Buscar

ORGANIZAÇÃO E POLITICAS PUBLICAS.1ª AULA (1)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
*
ORGANIZAÇÃO E POLITICAS PUBLICAS
UNIDADE 1:
1.1- CONCEITUALIZAÇÃO 
1.2 – PSICOLOGIA E POLITICAS PÚBLICAS
*
*
*
O que é política? 
O termo Política é derivado do grego Politheia, que indicava todos os procedimentos relativos à polis, ou cidade-estado. 
Por extensão, poderia significar tanto Estado quanto Sociedade, Comunidade, Coletividade e outras definições referentes à vida urbana. 
*
*
*
POLITICA NO USO TRIVIAL
No uso trivial, vago e às vezes um tanto pejorativo, política, como substantivo ou adjetivo, compreende:
 as ações, 
comportamentos, 
intuitos, 
manobras, 
entendimentos e desentendimentos dos homens (os políticos) para conquistar o poder, ou uma parcela dele, ou um lugar nele:
 eleições,
 campanhas eleitorais, 
comícios, 
lutas de partidos etc.; 
*
*
*
POLITICA COMO CONCEITUAÇÃO ERUDITA
Conceituação erudita, no fundo síntese da anterior, considera política a arte de conquistar, manter e exercer o poder, o governo. É a noção dada por Nicolau Maquiavel, em O Príncipe. 
*
*
*
POLÍTICA
Política denomina-se a orientação ou a atitude de um governo em relação a certos assuntos e problemas de interesse público: 
política financeira, 
política educacional, 
política social, 
política do café etc. 
Para muitos pensadores, política é a ciência moral normativa do governo da sociedade civíl.
 
(Alceu Amoroso Lima – Política, 4º edição, pág. 136). 
*
*
*
POLÍTICAS
Outros a definem como conhecimento ou estudo “das relações de regularidade e concordância dos fatos com os motivos que inspiram as lutas em torno do poder do Estado e entre os Estados”. (Eckardt – Fundamentos de la Política, pág. 14); 
Atualmente, a maioria dos tratadistas e escritores se divide em duas correntes. Para uns, política é a ciência do Estado. Para outros, é a ciência do poder; 
*
*
*
PÚBLICO
O que é público? 
Aquilo que é relativo ao povo; 
que é de todos, 
comum; 
que serve para todos;  
notório; 
sabido. 
*
*
*
POLÍTICAS PÚBLICAS
Como é entendido o termo políticas públicas? 
Não existe uma única, nem melhor, definição sobre o que seja política pública. 
Compreende a dimensão ético-política dos fins da ação, e deve se aliar, necessariamente, a um projeto de desenvolvimento econômico-social e implicar formas de relação do Estado com a sociedade” (Sposito citado por Oliveira). 
Quando Sposito fala de formas de relação do Estado com a sociedade, não está falando apenas de uma gestão de um governo. 
Uma política pública que trata de uma questão social importante de construção de cidadania e empoderamento demanda um trabalho mais longo do que um governo de quatro anos. 
*
*
*
POLÍTICAS PÚBLICAS
“Entende-se por Políticas Públicas “o conjunto de ações coletivas voltadas para a garantia dos direitos sociais, configurando um compromisso público que visa dar conta de determinada demanda, em diversas áreas. 
Expressa a transformação daquilo que é do âmbito privado em ações coletivas no espaço público” (Guareschi, Comunello, Nardini & Hoenisch,). 
*
*
*
POLÍTICAS PÚBLICAS
“Políticas Públicas são ações coordenadas, com objetivo público, isto é, coletivo. 
São políticas de Estado e não de governo e pressupõe uma capacidade de impacto no sentido da construção da cidadania.
 Existem para garantir os direitos humanos.
 Em sociedades desiguais, como a nossa, devem promover transformações sociais que trabalhem diretamente com promoção de cidadania e provoquem a participação ativa da sociedade com a execução e efetividade. 
*
*
*
POLÍTICAS PÚBLICAS
“Atualmente as políticas públicas ainda são marcadas por ações compensatórias, enfrentando superficialmente algumas das demandas mais urgentes de amplas camadas da população, as quais encontram-se excluídas do acesso a bens e serviços”
( Silvia Giugliani, revista do CRP).
*
*
*
POLÍTICAS PÚBLICAS
Pode-se também acrescentar que, por concentrarem o foco no papel dos governos, essas definições deixam de lado o seu aspecto conflituoso e os limites que cercam as decisões dos governos.
 Deixam também de fora possibilidades de cooperação que podem ocorrer entre os governos e outras instituições e grupos sociais 
*
*
*
POLÍTICAS PÚBLICAS
No entanto definições de políticas públicas, mesmo as minimalistas, guiam o nosso olhar para o locus onde os embates em torno de interesses, preferências e idéias se desenvolvem, isto é, os governos. 
 
de optar por abordagens diferentes, as definições de políticas públicas assumem, em geral, uma visão holística do tema, uma perspectiva de que o todo é mais importante do que a soma das partes e que indivíduos, instituições, interações, ideologia e interesses contam, mesmo que existam diferenças sobre a importância relativa destes fatores.
*
*
*
As políticas públicas repercutem na economia e nas sociedades, daí por que qualquer teoria da política pública precisa também explicar as inter-relações entre:
Estado, 
política, 
economia e 
sociedade. 
A razão pela qual pesquisadores de tantas disciplinas – economia, ciência política, sociologia, antropologia, geografia, planejamento, gestão e ciências sociais aplicadas – partilham um interesse comum na área e têm contribuído para avanços teóricos e empíricos.
*
*
*
A razão pela qual pesquisadores de tantas disciplinas :
 economia, 
ciência política, 
sociologia, 
antropologia, 
geografia, 
planejamento, 
gestão e 
ciências sociais aplicadas 
Partilham um interesse comum na área e têm contribuído para avanços teóricos e empíricos.
*
*
*
PAPEL DOS GOVERNOS
No processo de definição de políticas públicas, sociedades e Estados complexos como os constituídos no mundo moderno estão mais próximos da perspectiva teórica daqueles que defendem que existe uma "autonomia relativa do Estado", o que faz com que o mesmo tenha um espaço próprio de atuação, embora permeável a influências externas e internas. 
(Evans, Rueschmeyer e Skocpol, 1985). 
*
*
*
A margem dessa "autonomia" e o desenvolvimento dessas "capacidades" dependem, obviamente, de muitos fatores e dos diferentes momentos históricos de cada país.
*
*
*
Visões menos ideologizadas defendem que, apesar da existência de limitações e constrangimentos, estes não inibem a capacidade das instituições governamentais de governar a sociedade (Peters, 1998: 409), apesar de tornar a atividade de governar e de formular políticas públicas mais complexa.
*
*
*
COMO A PSICOLOGIA ENTRA NA QUESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS?
A política pública tem um caráter universalista do ser humano, isso acaba por não levar em conta as diferenças culturais, e subjetividades do sujeito, não traz na sua estrutura o entendimento de que subjetividade está ali. 
As práticas psicológicas lidam com as diferenças dos sujeitos, entretanto precisa desviar do caráter privatista de como é tomado o sujeito se pretender atuar na área de políticas públicas 
*
*
*
PAPEL DA PSICOLOGIA
A psicologia conta com ferramentas que potencialmente podem enfrentar os processos de exclusão social vividos por parcelas significativas da população: 
vínculo,
 escuta, 
cuidado, 
intervenções coletivas, 
aproximação com o território e com as redes/conexões estabelecidas pelos sujeitos enquanto suas estratégias de existência (ou seria resistência). 
*
*
*
PAPEL DA PSICOLOGIA
Práticas pautadas por estes pressupostos certamente incidirão na produção de uma subjetividade cidadã – que desloque o sujeito de um lugar “assistido” para um lugar protagonista e de direitos -, articulação de redes sociais em defesa da vida, construindo entre si laços de solidariedade, na lógica da integralidade
 (Silvia Giugliani, Revista CRP). 
*
*
*
PAPEL DA PSICOLOGIA
A política pública entra em muitos casos, fundamentalmente em países como o Brasil, na questão de empoderamento da população atingida pela política. 
A prática de mostrar, apontar que a população sabe, que a cidadania é condição de todos, e a partir do encontro com este outro , no não saber o que fazer, que produzirá algo que é coletivo.
O que for produzido deste encontro leva a marca de um coletivo, mas não é garantia, da ordem da
construção. 
*
*
*
OBRIGADO
PELA 
ATENÇÃO
*
*
*
ATIVIDADE
pesquisar em livros e/ou na internet acerca da atuação dos Psicólogos nas diversas políticas públicas

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais