Buscar

Psicopedagogia Clínica - Dificuldades e Distúrbios de Aprendizagem (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CURSO: Psicopedagogia Clínica
Disciplina: Dificuldades e Distúrbios de Aprendizagem
NOME DO ALUNO: Alyne Oliveira Pecly Tavares
ATIVIDADE FORMATIVA
ORIENTAÇÃO: Redigir um texto dissertativo de 15 até 25 linhas que retrate sobre discalculia e disortografia, como devem ser as intervenções para cada uma e a importância dessas intervenções.
REDAÇÃO: 
São considerados indivíduos com distúrbios de aprendizagem aqueles que apresentem grandes dificuldades ou limitações durante o processo de aquisição do conhecimento. Tais limitações impõem ao indivíduo, no âmbito escolar, dificuldades de inserção social, seja pela falta de infraestrutura nas escolas, seja pelo déficit informacional de pais, alunos e professores. 
 De acordo com a Constituição brasileira, as escolas de rede regular de ensino devem, mediante alunos com distúrbios educacionais, organizar e prover a infraestrutura necessária para o desenvolvimento de tais indivíduos. Entretanto, o que ocorre, na grande maioria das vezes, é uma falta de flexibilização e adaptação do currículo escolar, além da ausência de profissionais especializados em educação especial, o que dificulta ainda mais o processo de aprendizagem. 
As crianças com distúrbio de aprendizagem sofrem com as deficiências do sistema de ensino público do Brasil, visto que, suas escolas não oferecem suporte ao ensino e nem a orientação aos pais acerca da importância do acompanhamento do desempenho escolar dos seus filhos. 
Segundo o filósofo Paulo Freire, "ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção". 
Porém há muitos obstáculos que rodeiam esse assunto, como por exemplo a falta de informação e a escassez de professores especializados em educação especial, que resulta na carência de atenção dos alunos e agravamento da dificuldade de aprendizado.
Convém, portanto, que o governo juntamente com o ministério da educação e da Saúde, aprovem um projeto em que os alunos tenham consultas com psicólogos e introduzem nas escolas professores especializados em educação especial. Pois garantir a saúde e educação promovem a ordem e o progresso da nação.

Continue navegando

Outros materiais