Buscar

Atividade 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Texto e discurso, para alguns linguistas, podem ser sinônimos entre si; para outros, no entanto, podem apresentar características que vão ora os diferenciar, ora aproximar um do outro. Embora texto e discurso façam parte de domínios diferentes do uso da linguagem, ambos se complementam. O discurso é o conteúdo manifestado por meio do texto, é aquilo que se quer dizer, enquanto o texto se manifesta pela aproximação desejada ao discurso.
Levando isso em consideração, responda:
1) Como você entende os sentidos de texto e de discurso?
Texto e discurso são elementos complementares de qualquer circunstância enunciativa. A linguagem, vista como um sistema de significados formalmente codificados, deve ser analisada em uso, relacionando texto e discurso. O discurso apresenta-se como um pensamento coletivo, ou seja, um conjunto de ideias comuns, partilhadas por um grupo. Representa diferentes ideologias e formas de compreensão da realidade. Expressa um conjunto de valores, princípios, práticas e significados que transcendem o texto, enquadrando-os numa esfera de atividade social e encontra-se instituído histórica, social e culturalmente, contribuindo assim para a definição do contexto. O texto, por sua vez, é uma unidade linguística materializada e provida de intenção comunicativa. Apresenta um sentido completo desenvolvido numa estrutura formal. É a manifestação concreta do discurso através de uma forma de linguagem, que pode ser verbal ou não verbal: literatura, pintura, música, fotografia, ... 
2) Quais diferenças e quais similaridades você pode perceber entre texto e discurso? Cite pelo menos duas de cada um. Diferenciar o que é texto do que é discurso torna-se um fator essencial para o entendimento dos objetivos do nosso interlocutor, que vai além dos textos com os quais nos deparamos. Saber a diferença entre texto e discurso pode render pontos preciosos no Enem ou no vestibular. É preciso também ir mais além e compreender o discurso do interlocutor, do autor do texto, para poder se apropriar de toda sua intenção comunicativa. Segundo o filósofo russo Mikhail Bakhtin, a comunicação é dialógica e intertextual, ou seja, os interlocutores nunca estão sozinhos, quando do processo enunciativo. Para ele, nenhum discurso é original; toda palavra é uma resposta à palavra do outro. 
E é nesse contexto que se situam as variadas possibilidades de criação e recriação da linguagem. 
Diferenças entre Texto e Discurso – Devemos ficar atentos para: Texto: unidade linguística concreta, percebida pela audição (na fala) ou pela visão (na escrita), que possui um sentido e apresenta uma intenção comunicativa. Exemplo: uma música, um poema, uma carta, uma charge, etc. Discurso: atividade comunicativa, constituída de texto e com texto discursivo (interlocutores, finalidade, contexto, etc.). Exemplo: na charge (texto) abaixo, o autor utiliza -se da charge para transmitir seu discurso, no qual faz uma crítica à violência no país.

Continue navegando