Buscar

Atividade Contextualizada de Biofísica

Prévia do material em texto

Atividade Contextualizada de Biofísica
Nome Completo: 
Matrícula: 
Curso: Nutrição
O principal mecanismo de regulação térmica do corpo é a região do hipotálamo onde está determinado qual o ponto de ajuste corporal. O hipotálamo e um grande centralizador do controle termo regulatório do corpo. Na verdade, o hipotálamo tem uma grande responsabilidade em ajustar o corpo, responsável pelas tarefas de ajustar o corpo se está frio ou calor. 
A temperatura normal do corpo humano fica entre os 36°C e os 37°C, podendo variar até 0,6°C para mais o menos. Portanto, muito mais alto que isso o corpo sofre com hipertermia (alta temperatura), muito mais baixo e o problema é a hipotermia (baixa temperatura). Vale ressaltar, que a exposição ao frio faz com que o organismo, leve a regulação hormonal controlado hipotálamo que leva a produção do hormônio tiroestimulante (TSH) pela hipófise, fazendo assim o aumento na produção do calor. Entretanto, no ambiente quente o calor aumenta o fluxo sanguíneo ajustando a temperatura corporal, se o corpo se manter quente ocorre o suor, com a função de carreia a água para fora do corpo, fazendo assim o resfriamento do corpo humano. 
Segundo Winnick (2004), a lesão medular (LM) pode ser decorrente de uma lesão ou uma doença nas vértebras e/ou nos nervos da coluna vertebral, geralmente associado a um grau de paralisia, devido ao dano espinal. Esse grau de paralisia depende do nível da lesão na coluna vertebral e do número de nervosas destruídas.
As lesões completas do nível C4 ou C5, ou dos segmentos torácicos superiores da medula, interrompem todos os mecanismos supra-segmentares de controle do SNA simpático e parassimpático. As lesões torácicas mais baixas afetam principalmente a via de saída sacra simpática. Os efeitos iniciais são: perda da piloereção, dilatação gástrica, íleo paralitico, paralisia vesical, perda da sudorese e hipotensão (ADAMS; VICTOR; COSENDEY, 1994).
A termorregulação constitui-se numa das funções do SNA. Como resposta à adaptação da elevação da temperatura, observa-se a vasodilatação periférica e a produção de suor (SOUZA, 1994).
O tecido adiposo marrom é um tecido-órgão encontrado em todos os neonatos das espécies mamíferas, mantendo-se presente em quantidades consideráveis apenas em indivíduos adultos de espécies hibernantes. Os depósitos de tecido adiposo marrom estão praticamente ausentes em humanos adultos, mas são encontrados em fetos e recém-nascidos. O tecido adiposo marrom é especializado na produção de calor (termogênese) e, portanto, participa ativamente na regulação da temperatura corporal. Atua essencialmente na produção de calor em recém nascidos, no desenvolvimento do estado febril e na hibernação dos mamíferos.
Referências:
FISIOLOGIA da termorregulação | Colunistas. [S. l.], 19 jul. 2021. Disponível em: https://www.sanarmed.com/fisiologia-da-termorregulacao-colunistas. Acesso em: 27 jan. 2023.
Hormônios do tecido adiposo. Disponível em: https://www.ufrgs.br/lacvet/site/wp-content/uploads/2014/08/horm_tec_adiposo.pdf Acesso em 27 jan. 23.
Kiyatkin, Eugene A. "Homeostase da temperatura cerebral: flutuações fisiológicas e mudanças patológicas." Frontiers in bioscience: a journal and virtual library 15 (2010): 73.
RESPOSTAS CARDIOVASCULARES E TERMORREGULATÓRIAS AGUDAS E CRÔNICAS NO EXERCÍCIO AERÓBICO EM INDIVÍDUOS COM LESÃO MEDULAR: Belo Horizonte: Priscilla Hatem Pereira, 2011. Disponível em: http://www.eeffto.ufmg.br/eeffto/DATA/defesas/20180123093439.pdf. Acesso em: 30 jan. 2023. 
TEMPERATURA Corporal: Como Funciona?: O que controla a temperatura do corpo humano?. [S. l.], 30 maio 2019. Disponível em: https://www.webarcondicionado.com.br/temperatura-corporal-como-funciona. Acesso em: 27 jan. 2023.
PROTEINA DESACOPLANTE NA GORDURA MARROM. Disponível em: https://www.ufrgs.br/lacvet/site/wp-content/uploads/2020/11/prot_desacopl.pdf Acesso em: 30 jan. 23.

Continue navegando