Buscar

GESTAO SOCIAL tarefa dissertaiva 02 Gestão Social e Economia Solidária

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disserte sobre os conceitos de Gestão Social e Economia Solidária, pontuando a união de ambos os conceitos.
A gestão social está focada na construção de diversos espaços de interatividade social, é um termo autoexplicativo que tem por finalidade o plano social em contraponto as diretrizes administrativas onde o foco é a economia. 
A gestão social é frequentemente usada nos últimos anos e serve para identificar as mais variadas atividades sociais de diferentes atores, não apenas governamentais, mas sobretudo de organizações não governamentais, fundações, associações e desse modo como algumas iniciativas que partem da iniciativa privada e que se exprimem nas noções de cidadania corporativa ou de responsabilidade social da organização. Além disso está preocupada com as relações entre tecnologia, ciência e sociedade. Procura focar no estudo da dinâmica entre a criação do conhecimento, e o impacto que desenvolvimento das tecnologias da informação, no cenário político, e na ética, e no significado social do uso e como novos conhecimentos estão sendo produzidos na atualidade.
Os principais focos da gestão social é o espaço público e o espaço social, na perspectiva do espaço público agindo como lócus de interface entre o estado e a sociedade civil. No espaço social como complemento ao setor econômico.
A economia solidária surgi após o capitalismo industrial como reação ao grande crescimento da pobreza na Inglaterra, os artesões da época perdem seus empregos com a industrialização por volta do século XVIII para o século XIX, com isso começaram a surgir os primeiros sindicatos e cooperativas que são consideradas o símbolo da economia solidaria. 
Nessa época havia muita exploração de trabalho, inclusive trabalho infantil, com jornadas de trabalho longas, ocasionando desgaste físico dos trabalhadores, resultando em mortes pré-maturas, comprometendo inclusive na produtividade. 
A economia solidária tornou-se um movimento social que lutava pela mudança da sociedade, uma nova maneira de desenvolvimento, que não era alicerçada em grandes empresas, ou em grandes latifúndios. Era um desenvolvimento baseado no desenvolvimento para as pessoas a partir de valores de cooperação de solidariedade, de caráter democrático com preservação do meio ambiente e focado nos direitos humanos. 
A solidariedade, a cooperação, ação econômica, e a auto-gestão são as principais características da economia solidária contextualizando as definições de economia solidária.
A união dos conceitos da gestão pública e a economia solidária, diz que podem atuar no mesmo prisma e podendo assim ser definida, que a gestão social deve gerir para tomada de decisão e a economia solidária seria o movimento que iria unir as várias iniciativas que se reconhecem com a mesma nomenclatura.
 
Fonte:
Acesso dia 30 de janeiro de 2023 as 10 horas. 
https://sge.esab.edu.br/aluno/saladeaula/conteudo/7591

Continue navegando