sanguíneo é diminuído, acarretando acúmulo de líquidos nos membros inferiores , pulmões e outros lugares dependendo da gravidade da insuficiência cardíaca.
· A insuficiência hepática, é uma condição em que o fígado está danificado e não pode funcionar, o que leva ao aumento da pressão nos vasos sanguíneos do fígado, causado em edema generalizado, frequentemente acompanhado de ascite.
· A síndrome nefrótica é uma doença renal com característica de excreção de proteinas excessivas, o que leva ao acúmulo de líquido no corpo (edema) e níveis baixos de albumina(proteína auxiliadora na osmose) de proteína e altos níveis de gordura no sangue. Os medicamentos e distúrbios que lesionam os rins podem causar síndrome nefrótica.
1. Cite e explique as principais causas de edema localizado.
As principais causas de edema localizado com frequência são a trombose venosa profunda, infecção, angioedema, obstrução linfática.
 - Trombose venosa profunda é a coagulação do sangue (trombos) nas veias profunda de um membro (geralmente nas pernas). Esses coágulos podem obstruir parcial ou totalmente o fluxo sanguíneo na veia afetada, pode acabar sendo fatal se o coágulo se desprender e ir para os pulmões causando uma embolia pulmonar. 
 - Infecção é causada em uma determinada área do corpo, pode ocorrer em um tecido ou órgão assim podendo levar ao acúmulo de fluido e a formação de edema. Podendo ser locais como a celulite que é uma infecção bacteriana da pele e do tecido subcutâneo ou abscessos que é um acúmulo de pus.
 - Angioedema é o edema do tecido subcutâneo decorrente do aumento da permeabilidade dos vasos sanguíneos, levando ao acúmulo de fluido nos tecidos, também pode ser uma doença hereditária ou adquirida caracterizada por uma resposta anormal do complemento. O principal sintoma é edema, frequentemente na face, boca e vias respiratórias superiores, que pode ser grave.
 - Obstrução linfática ocorre quando o fluxo normal do sistema linfático é interrompido ou obstruído não conseguindo drenar adequadamente o líquido assim acumulando linfa nos tecidos. É um edema de um membro em decorrência de hipoplasia linfática (primária) ou por causa de obstrução ou rompimento (secundário) dos vasos linfáticos.
 
 
6. Relacione o edema aos distúrbios cardiovasculares.
O edema está associado a distúrbios cardiovasculares devido a alteração na função do sistema circulatório como: Insuficiência cardíaca congestiva, Hipertensão arterial, Doença venosa crônica, Trombose venosa profunda. Isso é um resultado da uma disfunção no sistema circulatório, tanto pela falha no bombeamento do coração, ao aumento da pressão nos vasos sanguíneos ou a obstrução do fluxo sanguíneo.
 
 
Caso Clínico 01
 
Com base nos dados apresentados no caso clínico da paciente em questão, temos razões para suspeitar de uma síndrome nefrótica, tal como a nefrose, visto que a paciente apresenta edemas +++ bilateral de membros inferiores, edema facial, o que leva a uma anasarca, que é caracterizada pelo excesso generalizado de líquido no interstício e no interior das próprias células, ascite e urina espumosa que indica presença de proteinúria, tal como a albumina. A síndrome nefrótica é uma condição caracterizada por proteinúria significativa, hipoalbuminemia, edema periférico.
 
Contudo, a suspeita inicial de síndrome nefrótica precisa ser confirmada por meio de avaliação médica completa e exames complementares.
Caso clínico 02
Em relação a mãe do paciente solicitar um medicamento na farmácia para o caso do filho, o farmacêutico não deve prescrever um medicamento para um paciente sem um diagnóstico exato do que se trata, com base nesses fatos, se faz necessário pedir para que a responsável pelo paciente busque um médico pediatra ou dentista para realizar em primeiro plano o diagnóstico do paciente e realizar exames complementares.
Podemos suspeitar de parotidite, também conhecida como sialoadenite caracterizada por inflamação crônica das glândulas salivares. Com base nas informações apresentadas a uma inflamação crônica das glândulas parótidas, caracterizado por episódios recorrentes de edema cervical unilateral ou bilateral, associado a febre, mal-estar. 
 Com o processo infeccioso devido ao hemograma com leucocitose com desfio a esquerda esse processo pode ser por obstrução do canal salivar, assim, encaminharia ele para um dentista pois infecções dentárias não tratadas ou recorrentes podem ser uma das causas, uma vez que a obstrução do fluxo salivar, devido à obstrução ou infecção no duto salivar, pode predispor à inflamação das glândulas parótidas.
Se faz necessário também descartar a possibilidade de ser caxumba, uma vez que o paciente apresenta leucocitose e caxumba causa leucopenia e a carteira de vacinação está completa.

Continue navegando