Buscar

QUESTIONÁRIO SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA AULA 07

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTIONÁRIO – SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA – AULA 07
· Qual das características a seguir melhor define a Sociologia da Educação de Durkheim?
A coesão social. Durkheim preza pela harmonia social. Desta forma, vê a educação como estratégica para garantir que cada homem ocupe o local adequado para sua aptidão, buscando o pleno funcionamento da sociedade.
· Para Durkheim, a educação é um fato social. Para ele, todo fato social possui três características: generalidade (é reconhecido em um coletivo de sujeitos como comum), exterioridade (a coisa vem de fora do sujeito, de cima para baixo) e coerção.
O que significa o fato social ser coercitivo?
Ele é imposto aos sujeitos, independente de vontades individuais. Aquele sujeito que não entrar em harmonia com o fato social sofrerá consequências. Por exemplo, se uma pessoa não for escolarizada como as demais, sofrerá sanções durante sua trajetória.
· Como Durkheim vê a criança a ser educada?
Como uma tabula rasa. A criança chega na escola sem conhecimentos, cabendo a esta o papel de dotá-la dos saberes necessários para sua atuação, a partir de sua aptidão: intelecto e pensamento ou movimento e ação.
· Confira a seguinte frase: “É uma ilusão acreditar que podemos educar nossos filhos como queremos. Há costumes com relação aos quais somos obrigados a nos conformar; se os desrespeitarmos, muito gravemente eles se vingarão em nossos filhos” (DURKHEIM, 1978, p. 35-36). Qual a explicação mais adequada para esta afirmação?
A ação de educar um filho fora das normas formais e tácitas da sociedade pode custar caro à própria criança. Há sanções e coerções na nossa sociedade para quem deixa de cumprir certas regras, por mais bem intencionados que sejam os sujeitos.
· Qual das alternativas traz um novo elemento, a partir de Pierre Bourdieu, em relação à Sociologia da Educação de Emile Durkheim?
Bourdieu aponta como as crianças, mais do que meras tabulas rasas, trazem desde antes mesmo da escola, e em concomitância a sua escolarização, uma série de atitudes, gestos, gostos, modos de se comportar e de se comunicar – enfim, uma cultura incorporada nas suas práticas.

Outros materiais