Logo Passei Direto
Buscar

Planejamento Urbano e Regional__AOL1

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Leia o trecho a seguir: "O plano urbanístico, tal como se apresenta nesse trabalho exemplar que é o relatório de Lucio Costa, e a realização arquitetônica de Oscar Niemeyer, talvez o maior artista plástico brasileiro, constituem pela audácia e pela originalidade, a prova eloquente de que não estamos mais condenados a traduzir, imitar, ou copiar apenas, mas de que já nos tornamos capazes de afirmar livremente o nosso gênio, a nossa força criadora." Fonte: BICCA, B. E. P.; BICCA, R. S. Arquitetura na Formação do Brasil. Brasília: UNESCO, 2006. p. 332.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a formação das malhas urbanas brasileiras, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) O Plano Piloto de Brasília foi feito por Le Corbusier.
II. ( ) A Carta de Atenas citou as diretrizes para o Plano Piloto de Brasília.
III. ( ) O Plano Piloto de Brasília foi elaborado de acordo aos princípios do Urbanismo Moderno.
IV. ( ) A malha urbana principal de Brasília é definida por dois eixos, o Monumental e a Leste Oeste, com as atividades setorizadas entre os eixos.
1. V, F, F, V.
2. V, F, V, V.
3. F, F, V, V.
4. F, V, V, F.
5. V, V, F, F.

Leia o trecho a seguir: "A rua, não como espaço de circulação, mas como lugar e suporte de sociabilidade, ainda que por um tempo determinado, tende a deixar de ser o meio entre a partida e o destino para se tornar o fim, o lugar de acontecimentos." Fonte: VARGAS, H. C.; PAIVA, R. A. Turismo, Arquitetura e Cidade. São Paulo: Editora Manoela, 2016. p. 165.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre elementos urbanos, analise os elementos seguir e associe-as com suas respectivas características:
1) Quadra.
2) Lote.
3) Edifício.
4) Praça.
5) Parque.
( ) Construção que acomoda diferentes atividades humanas, como residências, igrejas, teatros e comércios.
( ) Espaço público com áreas para exposições, lagoas, esplanadas, assim como espaços verdes, com grama e árvores nativas.
( ) Porção de terreno legalmente dividida e servida de infraestrutura básica.
( ) Espaço onde se agrupa um conjunto de lotes, com ou sem construção.
( ) Espaço Público que pode ter forma linear, elíptica, quadrangular, irregular ou circular.
1. 5, 1, 4, 3, 2.
2. 4, 3, 5, 1, 2.
3. 3, 5, 2, 1, 4.
4. 4, 2, 3, 1, 5.
5. 5, 3, 2, 1, 4.

Leia o trecho a seguir: "A necessidade de percorrer longas distâncias gera uma significativa perda de qualidade de vida da população ou precisa de elevados investimentos da administração pública em transportes coletivos de alta velocidade. O tempo gasto em locomoção deve ser pouco, o transporte precisa ser seguro e barato, premissas estas que definem se a mobilidade é ou não sustentável." Fonte: MAZZAROTTO, A. A. V. S. Planejamento Urbano. Curitiba: Editora Contentus, 2020. p.26.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a definição dos elementos urbanos, analise as afirmativas a seguir:
I. As vias arteriais coletam o fluxo dos veículos nas vias de trânsito mais rápido, ou nas vias locais, e distribuem dentro das regiões da cidade.
II. A via tem como objetivo permitir o passo e a mobilidade em conjunto com a cidade e o espaço urbano.
III. As vias urbanas estão compostas de faixas de veículos e pedestres, acostamentos, canteiros centrais, meio fio, áreas de estacionamento etc.
IV. Os elementos urbanos são um conjunto de componentes de domínio público e permitem a realização de diversas atividades próprias dos seus habitantes.
1. I e IV.
2. II, III e IV.
3. I, III e IV.
4. I e III.
5. II e III.

Leia o trecho a seguir: "A infraestrutura é a armação sobre a qual a civilização é construída. É o que proporciona os sistemas integrados que promovem a prosperidade, cultivam o bem-estar e, mediante o projeto adequado, são capazes de restaurar sistemas naturais que as cidades tão frequentemente degradam." Fonte: ROSE, J. F. P. A Cidade em Harmonia: O Que a Ciência Moderna, Civilizações Antigas e a Natureza Humana nos Ensinam Sobre o Futuro da Vida Urbana. Porto Alegre: Editora Bookman, 2018. p. 213.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os elementos urbanos, pode-se afirmar que a via:
1. É o elemento que une a calçada da via e que protege o acesso de veículos na calçada.
2. É destinada ao tráfego de bicicletas e pode estar localizada nos canteiros centrais.
3. Deve ser utilizada para amenizar os aspectos negativos do entorno urbano.
4. É espaço onde se agrupa um conjunto de lotes, com ou sem construção.
5. Tem como objetivo permitir o passo e a mobilidade em conjunto com a cidade e o espaço urbano.

Leia o trecho a seguir: "A praça é um elemento urbano. Por ser um dos fragmentos do mosaico espacial que compõe a cidade, a praça está intimamente ligada às questões sociais, formais e estéticas de um assentamento. Não é possível falar sobre praças sem analisar o contexto urbano no qual estão inseridas." Fonte: ROBBA, F.; MACEDO, S. S. Praças Brasileiras. 2 ed. São Paulo: Editora EDUSP, 2003. p. 18.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre elementos urbanos, analise as afirmativas a seguir:
I. Diversas cidades nasceram em torno de uma praça, com as principais instituições como a prefeitura, a igreja e os bancos, ao seu redor.
II. As praças são áreas de médio porte, com 10 a 50 hectares e que devem estar envolvidas pelo tecido urbano.
III. As praças surgiram com a finalidade de recuperar os espaços vazios e áreas de terrenos que antes estavam abandonadas.
IV. As praças possuem infraestruturas de uso público, como bancos, coretos, mesas, bebedouros, anfiteatros, fontes etc.
1. I e IV.
2. I, II e III.
3. II e III.
4. III e IV.
5. II e IV.

Leia o trecho a seguir: "O Estatuto da Cidade, definido pela Lei n.10.257/2001, que foi criada para regulamentar a política urbana proposta na Constituição Federal, apresenta no seu cap.2 os ‘instrumentos da política urbana’, com base nas questões jurídicas, tributárias, financeiras, entre outras." Fonte: MAZZAROTTO, A. A. V. S. Planejamento Urbano. Curitiba: Editora Contentus, 2020. p.7.
Considerando o conteúdo estudado sobre o planejamento urbano, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) A análise FOFA ou SWOT é uma técnica de planejamento estratégico que identifica Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças.
II. ( ) Os instrumentos do planejamento urbano devem orientar-se na realização das metas gerais da atividade urbana pública, na aplicação dos objetivos e no correto uso dos instrumentos de planejamento.
III. ( ) Entre as principais atividades do planejamento estão o uso do solo, o desenvolvimento cultural e o turismo, o desenvolvimento sustentável, a conservação do patrimônio, o transporte e o urbanismo municipal.
IV. ( ) O planejamento urbano consiste na recuperação e na ação de reverter os efeitos do deterioro, físico, social e econômico dos centros urbanos e de outras partes da cidade.
1. V, F, V, F.
2. V, F, F, V.
3. F, F, V, V.
4. V, V, V, F.
5. V, V, F, F.

Leia o trecho a seguir: "Uma cidade inteligente utiliza tecnologias digitais ou tecnologias de informação e comunicação para aprimorar a qualidade e o desempenho de seus serviços urbanos, reduzir custos e o consumo de recursos e estabelecer um contato mais efetivo e mais ativo com seus cidadãos." Fonte: ROSE, J. F. P. A Cidade em Harmonia: O Que a Ciência Moderna, Civilizações Antigas e a Natureza Humana nos Ensinam Sobre o Futuro da Vida Urbana. Porto Alegre: Editora Bookman, 2018. p. 141.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre planejamento urbano, podemos afirmar que o conceito de planejamento urbano pode ser definido como:
1. O conjunto de instrumentos técnicos e normativos necessários para ordenar os espaços urbanos e suas relações.
2. A recuperação e a ação de reverter os efeitos do deterioro, físico, social e econômico dos centros urbanos e de outras partes da cidade.
3. Instrumento que estabelece, com base em processo permanente de planejamento, viabilização econômico-financeira e gestão.
4. Uma disciplina que trata de planejar, compatibilizar e desenhar os aspectos de uma cidade.
5. As normas a favor do bem-estar coletivo, do equilíbrio ambiental, orientando o crescimento urbano.

Leia o trecho a seguir: "O Desenho Urbano não pode ser feito resolvendo apenas o problema na planta. Para se obter um bom desenho, deve-se trabalhar em suas três dimensões, levando em consideração que as soluções escolhidas necessitam se adaptar e serem oriundas das condições topográficas." Fonte: MASCARÓ, J. L. Loteamentos Urbanos. Porto Alegre: Editora L. Mascaró, 2003. p.13.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre desenho urbano, analise as afirmativas a seguir:
I. O desenho urbano trata de planejar, compatibilizar e desenhar os aspectos de uma cidade.
II. O desenho urbano planeja, através da forma e da utilização do espaço público, a integração dos espaços livres e construídos.
III. O desenho urbano trata da mobilidade urbana, das áreas de comércio e moradia, dos locais de lazer, das áreas livres e do fluxo de pessoas e de veículos.
IV. O desenho urbano define o crescimento das áreas urbanas e é obrigatório em cidades com mais de vinte mil habitantes.
1. II e III.
2. III e IV.
3. I, II e III.
4. II e IV.
5. I, II e IV.

Leia o trecho a seguir: "O traçado urbano começa pela definição de avenidas, ruas e caminhos para pedestres, necessários para tornar acessíveis as diferentes partes do espaço a serem organizadas. Essas avenidas, ruas ou caminhos assumem traçados e desenhos muito diferentes, conforme a topografia do local." Fonte: MASCARÓ, J. L. Loteamentos Urbanos. Porto Alegre: Editora L. Mascaró, 2003. p. 20.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre vias urbanas, analise as afirmativas a seguir:
I. A via é um espaço público que tem como objetivo gerar uma divisão organizada entre as diferentes propriedades.
II. A mobilidade é a capacidade de descolamento das pessoas para chegar aos lugares de uma cidade.
III. A hierarquização das vias urbanas é feita para conter a infraestrutura no subsolo.
IV. As vias urbanas estão compostas de faixas de veículos e pedestres, acostamentos, canteiros centrais, meio fio e áreas de estacionamento.
1. II e III.
2. III e IV.
3. I, II e IV.
4. I, III e IV.
5. I e II.

Leia o trecho a seguir: "Tratando de otimizar os traçados, tanto do ponto de vista de economia dos custos de implantação como dos custos de transporte, urbanistas foram levados a procurar soluções mistas de desempenho mais adequado. Concluíram que as vias de trânsito intenso e artérias principais, o mais adequado é o traçado em malha fechada." Fonte: MASCARÓ, J. L. Loteamentos Urbanos. 1 ed. Porto Alegre: Editora L. Mascaró, 2003. p. 39.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre vias urbanas, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) A hierarquização das vias urbanas é feita para facilitar a gestão, o controle e a regulação do trânsito.
II. ( ) A hierarquização das vias urbanas tem como objetivo restringir as atividades incompatíveis com os fluxos de trânsito.
III. ( ) A hierarquização das vias urbanas define critérios de trânsito, tipos de transporte, continuidade das vias, articulação entre uma via e outra, etc.
IV. ( ) A arborização urbana é o elemento que une a calçada da via e que protege o acesso de veículos na calçada.
1. V, F, F, V.
2. V, V, V, F.
3. F, V, V, F.
4. V, V, F, F.
5. F, V, F, V.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Leia o trecho a seguir: "O plano urbanístico, tal como se apresenta nesse trabalho exemplar que é o relatório de Lucio Costa, e a realização arquitetônica de Oscar Niemeyer, talvez o maior artista plástico brasileiro, constituem pela audácia e pela originalidade, a prova eloquente de que não estamos mais condenados a traduzir, imitar, ou copiar apenas, mas de que já nos tornamos capazes de afirmar livremente o nosso gênio, a nossa força criadora." Fonte: BICCA, B. E. P.; BICCA, R. S. Arquitetura na Formação do Brasil. Brasília: UNESCO, 2006. p. 332.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a formação das malhas urbanas brasileiras, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) O Plano Piloto de Brasília foi feito por Le Corbusier.
II. ( ) A Carta de Atenas citou as diretrizes para o Plano Piloto de Brasília.
III. ( ) O Plano Piloto de Brasília foi elaborado de acordo aos princípios do Urbanismo Moderno.
IV. ( ) A malha urbana principal de Brasília é definida por dois eixos, o Monumental e a Leste Oeste, com as atividades setorizadas entre os eixos.
1. V, F, F, V.
2. V, F, V, V.
3. F, F, V, V.
4. F, V, V, F.
5. V, V, F, F.

Leia o trecho a seguir: "A rua, não como espaço de circulação, mas como lugar e suporte de sociabilidade, ainda que por um tempo determinado, tende a deixar de ser o meio entre a partida e o destino para se tornar o fim, o lugar de acontecimentos." Fonte: VARGAS, H. C.; PAIVA, R. A. Turismo, Arquitetura e Cidade. São Paulo: Editora Manoela, 2016. p. 165.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre elementos urbanos, analise os elementos seguir e associe-as com suas respectivas características:
1) Quadra.
2) Lote.
3) Edifício.
4) Praça.
5) Parque.
( ) Construção que acomoda diferentes atividades humanas, como residências, igrejas, teatros e comércios.
( ) Espaço público com áreas para exposições, lagoas, esplanadas, assim como espaços verdes, com grama e árvores nativas.
( ) Porção de terreno legalmente dividida e servida de infraestrutura básica.
( ) Espaço onde se agrupa um conjunto de lotes, com ou sem construção.
( ) Espaço Público que pode ter forma linear, elíptica, quadrangular, irregular ou circular.
1. 5, 1, 4, 3, 2.
2. 4, 3, 5, 1, 2.
3. 3, 5, 2, 1, 4.
4. 4, 2, 3, 1, 5.
5. 5, 3, 2, 1, 4.

Leia o trecho a seguir: "A necessidade de percorrer longas distâncias gera uma significativa perda de qualidade de vida da população ou precisa de elevados investimentos da administração pública em transportes coletivos de alta velocidade. O tempo gasto em locomoção deve ser pouco, o transporte precisa ser seguro e barato, premissas estas que definem se a mobilidade é ou não sustentável." Fonte: MAZZAROTTO, A. A. V. S. Planejamento Urbano. Curitiba: Editora Contentus, 2020. p.26.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a definição dos elementos urbanos, analise as afirmativas a seguir:
I. As vias arteriais coletam o fluxo dos veículos nas vias de trânsito mais rápido, ou nas vias locais, e distribuem dentro das regiões da cidade.
II. A via tem como objetivo permitir o passo e a mobilidade em conjunto com a cidade e o espaço urbano.
III. As vias urbanas estão compostas de faixas de veículos e pedestres, acostamentos, canteiros centrais, meio fio, áreas de estacionamento etc.
IV. Os elementos urbanos são um conjunto de componentes de domínio público e permitem a realização de diversas atividades próprias dos seus habitantes.
1. I e IV.
2. II, III e IV.
3. I, III e IV.
4. I e III.
5. II e III.

Leia o trecho a seguir: "A infraestrutura é a armação sobre a qual a civilização é construída. É o que proporciona os sistemas integrados que promovem a prosperidade, cultivam o bem-estar e, mediante o projeto adequado, são capazes de restaurar sistemas naturais que as cidades tão frequentemente degradam." Fonte: ROSE, J. F. P. A Cidade em Harmonia: O Que a Ciência Moderna, Civilizações Antigas e a Natureza Humana nos Ensinam Sobre o Futuro da Vida Urbana. Porto Alegre: Editora Bookman, 2018. p. 213.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os elementos urbanos, pode-se afirmar que a via:
1. É o elemento que une a calçada da via e que protege o acesso de veículos na calçada.
2. É destinada ao tráfego de bicicletas e pode estar localizada nos canteiros centrais.
3. Deve ser utilizada para amenizar os aspectos negativos do entorno urbano.
4. É espaço onde se agrupa um conjunto de lotes, com ou sem construção.
5. Tem como objetivo permitir o passo e a mobilidade em conjunto com a cidade e o espaço urbano.

Leia o trecho a seguir: "A praça é um elemento urbano. Por ser um dos fragmentos do mosaico espacial que compõe a cidade, a praça está intimamente ligada às questões sociais, formais e estéticas de um assentamento. Não é possível falar sobre praças sem analisar o contexto urbano no qual estão inseridas." Fonte: ROBBA, F.; MACEDO, S. S. Praças Brasileiras. 2 ed. São Paulo: Editora EDUSP, 2003. p. 18.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre elementos urbanos, analise as afirmativas a seguir:
I. Diversas cidades nasceram em torno de uma praça, com as principais instituições como a prefeitura, a igreja e os bancos, ao seu redor.
II. As praças são áreas de médio porte, com 10 a 50 hectares e que devem estar envolvidas pelo tecido urbano.
III. As praças surgiram com a finalidade de recuperar os espaços vazios e áreas de terrenos que antes estavam abandonadas.
IV. As praças possuem infraestruturas de uso público, como bancos, coretos, mesas, bebedouros, anfiteatros, fontes etc.
1. I e IV.
2. I, II e III.
3. II e III.
4. III e IV.
5. II e IV.

Leia o trecho a seguir: "O Estatuto da Cidade, definido pela Lei n.10.257/2001, que foi criada para regulamentar a política urbana proposta na Constituição Federal, apresenta no seu cap.2 os ‘instrumentos da política urbana’, com base nas questões jurídicas, tributárias, financeiras, entre outras." Fonte: MAZZAROTTO, A. A. V. S. Planejamento Urbano. Curitiba: Editora Contentus, 2020. p.7.
Considerando o conteúdo estudado sobre o planejamento urbano, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) A análise FOFA ou SWOT é uma técnica de planejamento estratégico que identifica Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças.
II. ( ) Os instrumentos do planejamento urbano devem orientar-se na realização das metas gerais da atividade urbana pública, na aplicação dos objetivos e no correto uso dos instrumentos de planejamento.
III. ( ) Entre as principais atividades do planejamento estão o uso do solo, o desenvolvimento cultural e o turismo, o desenvolvimento sustentável, a conservação do patrimônio, o transporte e o urbanismo municipal.
IV. ( ) O planejamento urbano consiste na recuperação e na ação de reverter os efeitos do deterioro, físico, social e econômico dos centros urbanos e de outras partes da cidade.
1. V, F, V, F.
2. V, F, F, V.
3. F, F, V, V.
4. V, V, V, F.
5. V, V, F, F.

Leia o trecho a seguir: "Uma cidade inteligente utiliza tecnologias digitais ou tecnologias de informação e comunicação para aprimorar a qualidade e o desempenho de seus serviços urbanos, reduzir custos e o consumo de recursos e estabelecer um contato mais efetivo e mais ativo com seus cidadãos." Fonte: ROSE, J. F. P. A Cidade em Harmonia: O Que a Ciência Moderna, Civilizações Antigas e a Natureza Humana nos Ensinam Sobre o Futuro da Vida Urbana. Porto Alegre: Editora Bookman, 2018. p. 141.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre planejamento urbano, podemos afirmar que o conceito de planejamento urbano pode ser definido como:
1. O conjunto de instrumentos técnicos e normativos necessários para ordenar os espaços urbanos e suas relações.
2. A recuperação e a ação de reverter os efeitos do deterioro, físico, social e econômico dos centros urbanos e de outras partes da cidade.
3. Instrumento que estabelece, com base em processo permanente de planejamento, viabilização econômico-financeira e gestão.
4. Uma disciplina que trata de planejar, compatibilizar e desenhar os aspectos de uma cidade.
5. As normas a favor do bem-estar coletivo, do equilíbrio ambiental, orientando o crescimento urbano.

Leia o trecho a seguir: "O Desenho Urbano não pode ser feito resolvendo apenas o problema na planta. Para se obter um bom desenho, deve-se trabalhar em suas três dimensões, levando em consideração que as soluções escolhidas necessitam se adaptar e serem oriundas das condições topográficas." Fonte: MASCARÓ, J. L. Loteamentos Urbanos. Porto Alegre: Editora L. Mascaró, 2003. p.13.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre desenho urbano, analise as afirmativas a seguir:
I. O desenho urbano trata de planejar, compatibilizar e desenhar os aspectos de uma cidade.
II. O desenho urbano planeja, através da forma e da utilização do espaço público, a integração dos espaços livres e construídos.
III. O desenho urbano trata da mobilidade urbana, das áreas de comércio e moradia, dos locais de lazer, das áreas livres e do fluxo de pessoas e de veículos.
IV. O desenho urbano define o crescimento das áreas urbanas e é obrigatório em cidades com mais de vinte mil habitantes.
1. II e III.
2. III e IV.
3. I, II e III.
4. II e IV.
5. I, II e IV.

Leia o trecho a seguir: "O traçado urbano começa pela definição de avenidas, ruas e caminhos para pedestres, necessários para tornar acessíveis as diferentes partes do espaço a serem organizadas. Essas avenidas, ruas ou caminhos assumem traçados e desenhos muito diferentes, conforme a topografia do local." Fonte: MASCARÓ, J. L. Loteamentos Urbanos. Porto Alegre: Editora L. Mascaró, 2003. p. 20.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre vias urbanas, analise as afirmativas a seguir:
I. A via é um espaço público que tem como objetivo gerar uma divisão organizada entre as diferentes propriedades.
II. A mobilidade é a capacidade de descolamento das pessoas para chegar aos lugares de uma cidade.
III. A hierarquização das vias urbanas é feita para conter a infraestrutura no subsolo.
IV. As vias urbanas estão compostas de faixas de veículos e pedestres, acostamentos, canteiros centrais, meio fio e áreas de estacionamento.
1. II e III.
2. III e IV.
3. I, II e IV.
4. I, III e IV.
5. I e II.

Leia o trecho a seguir: "Tratando de otimizar os traçados, tanto do ponto de vista de economia dos custos de implantação como dos custos de transporte, urbanistas foram levados a procurar soluções mistas de desempenho mais adequado. Concluíram que as vias de trânsito intenso e artérias principais, o mais adequado é o traçado em malha fechada." Fonte: MASCARÓ, J. L. Loteamentos Urbanos. 1 ed. Porto Alegre: Editora L. Mascaró, 2003. p. 39.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre vias urbanas, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) A hierarquização das vias urbanas é feita para facilitar a gestão, o controle e a regulação do trânsito.
II. ( ) A hierarquização das vias urbanas tem como objetivo restringir as atividades incompatíveis com os fluxos de trânsito.
III. ( ) A hierarquização das vias urbanas define critérios de trânsito, tipos de transporte, continuidade das vias, articulação entre uma via e outra, etc.
IV. ( ) A arborização urbana é o elemento que une a calçada da via e que protege o acesso de veículos na calçada.
1. V, F, F, V.
2. V, V, V, F.
3. F, V, V, F.
4. V, V, F, F.
5. F, V, F, V.

Prévia do material em texto

Planejamento Urbano e Regional - Elementos Urbanos - 20212.A 
Avaliação On-Line 1 (AOL 1) - Questionário 
10/10 
Conteúdo do exercício 
1. Pergunta 1 
/1 
Leia o trecho a seguir: 
“O plano urbanístico, tal como se apresenta nesse trabalho exemplar que é o relatório de Lucio Costa, e a realização 
arquitetônica de Oscar Niemeyer, 
talvez o maior artista plástico brasileiro, constituem pela audácia e pela originalidade, a prova 
eloquente de que não estamos mais condenados a traduzir, imitar, ou copiar apenas, mas de que já nos 
tornamos capazes de afirmar livremente o nosso gênio, a nossa força criadora.” 
Fonte: BICCA, B. E. P.; BICCA, R. S. Arquitetura na Formação do Brasil. Brasília: UNESCO, 2006. p. 332. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a formação das malhas urbanas 
brasileiras, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). 
I. ( ) O Plano Piloto de Brasília foi feito por Le Corbusier. 
II. ( ) A Carta de Atenas citou as diretrizes para o Plano Piloto de Brasília. 
III. ( ) O Plano Piloto de Brasília foi elaborado de acordo aos princípios do Urbanismo Moderno. 
IV. ( ) A malha urbana principal de Brasília é definida por dois eixos, o Monumental e a Leste Oeste, 
com as atividades setorizadas entre os eixos. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
V, F, F, V. 
2. 
V, F, V, V. 
3. 
F, F, V, V. 
Resposta correta 
4. 
F, V, V, F. 
5. 
V, V, F, F. 
2. Pergunta 2 
/1 
Leia o trecho a seguir: 
 
“A rua, não como espaço de circulação, mas como lugar e suporte de sociabilidade, ainda que por um 
tempo determinado, tende a deixar de ser o meio entre a partida e o destino para se tornar o fim, o 
lugar de acontecimentos.” 
Fonte: VARGAS, H. C.; PAIVA, R. A. Turismo, Arquitetura e Cidade. São Paulo: Editora Manoela, 2016. p. 
165. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre elementos urbanos, analise os 
elementos seguir e associe-as com suas respectivas características: 
1) Quadra. 
2) Lote. 
3) Edifício. 
4) Praça. 
5) Parque. 
( ) Construção que acomoda diferentes atividades humanas, como residências, igrejas, teatros e 
comércios. 
( ) Espaço público com áreas para exposições, lagoas, esplanadas, assim como espaços verdes, com 
grama e árvores nativas. 
( ) Porção de terreno legalmente dividida e servida de infraestrutura básica. 
( ) Espaço onde se agrupa um conjunto de lotes, com ou sem construção. 
( ) Espaço Público que pode ter forma linear, elíptica, quadrangular, irregular ou circular. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
5, 1, 4, 3, 2. 
2. 
4, 3, 5, 1, 2. 
3. 
4, 2, 3, 1, 5. 
4. 
3, 5, 2, 1, 4. 
Resposta correta 
5. 
5, 3, 2, 1, 4. 
3. Pergunta 3 
/1 
Leia o trecho a seguir: 
“A necessidade de percorrer longas distâncias gera uma significativa perda de qualidade de vida da 
população ou precisa de elevados investimentos da administração pública em transportes coletivos de 
alta velocidade. O tempo gasto em locomoção deve ser pouco, o transporte precisa ser seguro e barato, 
premissas estas que definem se a mobilidade é ou não sustentável.” 
Fonte: MAZZAROTTO, A. A. V. S. Planejamento Urbano. Curitiba: Editora Contentus, 2020. p.26. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a definição dos elementos urbanos, 
analise as afirmativas a seguir: 
I. As vias arteriais coletam o fluxo dos veículos nas vias de trânsito mais rápido, ou nas vias locais, e 
distribuem dentro das regiões da cidade. 
 
II. A via tem como objetivo permitir o passo e a mobilidade em conjunto com a cidade e o espaço 
urbano. 
III. As vias urbanas estão compostas de faixas de veículos e pedestres, acostamentos, canteiros 
centrais, meio fio, áreas de estacionamento etc. 
IV. Os elementos urbanos são um conjunto de componentes de domínio público e permitem a 
realização de diversas atividades próprias dos seus habitantes. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
I e IV. 
2. 
II, III e IV. 
Resposta correta 
3. 
I, III e IV. 
4. 
I e III. 
5. 
II e III. 
4. Pergunta 4 
/1 
Leia o trecho a seguir: 
“A infraestrutura é a armação sobre a qual a civilização é construída. É o que proporciona os sistemas 
integrados que promovem a prosperidade, cultivam o bem-estar e, mediante o projeto adequado, são 
capazes de restaurar sistemas naturais que as cidades tão frequentemente degradam.” 
Fonte: ROSE, J. F. P. A Cidade em Harmonia: O Que a Ciência Moderna, Civilizações Antigas e a 
Natureza Humana nos Ensinam Sobre o Futuro da Vida Urbana. Porto Alegre: Editora Bookman, 2018. 
p. 213. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os elementos urbanos, pode-se afirmar 
que a via: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
É o elemento que une a calçada da via e que protege o acesso de veículos na calçada. 
2. 
É destinada ao tráfego de bicicletas e pode estar localizada nos canteiros centrais. 
3. 
É espaço onde se agrupa um conjunto de lotes, com ou sem construção. 
4. 
Deve ser utilizada para amenizar os aspectos negativos do entorno urbano. 
5. 
Tem como objetivo permitir o passo e a mobilidade em conjunto com a cidade e o espaço 
urbano. 
Resposta correta 
5. Pergunta 5 
/1 
Leia o trecho a seguir: 
“A praça é um elemento urbano. Por ser um dos fragmentos do mosaico espacial que compõe a cidade, 
a praça está intimamente ligada às questões sociais, formais e estéticas de um assentamento. Não é 
possível falar sobre praças sem analisar o contexto urbano no qual estão inseridas.” 
Fonte: ROBBA, F.; MACEDO, S. S. Praças Brasileiras. 2 ed. São Paulo: Editora EDUSP, 2003. p. 18. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre elementos urbanos, analise as 
afirmativas a seguir: 
I. Diversas cidades nasceram em torno de uma praça, com as principais instituições como a prefeitura, 
a igreja e os bancos, ao seu redor. 
II. As praças são áreas de médio porte, com 10 a 50 hectares e que devem estar envolvidas pelo tecido 
urbano. 
III. As praças surgiram com a finalidade de recuperar os espaços vazios e áreas de terrenos que antes 
estavam abandonadas. 
 
IV. As praças possuem infraestruturas de uso público, como bancos, coretos, mesas, bebedouros, 
anfiteatros, fontes etc. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
I e IV. 
Resposta correta 
2. 
I, II e III. 
3. 
II e III. 
4. 
III e IV. 
5. 
II e IV. 
6. Pergunta 6 
/1 
Leia o trecho a seguir: 
“O Estatuto da Cidade, definido pela Lei n.10.257/2001, que foi criada para regulamentar a política 
urbana proposta na Constituição Federal, apresenta no seu cap.2 os ‘instrumentos da política urbana’, 
com base nas questões jurídicas, tributárias, financeiras, entre outras.” 
Fonte: MAZZAROTTO, A. A. V. S. Planejamento Urbano. Curitiba: Editora Contentus, 2020. p.7. 
Considerando o conteúdo estudado sobre o planejamento urbano, analise as afirmativas a seguir e 
assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). 
I. ( ) A análise FOFA ou SWOT é uma técnica de planejamento estratégico que identifica Forças, 
Oportunidades, Fraquezas e Ameaças. 
II. ( ) Os instrumentos do planejamento urbano devem orientar-se na realização das metas gerais da 
atividade urbana pública, na aplicação dos objetivos e no correto uso dos instrumentos de 
planejamento. 
III. ( ) Entre as principais atividades do planejamento estão o uso do solo, o desenvolvimento cultural 
e o turismo, o desenvolvimento sustentável, a conservação do patrimônio, o transporte e o urbanismo 
municipal. 
IV. ( ) O planejamento urbano consiste na recuperação e na ação de reverter os efeitos do deterioro, 
físico, social e econômico dos centros urbanos e de outras partes da cidade. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
V, V, F, F. 
2. 
V, V,V, F. 
Resposta correta 
3. 
V, F, V, F. 
4. 
V, F, F, V. 
5. 
F, F, V, V. 
7. Pergunta 7 
/1 
Leia o trecho a seguir: 
“Uma cidade inteligente utiliza tecnologias digitais ou tecnologias de informação e comunicação para 
aprimorar a qualidade e o desempenho de seus serviços urbanos, reduzir custos e o consumo de 
recursos e estabelecer um contato mais efetivo e mais ativo com seus cidadãos.” 
Fonte: ROSE, J. F. P. A Cidade em Harmonia: O Que a Ciência Moderna, Civilizações Antigas e a 
Natureza Humana nos Ensinam Sobre o Futuro da Vida Urbana. Porto Alegre: Editora Bookman, 2018. 
p. 141. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre planejamento urbano, podemos afirmar 
que o conceito de planejamento urbano pode ser definido como: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Instrumento que estabelece, com base em processo permanente de planejamento, 
viabilização econômico-financeira e gestão. 
2. 
O conjunto de instrumentos técnicos e normativos necessários para ordenar os espaços 
urbanos e suas relações. 
Resposta correta 
3. 
Uma disciplina que trata de planejar, compatibilizar e desenhar os aspectos de uma 
cidade. 
4. 
As normas a favor do bem-estar coletivo, do equilíbrio ambiental, orientando o 
crescimento urbano. 
5. 
A recuperação e a ação de reverter os efeitos do deterioro, físico, social e econômico dos 
centros urbanos e de outras partes da cidade. 
8. Pergunta 8 
/1 
Leia o trecho a seguir: 
“O Desenho Urbano não pode ser feito resolvendo apenas o problema na planta. Para se obter um bom 
desenho, deve-se trabalhar em suas três dimensões, levando em consideração que as soluções 
escolhidas necessitam se adaptar e serem oriundas das condições topográficas.” 
Fonte: MASCARÓ, J. L. Loteamentos Urbanos. Porto Alegre: Editora L. Mascaró, 2003. p.13. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre desenho urbano, analise as afirmativas 
a seguir: 
I. O desenho urbano trata de planejar, compatibilizar e desenhar os aspectos de uma cidade. 
II. O desenho urbano planeja, através da forma e da utilização do espaço público, a integração dos 
espaços livres e construídos. 
III. O desenho urbano trata da mobilidade urbana, das áreas de comércio e moradia, dos locais de 
lazer, das áreas livres e do fluxo de pessoas e de veículos. 
IV. O desenho urbano define o crescimento das áreas urbanas e é obrigatório em cidades com mais de 
vinte mil habitantes. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
II e III. 
2. 
I, II e III. 
Resposta correta 
3. 
I, II e IV. 
4. 
II e IV. 
5. 
III e IV. 
9. Pergunta 9 
/1 
Leia o trecho a seguir: 
“O traçado urbano começa pela definição de avenidas, ruas e caminhos para pedestres, necessários 
para tornar acessíveis as diferentes partes do espaço a serem organizadas. Essas avenidas, ruas ou 
caminhos assumem traçados e desenhos muito diferentes, conforme a topografia do local.” 
Fonte: MASCARÓ, J. L. Loteamentos Urbanos. Porto Alegre: Editora L. Mascaró, 2003. p. 20. 
 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre vias urbanas, analise as afirmativas a 
seguir: 
I. A via é um espaço público que tem como objetivo gerar uma divisão organizada entre as diferentes 
propriedades. 
II. A mobilidade é a capacidade de descolamento das pessoas para chegar aos lugares de uma cidade. 
III. A hierarquização das vias urbanas é feita para conter a infraestrutura no subsolo. 
IV. As vias urbanas estão compostas de faixas de veículos e pedestres, acostamentos, canteiros 
centrais, meio fio e áreas de estacionamento. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
III e IV. 
2. 
I e II. 
3. 
I, III e IV. 
4. 
I, II e IV. 
Resposta correta 
5. 
II e III. 
10. Pergunta 10 
/1 
Leia o trecho a seguir: 
“Tratando de otimizar os traçados, tanto do ponto de vista de economia dos custos de implantação 
como dos custos de transporte, urbanistas foram levados a procurar soluções mistas de desempenho 
mais adequado. Concluíram que as vias de trânsito intenso e artérias principais, o mais adequado é o 
traçado em malha fechada.” 
Fonte: MASCARÓ, J. L. Loteamentos Urbanos. 1 ed. Porto Alegre: Editora L. Mascaró, 2003. p. 39. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre vias urbanas, analise as afirmativas a 
seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). 
I. ( ) A hierarquização das vias urbanas é feita para facilitar a gestão, o controle e a regulação do 
trânsito. 
II. ( ) A hierarquização das vias urbanas tem como objetivo restringir as atividades incompatíveis com 
os fluxos de trânsito. 
III. ( ) A hierarquização das vias urbanas define critérios de trânsito, tipos de transporte, continuidade 
das vias, articulação entre uma via e outra, etc. 
IV. ( ) A arborização urbana é o elemento que une a calçada da via e que protege o acesso de veículos 
na calçada. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
V, F, F, V. 
2. 
V, V, V, F. 
Resposta correta 
3. 
F, V, V, F. 
4. 
V, V, F, F. 
5. 
F, V, F, V.

Mais conteúdos dessa disciplina