Buscar

Características dos Moluscos

Prévia do material em texto

Moluscos
Características gerais: corpo mole, triblásticos, bilatérios, celomados, protostômios, não segmentados, presença de manto (dobra do revestimento) e de concha de carbonato de cálcio (é corroída pelo CO2 em águas ácidas → formação de bicarbonato de cálcio), corpo dividido em cabeça, massa visceral e pé.
Pérola: acúmulo de nácar pela ostra na presença de uma partícula estranha.
Grupo bivalve/pelecypoda: organismos que apresentam duas conchas e pé na forma de machado; não há diferenciação da cabeça (mas há órgãos sensoriais em outras partes do corpo); filtradores (a água com microorganismos e gás oxigênio passa pelo corpo com a ajuda do sifão inalante e do sifão exalante); ex.: ostra, vieira, mexilhão…
Grupo gastrópode: portadores de pé rastejante, com estômago posicionado acima e concha única em espiral; possuem cabeça diferenciada com olhos e tentáculos com função sensorial; presença de rádula; ex.: lesma (terrestre, sem concha), caramujo (aquático), caracol…. Muco: mantém a hidratação, facilita a locomoção, serve de sinalizador e pode ajudar a fazer mal aos predadores.
Cefalópodes: corpo dividido principalmente em cabeça e tentáculos; sistema sensorial muito desenvolvido; maioria não possui concha ou apresenta uma interna (ajuda na sustentação); mimetismo (camuflagem e mudança de cor); comportamentos estratégicos de caça e fuga; desenvolvimento de relacionamentos; olhos complexos e natação rápida; expele tinta em situações de perigo; possuem bico córneo e rádula; ex.: lula, polvo…
Sistema digestório: completo (com boca e ânus), com glândulas anexas (hepatopâncreas); cefalópodes e gastrópodes apresentam rádula (língua raladora usada na raspagem de superfícies ou na trituração de alimentos) → auxílio do estilete cristalino na digestão.
Sistema excretor: amônia é a principal excreta (como todos os anteriores); presença de metanefrídios para a excreção.
Sistema circulatório (primeira vez): aberto (presença de cavidades (hemocele)) na maioria do grupo e fechado (flui apenas dentro de vasos) em cefalópodes. Obs.: os cefalópodes apresentam hemocianina como pigmento respiratório (transporte de oxigênio).
Sistema respiratório (primeira vez): em cefalópodes, bivalves e gastrópodes (aquáticos: branquial e terrestres: cutâneo ou pulmonar) → troca de gases respiratórios entre o ar e o sangue do animal.
Obs.: sistema nervoso do tipo ganglionar.
Reprodução: podem ser monoicos ou dioicos.

Continue navegando

Outros materiais