Buscar

Elementos de Vedação Vertical e Implantação de Adutora

Prévia do material em texto

Questão 1
Nas obras de engenharia civil, as vedações verticais são elementos que definem e limitam verticalmente a construção e seus ambientes internos, as principais são as listadas a seguir:
a) Vedo: Elemento que caracteriza a vedação Vertical;
b) Esquadria: Permite o controle de acesso aos ambientes;
c) Revestimento: Elemento que possibilita o acabamento decorativo da vedação.
Em relação aos elementos de vedação vertical, considere as afirmações a seguir:
I - Chamamos de reboco quando a argamassa é projetada na parede é desempenada (com desempenadeira lisa), proporcionando um acabamento fino, liso e pouco áspera, para receber pintura, texturas, ou papel de parede. O reboco é aplicado nos cômodos quentes, como salas, quartos, escritórios.
II - Temos o reboco quando a argamassa chapada/projetada na parede é apenas sarrafeada (na régua de alumínio) porque vai receber revestimentos cerâmicos, azulejos ou porcelanatos, por isso precisam de uma superfície regular, porém áspera para dar aderência da argamassa dos revestimentos.
III - O chapisco é a camada mais fina de argamassa que é aplicada sobre o reboco. Sua função é, de fato, deixar a parede com menor atrito para que possa receber as camadas seguintes de revestimento e acabamento.
IV - No emboço não é recomendado a utilização de cal, uma vez que ela reduz a a eficiência aglutinadora da areia. No caso do chapisco e do reboco podemos utilizar, desde que a argamassa descanse, no mínimo, 36 horas até obter plasticidade.
Assinale a alternativa correta:
A)
 
Apenas as afirmações III e IV são verdadeiras.
B)
 
Apenas as afirmações II e IV são verdadeiras.
C)
 
Apenas as afirmações II e III são verdadeiras.
D)
 
Apenas as afirmações I e II são verdadeiras.
E)
 
Apenas as afirmações I e III são verdadeiras.
Questão 2
Uma determinada companhia de saneamento tem como objetivo ampliar sua capacidade de captação e distribuição de água bruta e água tratada para a população de determinado estado do país, entretanto, é necessário que sejam duplicadas as instalações de captação de água bruta e estações elevatórias para bombeamento da água bruta até a Estação de Tratamento de Água - ETA. Além dos equipamentos e instalações necessárias, outro ponto que deve ser observado é a duplicação da rede de adutoras desta companhia.
Durante a elaboração do projeto de duplicação da rede, foram detectados muitos trechos com rochas, onde haveria a necessidade de demolição com explosivos, encarecendo o valor do empreendimento e prolongando o tempo de execução da obra. Uma possível solução, foi implantar a adutora dentro da propriedade privada de um morador da região. Porém, nesta solução, a adutora também deveria passar por dentro de uma área de preservação ambiental.
O esquemático pode ser verificado na Figura 1.
Figura 1 - Esquema da implantação.
Fonte: Torrecilhas (2018).
Com base nesta situação, responda com a alternativa correta.
A)
 
A empresa, para execução da linha de adutora dentro da área de preservação, necessita de um Licenciamento ambiental, caso ela desvie da área de preservação, não há a necessidade de um licenciamento, uma vez que se trata de uma ampliação, ou seja, já existe uma construção naquele local. Quanto a propriedade privada, a empresa tem todo o direito de usufruir da terra do morador.
B)
 
A empresa precisa de um licenciamento ambiental para ampliação da linha da adutora. Caso o órgão responsável pelo meio ambiente não permitir a passagem da tubulação por dentro da área preservada, a companhia de saneamento deverá desviar sua tubulação readequando seu posicionamento evitando danos ao meio ambiente, à fauna e flora do local. Quanto à passagem da tubulação por dentro da propriedade privada, é necessário um termo de justificativa, ao poder público, solicitando a desapropriação ou servidão do terreno, sendo pago ao proprietário uma indenização.
C)
 
Conforme legislações ambientais, em casos de necessidade pública, como é o caso do fornecimento de redes de água e esgoto para a população, não é necessário nenhuma documentação para a implantação da adutora, apenas a comunicação ao Poder Público, reforçando como consta no Art.15 do Código de Defesa do Meio Ambiente "[...] uso de terras e matas privativas ou preservadas para utilidades que visem o desenvolvimento e a melhor qualidade de vida de uma população, perde, por sua vez, o valor de preservação e passa a ser válido a liberação do uso da área preservada". Estes termos também são válidos a desapropriação do terreno privado.
D)
 
A companhia de saneamento tem o direito de passar pela propriedade privada sem solicitação ao proprietário, mas antes deve ser comunicado ao mesmo sobre o serviço a ser realizado. O proprietário não tem direito a nenhuma indenização, por se tratar de uma benfeitoria pública. Quanto a área preservada, é necessário a solicitação de um licenciamento ambiental para liberação dos serviços naquela região.
E)
 
Por se tratar de uma duplicação, não é necessário solicitar um novo licenciamento ambiental, uma vez que ainda é válido o licenciamento da primeira implantação da adutora. Quanto ao terreno privado onde a adutora deverá passar, é necessário que seja realizada uma solicitação ao Poder Público para desapropriação da área, onde a empresa poderá executar a obra sem o dever de indenizar o proprietário.
Questão 3
O sistema de abastecimento de água é complexo, desta forma ele é dividido em: captação, tratamento, adução, reservação e distribuição. Essa divisão clássica denomina-se setorização, que permite analisar cada componente do sistema. Na setorização clássica, adotada em alguns municípios menores do Brasil, os setores são delimitados a partir de reservatórios e derivações em marcha de adutoras, conforme Figura 1.
Figura 1. Setorização clássica
Fonte: Souza Júnior (2014).
Esse tipo de setorização apresenta muitas dificuldades para implantação, tal como a desatualização de cadastro das redes de distribuição, estanqueidade dos setores, ocorrência de problemas de qualidade entre outros.
Alguns municípios tem passado adotar a setorização da rede em pequenos distritos de medição e controle (DMCs). Essa separação permite uma melhor análise e gestão da manutenção da rede em pontos específicos que antes eram de difícil acesso. Quando se setoriza, cada DMCs recebe sistemas capazes de medir a vazão e a pressão, fornecendo um serviço de melhor qualidade aos usuários, além de estimativas de perdas ao longo do abastecimento.
A respeito da setorização DMCs e do controle de perdas ao longo do abastecimento, são feitas algumas afirmativas:
I. A instalação de válvulas reguladoras de pressão em cada DMCs, permite que se evite pressão altas e baixas, que podem tanto prejudicar o abastecimento da população quanto maximizar as perdas por meio de vazamentos e deteriorar equipamentos e tubulações.
II. A medição de vazão em DMCs permite identificar áreas com níveis elevados de vazamentos.
III. Aplicação do DMCs gera impacto positivo nos componentes de perda de água reais: vazamentos visíveis, não visíveis e vazamento inerentes.
Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas:
A)
 
As afirmativas I, II e III estão corretas.
B)
 
Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
C)
 
Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
D)
 
Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
E)
 
Apenas afirmativa III está correta.
Questão 4
Um engenheiro ao elaborar o projeto estrutural de uma edificação, deve atribuir corretamente as vinculações dos elementos, pois elas exercem influencia direta sobre: os esforços, deslocamentos e na estabilidade global da edificação.
Uma das vinculações que emprega-se com frequência em vigas é o engaste (Figura 01). O engaste garante que não ocorra rotações relativas entre a viga e o pilar que ela esteja atrelada, ou seja, tanto o pilar quando a viga apresentaram o mesmo comportamento de rotação em sua ligação (transferência de momentos entre viga e pilar)
Figura 01: Engaste de viga.
NADAL, C.A. Tipos de Vigas. UFPR. 2015. Disponível em: http://www.cartografica.ufpr.br/portal/wp-content/uploads/2015/09/AULA-03-TIPOS-DE-VIGAS.pdf.Acesso em: 27 mai. 2019.
Antes de aplicar esse tipo de vinculação, é importante analisar se sua aplicação é valida, pois ele tende a aumentar os esforços da estrutura e por consequência onerando-a.
Sendo assim, assinale a alternativa que representa corretamente as situações em que é recomendado a aplicação do engaste.
A)
 
Vigas que suportam pilares.
B)
 
Pilar menos robusto.
C)
 
Vigas apoiadas sobre vigas.
D)
 
Quando há momento negativo entre pilar e viga.
E)
 
Quando a transferência de momento é nula.
Questão 5
A hidrologia é a ciência que estuda a ocorrência, circulação e distribuição das diferentes formas de água existentes na superfície terrestre, suas propriedades físicas e químicas e suas interações com o meio ambiente.  No tocante a distribuição das águas e sua interface com o meio ambiente, você, como engenheiro civil, deve atentar-se que o despejo da água pluvial não pode ser feito na rede de esgoto por domicílios, estabelecimentos comerciais e industrias. no Brasil, talvez por desconhecimento, essa prática é verificada em ligações clandestinas, sendo ainda é proibida por lei e passível de punições, pois contribui com o entupimento e refluxo do esgoto em vias públicas e estabelecimentos pelos ralos e vasos sanitários, além de danificar o sistema de abastecimento do esgoto e interferir nas estações de tratamento de esgoto (ETE).
De maneira geral a água é drenada através da rede pluvial para os rios e córregos, porém uma boa alternativa pode ser seu reaproveitamento em processos industriais e vasos sanitários. Um sistema simples de captação de água pluvial com calhas que direcionam a água da chuva para um filtro seletor que irá separar os resíduos sólidos como folhas e impurezas que ficam nas calhas, despejando a água filtrada em um reservatório inferior (cisterna) para o armazenamento pode ser uma ótima opção (Figura 1).
Figura 1 - Captação
Fonte:https://www.teraambiental.com.br/hs-fs/hub/212749/file-249176731-jpg/images/capta%C3%A7%C3%A3o_de_%C3%A1gua_da_chuva.jpg?t=1541119982790&width=654&name=capta%C3%A7%C3%A3o_de_%C3%A1gua_da_chuva.jpg
Segundo as normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) presentes na NBR 15.527/2007, que dispõe sobre o aproveitamento da água da chuva nas coberturas de áreas urbanas para fins não potáveis, indica que água proveniente da captação pluvial
A)
 
não pode ser usada para descarga dos vasos sanitários.
B)
 
não deve ser utilizada para irrigação de jardins.
C)
 
não é recomendada sua utilização para limpeza de automóveis ou áreas externas.
D)
 
não deve ser ingerida, utilizada no preparo de alimentos ou no banho.
E)
 
não pode ser utilizada para abastecimento de fontes e espelhos d´água.
Questão 6
Em uma edificação, as coberturas são projetadas com o objetivo principal de proteger as edificações contra a ação das intempéries, sobretudo da umidade. Entretanto, conferir um apelo estético e uma maior eficiência térmica também são fatores considerados em um projeto de cobertura moderno. Dessa forma, cabe ao responsável técnico pelo projeto de cobertura avaliar tais critérios para a correta concepção dos telhados.
Imagine que você foi contratado para desenvolver o projeto e execução de uma residência localizada na cidade Gramado/RS, localizada na serra gaúcha e conhecida por sua forte cultura turística, seus verões amenos e invernos que podem nevar. Como projetista, além de considerar a solicitações de seu cliente, você deve avaliar tecnicamente a realidade, ou seja, o ambiente no qual a edificação estará inserida de forma a garantir a estabilidade estrutural, conforto térmico ao longo da vida útil da edificação.
Dessa forma, a respeito especificamente do projeto de cobertura para a cidade de Gramado/RS, analise as afirmações:
I. Em termos de estabilidade estrutural, a cobertura deve ter uma estrutura mais resistente e com uma inclinação maior que o usual, em virtude da neve que pode ocorrer no inverno.
II. A adoção de telhas claras, para reflexão do calor solar é mais aconselhável para a cidade de Gramado, em virtude de seu clima.
III. A adoção de telhas do tipo sanduíche (Figura 1) com isolamentos do tipo EPS, lã de vidro ou rocha tem como com o principal objetivo de fornecer conforto acústico.
Figura 1 - Telha sanduíche
(Fonte: www.isomil.com.br)
Dentre as considerações acima, assinale a opção correta.
A)
 
As afirmativas I, II e III estão corretas.
B)
 
Apenas a alternativa I está correta.
C)
 
Apenas a alternativa II está correta.
D)
 
Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
E)
 
Apenas a alternativa III está correta.
Questão 7
Na matriz de transporte do Brasil, o modal de predominância é o rodoviário desde os anos 50, apesar de possuir grande potencial para desenvolver o transporte hidroviário.
Mesmo a preferencia por esse modal ser histórica, o país deixa a desejar na sua infraestrutura de pavimentação em toda sua extensão territorial. É comum encontrar pavimentações com muitas patologias, ou que se "esfarelam" ao cair uma simples chuva. Isso deve-se a vários fatores: metodologia de dimensionamento ser ultrapassada, falta de manutenção, incorreta execução do leito, subleito e pavimentação, etc.
Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de transportes, o Brasil aplica três tipos de pavimentos: rígidos, semi-flexíveis e flexíveis, sendo mais comum o rígido e o flexível. A determinação para a escolha do tipo leva em consideração o aspecto econômico, cultural, o tipo de solo do local e a situação climática.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente afirmativas sobre o tipo de pavimento e uma característica.
A)
 
Pavimento rígido possui camadas inferiores mais rígidas do que as superiores, suportando todas as tensões que lhe é aplicada.
B)
 
Pavimentos rígidos podem conter juntas para controlar fissuras e manter as placas unidas.
C)
 
Pavimentos flexíveis possuem estruturas mais delgadas e resiste mais a ataques químicos.
D)
 
Pavimentos flexíveis são constituídos por: agregado graúdo e miúdo, fibras e selantes.
E)
 
Pavimento rígido absorve melhor a umidade devido sua textura superficial.
Questão 8
As obras de solos de grande porte, assim como qualquer outra obra, necessitam de investigações ambientais e sociais antes de seu início, incluindo as áreas que deverão ser desapropriadas permanentemente, evitando prejuízos para a população local. Durante a obra, estudos devem ser realizados constantamente para se avaliar a segurança da mesma e evitar futuros acidentes que podem levar à diversos tipos de prejuízos materiais e morte de pessoas.
A obra da linha 4 do metrô, na cidade de São Paulo, sofreu um grave desabamento (Figura 1) que levou à morte de pessoas e prejudicou moradias no entorno do local do acidente. Até os dias atuais, a situação ainda não foi resolvida judicialmente, e os impactos sociais e ambientais até hoje trazem consequências para as famílias afetadas.
CRUZ, E.P. "Passados 10 anos, ninguém foi condenado por acidente no Metrô de São Paulo".
;http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2017-01/passados-10-anos-ninguem-foi-condenado-por-acidente-no-metro-de-sao-paulo
;. Acesso em 9 de nov de 2018.
Figura 1- Desabamento do túnel do metrô em São Paulo.
 
Fonte: Disponível em: www.odia.ig.com.br. Acesso em 9 de nov de 2018.
De acordo com o contexto, assinale a alternativa CORRETA:
A)
 
Os estudos geotécnicos e análises ambientais prévios e periódicos podem levar a prejuízos sociais, ambientais e financeiros, muitas vezes irreversíveis.
B)
 
Estudos geotécnicos, ambientais, bem como projetos prévios de despropriação, devem ser realizados antes do início da obra, visando evitar acidentes e prejuízos de ordem material ou social para a população local e para os trabalhadores.
C)
 
Estudos geotécnicos, ambientais, bem como projetos prévios de despropriação devem ser realizados após o início da primeira etapa da obra, visando corrigir os primeiros acidentes já ocorridos e os prejuízos de ordem material ou social.
D)
 
Estudos geotécnicos, ambientais, bem como projetos prévios de despropriação não evitam qualquerdano à população ou ao meio ambiente. Ações preventivas devem partir sempre da população do entorno da obra ou de seus próprios trabalhadores.
E)
 
Os prejuízos financeiros, ambientais e sociais ocorridos na obra ou no entorno desta podem ser evitados por meio de uma ação entre os moradores locais, pois a empresa ou o engenheiro responsável pela obra não pode ser responsabilizado pelos acidentes ocorridos durante a construção.
Questão 9
Uma viga biapoiada de comprimento L está sujeita a um carregamento uniformemente distribuído q, conforme a figura a seguir. É dada a equação do momento fletor:
E sabendo que a equação diferencial para o cálculo da linha elástica é dada por:
Calcule a linha elástica para esta viga.
Assinale a alternativa correta que apresenta a equação da linha elástica:
A)
 
 
B)
 
 
C)
 
 
D)
 
E)
 
 
Questão 10
As cidades brasileiras tem sofrido com problemas na rede de distribuição derivado em sua maioria de perdas físicas. Conforme o IWA (International Water Association), perda de água é a diferença entre o volume de entrada do sistema e o consumo autorizado. As perdas podem ser aparentes (não físicas) e perdas reais (perdas físicas). As perdas reais são os vazamentos nas adutoras de água bruta, nas estações de tratamento e nos reservatórios. Já as perdas aparentes são caracterizados pelas fraudes ao longo do processo.
A respeito das perdas, são feitas algumas afirmativas:
I. A correta ação para vazamentos não-visíveis, não aflorantes, detectáveis por métodos acústicos de pesquisa é o registro destes como perdas aparentes, pois sua origem não é visível.
II. A adulteração da ligação da concessionária, feita por usuários irregulares, impedem a micromedição do logradouro. Este tipo de perda se enquadra no tipo de perda aparente.
III. By-pass é uma perda não física, pois trata-se de uma ligação usando conexão antes da passagem pelo hidrômetro e conecta-se no ramal predial.
Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas:
A)
 
Apenas a alternativa I está correta.
B)
 
Apenas a alternativa II está correta.
C)
 
Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
D)
 
Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
E)
 
As afirmativas I, II e III estão corretas.
Questão 11
Atualmente, 80% da população brasileira reside em centros urbanos, e a estimativa para os próximos 20 anos é de crescimento populacional tão somente nas grandes cidades, pois elas atraem pela oferta de empregos e qualidade de vida. Contudo, se a infraestrutura do município não acompanha a evolução demográfica, surge uma eclosão sem o planejamento urbano compatível, o que traz distúrbios como o uso e ocupação irregular do solo, além de diversos tipos de poluição, como a dos corpos hídricos, por meio do despejo inadequado de esgoto.
Você, como engenheiro civil da prefeitura municipal, deliberou a importância de restaurar os padrões de qualidade dos mananciais de sua região. E a melhor estratégia é coletar o esgoto e tratá-lo para diminuir a contaminação. Para assegurar este seu projeto, você necessita otimizar a quantidade de concreto que será lançado na construção do decantador desta estação de tratamento de esgoto. Utilizar nesta atividade os multiplicadores de Lagrange () e os dados a seguir:
- Formato, em planta, do decantador é retangular com lados A, B e altura H.
- Volume de cálculo do decantador: 1000 m³.
- Espessura das paredes:
      Laje de fechamento superior (tampa): e.
      Paredes laterais: 2e.
      Laje de fundo: 4e.
Determinar os valores de A, B e H para se atingir o menor volume de concreto para as paredes laterais, fundo e tampa do decantador.
A)
 
A=9,28 m , B=9,28 m e H=11,60 m.
B)
 
A=11,60 m , B=9,28 m e H=11,60 m.
C)
 
A=11,60 m , B=11,60 m e H=9,28 m.
D)
 
A=9,28 m , B=11,60 m e H=11,60 m.
E)
 
A=9,28 m , B=9,28 m e H=9,28 m.
Questão 12
Considere o algoritmo a seguir, que faz uso da estrutura "repita... até", que é controlada por uma condição, porém executa um conjunto de instruções pelo menos uma vez antes de verificar a validade da condição estabelecida:
algoritmo "repita_teste"
var
  n,c,maior:inteiro
inicio
  c
;-0
  repita
    escreva("Entre com um número inteiro: ")
    leia(n)
    se (c=0) entao
       m
;-n
    fimse
    se (n
;m) entao
      m
;-n
    fimse
    c
;-1
  ate (n
;=0)
  escreva(m)
fimalgoritmo
Qual dentre as alternativas descreve o funcionamento do algoritmo "repita_teste" e seu critério de parada?
A)
 
O algoritmo lê valores inteiros até um valor negativo seja informado. Ao final é apresentado o maior valor desta sequência.
B)
 
O algoritmo lê valores inteiros até um valor negativo seja informado. Ao final é apresentado o menor valor desta sequência.
C)
 
O algoritmo lê valores inteiros até um valor negativo ou zero seja informado. Ao final é apresentado o maior valor desta sequência.
D)
 
O algoritmo lê valores inteiros até um valor negativo ou zero seja informado. Ao final é apresentado o menor valor desta sequência.
E)
 
O algoritmo lê valores inteiros até um valor negativo ou zero seja informado. Ao final é apresentado o último valor digitado.
Questão 13
A resistência ao cisalhamento do solo é essencialmente devida ao atrito entre as partículas. Analogias podem ser feitas seja para um maciço natural, uma fundação ou mesmo uma estrutura de contenção, pelo deslizamento de um corpo rígido sobre uma superfície plana horizontal. Aumenta a força normal, aumenta força cisalhante necessária para que o bloco rígido deslize. Assim, segundo as leis básicas do atrito: a resistência ao cisalhamento é proporcional à força normal e, a resistência ao cisalhamento é independente das dimensões dos dois corpos. Considerando as informações apresentadas e os mecanismos de deformação, analise as afirmativas a seguir:
I. A resistência gerada pela ligação entre as partículas em solos coesivos independe da força normal.
II. Em um meio granular, as deformações são decorrentes de distorção (ou quebra) da partícula.
III. Em um meio coesivo, as deformações são decorrentes de deslocamento relativo entre partículas como resultado de deslizamento ou rolamento.
IV. Quanto mais compacta a areia e menos resistentes os grãos, maior é a variação do ângulo de atrito com a tensão confinante.
Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:
A)
 
II, III e IV, apenas.
B)
 
I, III e IV, apenas.
C)
 
I, II e III, apenas.
D)
 
I, II e IV, apenas.
E)
 
I, II, III e IV.
Questão 14
Toda edificação deve possuir reserva técnica de incêndio (RTI). Ela é dimensionado para um tempo determinado possibilitar o primeiro combate das chamas. Ao término desse tempo o Corpo de Bombeiros do local deve agir. Esse dimensionamento é baseado no produto da vazão e do tempo: V= Q. t, onde V é o volume, Q a vazão e t o tempo.
A norma que auxilia no dimensionamento da reserva é a NBR13714 - Sistemas de hidrantes e de mangotinhos para combate a incêndio. As tabelas 1 e 2 são as principais para o dimensionamento de reserva para incêndio.
Tabela 1: Classificação dos edifícios e aplicabilidade dos sistemas
	Grupo 
	Especificação
	Descrição
	A
	Residencial  1 - A1
	Habitação multifamiliar, ex: edifício com apartamento em geral, etc. 
	B
	Hospedagem - 1 - B1
	Hotéis e assemelhados, ex: hospedaria, casas de cômodo, hotéis, pensões, etc. 
	B
	Hospedagem - 1 - B2
	 Hotéis residênciais, ex: hoteis e assemelhados que tenham cozinha nos apartamentos, etc. 
	C
	Varejista - 2 - C1
	Comércio geral de pequeno, médio e grande porte, ex: galerias comerciais, supermercados, lojas de departamentos, etc. 
	C
	Varejista - 2 - C2
	Centros comerciais, ex: shopping centers, etc. 
	D
	Serviço profissional e técnicos -1
	Locais de prestação de serviços, ex: escritórios administrativos, consultórios, repartição públicas, etc. 
	E
	Educacional - 1
	 Escolas em geral e departamentos de ensino
Fonte:  Adaptado da NBR13714
Tabela 2: Tipos de sistemas
	Tipo
	Diâmetro mín (mm)
	Esguicho
	Mangueira
	Saída
	Vazão (l/min)
	1
	65
	Regulável
	30mm e 30m de comp.
	1
	80 ou 100
	2
	65
	Jato compacto 16mm ou regulável
	40mm e 30m decomp.
	2
	300
	3
	65
	Jato compacto 25mm ou regulável
	65mm e 30m de comp.
	2
	900
Fonte: Adaptado da NBR13714
A reserva técnica mínima para um hostel de 3 pavimentos, com 10 quartos e pé direito de 3,80m:
A)
 
é de 100 litros.
B)
 
é de  300 litros.
C)
 
é de  900 litros.
D)
 
é de  4800 litros.
E)
 
é de  18000 litros.
Questão 15
Na gestão do controle de estoque, o nível de serviço é a probabilidade de não faltar material durante o ciclo de abastecimento, ou melhor, no intervalo entre duas entregas.
Essa condição pode ser expressa graficamente por:
Para evitar esse desabastecimento na construtora, a diretoria implementou uma política de estoques com revisão periódica de ressuprimento. Essa política foi embasada em um levantamento que constatou uma demanda distribuída normalmente de 5.000 pacotes de cimento por mês e um desvio padrão de 200 unidades.  Além disso, foram levantados o prazo médio de entrega do fornecedor que é de 5,7 dias e a compra de material ocorre a cada 6 dias.
Considere:
	Nível de serviço
	Fator de serviço (z)
	90%
	1,282
	95%
	1,645
	99%
	2,325
Tomando como base essas informações, é correto afirmar que o estoque de segurança necessário para um nível de serviço de 99% é de
A)
 
263 pacotes.
B)
 
189 pacotes.
C)
 
338 pacotes.
D)
 
286 pacotes.
E)
 
233 pacotes.
Questão 16
Conforme o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, o Brasil apresenta quedas nos seus índices de perda de água, (Figura 01). Apesar de ter reduzido as perdas, há muito a ser feito, visto que a queda é de poucos pontos percentuais e quando comparado com países desenvolvidos, a situação do Brasil fica pior.
Figura 01: Índice de perdas
 
Existem dois tipos de perdas de água.
- Perdas reais: quando o volume inicial de água disponibilizado pelas operadoras é desperdiçado durante o processo de distribuição;
- Perdas aparentes: quando o produto é consumido e não é faturado pela empresa de saneamento.
A respeito dessas perdas, são feitas algumas afirmativas:
I. A instalação de hidrômetros digitais pela concessionária, caracteriza ação de micromedição e inibe perdas aparentes.
II. O aumento do número de juntas, troca seletiva de ramais e redução na pressão colaboram para a diminuição de perdas aparentes.
III. Perdas aparentes podem ser classificadas em vazamentos inerentes, não visíveis e visíveis.
Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas:
A)
 
Apenas a afirmativa I está correta.
B)
 
Apenas a afirmativa II está correta.
C)
 
Apenas a afirmativa III está correta.
D)
 
Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
E)
 
Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
Questão 17
A Figura 1 representa o esquema de uma drenagem urbana, onde a água da superfície entra pela boca de lobo e é conduzida pela tubulação de ligação até chegar na galeria pluvial. Um dos fatores que influencia no dimensionamento das galerias é a vazão.
Figura 1. Esquema de drenagem urbana.
Fonte: FERNANDES (2018).
Muitos engenheiros adotam o método racional para o seu dimensionamento (áreas inferiores a 3km² conforme determinação de algumas cidades brasileiras). Aplique esse método para determinar a vazão total do projeto abaixo, sabendo que:
- a precipitação crítica registrada é de 100 mm/hora.
- área de implantação da galeria de projeto: 5 hectares.
- coeficiente de deflúvio (run-off): 0,70.
- coeficiente de distribuição: 1.
O método racional, é dada pela expressão:
,
em que Q corresponde a vazão, C ao coeficiente de deflúvio "Run-Off", i a intensidade da chuva, A é a área de estudo e D equivale ao coeficiente de distribuição da chuva.
Assinale a alternativa que apresenta a vazão dessas galerias pluviais.
A)
 
1,97m³/s.
B)
 
1,38 m³/s.
C)
 
0,94 L/s
D)
 
1,38 L/s
E)
 
0,94 m³/s
Questão 18
Uma poligonal de uma estrada, tem seu ponto inicial em A e faz uma curva circular com raio de 100m até o ponto C. É preciso realizar uma marcação no ponto D, criando uma curvatura entre AD com corda de traçado de 10m. A coordenada deste ponto sobre perspectiva de tangente é de 0,049.(sen 2,82º) e 0,99.(cos 2,82º). A Figura 1, apresenta o croqui desse traçado.
Figura 1: Traçado da estrada.
Sabendo dessas informações, são feitas as seguintes afirmativas:
I. Nesse caso, o grau da curva será determinado pela fórmula:
II. A deflexão é a metade do grau da curva e corresponde a 2,82 graus.
III. O somatório do sino e cosseno da deflexão fornecem a distância deste ponto:10,47m.
Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas:
A)
 
Apenas a afirmativa I está correta.
B)
 
Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
C)
 
Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
D)
 
Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
E)
 
As afirmativas I, II e III estão corretas.
Questão 19
O Rio de Janeiro criou o o Projeto de Revitalização e Operação da Área de Especial Interesse Urbanístico (AEIU) da Região Portuária da Cidade do Rio de Janeiro, que foram executadas pelo Consórcio Porto Rio. Esse projeto abrange, de modo geral, a revitalização e a requalificação urbanística sustentável da região portuária, transformando em um novo centro comercial, residencial e de lazer que irá beneficiar a cidade com novos investimentos.
Na Figura 01, é possível visualizar o tamanho da extensão de abrangência desse projeto. Para ser implantado, houve a necessidade do terreno ser setorizado em 14 partes (de "a- n") além das obras binárias e expressas.
Figura 01: Setorização do AEIU.
 
Fonte: Prefeitura do Rio de Janeiro (2011).
Um empreendimento desse porte deve contar com um planejamento adequado de resíduos sólidos, oriundos dos serviços da sua implantação. A equipe que elaborou o planejamento de destino desses resíduos, montou uma estimativa por tipo que seriam gerados na obra. Essa estimativa foi feita com base em parâmetros de banco de dados de outras obras semelhantes. No Projeto de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil (PGRCC) para as Obras de Infraestrutura do Projeto de Revitalização e Operação da AEIU da Região Portuária da Cidade do Rio de Janeiro, é possível verificar todos os quadros previstos de geração de resíduos sólidos para a obra (Figura 02).
Figura 02: geração de resíduos sólidos oriundos de demolição.
 
Fonte: Prefeitura do Rio de Janeiro (2011).
Os resíduos sólidos da construção civil são classificados em A, B, C, e D. Ao verificar os itens que compõem a demolição da perimetral (apresentados na tabela 02), estes podem ser classificados como:
A)
 
demolição do concreto e a capa de asfalto em resíduos classe A, vigas metálicas em resíduos classe B.
B)
 
demolição do concreto em resíduos de classe A e B, a capa de asfalto em resíduos classe A e vigas metálicas em resíduos classe B.
C)
 
demolição do concreto e a capa de asfalto em resíduos classe C, vigas metálicas em resíduos classe B.
D)
 
demolição do concreto em resíduos de classe C e B, a capa de asfalto em resíduos classe A e vigas metálicas em resíduos classe D.
E)
 
demolição do concreto em resíduos de classe C e B, a capa de asfalto e as vigas metálicas em resíduos classe D.
Questão 20
Em virtude da falta de suprimentos em um canteiro de obras, um engenheiro civil decidiu gerir o estoque utilizando o dimensionamento com base no nível de serviço, que é uma probabilidade de que não haverá falta de produtos durante o período de reposição.
Para isso, foi levantado o tempo de lead-time de ressuprimento, ou seja, quantos períodos o fornecedor leva para entregar o produto, que corresponde a 25 dias, o desvio padrão diário que é igual a 2 e a distribuição normal padrão que vale 2,326, ao nível de serviço de 99%.
A partir desses dados, calculados na fórmula a seguir, foram obtido o estoque de segurança.
Contudo, ao representar o ciclo de pedidos no gráfico a seguir, percebeu-se que seria necessário alterar o ponto de reposição do pedido, que é determinado pela fórmula:
PR = D x L + ES.
Fonte: Disponível em:
;http://aprendendogestao.com.br/dimensionamento-do-estoque-de-seguranca/
;. Acesso em: 20 jan. 2019.
Sabendo que o consumo médio são 10 unidades, é correto afirmarque o estoque de segurança e o ponto de reposição valem, respectivamente:
A)
 
5 e 73.
B)
 
8 e 97.
C)
 
15 e 157.
D)
 
23 e 273.
E)
 
27 e 315.
Questão 21
Dá-se o nome de amarração a forma como os blocos são dispostos afim de formar o encontro entre paredes. Na alvenaria estrutural esse encontro exerce um importante papel no sistema, pois nele atua concentrações de tensões  e ao mesmo tempo transferências de carga entre uma parede e outra.
As amarrações podem ser do tipo direta ou indireta. As diretas são feitas pela sobreposição dos blocos de uma parede na outra a cada duas fiadas, já na indireta não há essa sobreposição. Na Figura 01, é apresentado exemplos de amarrações dos blocos da alvenaria estrutural.
Figura 01: Amarração da alvenaria.
Fonte: Goiarte (2018).
Assinale a alternativa que apresenta corretamente quanto às amarrações de blocos em alvenaria estrutural.
A)
 
A amarração indireta emprega grampos e telas e apresenta-se como a melhor forma de amarração pois une totalmente as paredes.
B)
 
Todas as paredes de uma edificação em alvenaria estrutural devem estar amarradas, seja de forma direta ou indireta.
C)
 
Paredes estruturais não devem receber amarração direta com paredes de vedação, isso evita a transmissão de tensões.
D)
 
No encontro de duas paredes é possível aplicar amarração direta com junta vertical a prumo, desde que aplique-se grampos metálicos em furos grauteados.
E)
 
Quando a parede estrutural apresenta altura superior a 3,50m é possível empregar telas metálicas em suas amarrações direta a cada 4 fiadas para proporcionar maior estabilidade.
Questão 22
O sistema construtivo em alvenaria estrutural entrou no mercado brasileiro com mais força na década de 90 e hoje está sendo amplamente estudada e utilizada, especialmente em empreendimentos residenciais.
A respeito do sistema construtivo em Alvenaria Estrutural, analise as afirmativas a seguir:
I - A adoção do sistema construtivo em alvenaria estrutural substitui o sistema estrutural em concreto armado;
II - Conforme a NBR 15270-2 "Blocos cerâmicos para alvenaria estrutural" existe padronização nas dimensões dos blocos, que são compatíveis em função da sua largura. A utilização mista ainda assim é possível através da amarração indireta, mesmo que pouco recomendada;
III - É possível utilizar os septos dos blocos para passagem de tubulações elétricas e hidráulicas.
Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:
A)
 
I, apenas.
B)
 
II, apenas.
C)
 
II e III, apenas.
D)
 
I, II, e III.
E)
 
I e III, apenas.
Questão 23
No ano de 2013, o Brasil ficou chocado com a tragédia ocorrida na Boate Kiss em Santa Maria no Rio Grande do Sul. Na noite fatídica, no espaço que era pra comportar 691 pessoas, haviam 1000 pessoas. Durante a apresentação da Banda Gurizada Fandangueira, um dos integrantes acendeu um artefato pirotécnico (chuva de prata) e uma faísca pegou no teto e incendiou a casa. A Figura 1 mostra como a casa de eventos ficou após o incêndio.
Figura 1. Incêndio na Boate Kiss.
Fonte: CREA 2013.
A superlotação e falhas no projeto de prevenção de combate a incêndio e pânico do local e apenas uma saída de emergência, culminou em 241 vítimas fatais, sendo todas por asfixia da fumaça.
Quando a investigação chegou ao fim, ficou concluído que a edificação passou por várias reformas arquitetônicas e de uso, e seu alvará contra incêndio foi fraudado
Ocorridos como esse, aconteceram em diversos locais do país em anos distintos, tais como: edifício Joelma em São Paulo na década de 70 e Gran Circo no estado do Rio de Janeiro nos anos 60. A respeito desse incêndio, podemos afirmar que:
A)
 
apesar da casa de eventos estar com superlotação, as saídas de emergências earm capazes de suportar a passagem de um número superior de pessoas previstas no local.
B)
 
materiais pirotécnicos são permitidos em ambientes fechados desde que os materiais de revestimento da edificação sejam resistentes a fogo.
C)
 
a morte das pessoas se deu pela inalação de fumaças. Como fator principal está o revestimento antichamas não ser adequado, liberando gases tóxicos de forma rápida.
D)
 
em um ambiente fechado como o da boate, havia ar condicionados que em situação de incêndio ajudam a diminuir a fumaça, porém é provável que não estivessem funcionando, visto o número de vítimas fatais.
E)
 
o efeito manada, comum em ambientes fechados em que se instala o pânico, foi o responsável por todas as mortes vítimas de asfixia.
Questão 24
Pórtico (quadro) triarticulado, é um dos quatro quadros isostáticos fundamentais. Sua característica principal é que suas bases são de apoio fixo, e no centro de seu vão livre há uma rótula (articulação), um exemplo da aplicação desse pórtico são as estruturas de galpões (Figura 01).
Figura 01: Estrutura de um galpão.
FUMIS, K. Pórticos. Teoria das Estruturas. Disponível em: https://slideplayer.com.br/slide/2571242/. Acesso em: 03 jun. 2019.
A respeito da análise desse tipo de estrutura, são feitas algumas afirmativas.
I. Nesse tipo de pórtico, para determinar o momento fletor, deve-se determinar as 3 reações de apoio atuantes, a transmissão do momento pela rótula, ambos por meio da aplicação das equações de estática no plano.
II. Uma rótula transmite força, porém não momentos, logo a equação extra que é inserida na análise da estrutura devido sua presença, faz com que o momento fletor nela seja nulo.
III. Independentemente do número de rótulas que esse tipo de pórtico tenha, ele sempre será isostático, desde que estejam alinhadas entre si
Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas.
A)
 
Apenas a afirmativa I está correta.
B)
 
Apenas a afirmativa II está correta.
C)
 
Apenas a afirmativa III está correta.
D)
 
Apenas a afirmativa I e II estão corretas.
E)
 
Apenas a afirmativa I, II e III estão corretas.
Questão 25
Segundo a IWA (Associação Internacional da Água), definem-se perdas como "toda perda real ou aparente de água ou todo o consumo não autorizado que determina aumento do custo de funcionamento ou que impeça a realização plena da receita operacional".
Em suma, o indicador de perda pode ser assim representado: O volume de entrada e o consumo autorizado são extraídos do Balanço Hídrico da IWA, conforme Figura 1 a seguir:
Figura 1 - Balanço Hídrico, modelo IWA, em apoio à definição do conceito de perdas de água.
Fonte: Brasil (2014).
O abastecimento de uma cidade ou região depende sempre da boa consecução da inequação, sem o que uma concessionária de saneamento não garantirá a qualidade requerida ao público consumidor, nem tampouco garantirá a satisfação das demais partes interessadas:
Teremos:
Assim, se por um lado há que se envidar esforços e recursos para ampliação da oferta (produção),
A)
 
por outro lado não é necessário se preocupar com a demanda, uma vez que o aumento de produção ou oferta sempre suplanta a utilização.
B)
 
por outro lado não é necessário se preocupar com a demanda, quanto maior o consumo maior o retorno financeiro da concessionaria.
C)
 
por outro lado não é necessário se preocupar com a demanda, o custo da água não convertida em receita deve ser diluído no custo da água faturada.
D)
 
há que se também gerenciar a demanda, apesar da água ser um recurso natural abundante e sem escassez é preciso potencializar os ganhos financeiros.
E)
 
há que se também gerenciar a demanda, principalmente nos dias de hoje onde a escassez dos recursos naturais já é bastante evidenciada e grave.
Questão 26
Os impactos ambientais causados pela produção e descarte de resíduos da indústria da construção civil é um dos principais do planeta, em função da elevada quantidade descartada diariamente e do uso irracional dos recursos naturais. No Brasil, segundo dados do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SINDUSCON-SP, 2005) a atividade da construção civil gera a parcela predominante do volume total dos resíduos sólidos urbanos produzidos nas cidades paulistas. Além disso, grande quantidade desses resíduos é proveniente do desperdício de materiais em construçõesnovas, devido a projetos construtivos errôneos e à falta de planejamento da execução da obra, resultando em improvisos, como pode ser observado na tabela abaixo.
	Material
	Taxas de desperdício (%)
	
	Média
	Mínima
	Máxima
	Concreto usinado
	9
	2
	23
	Aço
	11
	4
	16
	Blocos e tijolos
	13
	3
	48
	Placas cerâmicas
	14
	2
	50
	Revestimento têxtil
	14
	14
	14
	Eletrodutos
	15
	13
	18
	Tubos
	15
	13
	18
	Tintas
	17
	8
	56
	Fios
	27
	14
	35
	Gesso
	30
	14
	120
Disponível em: JUNIOR; VIEIRA; ROMANEL (2013).
Por esse motivo, inúmeras ações de reciclagem de resíduos da construção civil estão sendo estudadas. Pesquisas revelaram que esses materiais podem atuar como substituto do carvão ativado no processo de adsorção, devido a sua elevada disponibilidade, seu baixo custo e propriedades de remoção. Isso possibilita sua utilização como adsorventes nos tratamentos de água e efluentes.
Todas as atividades que objetivam permitir a reutilização de materiais e/ou produtos podem ser consideradas ações de reciclagem, desde que aumentem o ciclo de vida de produtos e/ou serviços e reduzam os problemas relacionados à deposição dos resíduos ou de emissão de poluentes. A reciclagem pode ser classificada em três categorias. A reciclagem primária baseia-se no uso de produtos reciclados na produção de itens idênticos ou semelhantes. A reciclagem secundária, por sua vez, consiste no uso de materiais reciclados para produzir novos produtos. Já a reciclagem terciária, recupera os compostos químicos contidos em materiais reciclados após o consumo.
DAVIS, Mackenzie L.; MASTEN, Susan J. Princípios de engenharia ambiental. McGraw Hill Brasil, 2016.
JUNIOR, Baptista; VIEIRA, Joel; ROMANEL, Celso. Sustainability in the construction industry: a logistic for waste recycling of small works. urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana, v. 5, n. 2, p. 27-37, 2013.
Nesse contexto, o emprego de resíduos da construção civil como adsorventes pode ser considerado uma técnica de
A)
 
reciclagem primária, como ocorre com garrafas de vidro e latas de alumínio.
B)
 
reciclagem secundária, como ocorre com as embalagens de leite que são reciclados em brinquedos ou tubos de drenagem.
C)
 
reciclagem terciária, como o caso de empresas de eletrônicos que destilam os solventes utilizados para a produção de itens novos.
D)
 
reuso, como a adoção de xícaras de louça em substituição aos copos de café descartáveis.
E)
 
reciclagem secundária e também de reuso, como ocorre com garrafas de vidro e latas de alumínio.
Questão 27
Escoamento é a parte da água precipitada que não se infiltrou no solo e não sofreu evapotranspiração. Esta parcela de água é transportada pela própria superfície para áreas de topografia mais baixa do terreno.
"O escoamento superficial abrange desde o excesso de precipitação que ocorre logo após uma chuva intensa e se desloca livremente pela superfície do terreno, até o escoamento de um rio, que pode ser alimentado tanto pelo excesso de precipitação como pelas águas subterrâneas... coeficiente de escoamento superficial, ou coeficiente Runoff é definido como a razão entre o volume de água escoado superficialmente e o volume de água precipitado. Este coeficiente pode ser relativo a uma chuva isolada ou relativo a um intervalo de tempo onde várias chuvas ocorreram."
Fonte: Carvalho, D.F.; Silva, L. D. B. "Hidrologia". UFRJ, 2006.
Com base no coeficiente Runoff, analise os seguintes dados:
Choveu em determinada região um volume de . Nesta mesma região o volume do escoamento superficial anotado foi de .
Assinale a alternativa que apresenta corretamente o resultado do coeficiente Runoff.
A)
 
34.
B)
 
48.
C)
 
0,3.
D)
 
0,003
E)
 
0,5
Questão 28
Por meio da instalação de válvulas redutoras de pressão (VRP) a Sabesp vem alcançando resultados expressivos em economia de água potável. O investimento para a implantação de VRP’s é baixo e apresenta resultados eficazes para a conservação de recursos hídricos (MOTTA, 2010, p.7)
MOTTA, Renato Gonçalves. Importância da setorização adequada para combate às perdas reais de água de abastecimento público: formação. 2010. 175 f. Dissertação(Mestrado Engenharia Hidráulica) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2010.
A figura a seguir traz, em números, tais resultados:
Figura 1 - Evolução do volume recuperado x nº de válvulas
FREITAS, V. V. et al. Uma década de controle de pressão nas redes de distribuição da Sabesp. Revista DAE, n.176, a. LXXI, p.28-33, setembro 2007. São Paulo, 2007. p.32
Com base no disposto acima e em seus conhecimentos sobre a setorização da rede de abastecimento de água, assinale a alternativa correta:
A)
 
As perdas não físicas são localizadas com o auxílio de equipamentos acústicos.
B)
 
Uma das características das redes com VRP é que sua implantação dispensa a configuração de um DMC (Distrito de medição e Controle).
C)
 
A setorização da rede de abastecimento de água ajuda a manter as pressões máximas e mínimas dentro dos padrões estipulados pelas normas.
D)
 
As perdas em sistemas de abastecimento de água podem ser divididas em perdas reais, em casos de vazamentos em adutoras; e perdas aparentes, como é o caso de extravasamentos em reservatórios.
E)
 
A setorização da rede auxilia a gestão do sistema, uma vez que interrompe o abastecimento de toda a rede momentaneamente para que se possa realizar manutenções e/ou intervenções em um setor específico.
Questão 29
Em arquitetura, a ideia de pórtico surgiu na Grécia antiga, e é entendido como a entrada de um local suportada por duas colunas, exatamente como nos templos.
Para engenharia, a definição de pórticos é simples: uma estrutura formada por barras que juntas compõe um quadro. Existem vários quadros isostáticos planos (Figura 01) que quando associados formam diversos tipos de pórticos.
Figura 01: Tipos de pórticos.
LEGGERINI, M.R.C; KALIL, S.B. Estruturas Isostáticas. PUCRS, 2019.
A respeito da análise de pórtico do tipo bi-apoiado e bi-apoiado com articulações, são feitas algumas afirmativas:
I. Para analisar as solicitações nas barras, adota-se o conceito de abaixo e acima para os lados internos e externos do quadro.
II. As reações de apoio são obtidas por meio de duas equações de estáticas em três eixos.
III. O eixo transversal de cada barra, é o eixo que passa pelo centro de gravidade das seções longitudinais.
IV. Rótulas transmitem momento fletor de uma barra para a outra.
Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas:
A)
 
Apenas a afirmativa I está correta.
B)
 
As afirmativas I e II estão corretas.
C)
 
As afirmativas I e III estão corretas.
D)
 
As afirmativas II, III e IV estão corretas.
E)
 
As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
Questão 30
Curva horizontal circular, é o termo atribuído para um segmento de circunferência do projeto geométrico de estradas, sejam elas rodovias ou vias urbanas. São vários os elementos que compõem uma curva horizontal circular (Figura 01), dentre eles, podemos destacar
- deflexões ( n): angulo composto pelo prolongamento de um alinhamento e o próximo alinhamento, pode ser dividido em deflexão, deflexão da corda, deflexão da corda base e deflexão por metro.
- ângulo central (AC): é composto pelos pontos de curva (PC) e ponto de tangente (PT).
Figura 01: Elementos que compõem uma curva horizontal.
Fonte: PEREIRA, Djalma Martins et al. Projeto Geométrico de Rodovias. Paraná: UFPR, 2010. 107 p.
A respeito n e AC, são feitas algumas afirmativas:
I. Estando os alinhamentos retos da exploração concordados com alinhamentos retos da diretriz projetada, não calcula-se a deflexão ().
II.A deflexão dos alinhamentos retos da diretriz projetada concordados com os alinhamentos retos da exploração, é calculada por meio da leitura do transferidor.
III. O ângulo central, é sempre 180º a mais do que a deflexão entre os alinhamentos da diretriz.
Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas:
A)
 
Apenas a afirmativa I está correta.
B)
 
Apenas a afirmativa II está correta.
C)
 
Apenas a afirmativa III está correta.
D)
 
As afirmativasI e II estão corretas.
E)
 
As afirmativas II e III estão corretas.

Continue navegando