Buscar

Importância e Fases da Meiose

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Meiose
Importância: origina gametas e mantém o número cromossômico da espécie estável em todas as gerações: 23 cromossomos do espermatozóide mais 23 cromossomos do óvulo.
Meiose: reduz o número de cromossomos à metade, ocorre em células diploides e dá origem a quatro células haploides; ocorre uma única duplicação cromossômica e duas divisões celulares.
Espermatozóides: produzidos, nos tubos seminíferos, nos testículos, a partir da puberdade; o saco escrotal é responsável pela regulação térmica; ficam armazenados no epidídimo; são liberados pela uretra; a próstata deixa a uretra menos ácida para não matá-los.
Óvulos: amadurecidos da puberdade até a menopausa.
Crossing-over (permuta): garante a variabilidade genética → é a recombinação genética (troca de pares entre dois cromossomos homólogos).
Meiose I: reducional (reduz de 2n para n), ocorre a separação dos pares de cromossomos. Prófase I: pareamento dos cromossomos e crossing-over, fragmentação nuclear, produção das fibras do fuso, início da compactação do DNA. Metáfase I: cromossomos se organizam no plano equatorial e os centríolos nos polos. Anáfase I: separação dos pares de cromossomos homólogos, encurtam-se as fibras do fuso. Telófase I: duas células haplóides, citocinese, reorganização do núcleo, o DNA é descompactado.
Intercinese: pausa entre a meiose I e a meiose II.
Meiose II: idêntica à mitose (no entanto, ocorre em células n e, não, 2n), duas células n se dividem e formam outras duas células n, separação das cromátides-irmãs.
Subfases da meiose: leptóteno, zigóteno, paquíteno, diplóteno e diacinese → "lépidas zebras passeiam de dia".
Meiose em homens: 4 espermatozóides.
Meiose em mulheres: 3 células glóbulos polares e 1 óvulo (maior pois recebe mais nutrientes e possui na fase G1 um maior crescimento) → os glóbulos são descartados e seus nutrientes são usados pelo óvulo.
Variação na quantidade de DNA durante a meiose:
Obs.: as células produzidas ao final do processo apresentam uma quantidade de DNA equivalente à metade daquela encontrada nas células iniciais, já que não ocorre uma nova duplicação do DNA antes da segunda divisão mitótica.

Continue navegando