Buscar

Projeto I Atividade 1

Prévia do material em texto

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO
	
	
MANUAL DE SOLUÇÕES PARA SERVIÇOS LOGÍSTICOS
Controle de Gestão de transportes
1. OBJETIVO 
Controlar a gestão de transportes realizando o controle de toda movimentação física das cargas do ponto de origem até seu destino final. Acompanhar rastreio dos veículos, planejar rotas a qual irar ajudar a evitar a ausência de veículos, e conseguintemente o atraso nas entregas e a falta de materiais para os clientes, gestão de documentos, controles de custos e por fim acompanhar ocorrências (avarias, atrasos, extravios dentre outros problemas).
2. APLICAÇÃO 
Gestor de Frota realizara o gerenciamento dos veículos da empresa ele e quem planeja e monitora gastos, verificar oportunidades de economia, eficiência da operação e desempenho da equipe 
Gestor de Logística o mesmo também acompanhar as entregas (entrada e saída) até o destino final das mesmas, pesquisar sobre a região das entregas onde os clientes estão situados e as particularidades que há em cada local, para evitar imprevistos, por exemplo proibição de determinados tipos de veículo, principalmente de grande porte e horários estabelecidos em cada região. 
Analista de logística realizara o controle da rotina e abastecimentos dos veículos, Programar as manutenções preventivas e corretivas de veículos e equipamentos, Acompanhar a frequência dos motoristas coladores e acompanhar a execução do serviço, Rotina de monitoramento dos veículos da empresa, Acompanhar se há alguma infração de trânsito cometida pelo o colaborador nos veículos da empresa e identificar o mesmo em um formulário próprio para posteriormente encaminhar aos órgãos de trânsito competente garantindo a responsabilidade de quem cometeu a infração para efetuar o pagamento das infrações, verificar os reparos de avarias nos veículos assegurando a qualidade necessária, Providenciar a renovação da documentação de licenciamentos anual dos veículos, obedecendo o calendário estabelecido pelo conselho nacional de trânsito.
Assistente de Logística ficara responsável pela gestão de risco a qual o objetivo é estabelecer um processo de controle, planejamento e organização da cadeia de movimentação, transporte, distribuição e armazenagem de mercadorias. De qualquer forma, o objetivo é proteger os veículos e evitar danos ao negócio. Nisso deve verificar e identificar a origem dos riscos, fazer um mapeamento de cargas, controlara manutenção da frota eletronicamente, e por selecionar os melhores motoristas. 
3. DEFINIÇÕES 
Nesta etapa será necessário o investir em algumas ferramentas, equipamentos para movimentação de mercadorias como por exemplos:
1°As ferramentas tecnológicas são excelentes aliadas no gerenciamento de transporte, por exemplo, através de uma ferramenta de gestão é possível rastrear veículos, obter informações em tempo real sobre as situações das entregas e realizar a cotação de fretes.
Além disso, garante redução de custos, aumento da produtividade, além de possibilitar acesso rápido a informações importantes para a tomada de decisões assertivas.
· Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe): pode ser considerado como o documento fiscal que registra o serviço de frete, nas viagens intermunicipais e interestaduais. É emitido pela transportadora para vincular a nota fiscal e recolher o imposto de ICMS. Além disso, deve conter as informações sobre a carga, o destinatário e o remetente;
· Nota fiscal de serviço: tem o mesmo valor fiscal que o CTe, mas se aplica a viagens intra municipais, ou seja, dentro do mesmo município. Nesse caso, o imposto a ser destacado é o ISS;
· Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e): o MDF-e é o registro que consolida as informações de todas as cargas embarcadas no veículo, bem como, os CTes e notas fiscais que acompanham as mercadorias.
· Software de gestão ajudam a otimizar processos de transporte, organizar e gerir dados e informações de forma mais eficiente, eliminando trabalhos manuais e assim reduzindo as chances de erros e retrabalhos.
2° Na área de equipamentos para movimentação serão necessários esteiras, guindastes, transeladores, empilhadeiras, trans palhetes, shuttle e equipamentos roll on- roll off podem ser usados para facilita a movimentação de diversos tipos de produtos.

Continue navegando

Outros materiais