Logo Passei Direto
Buscar

prova assessoria

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Quando falamos sobre processo de Avaliação, podemos entender que: “A pergunta que muitas vezes se estabelece é se, de fato, as ações para as quais se estão dedicando esforços, recursos e expectativas, têm sido capazes de atingir os objetivos a que se propõem.”
Complete as lacunas a seguir, a partir da apropriação da frase abaixo sobre a importância da avaliação de projetos, programas e políticas.
Ainda, na _________________da________________ diante de tal cenário, é indispensável que se tenha uma compreensão política acerca dos ___________________ ___________________.
Avaliar pressupõe também um posicionamento acerca do ________de _____________ que se espera.
A Perspectiva da Associação; processos de Assessoramento e Tipo de resultado.
B Perspectiva da Avaliação; processos avaliativos e Tipo de resultado.
C Perspectiva da Consultoria; processos de Assessoramento e ausência de resultados.
D Perspectiva de Monitoramento; processos avaliativos e ausência de resultados.
E perspectiva de Avaliação; processos previdenciários e Tipo de resultado.

Com relação à forma de coleta e de análise dos dados adotadas no processo avaliativo, é possível caracterizar as avaliações como quantitativas ou qualitativas.
Identifique a alternativa que evidencia a claramente um conceito de Avaliação Qualitativa e outro de Avaliação Qualitativa.
I - A avaliação quantitativa compreende elementos que são passíveis de quantificação. São valores objetivos. Alguns exemplos de elementos da avaliação quantitativa de um projeto social: quantidade de participantes; renda per capita familiar dos participantes; quantidade de interessados que compõem as “filas de espera” (demanda reprimida).
II - A avaliação quantitativa compreende elementos que são imensuráveis, que não pode ser quantificavel de forma numérica. Não são valores objetivos e reais. Alguns exemplos de elementos da avaliação quantitativa de um projeto social: opinião de participantes; e etc.
III - A avaliação qualitativa é imprescindível nos processos de avaliação na área social, por ser capaz de compreender as relações sociais, os cenários e as subjetividades envolvidas com o processo que se pretende avaliar. Está relacionada às percepções e análises pautadas em elementos intangíveis.
IV - A avaliação qualitativa é dispensável nos processos de avaliação na área social, por ser incapaz de compreender as relações sociais, os cenários e as objetividades envolvidas com o processo que se pretende avaliar. Está relacionada às percepções e análise pautada em elementos quantificava e numéricos.
A Afirmativas corretas são as: I e II.
B Afirmativas corretas são as: II e III.
C Afirmativas corretas são as: III e IV.
D Afirmativas corretas são as: I e IV.
E Afirmativas corretas são as: I e III.

Quando falamos sobre processo de Avaliação, podemos entender que: “Indicadores, portanto, permitem estabelecer um fluxo de monitoramento e de avaliação de projetos, programas e políticas sociais, quantificando aspectos que, de início, são demasiado subjetivos.
Complete as lacunas da frase da rota de aprendizagem.
_____________________são ferramentas objetivas que permitem a realização de ___________________ legitimadas pela clareza em seus dados e processos.
Podem ser aplicados de maneira ____________________ ou ____________________, o que caracteriza a necessidade de se compreender as distinções e especificidades de cada proposta.
A Quantitativas; Avaliações ; discursivas e objetivas.
B Indicadores; Avaliações ; quantitativas e qualitativas.
C Avaliações ; Indicadores ; Adjetivas e operativas.
D Monitoramento; Avaliações ; quantitativas e qualitativas.
E Qualitativas; Tipos de resultado ; subjetivas e quantitativas.

Nos estudos direcionados até então, a autora Barreira (2002, p. 32), aborda e trabalha sobre a existência de três tipos de EFETIVIDADE, quando se fala em Avaliações da efetividade de um projeto, programa e/ou política.
Nesta perspectiva, assinale a alternativa que explica e distinguem as três formas de efetividade.
A Aborda as distinções da efetividade cognitiva, efetividade psicológica e efetividade transformadora, sendo que a primeira trata do “critério de desnutrição da obesidade e quantitativa entre o antes e o depois da execução do projeto”, a segunda “se refere às mudanças éticas, de crenças de valores da população alvo” e a última é o critério da avaliação das mudanças sem significados e duradouras nas condições sociais de vida dos beneficiários.
B Aborda as distinções da efetividade diagnóstica, efetividade permissiva e efetividade palpável, sendo que a primeira trata do “critério de mensuração da realidade rastreada antes e o depois da execução do projeto”, a segunda “se refere às mudanças permissivas sobre crenças de valores da população alvo” e a última “é o critério da avaliação das mudanças ção das mudanças desqualificadas quantitativamente sendo significativas ou não para o projeto; programa e/ou política.”
C Nenhuma das alternativas anteriores.

Com base na rota de aprendizagem e os estudos realizados, observe abaixo as sentenças das duas colunas e relacione corretamente cada uma com seu conceito base.
Enumere corretamente a coluna Y de acordo com os conceitos que a mesma apresenta sobre a Avaliação da Eficiência; Eficácia e Efetividade.
COLUNA X
I – Avaliação da Eficiência
II – Avaliação da Eficácia
III – Avaliação da Efetividade
COLUNA Y
( ) Compreende analisar a capacidade do projeto/programa de ir além dos objetivos propostos e gerar solução para o problema que pretendia enfrentar. Possui maior relação com as avaliações de impacto.
( ) Está mais relacionada aos processos, à qualidade e ao uso dos recursos. Possui maior relação com as avaliações de processo.
( ) Está mais relacionada à avaliação de resultados e fará a mensuração da capacidade de alcance dos objetivos e metas previstos.
A A sequência correta da coluna Y é: I ; II ; III.
B A sequência correta da coluna Y é: III ; I ; II.
C A sequência correta da coluna Y é: I ; III ; II.
D A sequência correta da coluna Y é: III ; II ; I.
E A sequência correta da coluna Y é: II ; I ; III.

Ao longo da quarta rota de aprendizagem, passamos por um conceito fundamental, na perspectiva de avaliação de projetos, o conceito de “MARCO ZERO”.
Diante dos conhecimentos proporcionados, qual é o conceito correto sobre “MARCO ZERO”.
A A avaliação ex-ante ou marco zero é aquela realizada antes da implementação do programa, possibilitando avaliar a sua viabilidade e sustentabilidade financeira, política e institucional. Também é utilizada com o intuito de conhecer a situação da comunidade que será atendida, a fim de realizar um melhor planejamento do programa. Por fim, serve como um indicador da situação inicial do público beneficiado.
B A avaliação de marco zero é aquela realizada no final da implementação do programa, possibilitando avaliar a sua viabilidade e sustentabilidade financeira, política e institucional. Também é utilizada com o intuito de apresentar os resultados obtidos ao público beneficiado.
C A avaliação ex-ante e do marco zero é aquela realizada durante a execução de um projeto e programa, possibilitando monitorar a sustentabilidade financeira. Por fim, serve como um indicador da situação final do público beneficiado.
D A avaliação do marco zero é aquela realizada no meio de um programa, possibilitando interromper a sua viabilidade e sustentabilidade financeira. Também é utilizada com o intuito de reconhecer o merecimento de uma comunidade que será atendida.
E A avaliação ex-ante ou marco zero é aquela realizada mensurar ao final de um projeto, se o mesmo rendeu resultados diante da implementação do programa, possibilitando avaliar a sua viabilidade e sustentabilidade financeira, política e institucional.

Os tipos de avaliação também podem ser determinados com base na capacidade do projeto de utilizar seus recursos com racionalidade e economicidade; de alcançar seus objetivos e de modificar a realidade na qual está inserido.
Neste sentido, vemos se estabelecer três formas de avaliação, sendo elas designadas:
A Avaliações de reciprocidade, eficácia e efetividade.
B Avaliações de eficiência, caridade e efetividade.
C Avaliações de deficiência, eficácia e efetividade.
D Avaliações de eficiência, eficácia e efetividade.
E Avaliações de eficiência, eficácia e Afetividade.

Embora exista uma série de métodos e técnicas para a avaliação de projetos, programas e políticas sociais, é importante ter em vista que existem particularidades da área social que a distinguem de outros campos e impõem maiores desafios ao processo avaliativo.
Assinale as afirmativas corretas sobre os desafios que envolvem o processo avaliativo.
I – Avaliação na área social não é unicamente econômica, existem inúmeros outros elementos que estão relacionados às famílias em situação de vulnerabilidade social.
II – Provocar a participação das famílias e do público alvo no processo de avaliação e construção do projeto social, precisamos levar em consideração sobre a realidade especifica.
III – A necessidade de desconsiderar a conjuntura familiar, cultural e tradicional de cada comunidade, não precisamos levar em consideração as particularidades e singularidades de um território.
A As afirmativas I e II estão corretas.
B II e III apresentam afirmativas corretas.
C Apenas a afirmativa III está correta.
D A afirmativa I está correta.
E As afirmativas I ; II e III estão corretas.

O monitoramento é um momento singular e pode ser o grande diferencial de todo e qualquer projeto, programa e política.
Neste sentido, precisamos entender a totalidade da compreensão conceitual sobre o que sabemos e estudamos sobre monitoramento.
I - O monitoramento é o processo de acompanhamento continuado do desenvolvimento das ações. Ele se dá ao longo da execução do projeto. De acordo com Garcia (2001, p. 29)
II - “O monitoramento é um processo sistemático e contínuo que, produzindo informações sintéticas e em tempo eficaz, permite a rápida avaliação situacional e a intervenção oportuna que confirma ou corrige as ações monitoradas.”
A A primeira afirmativa é verdadeira, pois, nega à segunda.
B A primeira afirmativa é incorreta, pois, contradiz e interpela a segunda.
C A segunda afirmativa é verdadeira, pois, nega à primeira.
D A segunda afirmativa é incorreta, pois, contradiz e interpela a primeira.
E A primeira e a segunda afirmativa estão corretas, pois, ambas se complementam.

Avaliação de efetividade compreende analisar a capacidade do projeto/programa de ir além dos objetivos propostos e gerar solução para o problema que pretendia enfrentar. Possui maior relação com as avaliações de impacto. Neste contexto existem três tipos de EFETIVIDADE, sendo elas:
A Efetividade discursiva, efetividade subjetiva e efetividade desnecessária. B Efetividade psicológica, efetividade comprobatória e efetividade substantiva. C Efetividade objetiva, efetividade quantitativa e efetividade imperativa. D Efetividade ética, efetividade descritiva e efetividade substantiva. E Efetividade objetiva, efetividade subjetiva e efetividade substantiva.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Quando falamos sobre processo de Avaliação, podemos entender que: “A pergunta que muitas vezes se estabelece é se, de fato, as ações para as quais se estão dedicando esforços, recursos e expectativas, têm sido capazes de atingir os objetivos a que se propõem.”
Complete as lacunas a seguir, a partir da apropriação da frase abaixo sobre a importância da avaliação de projetos, programas e políticas.
Ainda, na _________________da________________ diante de tal cenário, é indispensável que se tenha uma compreensão política acerca dos ___________________ ___________________.
Avaliar pressupõe também um posicionamento acerca do ________de _____________ que se espera.
A Perspectiva da Associação; processos de Assessoramento e Tipo de resultado.
B Perspectiva da Avaliação; processos avaliativos e Tipo de resultado.
C Perspectiva da Consultoria; processos de Assessoramento e ausência de resultados.
D Perspectiva de Monitoramento; processos avaliativos e ausência de resultados.
E perspectiva de Avaliação; processos previdenciários e Tipo de resultado.

Com relação à forma de coleta e de análise dos dados adotadas no processo avaliativo, é possível caracterizar as avaliações como quantitativas ou qualitativas.
Identifique a alternativa que evidencia a claramente um conceito de Avaliação Qualitativa e outro de Avaliação Qualitativa.
I - A avaliação quantitativa compreende elementos que são passíveis de quantificação. São valores objetivos. Alguns exemplos de elementos da avaliação quantitativa de um projeto social: quantidade de participantes; renda per capita familiar dos participantes; quantidade de interessados que compõem as “filas de espera” (demanda reprimida).
II - A avaliação quantitativa compreende elementos que são imensuráveis, que não pode ser quantificavel de forma numérica. Não são valores objetivos e reais. Alguns exemplos de elementos da avaliação quantitativa de um projeto social: opinião de participantes; e etc.
III - A avaliação qualitativa é imprescindível nos processos de avaliação na área social, por ser capaz de compreender as relações sociais, os cenários e as subjetividades envolvidas com o processo que se pretende avaliar. Está relacionada às percepções e análises pautadas em elementos intangíveis.
IV - A avaliação qualitativa é dispensável nos processos de avaliação na área social, por ser incapaz de compreender as relações sociais, os cenários e as objetividades envolvidas com o processo que se pretende avaliar. Está relacionada às percepções e análise pautada em elementos quantificava e numéricos.
A Afirmativas corretas são as: I e II.
B Afirmativas corretas são as: II e III.
C Afirmativas corretas são as: III e IV.
D Afirmativas corretas são as: I e IV.
E Afirmativas corretas são as: I e III.

Quando falamos sobre processo de Avaliação, podemos entender que: “Indicadores, portanto, permitem estabelecer um fluxo de monitoramento e de avaliação de projetos, programas e políticas sociais, quantificando aspectos que, de início, são demasiado subjetivos.
Complete as lacunas da frase da rota de aprendizagem.
_____________________são ferramentas objetivas que permitem a realização de ___________________ legitimadas pela clareza em seus dados e processos.
Podem ser aplicados de maneira ____________________ ou ____________________, o que caracteriza a necessidade de se compreender as distinções e especificidades de cada proposta.
A Quantitativas; Avaliações ; discursivas e objetivas.
B Indicadores; Avaliações ; quantitativas e qualitativas.
C Avaliações ; Indicadores ; Adjetivas e operativas.
D Monitoramento; Avaliações ; quantitativas e qualitativas.
E Qualitativas; Tipos de resultado ; subjetivas e quantitativas.

Nos estudos direcionados até então, a autora Barreira (2002, p. 32), aborda e trabalha sobre a existência de três tipos de EFETIVIDADE, quando se fala em Avaliações da efetividade de um projeto, programa e/ou política.
Nesta perspectiva, assinale a alternativa que explica e distinguem as três formas de efetividade.
A Aborda as distinções da efetividade cognitiva, efetividade psicológica e efetividade transformadora, sendo que a primeira trata do “critério de desnutrição da obesidade e quantitativa entre o antes e o depois da execução do projeto”, a segunda “se refere às mudanças éticas, de crenças de valores da população alvo” e a última é o critério da avaliação das mudanças sem significados e duradouras nas condições sociais de vida dos beneficiários.
B Aborda as distinções da efetividade diagnóstica, efetividade permissiva e efetividade palpável, sendo que a primeira trata do “critério de mensuração da realidade rastreada antes e o depois da execução do projeto”, a segunda “se refere às mudanças permissivas sobre crenças de valores da população alvo” e a última “é o critério da avaliação das mudanças ção das mudanças desqualificadas quantitativamente sendo significativas ou não para o projeto; programa e/ou política.”
C Nenhuma das alternativas anteriores.

Com base na rota de aprendizagem e os estudos realizados, observe abaixo as sentenças das duas colunas e relacione corretamente cada uma com seu conceito base.
Enumere corretamente a coluna Y de acordo com os conceitos que a mesma apresenta sobre a Avaliação da Eficiência; Eficácia e Efetividade.
COLUNA X
I – Avaliação da Eficiência
II – Avaliação da Eficácia
III – Avaliação da Efetividade
COLUNA Y
( ) Compreende analisar a capacidade do projeto/programa de ir além dos objetivos propostos e gerar solução para o problema que pretendia enfrentar. Possui maior relação com as avaliações de impacto.
( ) Está mais relacionada aos processos, à qualidade e ao uso dos recursos. Possui maior relação com as avaliações de processo.
( ) Está mais relacionada à avaliação de resultados e fará a mensuração da capacidade de alcance dos objetivos e metas previstos.
A A sequência correta da coluna Y é: I ; II ; III.
B A sequência correta da coluna Y é: III ; I ; II.
C A sequência correta da coluna Y é: I ; III ; II.
D A sequência correta da coluna Y é: III ; II ; I.
E A sequência correta da coluna Y é: II ; I ; III.

Ao longo da quarta rota de aprendizagem, passamos por um conceito fundamental, na perspectiva de avaliação de projetos, o conceito de “MARCO ZERO”.
Diante dos conhecimentos proporcionados, qual é o conceito correto sobre “MARCO ZERO”.
A A avaliação ex-ante ou marco zero é aquela realizada antes da implementação do programa, possibilitando avaliar a sua viabilidade e sustentabilidade financeira, política e institucional. Também é utilizada com o intuito de conhecer a situação da comunidade que será atendida, a fim de realizar um melhor planejamento do programa. Por fim, serve como um indicador da situação inicial do público beneficiado.
B A avaliação de marco zero é aquela realizada no final da implementação do programa, possibilitando avaliar a sua viabilidade e sustentabilidade financeira, política e institucional. Também é utilizada com o intuito de apresentar os resultados obtidos ao público beneficiado.
C A avaliação ex-ante e do marco zero é aquela realizada durante a execução de um projeto e programa, possibilitando monitorar a sustentabilidade financeira. Por fim, serve como um indicador da situação final do público beneficiado.
D A avaliação do marco zero é aquela realizada no meio de um programa, possibilitando interromper a sua viabilidade e sustentabilidade financeira. Também é utilizada com o intuito de reconhecer o merecimento de uma comunidade que será atendida.
E A avaliação ex-ante ou marco zero é aquela realizada mensurar ao final de um projeto, se o mesmo rendeu resultados diante da implementação do programa, possibilitando avaliar a sua viabilidade e sustentabilidade financeira, política e institucional.

Os tipos de avaliação também podem ser determinados com base na capacidade do projeto de utilizar seus recursos com racionalidade e economicidade; de alcançar seus objetivos e de modificar a realidade na qual está inserido.
Neste sentido, vemos se estabelecer três formas de avaliação, sendo elas designadas:
A Avaliações de reciprocidade, eficácia e efetividade.
B Avaliações de eficiência, caridade e efetividade.
C Avaliações de deficiência, eficácia e efetividade.
D Avaliações de eficiência, eficácia e efetividade.
E Avaliações de eficiência, eficácia e Afetividade.

Embora exista uma série de métodos e técnicas para a avaliação de projetos, programas e políticas sociais, é importante ter em vista que existem particularidades da área social que a distinguem de outros campos e impõem maiores desafios ao processo avaliativo.
Assinale as afirmativas corretas sobre os desafios que envolvem o processo avaliativo.
I – Avaliação na área social não é unicamente econômica, existem inúmeros outros elementos que estão relacionados às famílias em situação de vulnerabilidade social.
II – Provocar a participação das famílias e do público alvo no processo de avaliação e construção do projeto social, precisamos levar em consideração sobre a realidade especifica.
III – A necessidade de desconsiderar a conjuntura familiar, cultural e tradicional de cada comunidade, não precisamos levar em consideração as particularidades e singularidades de um território.
A As afirmativas I e II estão corretas.
B II e III apresentam afirmativas corretas.
C Apenas a afirmativa III está correta.
D A afirmativa I está correta.
E As afirmativas I ; II e III estão corretas.

O monitoramento é um momento singular e pode ser o grande diferencial de todo e qualquer projeto, programa e política.
Neste sentido, precisamos entender a totalidade da compreensão conceitual sobre o que sabemos e estudamos sobre monitoramento.
I - O monitoramento é o processo de acompanhamento continuado do desenvolvimento das ações. Ele se dá ao longo da execução do projeto. De acordo com Garcia (2001, p. 29)
II - “O monitoramento é um processo sistemático e contínuo que, produzindo informações sintéticas e em tempo eficaz, permite a rápida avaliação situacional e a intervenção oportuna que confirma ou corrige as ações monitoradas.”
A A primeira afirmativa é verdadeira, pois, nega à segunda.
B A primeira afirmativa é incorreta, pois, contradiz e interpela a segunda.
C A segunda afirmativa é verdadeira, pois, nega à primeira.
D A segunda afirmativa é incorreta, pois, contradiz e interpela a primeira.
E A primeira e a segunda afirmativa estão corretas, pois, ambas se complementam.

Avaliação de efetividade compreende analisar a capacidade do projeto/programa de ir além dos objetivos propostos e gerar solução para o problema que pretendia enfrentar. Possui maior relação com as avaliações de impacto. Neste contexto existem três tipos de EFETIVIDADE, sendo elas:
A Efetividade discursiva, efetividade subjetiva e efetividade desnecessária. B Efetividade psicológica, efetividade comprobatória e efetividade substantiva. C Efetividade objetiva, efetividade quantitativa e efetividade imperativa. D Efetividade ética, efetividade descritiva e efetividade substantiva. E Efetividade objetiva, efetividade subjetiva e efetividade substantiva.

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Assessoria, Consultoria e Avaliação de Políticas, Programas e Projetos Sociais
Quando falamos sobre processo de Avaliação, podemos entender que: “A pergunta que muitas vezes se estabelece é se, de fato, as ações para as quais se estão dedicando esforços, recursos e expectativas, têm sido capazes de atingir os objetivos a que se propõem.” Complete as lacunas a seguir, a partir da apropriação da frase abaixo sobre a importância da avaliação de projetos, programas e políticas. 
“Ainda, na _________________da________________ diante de tal cenário, é indispensável que se tenha uma compreensão política acerca dos ___________________ ___________________. Avaliar pressupõe também um posicionamento acerca do ________de _____________ que se espera.” 
Nota: 10.0
	
	A
	Perspectiva da Associação; processos de Assessoramento e Tipo de resultado.
	
	B
	Perspectiva da Avaliação; processos avaliativos e Tipo de resultado.
Você assinalou essa alternativa (B)
Você acertou!
R: b)  A utilização de ferramentas de avaliação permite identificar de forma mais precisa, tanto os projetos com maior efetividade quanto aqueles capazes de gerar amplos resultados com investimentos de baixo custo.
	
	C
	Perspectiva da Consultoria; processos de Assessoramento e ausência de resultados.
	
	D
	Perspectiva de Monitoramento; processos avaliativos e ausência de resultados.
	
	E
	perspectiva de Avaliação; processos previdenciários e Tipo de resultado.
Questão 2/10 - Assessoria, Consultoria e Avaliação de Políticas, Programas e Projetos Sociais
Com relação à forma de coleta e de análise dos dados adotadas no processo avaliativo, é possível caracterizar as avaliações como quantitativas ou qualitativas. Neste sentido, é cabível classificar o significado de cada um dos conceitos dentro do processo de Avaliação. No entanto, cabe ressaltar que existem algumas diferenças relevantes sobre as terminologias que denotam a singularidade de cada atividade e remontam o cenário dos projetos, programas e políticas com uma qualificação amplificada. Identifique a alternativa que evidencia a claramente um conceito de Avaliação Qualitativa e outro de Avaliação Qualitativa. (Difícil)
 
I - A avaliação quantitativa compreende elementos que são passíveis de quantificação. São valores objetivos. Alguns exemplos de elementos da avaliação quantitativa de um projeto social: quantidade de participantes; renda per capita familiar dos participantes; quantidade de interessados que compõem as “filas de espera” (demanda reprimida).
 
II - A avaliação quantitativa compreende elementos que são imensuráveis, que não pode ser quantificavel de forma numérica. Não são valores objetivos e reais. Alguns exemplos de elementos da avaliação quantitativa de um projeto social: opinião de participantes; e etc.
 
 
III - A avaliação qualitativa é imprescindível nos processos de avaliação na área social, por ser capaz de compreender as relações sociais, os cenários e as subjetividades envolvidas com o processo que se pretende avaliar. Está relacionada às percepções e análises pautadas em elementos intangíveis.
 
 
IV - A avaliação qualitativa é dispensável nos processos de avaliação na área social, por ser incapaz de compreender as relações sociais, os cenários e as objetividades envolvidas com o processo que se pretende avaliar. Está relacionada às percepções e análise pautada em elementos quantificava e numéricos. 
Nota: 0.0
	
	A
	Afirmativas corretas são as: I e II.
	
	B
	Afirmativas corretas são as: II e III.
	
	C
	Afirmativas corretas são as: III e IV.
	
	D
	Afirmativas corretas são as: I e IV.
Você assinalou essa alternativa (D)
	
	E
	Afirmativas corretas são as: I e III.
R: e) Afirmativas corretas são as: I e III.
Questão 3/10 - Assessoria, Consultoria e Avaliação de Políticas, Programas e Projetos Sociais
Quando falamos sobre processo de Avaliação, podemos entender que: “Indicadores, portanto, permitem estabelecer um fluxo de monitoramento e de avaliação de projetos, programas e políticas sociais, quantificando aspectos que, de início, são demasiado subjetivos. Com o auxílio de índices, taxas, proporções e médias, podemos olhar de forma objetiva para os fenômenos sociais e para as ações relacionadas a eles. (Jannuzzi, 2004; Baptista, 2007).” Complete as lacunas da frase da rota de aprendizagem. Não se esqueça da fundamentação supracitada e o significado de indicadores sociais em avaliações de projetos, programas e políticas.
“_____________________são ferramentas objetivas que permitem a realização de _____________________ legitimadas pela clareza em seus dados e processos. Podem ser aplicados de maneira ____________________ ou ____________________, o que caracteriza a necessidade de se compreender as distinções e especificidades de cada proposta.” 
Nota: 0.0
	
	A
	Quantitativas; Avaliações ; discursivas e objetivas.
	
	B
	Indicadores; Avaliações ; quantitativas e qualitativas.
R: b) Indicadores; Avaliações; quantitativas e qualitativas.
	
	C
	Avaliações ; Indicadores ; Adjetivas e operativas.
Você assinalou essa alternativa (C)
	
	D
	Monitoramento; Avaliações ; quantitativas e qualitativas.
	
	E
	Qualitativas; Tipos de resultado ; subjetivas e quantitativas.
 
Questão 4/10 - Assessoria, Consultoria e Avaliação de Políticas, Programas e Projetos Sociais
Nos estudos direcionados até então, a autora Barreira (2002, p. 32), aborda e trabalha sobre a existência de três tipos de EFETIVIDADE, quando se fala em Avaliações da efetividade de um projeto, programa e/ou política. Estamos falando na Efetividade Objetiva; Objetividade Subjetiva e a Efetividade Substantiva. Nesta perspectiva, assinale a alternativa que explica e distinguem as três formas de efetividade. 
Nota: 0.0
	
	A
	Aborda as distinções da efetividade cognitiva, efetividade psicológica e efetividade transformadora, sendo que a primeira trata do “critério de desnutrição da obesidade e quantitativa entre o antes e o depois da execução do projeto”, a segunda “se refere às mudanças éticas, de crenças de valores da população alvo” e a última é o critério da avaliação das mudanças sem significados e duradouras nas condições sociais de vida dos beneficiários
	
	B
	Aborda as distinções da efetividade diagnóstica, efetividade permissiva e efetividade palpável, sendo que a primeira trata do “critério de mensuração da realidade rastreada antes e o depois da execução do projeto”, a segunda “se refere às mudanças permissivas sobre  crenças de valores da população alvo” e a última “é o critério da avaliação das mudanças quantitativas sem nenhum significado.
	
	C
	Aborda as distinções da efetividade objetiva, efetividade subjetiva e efetividade substantiva, sendo que a primeira trata do “critério de aferição de mudança quantitativa entre o antes e o depois da execução do projeto”, a segunda “se refere às mudanças comportamentais, de crenças de valores da população alvo” e a última “é o critério da avaliação das mudanças qualitativas significativas e duradouras nas condições sociais de vida dos beneficiários”
R: c) Aborda as distinções da efetividade objetiva, efetividade subjetiva e efetividade substantiva, sendo que a primeira trata do “critério de aferição de mudança quantitativa entre o antes e o depois da execução do projeto”, a segunda “se refere às mudanças comportamentais, de crenças de valores da população alvo” e a última “é o critério da avaliação das mudanças qualitativas significativas e duradouras nas condições sociais de vida dos beneficiários”
	
	D
	Aborda as distinções da efetividade objetiva, efetividade subjetiva e efetividade substantiva, sendo que a primeira trata do “critério de criar mudanças”, a segunda “ao mundo das ideias, sem mensurar uma efetividade expressiva” e a última “é o critério da avaliação das mudanças desqualificadas quantitativamente sendo significativas ou não para o projeto; programa e/ou política”.
Você assinalou essa alternativa (D)
	
	E
	Nenhuma das alternativas anteriores.
Questão 5/10 - Assessoria, Consultoria e Avaliação de Políticas, Programase Projetos Sociais
Com base na rota de aprendizagem e os estudos realizados, observe abaixo as sentenças das duas colunas e relacione corretamente cada uma com seu conceito base. Enumere corretamente a coluna Y de acordo com os conceitos que a mesma apresenta sobre a Avaliação da Eficiência; Eficácia e Efetividade.
	COLUNA X
	I  –  Avaliação da Eficiência      
 
 
	II – Avaliação da Eficácia
 
	III – Avaliação da Efetividade
 
 
	COLUNA Y
	( ) Compreende analisar a capacidade do projeto/programa de ir além dos objetivos propostos e gerar solução para o problema que pretendia enfrentar. Possui maior relação com as avaliações de impacto.
	( ) Está mais relacionada aos processos, à qualidade e ao uso dos recursos. Possui maior relação com as avaliações de processo.
	(  ) Está mais relacionada à avaliação de resultados e fará a mensuração da capacidade de alcance dos objetivos e metas previstos.
Nota: 0.0
	
	A
	A sequência correta da coluna Y é: I ; II ; III.
	
	B
	A sequência correta da coluna Y é: III ; I ; II.
R: b) A sequência correta da coluna Y é: III ; I ; II.
	
	C
	A sequência correta da coluna Y é: I ; III ; II.
Você assinalou essa alternativa (C)
	
	D
	A sequência correta da coluna Y é: III ; II ; I.
	
	E
	A sequência correta da coluna Y é: II ; I ; III.
Questão 6/10 - Assessoria, Consultoria e Avaliação de Políticas, Programas e Projetos Sociais
Ao longo da quarta rota de aprendizagem, passamos por um conceito fundamental, na perspectiva de avaliação de projetos, o conceito de  “MARCO ZERO”.  Ele é um dos aspectos estudados, sendo compreendido como anterior aos resultados pretendidos pelo alcance dos projetos. Diante dos conhecimentos proporcionados, qual é o conceito correto sobre “MARCO ZERO”. 
Nota: 0.0
	
	A
	A avaliação ex-ante ou marco zero é aquela realizada antes da implementação do programa, possibilitando avaliar a sua viabilidade e sustentabilidade financeira, política e institucional. Também é utilizada com o intuito de conhecer a situação da comunidade que será atendida, a fim de realizar um melhor planejamento do programa. Por fim, serve como um indicador da situação inicial do público beneficiado.
R: a) A avaliação ex-ante ou marco zero é aquela realizada antes da implementação do programa, possibilitando avaliar a sua viabilidade e sustentabilidade financeira, política e institucional. Também é utilizada com o intuito de conhecer a situação da comunidade que será atendida, a fim de realizar um melhor planejamento do programa. Por fim, serve como um indicador da situação inicial do público beneficiado.
	
	B
	A avaliação de marco zero é aquela realizada no final da implementação do programa, possibilitando avaliar a sua viabilidade e sustentabilidade financeira, política e institucional. Também é utilizada com o intuito de apresentar os resultados obtidos ao público beneficiado.
	
	C
	A avaliação ex-ante e do marco zero é aquela realizada durante a execução de um projeto e programa, possibilitando monitorar a sustentabilidade financeira. Por fim, serve como um indicador da situação final do público beneficiado.
	
	D
	A avaliação do marco zero é aquela realizada no meio de um programa, possibilitando interromper a sua viabilidade e sustentabilidade financeira. Também é utilizada com o intuito de reconhecer o merecimento de uma comunidade que será atendida.
Você assinalou essa alternativa (D)
	
	E
	A avaliação ex-ante ou marco zero é aquela realizada mensurar ao final de um projeto, se o mesmo rendeu resultados diante da implementação do programa, possibilitando avaliar a sua viabilidade e sustentabilidade financeira, política e institucional.
Questão 7/10 - Assessoria, Consultoria e Avaliação de Políticas, Programas e Projetos Sociais
Os tipos de avaliação também podem ser determinados com base na capacidade do projeto de utilizar seus recursos com racionalidade e economicidade; de alcançar seus objetivos e de modificar a realidade na qual está inserido. Neste sentido, vemos se estabelecer três formas de avaliação, sendo elas designadas:    
Nota: 10.0
	
	A
	Avaliações de reciprocidade, eficácia e efetividade.
	
	B
	Avaliações de eficiência, caridade e efetividade.
	
	C
	Avaliações de deficiência, eficácia e efetividade.
	
	D
	Avaliações de eficiência, eficácia e efetividade.
Você assinalou essa alternativa (D)
Você acertou!
1. Avaliações de eficiência, eficácia e efetividade.
	
	E
	Avaliações de eficiência, eficácia e Afetividade.
Questão 8/10 - Assessoria, Consultoria e Avaliação de Políticas, Programas e Projetos Sociais
Embora exista uma série de métodos e técnicas para a avaliação de projetos, programas e políticas sociais, é importante ter em vista que existem particularidades da área social que a distinguem de outros campos e impõem maiores desafios ao processo avaliativo. Assinale as afirmativas corretas sobre os desafios que envolvem o processo avaliativo. 
I – Avaliação na área social não é unicamente econômica, existem inúmeros outros elementos que estão relacionados às famílias em situação de vulnerabilidade social.
II –  Provocar a participação das famílias e do público alvo no processo de avaliação e construção do projeto social, precisamos levar em consideração sobre a realidade especifica.
III – A necessidade de desconsiderar a conjuntura familiar, cultural e tradicional de cada comunidade, não precisamos levar em consideração as particularidades e singularidades de um território.
Nota: 10.0
	
	A
	As afirmativas I e II estão corretas.
Você assinalou essa alternativa (A)
Você acertou!
R: a) As afirmativas I e II estão corretas.
	
	B
	II e III apresentam afirmativas corretas.
	
	C
	Apenas a afirmativa III está correta.
	
	D
	A afirmativa I está correta.
	
	E
	As afirmativas I ; II e III estão corretas.
Questão 9/10 - Assessoria, Consultoria e Avaliação de Políticas, Programas e Projetos Sociais
O monitoramento é um momento singular e pode ser o grande diferencial de todo e qualquer projeto, programa e política. Neste sentido, precisamos entender a totalidade da compreensão conceitual sobre o que sabemos e estudamos sobre monitoramento. Observe as afirmativas a seguir, análise a veracidade e compare a relação entre elas. 
I - O monitoramento é o processo de acompanhamento continuado do desenvolvimento das ações. Ele se dá ao longo da execução do projeto. De acordo com Garcia (2001, p. 29)
II - “O monitoramento é um processo sistemático e contínuo que, produzindo informações sintéticas e em tempo eficaz, permite a rápida avaliação situacional e a intervenção oportuna que confirma ou corrige as ações monitoradas.”
Nota: 10.0
	
	A
	A primeira afirmativa é verdadeira, pois, nega à segunda.
	
	B
	A primeira afirmativa é incorreta, pois, contradiz e interpela a segunda.
	
	C
	A segunda afirmativa é verdadeira, pois, nega à primeira.
	
	D
	A segunda afirmativa é incorreta, pois, contradiz e interpela a primeira.
	
	E
	A primeira e a segunda afirmativa estão corretas, pois, ambas se complementam.
Você assinalou essa alternativa (E)
Você acertou!
R: e) A primeira e a segunda afirmativa estão corretas, pois, ambas se complementam.
Questão 10/10 - Assessoria, Consultoria e Avaliação de Políticas, Programas e Projetos Sociais
Avaliação de efetividade compreende analisar a capacidade do projeto/programa de ir além dos objetivos propostos e gerar solução para o problema que pretendia enfrentar. Possui maior relação com as avaliações de impacto. Neste contexto existem três tipos de EFETIVIDADE, sendo elas:  
Nota: 10.0
	
	A
	Efetividade discursiva, efetividade subjetiva e efetividade desnecessária.
	
	B
	Efetividade psicológica, efetividade comprobatória e efetividade substantiva.
	
	C
	Efetividade objetiva, efetividade quantitativa e efetividade imperativa.
	
	D
	Efetividade ética, efetividade descritiva e efetividade substantiva.
	
	E
	Efetividade objetiva, efetividade subjetiva e efetividade substantiva.
Você assinalou essa alternativa (E)
Você acertou!
R: e) Efetividade objetiva, efetividade subjetiva e efetividade substantiva.·

Mais conteúdos dessa disciplina