Buscar

QUESTIONÁRIO ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS ESPORTIVOS E RECREATIVOS AULA 08

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTIONÁRIO – ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS ESPORTIVOS E RECREATIVOS – AULA 08
· Esporte e lazer são fenômenos de grande importância e valorosos para o desenvolvimento social e econômico de um país. É responsabilidade do Poder Público, da iniciativa privada e da sociedade civil a ampliação desse direito, tendo em vista que, além do fomento da qualidade de vida e bem-estar, é fundamental para o desenvolvimento humano. Em relação às ações destinadas ao esporte e lazer brasileiro, é correto afirmar que:
a partir de 1934, o binômio trabalho-tempo livre desencadeou as primeiras ações destinadas ao lazer no País.
· O esporte é direito de todos. Cada um realiza sua prática com uma intencionalidade, independente de sua formatação. Os exemplos a seguir dizem respeito à prática esportiva com brasileiros dentro do Brasil em diferentes contextualizações:
I. João, praticante de ioga, realiza diariamente sessões em um grande parque de sua cidade.
II. Caio, estudante de engenharia, jogador de meio de rede de voleibol da equipe de sua universidade nos campeonatos da sua Federação, aguarda ansiosamente uma chance para participar da Universíade, maior competição mundial do esporte universitário.
III. Renato, 18 anos, treina na equipe júnior de futebol de uma das principais equipes do Brasil. É um dos principais destaques do time e já tem um contrato como adulto, pois já realizou algumas partidas na categoria adulta dentro da Copa Brasil. Fundamentando-se nos preceitos do artigo 217 da Constituição Brasileira de 1988, bem como na LGD, categorize o esporte, respectivamente, nos casos descritos:
I – não formal; II – não profissional; III – profissional.
· A Lei n.º 8.672/1993, conhecida como Lei Zico, foi o primeiro documento a diferenciar as diferentes manifestações do esporte no Brasil, preconizadas pelo Prof. Manoel Gomes Tubino. Todos os dias, milhares de pessoas fazem atividade física, esportiva e recreativa. São exemplos práticos dessas manifestações:
I. Esporte de participação: partida de basquetebol em uma disputa interna de um clube social de um município do Rio Grande do Sul.
II. Esporte de participação: projeto social na Comunidade Vale Velho com a modalidade basquetebol para crianças de 8 a 12 anos.
III. Esporte rendimento: título de campeã mundial do basquetebol feminino em 1994.
IV. Esporte educacional: jogo pelos Jogos Escolares Brasileiros – JEBs.
V. Esporte rendimento: Campeonato Brasileiro de Biribol.
É correto apenas o que se afirma em:
I, III, IV e V.

Continue navegando