Buscar

Desenvolvimento humano e objetivos de desenvolvimento sustentável

Prévia do material em texto

Desenvolvimento humano e objetivos de desenvolvimento sustentável
Classificação dos países: durante a Guerra Fria: primeiro (capitalistas ricos), segundo (socialistas) e terceiro (capitalistas pobres) mundos → desuso; pós Guerra Fria: norte ou sul, ricos ou pobres, desenvolvidos ou subdesenvolvidos ou em desenvolvimento e centro (controlam os processos centrais do mundo) ou periferia; Banco Mundial (pela renda): baixa, média-baixa, média-alta e alta; situação de pobreza: pobreza (menos de 2 dólares por dia), extrema pobreza (menos de 1,25) e abaixo da linha da pobreza (menos de 1,00). 
Obs.: a maioria dos países desenvolvidos na atualidade não foi considerada subdesenvolvida no passado.
"Estado predatório": apropriação estatal por um setor da sociedade; países em desenvolvimento ou subdesenvolvidos são ou já foram governados por ditaduras ou regimes democráticos pouco consolidados → governo deixa de cumprir muitas de suas atribuições básicas e dedica-se a satisfazer aos interesses do grupo detentor do poder.
Subsídios e incentivos fiscais: são concedidos, principalmente em países em desenvolvimento (e emergentes), a grupos econômicos ligados ao poder instituído.
Índice de Percepção da Corrupção (IPC): elaborado anualmente com base em pesquisas e entrevistas feitas por diversas entidades junto a setores da sociedade mundial e de cada país → varia de zero (altamente corrupto) a um (altamente honesto). Obs.: a corrupção mais afeta a população pobre, que depende de serviços públicos oferecidos pelo Estado.
"Paraísos fiscais": países que cobram impostos muito baixos sobre capitais ou simplesmente não os cobram, além de adotarem leis vantajosas às corporações transnacionais e aos grupos financeiros internacionais → dinheiro obtido em esquemas ilícitos é transferido para esse países.
"Estados fracassados" (Failed States): países que falharam em sua missão de garantir a paz, a segurança e a coesão social a seus habitantes; alto grau de destruição e vulnerabilidade social a conflitos violentos e à desagregação social e econômica → medido pelo Índice de Fracasso dos Estados, composto de doze indicadores sociais econômicos, políticos e militares (varia de 120, pior, a 0, melhor). Nesses Estados, as despesas públicas com as forças armadas são maiores que com qualquer outro setor → necessidade de romper o vínculo "pobreza-guerra-pobreza".
Objetivos de desenvolvimento do milênio (ODM): proposta da ONU na Cúpula do Milênio de 2000, em Nova York, para reduzir a pobreza mundial e melhorar os indicadores de desenvolvimento humano → oito compromissos: erradicar a extrema pobreza e a fome, atingir o ensino básico universal, promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres, reduzir a mortalidade na infância, melhorar a saúde materna, garantir a sustentabilidade ambiental, estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento e combater o HIV/Aids, a malária e outras doenças.
Objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS): plano de ação global para eliminar a pobreza extrema e a fome, oferecer educação de qualidade ao longo da vida para todos, proteger o planeta e promover sociedades pacíficas e inclusivas até 2030 → dezessete compromissos: erradicação da pobreza, fome zero, boa saúde e bem-estar, educação de qualidade, igualdade de gênero, água limpa e saneamento, energia acessível e limpa, emprego digno e crescimento econômico, redução das desigualdades, cidades e comunidades sustentáveis, consumo e poluição sustentáveis, combate às alterações climáticas, vida debaixo da água, vida sobre a terra, paz, justiça e instituições fortes, parcerias em prol das metas e indústria, inovação e infraestrutura.

Continue navegando