Buscar

Construção Civil e Meio Ambiente

Prévia do material em texto

Questão 1
O canteiro de obras é área de trabalho fixa e temporária, onde se desenvolvem as operações de apoio e execução de uma obra. Ele é modificado ao longo da execução da obra, de acordo com os serviços a serem executados.
Diante do exposto, deseja calcular as medidas da corrente elétrica em um pedaço de fio que sigam uma distribuição normal a partir dos dados informados na tabela a seguir:
	Média (miliámpere)
	12
	Variância (miliámpere)
	4
	Estatística Z
	Z
; 0,5
	0,69146
	Z
; 1,40
	0,91924
	Z
; 1,5
	0,06681
	Z
; 3
	0,9973
Tomando como base essas informações, assinale a alternativa que apresenta corretamente a probabilidade da medida da corrente ser maior que 15 miliamperes.
A)
 
6,7%.
B)
 
38,3%.
C)
 
98%.
D)
 
30,9%.
E)
 
99,7%.
Questão 2
Faça a leitura dos trechos A e B a seguir:
Trecho A - "O licenciamento e a revisão de atividades efetiva ou potencialmente poluidoras - ou licenciamento ambiental, como é comumente conhecido - é um dos instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA), estabelecida por meio da Lei no 6.938/1981".
PÊGO, B.; ROMA, J. C.; FERES, J. G.; SCHMIDT, L. O licenciamento ambiental como condicionante à execução de obras de infraestrutura. In: Governança da Política de Infraestrutura: condicionantes institucionais ao investimento. Rio de Janeiro: IPEA, 2017. Disponível em: http://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/8554/1/O%20Licenciamento.pdf. Acesso em: 31 jul. 3019.
Trecho B - Segundo Machado (2016, p. 10) "a região do traçado da ferrovia é rica em fauna e flora, requerendo estudos ambientais detalhados para não ocorrerem danos ambientais significativos para o ecossistema".
MACHADO, R. A. Condicionantes institucionais à execução do investimento em infraestrutura no Brasil: estudo de caso sobre a implementação da ferrovia Transnordestina. Rio de Janeiro: Ipea, 2016.
Neste contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I - O processo de desapropriação deve ser averiguado com extrema cautela, pois deve-se estudar e desenvolver maneiras de não afetar o modo de vida de famílias com as possíveis alterações ambientais ocasionadas por conta da implantação de determinado empreendimento.
PORQUE
II - A preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, visando assegurar condições ao desenvolvimento socioeconômico, aos interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade da vida humana.
Assinale a alternativa CORRETA.
A)
 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
B)
 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
C)
 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D)
 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E)
 
As asserções I e II são proposições falsas.
Questão 3
As formas são responsáveis por induzir e facilitar a execução de uma obra, proporcionando menor tempo de execução, maior qualidade e desempenho da peça final, visto que elas representam 45% do custo da estrutura. Desta forma, é imprescindível que se pondere as opções para forma antes de se iniciar a obra, e no mercado brasileiro as opções são formas de madeira ou metálicas.
A respeito dessas opções de forma, são feitas algumas afirmativas.
I. O sistema de madeira apresenta produtividade (m²/h.h) inferior ao sistema metálico, podendo chegar ser até 5 vezes menor.
II. Sistemas metálicos não diferem de sistemas de madeira no quesito de proporcionar flexibilidade na criação do projeto arquitetônico.
III. Um fator a ser ponderado para o sistema metálico, é o custo de transporte dentro do canteiro de obras, visto que todas as chapas precisam de maquinário pra ser movimentadas, pois são muito pesadas.
Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas.
A)
 
Apenas a afirmativa I está correta.
B)
 
Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
C)
 
Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
D)
 
Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
E)
 
As afirmativas I, II e III estão corretas.
Questão 4
A química e a engenharia verde estão mudando o modo como produtos são projetados e fabricados, em função do mercado altamente competitivo e submetido a instrumentos de comando de controle (legislação e normas) e de melhoria contínua.  Por esse motivo, as soluções para os impactos ambientais surgem antes mesmo desses se manifestarem. A escolha de materiais de construção civil é um instrumento importante da engenharia ambientalmente responsável. É o caso, por exemplo, de optar entre blocos cerâmicos ou de concreto para construção de uma parede. Ambos podem ter a mesma função, mas ao longo de seu ciclo de vida ter repercussões ambientais diferentes.
Dessa forma criou-se a abordagem da Análise do Ciclo de Vida, ilustrada na figura, utilizada para identificar onde estão os impactos mais relevantes no ciclo de vida de um produto, a fim de buscar alternativas. Muitas vezes o impacto está em etapas "invisíveis", como por exemplo, no grande consumo de água ou emissões no transporte.
Disponível em:
;https://sites.google.com/site/medioquestoesambientais/analise-do-ciclo-de-vida
;. Acesso em 24 jun 2019.
DAVIS, Mackenzie L.; MASTEN, Susan J. Princípios de engenharia ambiental. McGraw Hill Brasil, 2016.
SOARES, Sebastião Roberto; SOUZA, DM de; PEREIRA, Sibeli Warmiling. A avaliação do ciclo de vida no contexto da construção civil. Coletânea Habitare, v. 7, p. 96-127, 2006.
Tendo em vista o exposto, pode-se relacionar o princípio da Análise do Ciclo de Vida (ACV)
A)
 
 à abordagem conhecida como "end-of-pipe", ou seja, a ACV preocupa-se com os resíduos gerados ao final do processo de produção.
B)
 
com a abordagem "do Berço ao Túmulo", analisando as implicações ambientais em toda a produção, desde o "nascimento" até a "utilização".
C)
 
às entradas e saídas (matérias-primas, energia e resíduos) do sistema durante as etapas de extração, transporte, fabricação, uso e descarte.
D)
 
a todos os aspectos ambientais durante a etapa de descarte de um material, o qual foi utilizado na produção ou construção já finalizada.
E)
 
à reciclagem e descarte de produtos ou materiais, optando-se pelo descarte após a sua utilização.
Questão 5
Um fazendeiro possui uma fazenda que possui grande variação em seu relevo. Um de seus reservatórios de água está a 20m do nível do mar. Na sua ampliação dos negócios, ele construiu uma edificação cujo reservatório irá ficar a 100m do nível do mar. Este reservatório deverá ser abastecido pelo reservatório que está na cota 20. Para que a água vá do nível 20 até o nível de 100m, é preciso a implementação de um grupo motor bomba. A Figura 1 apresenta um esquema da situação dos reservatórios.
Figura 1. Esquema de bombeamento dos reservatórios.
Foi escolhido um aparelho com rendimento de 0,9 que proporciona a vazão de 0,6l/s. Sabendo que a perda de carga por sucção e recalque nesse sistema são respectivamente de: 1,00m e 2,50m, o engenheiro responsável por realizar essa transposição de água entre os reservatórios, fez as seguintes afirmativas para o fazendeiro:
I. A bomba deverá vencer os desnível e as perdas de recalque e sucção.
II. O Hm será de 76,50m.
III. A potência mínima para essa bomba deverá ser de 0,74 CV.
Obs. Para determinar a potência de uma bomba, emprega-se a fórmula:
Nas suas variáveis, temos que: P é a potência em CV, Q é a vazão na unidade de m³/s, Hm é a altura manométrica cuja unidade é m, e n corresponde ao rendimento do sistema.
Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas;
A)
 
Apenas a afirmativa I está correta.
B)
 
Apenas a afirmativa II está correta.
C)
 
Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
D)
 
Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
E)
 
Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
Questão 6
Leia o trecho a seguir sobre as irregularidades, conforme a NR 18, encontradas em um canteiro de obras:
"Com mais de 50 funcionários, um dos aspectos mais graves encontrados no canteiro de obra foi a situação da cozinha improvisada, sem condições dehigiene suficiente para o preparo de alimentos. Além disso, foi constatado que existia alojamento no canteiro de obra, no qual dormiam 15 (quinze) funcionários. O mesmo encontrava-se em desconformidade com a norma, pois apresentava um dimensionamento incorreto. O ambiente não possuía espaço suficiente para circulação de pessoas, nem mobiliário suficiente para todos os alojados.
A obra não dispunha de área de lazer para integração dos trabalhadores, nem de vestiários. O alojamento serve como vestiário, sem a mínima privacidade e sem dimensões suficientes para atender o número de funcionários presentes no canteiro.
Com relação às condições sanitárias não existiam banheiros individuais para homens e mulheres e a quantidade de lavatórios, mictórios e sanitários encontravam-se em desconformidade com a norma que prever um conjunto de instalações sanitárias para cada 20 (vinte) funcionários".
Tomando como base esse trecho, é correto afirmar que a correção de uma dessas inúmeras irregularidades, dar-se-á pela:
A)
 
instalação de um ambulatório no canteiro de obras por se tratar de uma frente de trabalho com mais de 50 funcionários.
B)
 
instalação de vestiários para a troca de roupa dos trabalhadores que não residem no local que tenha ligação direta com o local destinado às refeições.
C)
 
adequação do alojamento para ter iluminação natural, área mínima de 2 metros quadrados por cama e um pé direito com no mínimo 4 metros para cama simples ou duplas.
D)
 
instalação de dois conjuntos de lavatório, vaso sanitário, mictório e chuveiro para atender os 50 funcionários da obra.
E)
 
instalação de eletrodomésticos, como forno de micro-ondas e fogão, dentro do alojamento para aquecer suas refeições.
Questão 7
De uma maneira geral, os escoamentos superficiais correspondem à maior parte do volume de um hidrograma. A seguir, o gráfico 01 apresenta um hidrograma unitário com os dados de vazão em metros cúbicos por segundo em relação ao tempo em horas.
Gráfico 01 - Hidrograma Unitário
Adaptado: PORTO, R. L.; ZAHED FILHO, K.; MARCELLINI, S. S. Escoamento superficial.  Apostila USP. 1999.
Sobre o hidrograma, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I - No momento acumulado de três horas, o hidrograma de Santa Barbara apresentou um acumulo de chuva de 500 m3/s, enquanto que o hidrograma de SCS com k = 484 teve uma vazão de 194 m3/s.
PORQUE
II - Ao comparar ambos os hidrogramas das bacias SCS e Santa Barbara, observa-se que é necessário realizar a subtração das bacias para encontrar a vazão de água sobressalente, totalizando o valor de 194 m3/s para k = 484.
Assinale a alternativa CORRETA:
A)
 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
B)
 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
C)
 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D)
 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E)
 
As asserções I e II são proposições falsas.
Questão 8
Conforme a IWA (Associação Internacional da Água), perdas são definidas como "toda perda real ou aparente de água ou todo consumo não autorizado que determina aumento do custo de funcionamento ou que impeça a realização plena da receita operacional". Dentre os tipos de perdas, encontramos a perda física, que por sua vez, podem ser classificadas em perdas operacionais e vazamentos.
Com base no texto, assinale a alternativa correta.
A)
 
A captação de água para o sistema de abastecimento não faz parte das perdas operacionais de uma estação de tratamento de água, uma vez que a perda só pode ocorrer após o tratamento da água.
B)
 
Os vazamentos em adutoras de água bruta não podem ser considerados como perda, uma vez que a perda é característica do produto (água) tratado.
C)
 
Vazamentos em redes são considerados como perda física, entretanto os vazamentos em descargas e poços de visita não.
D)
 
O vazamento em um reservatório ou o extravasamento de um reservatório é considerado como perda, entretanto quando há a necessidade de drenar 30% do conteúdo do reservatório para limpeza, por conta de bloom de algas, fica descaracterizada a perda.
E)
 
A adução de água tratada que apresentar vazamentos, ou descargas para limpeza de poços de sucção, são consideradas como perdas físicas de um sistema.
Questão 9
Japão, Indonésia, Filipinas, Haiti, e Papua Nova Guiné, são países com culturas e economia diferentes, mas eles possuem algo em comum: sofrem vários terremotos no ano.
No mundo, são registrados todo ano, no mínimo 20 abalos com magnitude de 7 ou mais na escala Richter.O Japão é o mais famoso deles por sofrer com essa situação, em 2012 aconteceram 2400 abalos sendo 250 com grandes estragos.
Diante dessa situação, eles tem desenvolvido novas tecnologias capazes de manter suas edificações intactas durante um evento natural desses.
A nova tecnologia empregada, consiste na instalação de amortecedores eletrônicos na fundação que podem ser controlados a distância, nas junções de lajes, vigas e pilares são colocados materiais capazes de amortecer impactos, ajudando a dissipar a energia. Os vidros das janelas são revestidos com materiais flexíveis como a borracha. Na parte mais alta da edificação é colocado um pêndulo que atua como contrapeso inercial, que balança o prédio no sentido contrário às vibrações causadas pelo terremoto.
Na figura 01, é apresentado a implantação do pêndulo no prédio Taipei 101 com 509 metros . A bola do pendulo fica instalada no 89º andar, pesa 660 toneladas e 5,50 metros de diâmetro, sendo suspensa por 16 cabos e 8 amortecedores hidráulicos.
Figura 01: Pêndulo na edificação
Fonte: Construção Civil Pet (2015).
A cerca de um pendulo como esse, é possível aplicar a semelhança de triângulos: , onde: r corresponde ao raio, P ao peso L o comprimento do fio e x a distância do deslocamento. Também é possível calcular o período de oscilação pela fórmula , onde L é o comprimento e g a gravidade. Pode-se admitir que a gravidade equivale 10m/s².
Sabendo que o pêndulo do Taipei 101 é capaz de se mover 1,5 metros em qualquer direção, desta forma, podemos afirmar que
A)
 
o comprimento do seu fio é de aproximadamente 360 m.
B)
 
o comprimento do seu fio é de aproximadamente 3,60 m.
C)
 
o comprimento do seu fio é de aproximadamente 10,20 m.
D)
 
a altura do fio é igual ao seu comprimento de deslocamento.
E)
 
o deslocamento é pequeno, isso significa que é um movimento retilíneo cuja altura é igual ao deslocamento aliado ao raio.
Questão 10
Em túneis e viadutos é comum a presença do fenômeno carbonatação do concreto. Isso dá-se pelo fato do concreto da estrutura, ficar exposto à alta concentração de gás carbônico vindo  veículos que por ali passam.
Esse CO2 ao penetrar nos poros do concreto, dilui-se junto a umidade natural da estrutura formando o ácido carbônico (H2CO3). Este por sua vez reage com os componentes da pasta de cimento hidratada formando o carbonato de cálcio (CaCO3).
O carbonato de cálcio em si, não deteriora o concreto, o problema é o seu processo de formação que consome os álcalis da pasta, fazendo com que o pH do concreto passe de 12,6 para 8,5.
A carbonatação vai penetrando no concreto até alcançar a armadura da estrutura causando a despassivação do aço tornando vulnerável. As consequências desse fenômeno em um túnel ou viaduto podem ser: fissuração do concreto, destacamento do cobrimento do aço, redução da seção da armadura e perda de aderência desta com o concreto.
O ensaio para determinar a carbonatação, consiste em fraturar o concreto, limpar a área fraturada e aplicar uma solução de fenolftaleína (1g de fenolftaleína em 50ml de álcool etílico e complementação de água destilada até 100ml).
A respeito desse ensaio, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. A região carbonatada do concreto permanece com a mesma cor, já a carbonatada assume uma coloração variante de rosa a vermelho capim.
PORQUE
II. Seus ions liberados são H+ e OH- que estabelecem um equilíbrio em meio aquoso, sendo oconcreto carbonatado mais ácido ela ficará incolor, já em contato com o meio básico (concreto saudável) a sua cor altera.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
A)
 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
B)
 
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I.
C)
 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D)
 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E)
 
As asserções I e II são proposições falsas.
Questão 11
Em arquitetura, a ideia de pórtico surgiu na Grécia antiga, e é entendido como a entrada de um local suportada por duas colunas, exatamente como nos templos.
Para engenharia, a definição de pórticos é simples: uma estrutura formada por barras que juntas compõe um quadro. Existem vários quadros isostáticos planos (Figura 01) que quando associados formam diversos tipos de pórticos.
Figura 01: Tipos de pórticos.
LEGGERINI, M.R.C; KALIL, S.B. Estruturas Isostáticas. PUCRS, 2019.
A respeito da análise de pórtico do tipo bi-apoiado e bi-apoiado com articulações, são feitas algumas afirmativas:
I. Para analisar as solicitações nas barras, adota-se o conceito de abaixo e acima para os lados internos e externos do quadro.
II. As reações de apoio são obtidas por meio de duas equações de estáticas em três eixos.
III. O eixo transversal de cada barra, é o eixo que passa pelo centro de gravidade das seções longitudinais.
IV. Rótulas transmitem momento fletor de uma barra para a outra.
Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas:
A)
 
Apenas a afirmativa I está correta.
B)
 
As afirmativas I e II estão corretas.
C)
 
As afirmativas I e III estão corretas.
D)
 
As afirmativas II, III e IV estão corretas.
E)
 
As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
Questão 12
Pórtico (quadro) triarticulado, é um dos quatro quadros isostáticos fundamentais. Sua característica principal é que suas bases são de apoio fixo, e no centro de seu vão livre há uma rótula (articulação), um exemplo da aplicação desse pórtico são as estruturas de galpões (Figura 01).
Figura 01: Estrutura de um galpão.
FUMIS, K. Pórticos. Teoria das Estruturas. Disponível em: https://slideplayer.com.br/slide/2571242/. Acesso em: 03 jun. 2019.
A respeito da análise desse tipo de estrutura, são feitas algumas afirmativas.
I. Nesse tipo de pórtico, para determinar o momento fletor, deve-se determinar as 3 reações de apoio atuantes, a transmissão do momento pela rótula, ambos por meio da aplicação das equações de estática no plano.
II. Uma rótula transmite força, porém não momentos, logo a equação extra que é inserida na análise da estrutura devido sua presença, faz com que o momento fletor nela seja nulo.
III. Independentemente do número de rótulas que esse tipo de pórtico tenha, ele sempre será isostático, desde que estejam alinhadas entre si
Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas.
A)
 
Apenas a afirmativa I está correta.
B)
 
Apenas a afirmativa II está correta.
C)
 
Apenas a afirmativa III está correta.
D)
 
Apenas a afirmativa I e II estão corretas.
E)
 
Apenas a afirmativa I, II e III estão corretas.
Questão 13
A preocupação com o meio ambiente e qualidade de vida é pauta de discussão em vários setores da economia no mundo. Essa procura pela sustentabilidade aliada a qualidade de vida abriu um novo nicho de mercado que se projetou para a construção civil, dando-lhe uma nova visão social.
Baseado nessa preocupação de mercado, foram desenvolvidos selos e certificações que atestam a responsabilidade da empresa e ou produto com relação à sustentabilidade e a qualidade de vida dos clientes. Algumas das certificações mais importantes que estão presentes no Brasil são apresentadas na Tabela 1.
Tabela 1. Certificações de sustentabilidade
	Certificação
	Descrição
	LEED (Leadership in Energy and Enviromental Design)
	 Sistema para certificação e orientação ambiental para edificações mais utilizado no mundo hoje em dia, auxilia no desenvolvimento da indústria da construção sustentável no país.
	 Selo Procel Edifica
	Instrumento de adesão voluntária que tem por propósito identificar as edificações que apresentem as classificações mais superiores de eficiência energética em uma dada categoria.
	FSC Brasil
	Certifica a origem sustentável de produtos madeireiros e não madeireiros provenientes do bom manejo florestal.
	Selo Casa Azul da Caixa Econômica Federal
	Reconhece projetos que adotam soluções eficientes na construção, uso, ocupação e manutenção dos edifícios.
	Certificação AQUA-HQE (Alta Qualidade Ambiental)
	Certificação internacional da construção sustentável 
Um item capaz de impactar em qualquer certificação ambiental na construção civil, é o telhado verde. O fato dele ser tão importante é que a tecnologia
A)
 
empregada possui um ciclo de vida longo compensando seu esforço de fabricação.
B)
 
atua de forma simultânea em diversos eixos da sustentabilidade.
C)
 
minimiza as ilhas de calor, compensando suas emissões em sua fabricação.
D)
 
emprega materiais recicláveis anulando o valor de resíduos gerados na construção da edificação.
E)
 
restaura parte do habitat anulando os impactos gerados pela construção da edificação.
Questão 14
O hidrograma é a resposta de determinada bacia hidrográfica, em função de suas características fisiográficas, que expressão suas relações entre chuva e escoamento com determinada precipitação, além da sua contribuição à um aquífero.
Observe o exemplo de hidrograma representado no gráfico da Figura 1.
Figura 1 - Hidrograma.
Fonte: Torrecilhas (2018).
Sendo assim,
I - Um hidrograma produzido por uma chuva intensa, geralmente apresenta uma curva com um pico único, podendo apresentar picos múltiplos caso haja variações abruptas na intensidade da chuva.
PORQUE
II - Uma vez que a precipitação se encerra, o escoamento superficial continua durante determinado período de tempo, e a curva de vazão decresce, conforme observado na linha BC, onde B é o ponto máximo de vazão.
Assim, pode-se dizer que:
A)
 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B)
 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C)
 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D)
 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E)
 
As asserções I e II são proposições falsas.
Questão 15
Um grupo de pesquisadores da área de Engenharia Civil testou três tipos de concreto com o objetivo de encontrar materiais que sejam mais resistentes em relação ao tempo. A descrição da resistência média e os desvios padrões dos materiais está no seguinte gráfico:
Suponha que os dados seguem a curva normal de distribuição de probabilidades.
De acordo com os conhecimentos sobre desvio padrão, considere as seguintes afirmações:
I. Aproximadamente 68% do material C1 terá duração entre 11 e 13 anos.
II. Aproximadamente 68% do material C2 terá duração maior que 13 anos.
III. Aproximadamente 95% do material C3 terá duração menor que 10 anos.
Com relação às afirmações, é correto o que se diz em:
A)
 
I, apenas.
B)
 
II, apenas.
C)
 
III, apenas.
D)
 
I e II, apenas.
E)
 
II e III, apenas.
Questão 16
Conforme Ballou (2013, p. 131), existem dez combinações de serviço integrado: (1) ferro-rodoviário, (2) ferro-hidroviário, (3) ferro-aeroviário, (4) ferro-dutoviário, (5) rodo-aéreo, (6) rodo-hidroviário, (7) rodo-dutoviário, (8) hidro-dutoviário, (9) hidro-aéreo e (10) aero-dutoviário. Nem todas estas combinações mostram-se práticas.
Quando associa-se dois ou mais cria-se a multimodalidade e a intermodalidade. Ambas quando feitas de forma correta, conseguem extrair o que cada modal oferta de melhor, conforme vantagens e desvantagens descritas na tabela a seguir.
Tabela 01: Vantagens e desvantagens de cada modal.
	MODAL
	VANTAGENS
	DESVANTAGENS
	Rodoviário
	- acessibilidade;
- facilidade de contrato;
- flexibilidade em organizar a rota.- alto custo de carregamento;
- baixa capacidade de carga;
- maiores chances de a carga ser extraviada.
	Aeroviário
	- percorre longas distancias;
- aeroportos próximos ou em centros urbanos;
- modal com menor tempo de entrega de carga.
	- limitação na quantidade de carga transportada;
- necessita de terminais de acesso;
- pode depender de outro modal.
	Ferroviário
	- baixo custo;
- grande capacidade de carga;
- menor risco de acidentes.
	- rotas fixas e inflexíveis;
- pode depender de outros modais;
necessita de maiores transbordo.
	Aquaviário
	- percorre longas distancias;
- baixo risco de avarias nas mercadorias;
- baixo custo de carregamento.
	- tempo de transito longo;
- necessita de terminais especializados para embarque e desembarque;
- alto custo no seguro de cargas.
	Dutoviário
	- percorre longas distancias com baixos custos operacionais;
- transporta grande volume de carga de forma constante;
- alta segurança e confiabilidade do transporte.
	- alto custo de investimento inicial e fixo;
- possibilidade de acidentes ambientais em grande escala;
- trajeto fixo com baixa flexibilidade dos pontos de bombeamento.
BALLOU, Ronald H. Logística Empresarial: transporte, administração de materiais e distribuição física. Atlas, 1º edição, 2013.
A respeito do transporte de carga realizado pela intermodalidade, pode-se afirmar que uma de suas características é que:
A)
 
o OTM (Operador de Transporte Multimodal) fica responsável pela segurança da carga, desde sua origem até seu destino.
B)
 
o OTM (Operador de Transporte Multimodal) emite único documento de contrato, usado para todos os modais que irão transportar a carga.
C)
 
o OTM (Operador de Transporte Multimodal) emite um documento de contrato para cada modal que irá transportar a carga.
D)
 
cada transportador emite um documento e responde sobre a segurança da carga durante o trajeto realizado.
E)
 
cada transportador emite um documento, porém que responde pela segurança da carga é o OTM (Operador de Transporte Multimodal).
Questão 17
Em virtude da falta de suprimentos em um canteiro de obras, um engenheiro civil decidiu gerir o estoque utilizando o dimensionamento com base no nível de serviço, que é uma probabilidade de que não haverá falta de produtos durante o período de reposição.
Para isso, foi levantado o tempo de lead-time de ressuprimento, ou seja, quantos períodos o fornecedor leva para entregar o produto, que corresponde a 25 dias, o desvio padrão diário que é igual a 2 e a distribuição normal padrão que vale 2,326, ao nível de serviço de 99%.
A partir desses dados, calculados na fórmula a seguir, foram obtido o estoque de segurança.
Contudo, ao representar o ciclo de pedidos no gráfico a seguir, percebeu-se que seria necessário alterar o ponto de reposição do pedido, que é determinado pela fórmula:
PR = D x L + ES. 
Fonte: Disponível em:
;http://aprendendogestao.com.br/dimensionamento-do-estoque-de-seguranca/
;. Acesso em: 20 jan. 2019.
Sabendo que o consumo médio são 10 unidades, é correto afirmar que o estoque de segurança e o ponto de reposição valem, respectivamente:
A)
 
5 e 73.
B)
 
8 e 97.
C)
 
15 e 157.
D)
 
23 e 273.
E)
 
27 e 315.
Questão 18
Chamamos de alvenaria estrutural o sistema de construção no qual as paredes da edificação têm além da função de vedação a função estrutural, desta forma não é necessário o emprego de vigas e pilares para a sustentação do edifício, substituindo o método tradicional de concretagem. Ela se caracteriza pelo emprego de blocos de concreto ou cerâmicos autoportantes.
A alvenaria estrutural pode ser armada em caso de edifícios mais altos ou não armadas para edifícios de até 4 pavimentos e tem como principais vantagens a maior rapidez na construção, a facilidade no treinamento de mão de obra, a maior organização no canteiro de obras e
A)
 
o fato de dispensar a necessidade de fundações.
B)
 
a redução do consumo de formas de madeira, aço e concreto.
C)
 
a possibilidade de utilização de concreto bombeável.
D)
 
o fato de dispensar projeto executivo.
E)
 
o fato de dispensar a anotação de responsabilidade técnica junto ao sistema CREA / CONFEA.
Questão 19
Em um sistema de água com alta pressão, geralmente, ocorre com maior frequência, uma elevada quantidade de vazamentos. Nestes casos uma análise de custo-benefício deve ser realizada em busca de uma solução viável, normalmente, busca-se um controle ativo dos vazamentos reduzindo-se a pressão. Uma maneira de se realizar esta redução é por meio de válvulas redutoras de pressão ou, até mesmo, por meio de reservatórios.
Considere a pressão de serviço em uma tubulação distribuidora, e observe os dados da Tabela 01.
Tabela 01 - Dados de cadastro de ramais de distribuição de água e valores de pressão estática em kPa.
Com base na NBR 12218/17, assinale a alternativa CORRETA:
A)
 
Pode-se considerar que o setor de código 16A, apresenta características fora da normativa NBR 12218/17, pois sua pressão estática está acima dos padrões solicitados por norma.
B)
 
Levando em consideração as recomendações da NBR 12218/17, podemos afirmar que os trechos 1A e 16A, possivelmente, por conta dos valores de pressão estática, possuem uma maior perda real.
C)
 
O trecho 32A, apesar de possuir uma pressão estática acima do recomendado pela NBR 12218/17, de 500 kPa, encontra-se em conformidade com a normativa, pois não abastece os consumidores, não estando sujeito aos limites de pressão impostos, mas devem ser verificados quanto à estabilidade estrutural e à segurança sanitária.
D)
 
O setor 23B e 32A pode ser considerado um trecho dentro das condições normativas, uma vez que sua pressão estática está acima do mínimo de 100 kPa.
E)
 
Os trechos 1A, 23B e 16A, estão dentro das condições normativas quanto a suas pressões estáticas, enquanto que o trecho 32A está fora das condições normativas, uma vez que a pressão estática em trechos sem abastecimento para consumidores devem ser de no máximo 300 kPa.
Questão 20
No período de estiagem a vazão em um curso d’água é mantida basicamente pelo escoamento subterrâneo. Na maioria das vezes a vazão de base representa uma pequena parcela da vazão total escoada em um evento pluviométrico crítico. Portanto, ao se estimar a vazão máxima em uma pequena bacia pelo método racional, a vazão de base é desprezada. O Método Racional adota uma simplificação em seu hidrograma admitindo que existe uma relação linear entre a chuva efetiva e a vazão.
Um sistema de drenagem em uma cidade deve coletar e armazenar a água pluvial evitando que esta se acumule nas vias públicas ou propriedades privadas, conduzindo esta água até os objetos de captação, sejam estes construídos ou naturais. São partes do sistema de coleta e captação de água pluvial, os sistemas de microdrenagem e macrodrenagem.
Assinale a alternativa que apresente corretamente as características destes sistemas.
A)
 
Os sistemas de microdrenagem tem por objetivo retirar a água das áreas urbanas rapidamente, evitando seu deságue e sua absorção pelas áreas permeáveis. Os sistemas de macrodrenagem são formados apenas pelo conjunto de guias e sarjetas.
B)
 
Os sistemas de microdrenagem tem por objetivo retirar a água das áreas rurais rapidamente, evitando seu acúmulo e assegurando a população, sendo formado por guias, vertentes de rios, caixas de captação e tubulões secundários de menor diâmetro. Os sistemas de macrodrenagem são formados apenas pelo conjunto de tubulações subterrâneas.
C)
 
Os sistemas de macrodrenagem tem por objetivo retirar a água das áreas urbanas rapidamente, evitando seu acúmulo e assegurando a população, sendo formado por guias, sarjetas, caixas de captação e tubulões secundários de menor diâmetro. Os sistemas de microdrenagem são formados pelo conjunto de condutos receptores e coletores de deságue final.
D)
 
Os sistemas de microdrenagem tem por objetivo retirar a água das áreas urbanas rapidamente, evitando seu acúmulo e assegurando a população, sendo formado por guias, sarjetas, caixas de captação e tubulões secundários de menor diâmetro. Os sistemas de macrodrenagemsão formados pelo conjunto de condutos receptores e coletores de deságue final.
E)
 
Os sistemas de microdrenagem tem por objetivo retirar a água das áreas urbanas rapidamente, evitando seu acúmulo e assegurando a população, sendo formado por galerias e pelos canais principais dos rios. Os sistemas de macrodrenagem são formados apenas pelo conjunto de bueiros e caixas de captação pluvial.
Questão 21
Na construção civil, a gestão de resíduos gerados no canteiro de obras é uma realidade que, nos últimos anos, vem crescendo devido a normas, como a ISO, e metas internacionais de diminuição de geração de resíduos.
Para isso, todo um controle para minimizar essas emissões passa por um ciclo na obra que vai desde a montagem do canteiro, movimentação de materiais e as obras em si.
Para implantação dessa gestão, primeiramente, é necessária a elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil (PGRCC), que é um documento técnico que conta com os cálculos da quantidade de todos os tipos de resíduos previstos nas obras e que estabelece todos os processos para minimizá-los, com a presença de uma estrutura administrativa de apoio, principalmente para o controle dos materiais gerados, a documentação das relações com fornecedores e toda a organização de relatórios, pois, todo o ciclo é de responsabilidade da empresa geradora.
Assim, PGRCC deve incluir os métodos de uso, acondicionamento, transporte, tratamento, reciclagem, destinação e disposição final dos resíduos.
Com as diretrizes definidas, o canteiro deve obrigatoriamente contar com estrutura física que permita o armazenamento correto dos resíduos, sejam caixotes, caçambas ou lixeiras.
Fonte: ATEX. Como implantar a gestão de resíduos no canteiro de obras. Disponível em:
; https://www.atex.com.br/blog/sustentabilidade/gestao-de-residuos-canteiro-de-obras/
;. Acesso em: 20 jan. 2019.
Além disso, a destinação desses resíduos sólidos devem atender as resoluções do CONAMA, conforme tabela a seguir:
Fonte:
; http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212012000200008
;. Acesso em: 20 jan. 2019.
Tomando como base essas informações, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I - O planejamento e a implantação da estrutura da gestão de resíduos, devido a demanda pelo espaço, estrutura adequada para o seu acondicionamento e o fluxo de movimentação dos resíduos previstas no PGRCC, deve ser uma das primeiras tarefas no início de um projeto de construção civil.
PORQUE
II - Cada tipo de resíduo deve ser tratado de forma particular, conforme sua classificação no CONAMA, e os destinatários devem ser escolhidos levando-se em conta essa realidade, amparado pelas devidas licenças municipais.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
A)
 
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.
B)
 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.
C)
 
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa.
D)
 
A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira.
E)
 
As asserções I e II são proposições falsas.
Questão 22
O método racional, é muito empregado para calcular a vazão de pico de determinada bacia hidrográfica. Onde sua fórmula é dada por:
         
Q= vazão
C= coeficiente de escoamento
I= intensidade da chuva
A= área da bacia
Para aplicação desse método, aplica-se três  hipóteses.
I- A bacia contribui com o escoamento superficial, desta forma, o tempo de duração da chuva é igual ou superior ao tempo de concentração da bacia.
II- A chuva é distribuída uniformemente sobre toda a área da bacia.
III- Todas as perdas estão incorporadas ao coeficiente de escoamento superficial.
Sabendo dessas informações, assinale a alternativa que apresenta corretamente a vazão máxima para uma chuva com intensidade de 10 mm/h, com duração superior ao tempo de concentração 5h da bacia de 10km², cujo escoamento superficial possui coeficiente de 0,2.
A)
 
0,027m³/s
B)
 
0,055m³/s
C)
 
2,70m³/s
D)
 
5m³/s
E)
 
55m³/s
Questão 23
Um dos ambientes de trabalho que mais trazem riscos a integridade dos empregados é, sem dúvida nenhuma, o da indústria da construção. Devido a várias características deste ramo de atividade, como maquinários, altura, peso, ruídos, poeira, dentre outros, os trabalhadores que se encontram neste ambiente estão expostos a perigos diversos, em graus acima da média. Por esta razão é necessário dar uma atenção especial à indústria da construção, quando se fala em saúde e segurança ocupacional.
Um dos pilares desta "atenção especial" é a Norma Regulamentadora 18, que estabelece condições para o meio ambiente de trabalho na Indústria da Construção. Dentre as exigências realizadas por esta norma encontramos previsões voltadas para: a área de vivência; demolição; escavação; carpintaria, andaimes; operação de soldagem; a elaboração do Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção - PCMAT, dentre outros diversos assuntos.
 
IUS NATURA. A NR 18 e o seu campo de aplicabilidade. Disponível em:
;https://iusnatura.com.br/a-nr-18-e-o-seu-campo-de-aplicabilidade/
; Acesso em: 20 jan. 2019.
 
Diante desta importância, foi realizada uma pesquisa em 100 obras de grande porte para identificar os itens de maior e menor grau de cumprimento da NR - 18, conforme tabela a seguir:
	Descrição do tópico
	% do cumprimento da NR-18
	Proteção contra incêndio
	31,8%
	Proteção contra queda no perímetro do pavimento
	41,7%
	Sinalização de segurança
	41,7%
	Aberturas de piso
	50,0%
	EPI
	80,6%
	Torre de elevador
	85,6%
	Plataforma do elevador
	93,6%
	Área de lazer
	100,0%
Disponível em:
;http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212014000300007
;. Acesso em: 20 jan. 2019.
Com base na pesquisa sobre o cumprimento da NR-18, é correto afirmar que
A)
 
o percentual de 19,4% do descumprimento do equipamento de proteção individual pode estar associado ao fornecimento do cinto de segurança, limitado aos trabalhadores que desempenham suas atividades a mais de dois metros de altura do piso.
B)
 
o percentual atingido de 85,6% no quesito torre de elevador pode estar associado ao dimensionamento em função das cargas que estarão sujeitas, proximidade da edificação e isolamento ou afastamento das redes elétricas.
C)
 
em geral, o baixo percentual de cumprimento da NR-18 quanto a sinalização, apesar de não prevista na norma, deve-se a permanência de pessoas na área em que ocorre o transporte vertical e horizontal de concreto ou argamassa ou ainda pelo lançamento de concreto.
D)
 
o cumprimento de 50% das aberturas de piso nas obras se deve a obrigatoriedade do uso de EPI onde houver risco de queda de trabalhadores e pelo fechamento permanente com um material com baixa resistência evitando danos maiores aos trabalhadores.
E)
 
a obrigatoriedade da instalação de equipamentos de combate a incêndio nos estoques ou armazéns de materiais são responsáveis, em geral, pela maior parte do cumprimento das exigências da NR-18, neste caso, 31,8%, sendo comuns próximos das portas, saídas de emergência e atrás dos materiais.
Questão 24
O conselho regional de Engenharia Civil instituiu algumas novas regras para diminuir o número de acidentes de trabalho no ano de 2014. Para verificar se as medidas surtiram efeito, foi feito o levantamento de ocorrências desde 2014, constantes no seguinte gráfico:
Com relação ao gráfico, são feitas as seguintes afirmações:
I. Não é possível dizer se as regras surtiram efeito.
II. A média de acidentes de trabalho nos dois anos mais recentes, de acordo com o gráfico, foi de 22 acidentes.
III. Com relação ao primeiro biênio do gráfico, é possível dizer que, no último biênio, a média de ocorrências diminuiu mais de 50%.
Com relação aos dados dos gráficos e as afirmações, é correto o que se afirma em:
A)
 
I, apenas.
B)
 
II, apenas.
C)
 
III, apenas.
D)
 
I e II, apenas.
E)
 
II e III, apenas.
Questão 25
Denomina-se estudo de viabilidade técnica e econômica de rodovias o conjunto de estudos desenvolvidos para avaliação dos benefíciossociais e econômicos decorrentes dos investimentos em implantação de novas rodovias ou melhoramentos de rodovias já existentes. A avaliação apura se os benefícios estimados superam os custos com os projetos e execução das obras previstas. Os estudos de viabilidade técnica e econômica deverão demonstrar se a alternativa escolhida, sob o enfoque de traçado e características técnicas e operacionais, oferece maior benefício que outras, em termos de custos. Será imprescindível, a realização de estudos relativos ao impacto da rodovia sobre o meio ambiente e a fixação de cronograma para a execução das obras, de acordo com a disponibilidade dos recursos financeiros. Para fins de elaboração do anteprojeto das obras e viabilidade de implantação de rodovia, ou melhoramentos em rodovia existente, haverá necessidade de estimar tráfego - atual e futuro, estabelecer as características técnicas e operacionais, fixar as possíveis diretrizes do eixo e locação planialtimétrica da rodovia.
Disponível em:
;http://www1.dnit.gov.br/download/DiretrizesBasicas.pdf
; acesso em 10 nov de 2018.
Todo engenheiro civil deve realizar planejamento para execução de serviços, através de análises, cronogramas e a viabilidade técnica faz parte desse planejamento. Os aspectos que devem ser considerados são políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, os quais influenciam o resultado final da atividade a ser executada, por isso devem ser analisadas e planejadas com antecedência para que o serviço tenha o resultado esperado.
Considerando os fatores que os engenheiros civis devem realizar na fase preliminar de elaboração de projeto de pavimentação para transporte rodoviário, analise as alternativas a seguir.
I.Estudos ambientais, pesquisas complementares, levantamento socioeconômico, avaliação econômica dos benefícios, determinação do tráfego atual e futuro.
II. Avaliação da capacidade e níveis de serviços, determinação de diretrizes e alternativas.
III. Os estudos preliminares de engenharia civil abrangem coletas de dados, estudos de alternativas de traçado e respectivos custos e a elaboração de anteprojetos.
É correto o que se afirma apenas em:
A)
 
I.
B)
 
II.
C)
 
I e II.
D)
 
I e III.
E)
 
I, II e III.
Questão 26
A conta de energia elétrica que um consumidor recebe se parece com o exemplo da figura abaixo.
Figura - Exemplo de conta de energia elétrica
Fonte: ELEKTRO. Poder Público: Conheça sua conta. 2014. Disponível em:
;https://www.elektro.com.br/poder-publico/conheca-sua-conta
;. Acesso em: 27 jun. 2019.
Nela, constam as informações da prestadora de serviço, bem como do cliente. Há também a medição do mês e histórico de consumo, em kWh/mês. O consumo, em kwh é multiplicado pela tarifa, em R$, e compõe a maior parcela do valor a ser pago. O cálculo do consumo mensal é feito por meio da multiplicação da potência do equipamento pelo número de dias e o tempo médio de utilização, como mostra a equação:
Potência do aparelho x dias x tempo de utilização = consumo médio mensal em kWh
Suponha uma residência com um aparelho de ar condicionado na sala, cuja potência é 1.500 W, utilizado apenas nos 7 dias mais quentes de um dado mês, durante 1 hora/dia. Imagine também um secador de cabelo, cuja potência é de 900 W, utilizado todos os 30 dias do mês, durante meia hora por dia.
Sobre esse assunto, analise as afirmativas a seguir:
I - Independente do tempo em que permanecem ligados, o ar condicionado sempre impactará mais a conta que o secador de cabelos, já que a potência daquele é maior que a desse.
II - Se a tarifa cobrada pela concessionária para fornecimento da energia é de R$0,40/kWh, na conta, o valor correspondente ao uso do secador e do ar condicionado, conforme o enunciado, será de R$ 9,60.
III - Alguns aparelhos são chamados de vilões das residência, porque, por apresentarem maior potência, possuem maior valor em R$, por kWh. Sendo assim, contribuem de maneira mais expressiva com o aumento da fatura.
Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:
A)
 
I, II e III.
B)
 
III, apenas.
C)
 
II, apenas.
D)
 
I e II, apenas
E)
 
I e III, apenas.
Questão 27
Sistema de viga-pilar, é o considerado o primeiro sistema estrutural feito pelo homem. Ele é simples, composto por 3 elementos: dois pilares posicionados lado a lado cuja disposição deixa um vão sob uma viga.
O Stonehenge (Figura 01), compostos somente de pedras da região de Salisbury na Inglaterra é o mais antigo registro desse sistema estrutural, estima-se que seja do período Neolítico de 2000 a.C. Segundo historiadores, esses pórticos formavam um lugar sagrado de culto da comunidade pré-histórica. A pedra que eles empregavam limitava o comprimento do vão, visto que a pedra em si, é um material pouco resistente a tensões de tração. Com o passar dos anos esse sistema foi se aperfeiçoando fazendo parte da época das piramides, dos Mayas, gregos, romanos até chegar ao tipo de pórticos que conhecemos hoje.
Figura 01: Stonehenge.
Fonte: Epoch Times (2014).
EPOCHTIMES. Stonehenge ainda é um dos maiores enigmas da humanidade.2014. Disponível em: https://m.epochtimes.com.br/descobrindo-construtores-stonehenge/. Acesso em: 27 mai. 2019.
A respeito do sistema de pórticos, são feitas algumas afirmativas.
I. Sendo um dos nós de um pórtico biapoiado plano, composto por uma rótula, ela não transmitirá momento fletor.
II. As análises de solicitações de um pórtico são realizadas tanto pelo método das equações globais quanto pela somatória de momentos.
III. Pórticos isostáticos compostos e que possuam rótulas podem ser divididos em outros pórticos hiperestáticos para serem analisados.
Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas:
A)
 
Apenas a afirmativa I está correta.
B)
 
As afirmativas I e II estão corretas.
C)
 
As afirmativas I e III estão corretas.
D)
 
As afirmativas II e III estão corretas.
E)
 
As afirmativas I, II e III estão corretas.
Questão 28
"Os corantes são largamente empregados em outros setores como, por exemplo: na construção civil (tintas e vernizes), nas áreas gráficas e fotográficas (diferentes substratos como papéis e metais), na forma de aditivos (derivados de petróleo), nas indústrias de cosméticos (maquiagens, esmaltes, sabonetes, cremes, etc.) e nas alimentícias (alimentos e bebidas). Os corantes usados nesses setores, e em especial os têxteis, em função de sua toxicidade e de seus baixos índices de degradação, têm sido taxados como extremamente perigosos"
FERREIRA, W. M.; ROCHA, L. B.; SANTOS, L. D.; SANTOS, B. R. S. L.; PITANGA, A. F. Corantes: Uma Abordagem com Enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) Usando Processos Oxidativos Avançados. Química Nova na Escola. v. 40, n. 2, p. 249-257, 2018. 
Assinale a alternativa que apresenta uma característica dos corantes que pode estar associado à sua toxicidade.
A)
 
Os corantes são ácidos fracos, portanto, modificam o pH do meio.
B)
 
Os corantes são constituídos por espécies poucos solúveis em água.
C)
 
Todos os corantes são solúveis em água, portanto, sua remoção é dificultada.
D)
 
Muitos corantes apresentam cloreto de sódio em sua composição e isso pode afetar o pH dos solos e da água.
E)
 
Muitos corantes apresentam metais do bloco d ligados à moléculas orgânicas, por meio de ligações coordenadas.
Questão 29
Para o dimensionamento de barras isoladas é necessário o cálculo do comprimento de flambagem, sendo este um fenômeno que ocorre em peças esbeltas sujeitas à um esforço de compressão axial. Portanto, é fator determinante no dimensionamento qual condição de apoio será escolhido na estrutura. A tabela abaixo, da NBR 8800 (ABNT, 2008), apresenta os valores para o ajuste do comprimento em função da condição de seu apoio. 
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (2008). NBR 8800 - Projeto de estruturas de aço e de estruturas mistas de aço e concreto de edifícios. Rio de Janeiro: ABNT, 2008.
Com base nos valores recomendados da tabela, e sabendo-se que o comprimento de flambagem é igual ao comprimento multiplicado pelo coeficiente de ajuste, quanto vale em um pilar de5,0 metros para os casos (a), (c) e (d) da tabela? Considerando a esbeltez como único parâmetro, em qual dessas condições haverá uma estrutura com dimensões mais robustas?
Assinale a alternativa correta.
A)
 
3,50 m; 5,00 m; 5,00 m; no caso (a)
B)
 
3,25 m; 5,00 m; 5,00 m; no caso (c)
C)
 
3,25 m; 6,00 m; 5,00 m; no caso (c)
D)
 
3,50 m; 6,00 m; 5,00 m; no caso (d)
E)
 
1,25 m; 4,20 m; 6,00 m; no caso (a)
Questão 30
A água é um recurso limitado, escasso e vulnerável. Dessa forma se faz necessário desenvolver ferramentas para combater as perdas e desperdícios do recurso hídrico no país. Os índices de perdas no Brasil ainda são muito elevados, chegando a termos médios a 37%, o que representa um grande desafio a ser vencido pelo setor de saneamento. A técnica da setorização é um importante recurso na redução desse índice.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente sobre o tema.
A)
 
A setorização é um recurso para aumentar a área de atuação da operadora do serviço, e com ganhos maiores é possível combater as perdas na rede mais efetivamente.
B)
 
A setorização é um recurso que auxilia o controle de fraudes, o que reduz o índice de perdas reais.
C)
 
A setorização auxilia facilitando a localização e quantificação do volume perdido, aumentando o controle de fraudes e o tratamento de vazamentos.
D)
 
A setorização é um recurso que auxilia o controle vazamentos, o que reduz o índice de perdas aparentes.
E)
 
A setorização requer um grande investimento financeiro, sendo viável somente em regiões com grandes populações, acima de 300 mil habitantes.

Continue navegando